Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 29.03.2024(Sex)8:23



Responder  [ 76 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
 Meu mini bog (Novas fotos 13/12/2008 na página 6) 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09
Mensagens: 711
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Hora de atualizar isso não é? Segue as fotos atuais:

Nessa época do ano está pegando sol direto das 09h30 até quase 13h00.
Imagem

Durante o Outono/Inverno a superfície ficava sempre úmida, mas agora o Sphagnum chega a se desidratar e com isso é necessário um banho diário por cima, cerca de 1L. Acredito que as raízes estajam protegidas desse ressecamento, já que a água interna não evapora tanto.
Imagem

Aí tem P. esseriana, D. intermedia, D. natalensis, N. x arakawae e B. liniflora.
Imagem

D. sp. "Belém"
Imagem

D. spatulata (estas fotos são um pouco mais antigas, quando elas estavam maiores que agora)
Imagem

D. aliciae
Imagem

N. alata
Imagem

D. burmannii
Imagem

D. muscipula
Imagem


13.12.2008(Sáb)12:40
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 29.10.2008(Qua)13:28
Mensagens: 300
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Mensagem 
Belas plantas...eu queria montar um bog desses aqui em casa...mas eu tenho um lugar onde bata sol o ano intero, meta do ano bate na frente e a outra meta bate atras :( ...


13.12.2008(Sáb)13:08
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Alex e quando chove? não tem nenhum problema? Estou com um projeto de fazer um bog também, mas ainda estou meio receoso devido a chuva. Esses dias a minha Capensis tomou um pouco de chuva e suas folhas ficaram todas sem as gotículas e caídas, o que me deixou na dúvida se devo fazer ou não. O que me aconselha? :lol:

_________________
Imagem


13.12.2008(Sáb)13:17
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09
Mensagens: 711
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Maurício, o bog fica exposto a todas as intempéries imagináveis, mas é aí que está a graça em se ter um bog: Ver como as plantas se comportam naturalmente, dias com sol de rachar, com frio congelante, ventania, tempestade e tudo mais... :twisted: Realmente não são todos os dias que as Droseras ficam bonitas, quando o tempo fica fechado com muito vento ou após a chuva realmente elas ficam sem gotículas, mas isso volta no dia seguinte se estiver ensolarado e o substrato úmido. Por esse motivo mesmo eu não coloco minhas plantas mais raras ali e todas elas (com exceção das Nepenthes) eu tenho em outros potes na estufa :wink: . Nunca perdi nenhuma planta no bog, acho que posso até começar a confiar um pouco mais nele, testando outras espécies.


13.12.2008(Sáb)23:19
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Entendi Alex. Muito obrigado pela sua explicação, agora vou começar a adquirir o material para construir o meu. Aliás, belíssimas plantas. Parabéns

_________________
Imagem


13.12.2008(Sáb)23:39
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 19.10.2008(Dom)14:50
Mensagens: 510
Mensagem 
Muito bm Alex que substrato você usou para preencher tudo isso ?

_________________
EDUARDO <<<<<

http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak


20.01.2009(Ter)19:14
Perfil

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Bacana Alex!

Meus bogs estao recheados também. Mas as vezes fico meio aflito, parece que estou perdendo um pouco o controle das espécies que tenho. To tentando sempre que possível manter uma "matriz" separada em vasos independentes. você também está tendo esse tipo de problema?

Eu estava pensando em usar separadores (feitos de garrafa pet) para mater essas "matrizes" dentro do bog, junto com as demais plantas, pois assim fica muuuuuito mais prático cuidar delas. Mas ainda estou na fase do planejamento e pouca ação! hehe

Abração

_________________
Imagem


20.01.2009(Ter)22:34
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09
Mensagens: 711
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
zemeczak, eu usei Sphagnum desidratado em maior quantidade, areia de rio, areia de quartzo, vermiculita, fibra de coco tratada, xaxim desfibrado (de um vaso velho que tinha aqui) e argila expandida (somente no fundo).

Cléo, eu também não confio muito não. Apesar de eu nunca ter perdido nenhuma espécie no bog, eu mantenho os vasinhos com as "matrizes" na estufa. Para tentar acabar de vez com isso, eu resolvi colocar no bog algumas espécies menos fáceis de se manter, (como D. villosa, D. chrysolepis, D. viridis, D. neocaledonica...) para ver qual a reação delas. Se eu conseguir mantê-las, então poderei confiar mais e posteriormente liberar mais espaço na estufa, que é onde ficam as matrizes.

A sua idéia é boa. Eu já pensei em fazer algum tipo de separador também, mas assim como você fiquei só no projeto. :lol:


21.01.2009(Qua)0:30
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32
Mensagens: 534
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
Nossa Alex! Esse seu bog é demais!!! Tá muito legal!!!

Eu també queria fazer um aqui com uma jardineira grande (como foi a idéia do Francisco Eduardo), mas meu problema é encontrar o volume necessário de substrato, acho que vou começar a juntar aos poucos a quantidade que sobrar aqui...

Já pensou em colocar sarracenias? Uma como S. purpurea ficaria legal!

Abração!

_________________
Imagem


21.01.2009(Qua)1:23
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Olá Alex ! muito legal o seu bog ! me diga duas coisas apenas: vc mantém as nepenthes nele ? pegando sol direto naquele horário que vc mencionou ? e as dionaeas ? se deram bem no bog ? por aqui parece que elas detestaram, entraram em dormência e só estão começando a acordar agora...


21.01.2009(Qua)7:06
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 76 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB