Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)7:04



Responder  [ 120 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 8, 9, 10, 11, 12
 sementeira e cultivadeira portátil, atualizado na pág 4 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 19.10.2008(Dom)14:50
Mensagens: 510
Mensagem 
Muito legal seu bog sandro!!!
Gostei da utilização da redinha.

_________________
EDUARDO <<<<<

http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak


05.12.2009(Sáb)19:46
Perfil

Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18
Mensagens: 298
Localização: são pedro rj
Mensagem Sandro
Eu só tive sucesso quando passei a cobrir com filme plástico, até porque manter a umidade a 100% ajuda na germinação. Não é obrigatório, mas para o meu clima (tão quente que resseca) foi a melhor opção.

Eu quis dizer o mais claro possível, mas sem sol direto (sombra também não dá, já que a luz é importante para a germinação). Agora se a temperatura da sua região (nas horas mais quentes) for favorável (abaixo de 25°C), o sol direto a meu ver não teria problema, o Maurício também já deu a dica de aproveitar o sol nas horas certas.

Sucesso aí!


Editado pela última vez por Ian em 05.12.2009(Sáb)22:46, em um total de 1 vez.



05.12.2009(Sáb)20:57
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 31.10.2009(Sáb)14:25
Mensagens: 20
Localização: Porto Alegre - RS
Mensagem 
Pega LUZ onde a floreira fica, mas não deixo no sol direto! Anda fazendo fácil 34 ou 35º aqui!!
Mas aí é que eu não entendo, pra mim ou está no SOL ou está na SOMBRA!!!
Na sombra não quer dizer que fica no escuro, o parapeito da sacada fica como se fosse um "brise"!!
Vou experimentar por ao sol pela manhã bem cedo por algumas horas!


05.12.2009(Sáb)21:27
Perfil

Registrado em: 03.12.2009(Qui)15:42
Mensagens: 1
Mensagem 
Bom como sou novo no forum criei minha conta mais demorei bastante tempo para dar meu primeiro post..e aproveitando pra atualizar 8-)

eu estou com projeto de criar um mini bog , tenho uma caixa dágua aki em casa cortada ao meio e jah comecei com reparos nelas ")..oque eu queria saber mesmo he se a argila tem que colocar ate o furo de drenagem de modo que o substrato fique em cima dela ou se posso fazer tipo um apoio para colocar o substrato?

ahh jah que estou aki jah pergunto..deixei minha sarracenia leocophilla no sol um dia inteiro fui ver no outro dia que ela apareceu com o vasos contudores bem avermelhados e nas bordas da armadilha bem rosa sera que porque gostou do sol ou outra coisa?

valew

_________________
Começando e se Apaixonado!!
Pc's


22.01.2010(Sex)10:06
Perfil

Registrado em: 19.05.2010(Qua)17:12
Mensagens: 6
Localização: alterosa, MG
Mensagem Re: sementeira e cultivadeira portátil, atualizado na pág 4
ressucitando o tópico,,, :D

fiz uma igual ao do amigo sandropriebe (vide pagina anterior). mas no lugar da argila espandida coloquei cacos de telha.
tb coloquei ums copos de plastico com furinhos, e por cima uma tela da quelas de musquito pro musgo não misturar com os cacos de telha. depois coloquei uma camada de sphagnum com a reia, e por cima uma pequena camada de musgo puro, mas cortei ele com uma tesoura pra ficar com a superficie bem uniforme, acho que ficou bacana.. vou testar ele por ums dias pra ver se vau ficar bastente umido antes de colocar as plantas... :wink:


17.06.2011(Sex)23:37
Perfil

Registrado em: 16.04.2011(Sáb)20:56
Mensagens: 173
Localização: ES
Mensagem Re: sementeira e cultivadeira portátil, atualizado na pág 4
UÉ??? Pode usar essa argila de bolinha em todo substrato? :?


30.06.2011(Qui)11:31
Perfil
Mensagem Re: sementeira e cultivadeira portátil, atualizado na pág 4
Pedro Batalha escreveu:
Olá a todos!
Bom, vendo o tópico "Meu mini bog" do Alex Moura, me animei em fazer um, porém meu espaço não ajuda muito!
Assim passei noites pensando em alguma solução, ou adaptação no projeto que pudesse se adequar às minhas necessidades, e tive essa idéia. Não chega a ser um bog, mas funciona do mesmo jeito.
Desculpem pela qualidade das fotos, mas estava de noite, e queria montar logo para testar a umidade.

Materiais utilizados:
    Caixa de sorvete de 2 L
    Argila expandida
    Embalagem para desodorante spray (daquele tipo que se aperta)
    Substrato

Imagem

1) Cortar a embalagem do desodorante de modo que se retire a parte afunilada de cima.

Imagem

2) Fazer um corte na base da embalagem como mostrado na foto (esse corte serve apenas para possibilitar a passagem da água para a argila expandida, então contanto que isso aconteça, o corte pode ser de outra forma)

Imagem

Assim ficou a embalagem do final. Ela serve como um cano (mas reciclável).

Imagem


3) Acomodar a argila dentro da caixa de sorvete, de modo que a altura restante seja suficiente para as plantas que pretende cultivar (no meu caso coloquei uns 3 dedos de argila).

4) Depois fazer um furo (grande o suficiente para que água passe sem problemas), a um dedo de altura acima da camada de argila.
Esse furo serve para escoar o excesso de água do fundo. Coloquei ele acima da argila para que a umidade no substrato fosse ainda maior.

Imagem

5) Colocar a embalagem ja cortada no canto oposto ao furo, que o corte da base voltado para a argila.

Imagem

Imagem

6) Acomodar o substrato até altura suficiente

Imagem

Imagem

7) A água entra pelo "cano" preenche o fundo e antes que chegue à superfície, é escoada para fora pelo furo (desde que não se encha muito rapidamente).

Imagem

Imagem

Vantagens:
    É um sistema portátil e portanto pode ser mudado de lugar dependendo da quantidade de luz que a espécie exija.
    Pode suportar uma boa quantidade de plantas dependendo da espécie.
    É feito de materiais recicláveis (pelo menos esse).
    Pode ser feito com caixas mais largas ou mais altas de plástico, utilizando canos mais compridos, aumentando o volume de substrato (o que poderia ser bom iclusive no cultivo de sarracenias).
    O substrato não precisa de rega diária, funciona como um pratinho de água, mas sem o pratinho (retém bastante a umidade).
    Serve como sementeira, mas as plantas podem ser mantidas ali de modo permanente (o que é ótimo para espécies cujas raízes são muito sensíveis).
    É uma ótima alternativa contra a dengue, uma vez que não expõe a água do fundo.
    Teoricamente a cor branca da caixa combinada com argila expandida, manteriam uma temperatura não muito alta da água.
    É bastante prático do ponto de vista espacial (pode-se utilizar vários, um ao lado do outro, em um espeço pequeno).

Desvantagens:
    É inviável para espécies que não suportam solo praticamente encharcado (como nepenthes),
    Devido a alta umidade no substrato é propício o desenvolvimento de algas o que o tornam esverdeado
    (se alguém pensar em mais alguma pode dizer)

Bom, agora só falta testar em sementes de verdade. estou para receber sementes de Byblis liniflora (só falta pesquisar para saber se gostam de solo encharcado, lembro que utilizava bandeja de água, quando tive essa espécie, mas sem saber ao certo), e se conseguir montar outro, posso também testar com sementes de Drosera capensis "típica".

Espero que tenham gostado e que se animem em fazer também e testar.
Queria agradecer ao Alex por compartilhar seu projeto!
Abraços!

:| :mrgreen: :arrow: :twisted: :evil: :cry:
Enrico escreveu:
UÉ??? Pode usar essa argila de bolinha em todo substrato? :?


21.08.2012(Ter)15:40
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem Re: sementeira e cultivadeira portátil, atualizado na pág 4
eu só coloco uma coisa a mais... um plastico separando o substrato das pedras com furinhos pequenos... pois dessa forma que foi feito as partes menores irão ficar toda no fundo...

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


25.08.2012(Sáb)18:58
Perfil ICQ YIM
Apadrinhado
Avatar do usuário

Registrado em: 18.01.2012(Qua)9:07
Mensagens: 112
Localização: Itapecerica da Serra - São Paulo
Mensagem Re: sementeira e cultivadeira portátil, atualizado na pág 4
Seguindo essa ideia do BOG, eu fiz o meu identico e coloquei umas Drosera intermedia.

Resultado: Será que elas gostaram?

Imagem

_________________
Minha galeria - viewtopic.php?f=9&t=10394


05.03.2013(Ter)8:35
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 11.10.2012(Qui)13:30
Mensagens: 367
Localização: SP - Zona Leste
Mensagem Re: sementeira e cultivadeira portátil, atualizado na pág 4
Mt bom meus parabens, o substrato não fica com mau cheio devido ao acumulo da agua no fundo

_________________
Growlist - http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/viewtopic.php?f=24&t=10572
Galeria - https://plus.google.com/u/0/photos/107463078554948048219/albums


05.03.2013(Ter)9:15
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 120 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 8, 9, 10, 11, 12

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB