Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)7:37



Responder  [ 120 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 7, 8, 9, 10, 11, 12  Próximo
 sementeira e cultivadeira portátil, atualizado na pág 4 
Autor Mensagem

Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18
Mensagens: 298
Localização: são pedro rj
Mensagem Pedro
Postei a foto de uma cultivadeira, dá uma olhada, não está tão bonita como a sua ou as do pessoal, mas eu chego lá. Tenho outra feita com uma caixinha de Ferreiro Rocher (temporária, só para germinação). :lol:

Fernando
Obrigado pela preocupação amigo, quem dera que aqui tivesse um clima ameno como o de Petrópolis. Como aqui já é litoral, é sempre quente (no Inverno a mínima é de 17°C e o pessoal já acha que é a Era Glacial, rs). No Verão a média é de 30°C, para quem mora em regiões como a minha não recomendo cultivar a sol pleno; ou é à meia-sombra ou sob sombrite, pelo menos em Dezembro e Janeiro que são os meses mais perigosos, bobeou queima tudo.

Abração.


30.04.2009(Qui)20:43
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32
Mensagens: 534
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
Oi Ian.. não achei sua foto... me passa o link?

_________________
Imagem


01.05.2009(Sex)3:04
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18
Mensagens: 298
Localização: são pedro rj
Mensagem 
Oi Pedro, tudo certo? Coloquei no post antigo (atualizei), mas aqui vão os links diretos:

http://i541.photobucket.com/albums/gg38 ... dlings.jpg
http://i541.photobucket.com/albums/gg38 ... ian/db.jpg

Espero que goste. :wink:


01.05.2009(Sex)19:01
Perfil

Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18
Mensagens: 298
Localização: são pedro rj
Mensagem Minha Byblis - Primeira floração.
Finalmente floriu!
Imagem

Mas no meu caso a flor não abre completamente:
Imagem


13.06.2009(Sáb)11:33
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 10.10.2009(Sáb)13:55
Mensagens: 63
Localização: Vitória da Conquista - BA
Mensagem Argila expandida!
Ouukei!

Achei bem legal a idéia de fazer a cultivadeira portátil.
Eu to começando no plantio de carnívoras agora, arrumei umas sementes de drosera capensis com um amigo meu, e to pesquisando primeiro pra não fazer besteira.

Ae acho que vou fazer uma dessa daí, molha menos, faz menos sujeira, não tem risco de virar criatório de dengue, além de ser todo com material reciclável...
Mas por falar em material, tenho uma dúvida... onde é que eu encontro essa argila expandida? É muito cara? Tem algo que possa substituir? Ou ela é a melhor mesmo?
E onde eu consigo um substrato também? To querendo plantar no musgo (o meu colega que arrumou as sementes disse que ia arruma o musgo, mas ele ta me enrolando de mais, e não to querendo esperar muito xD)

Valeu ai, vou preparando os outros materiais, e se der eu posto as fotos aqui dps xD

[]'s

_________________
"That's all folks" (Presuntinho)

--> Victor Leal <--


10.10.2009(Sáb)22:15
Perfil YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32
Mensagens: 534
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
Oi Victor!
Bem vindo ao hobby!

Esse sistema é muito prático mesmo, e estou usando ele para muitas espécies! Só a praticidade de não precisar regar todo dia já vale!

A argila expandida, você encontra em floriculturas, ou lojas afins. Aqui geralmente compro um saco que deve vir com uns 2 kg, por R$6,00... mas não sei se está caro ou não, pois não pesquisei (compro numa loja próximo de casa). Se quiser pode usar outros materiais. A idéia da argila é proporcionar uma região de reservatório de água abaixo do substrato, e contanto que seja inerte (não dissolva nutrientes e substâncias nocivas no meio), você pode pensar em outras alternativas. Talvez bolinhas de gude, sejam uma opção (a diferença é que elas não absorvem a água como a argila, mas para essa finalidade acredito funcionarem bem). Já li relatos de uso de pedaços de isopor também, então se quiser testar, será uma boa adição ao tópico.

Como substrato, atualmente estou usando uma mistura de sphagnum/areia, 1:1, para as droseras e grande parte das outras plantas (tenho dificuldade de conseguir outras alternativas, como perlita, vermiculita, etc). O pó de fibra de côco também é utilizado por muitos cultivadores, mas se você quiser tentar, não esqueça de tratar muito bem o material antes (pesquise aqui no fórum, como fazer isso).

Além disso, posso te dar mais um conselho: entre a camada de argila (ou outro materal) e o substrato, coloque uma tela de separação, para evitar que com o tempo, o substrato sedimente no fundo da caixa e o nível do mesmo, diminua (isso pode ser ruim para algumas espécies cuja raiz precisam de certa profundidade... felizmente não é o caso da Drosera capensis).

Boa sorte!

_________________
Imagem


10.10.2009(Sáb)22:54
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 10.10.2009(Sáb)13:55
Mensagens: 63
Localização: Vitória da Conquista - BA
Mensagem 
Valeu Pedro... :D

Poxa, eu tava pensando em procurar em construção, ainda bem que vc deu a dica aí! easHEheasuiaeshuihesiu
A idéia da bolinha de gude eh boa... eu tenho algumas aqui... mas vou ver ser arrumo ou a argila ou o isopor, a argila preferencialmente.

Minha mãe tem um substrato aqui, que ela usa pras orquídeas dela, mas nem ela sabe qual o nome... huahuahuahua
parece uns pedaços de madeira mesmo... mas achei muito grande... se eu for usar, eu trituro alguns e misturo com outro substrato. xD

A tela vai ser uma boa mesmo, vou providenciar uma.

Daqui pra o final de semana eu acho que já começo a fazer, to com tanta coisa pra fazer da faculdade que as vezes eu esqueço até de comer e tomar banho! :?

Agradecido ^^

_________________
"That's all folks" (Presuntinho)

--> Victor Leal <--


10.10.2009(Sáb)23:25
Perfil YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 07.09.2009(Seg)17:26
Mensagens: 246
Localização: Fortaleza/Ce
Mensagem 
Victorleal escreveu:
...
Minha mãe tem um substrato aqui, que ela usa pras orquídeas dela, mas nem ela sabe qual o nome... huahuahuahua
parece uns pedaços de madeira mesmo... mas achei muito grande... se eu for usar, eu trituro alguns e misturo com outro substrato.


Victor acho que esse substrato é a casca de pínus ou pinheiros, acho que ninguem ou quase ninguem utiliza ela para cultivo de pc´s não sei se é aconselhavel utilizar ela. Acho melhor você consegui um Pó de coco que é até facil de encontrar em alguns supermercados vendem a da marca Coquim. Compro aqui no Extra por 4 reais 1Kg.

Aqui uma foto da casca de pínus:
Imagem
Mas essa ai é bem grossa! ja vi bem mais finas que essa, que é quase um pó.

Abraço e boa sorte no cultivo!

_________________
http://www.flickr.com/marcel_lucena

Growlist&Wishlist

Fotos Minhas PC´s


11.10.2009(Dom)0:37
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 31.10.2009(Sáb)14:25
Mensagens: 20
Localização: Porto Alegre - RS
Mensagem 
Tem uma coisa que não está BEEM clara pra mim ainda:
O buraco pra evitar que o bog encharque! O "ladrão"!
OK, entendi a finalidade, pois o substrato se estiver encharcado demais pode apodrecer, etc, etc, etc...
Mas e no caso dos vasos, com o prato embaixo, que o nível da água fica mais ou menos pela metade da altura do vaso, o substrato não fica encharcado?? Qual é a diferença?
No bog, o buraco da saída fica entre o nível da argila e o começo do substrato, é isso?? Mas aí o substrato não fica muito seco não? Umedece só por evaporação da água, que vai ficar no nível da argila?
Mais uma coisa, aproveitando o tópico, apesar de não ser o foco aqui mas tem a ver: No caso das jardineiras, a altura do substrato não vai ficar demais não? Pra plantar dionaeas e droseras, uma altura de uns 25cm de substrato não fica ruim?


13.11.2009(Sex)14:44
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
sandropriebe escreveu:
Tem uma coisa que não está BEEM clara pra mim ainda:
O buraco pra evitar que o bog encharque! O "ladrão"!
OK, entendi a finalidade, pois o substrato se estiver encharcado demais pode apodrecer, etc, etc, etc... apodrecer? o problema é que o nível de áuga muito alto pode acabar afundando as sementes.
Mas e no caso dos vasos, com o prato embaixo, que o nível da água fica mais ou menos pela metade da altura do vaso, o substrato não fica encharcado?? Qual é a diferença?
No bog, o buraco da saída fica entre o nível da argila e o começo do substrato, é isso?? não, o ladrão vai ficar pouco abaixo da superfície do substrato, para que haja uma boa reserva de água Mas aí o substrato não fica muito seco não? Umedece só por evaporação da água, que vai ficar no nível da argila? a água e outros líquidos tem uma propriedade que chama capilaridade, isso garante que a água "suba" em espaços pequenos, no caso os espaços entre os filamentos do musgo/fibra de coco/areia/outra coisa, e assim mesmo que tenha um nível mais baixo de água ela acaba chegando na parte de cima do vaso.
Mais uma coisa, aproveitando o tópico, apesar de não ser o foco aqui mas tem a ver: No caso das jardineiras, a altura do substrato não vai ficar demais não? Pra plantar dionaeas e droseras, uma altura de uns 25cm de substrato não fica ruim? Essa altura toda pra drosera e dionaea é um pouco exagerada e acaba "perdendo" substrato, mas pelo menos vai garantir uma bao reserva de água (dependendo a altura que colocar o ladrão).

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


13.11.2009(Sex)15:01
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 120 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 7, 8, 9, 10, 11, 12  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB