Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 15.05.2024(Qua)0:22



Responder  [ 18 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 Ajuda com um terrarium! 
Autor Mensagem

Registrado em: 17.03.2010(Qua)14:22
Mensagens: 260
Localização: Campinas - SP
Mensagem 
achei isso tambem

http://www.superled.com.br

dah uma olhada no site que se não me engano tem iluminaçãopara terrario / aquario


30.03.2010(Ter)18:26
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 13.02.2010(Sáb)22:21
Mensagens: 394
Localização: São Paulo, SP
Mensagem 
Obrigado pelo empenho em ajudar rodgaba, dei uma olhada nos artigos... o da karnivoras eu ja até tinha lido antes, mas foi bom reler agora, com a idéia do terrarium pra ter uma noção das lampadas e tal.

Gostei até da ideia dos leds, meu irmao que ama leds ia adorar ajudar nisso, mas resolvi ser mais tradicional e ir pelas fluorescentes tubulares. O aquario tem 200L e pedi 4 instalaçoes de lampadas. Seriam 2 LDD e 2 Gro-Lux acho q esta de bom tamanho, não? Dai comprei uma grolux do mesmo vendedor do aquario e ele me ofereceu junto uma lampada diferente pra plantas que é da BOYU, só q é importada dai ele ja me mandou as duas. A Grolux tem uma luz vermelha meio rosada, e esta tem uma lux meio azul/roxa. Olha como é o espectro dela:

Imagem

Agora a lampada e a caixinha:

Imagem
Imagem

Alguem ja usou esta lampada? O espectro me parece adequado pra complementar a Gro-lux e as LDD. De qualquer forma daki alguns meses, no max um ano terei que trocar todas, entao se ela não satisfizer, da próxima compro uma diferente kkk. :lol:


30.03.2010(Ter)20:51
Perfil ICQ
Avatar do usuário

Registrado em: 07.04.2010(Qua)19:44
Mensagens: 3
Localização: Aracaju-SE
Mensagem Terrarium
Montei este terrarium em 28/04. Embora sol não seja problema aqui na região, na posição do mau ap. é. Então comprei o aquário de 40x19x24 com tampa bipartida de vidro, de forma que é fácil controlar a umidade, meio como uma estufa. Montei um sistema de injeção de CO2 caseiro, destes para aquário, pra saturar o ar quando eu quisesse, de forma que há duas pedras porosas no fundo. O leito inicialmente era de pedra, mas descobri depois que se tratavam de dolomitas. Daí eu tive que trocar por argila expandida, que é como está atualmente. A segunda camada é de pó de casca de coco misturada sphagnum, seguida de uma camada só de sphagnum. Semeei no sphagnum e a iluminação é de quatro fluorescentes de 15w luz do dia, temporizadas com timer, acesa das 18:00h às 4:00h, pq durante o dia é claro mas não bate luz do sol direta.

A primeira imagem é de quando montei, em 28/04. O musgo está desidratado, mas bastante húmido. Borrifo água descansada todo dia, mantendo o aquário fechado, mas não vedado, abrindo-o apenas por alguns instantes para renovação do ar, que circula bem na posição em que ele está. CO2 bombando.

Imagem

A segunda imagem é atual, 09/05, 11 dias depois. O musgo já está esverdeado em vários pontos da cobertura. pH da água no leito bem ácido, de forma que até agora, o musgo está bem. Resta a germinação das sementes.

Imagem

_________________
_________
Jairo Sena
Sláinte!


09.05.2010(Dom)16:03
Perfil

Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43
Mensagens: 1271
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
bem legal, mas será que não é ruim para as plantas ter luz o tempo todo? Porque com luz, elas sugam CO2 e liberam O2 e sem luz sugam o2 e liberam CO2, será que não pode ter algum problema em apenas sugar o CO2??

_________________
Imagem

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/


09.05.2010(Dom)18:36
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 15.04.2010(Qui)22:38
Mensagens: 26
Localização: Hosp. de Clínicas - Curitiba
Mensagem 
Até onde eu sei, Bruno, elas não necessitam da ausência de luz pra fazer esse segundo processo, apenas é um processo que independente de iluminação. Ou seja, elas fazem tendo ou não luz.

_________________
ua = um abraço


09.05.2010(Dom)18:39
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 07.04.2010(Qua)19:44
Mensagens: 3
Localização: Aracaju-SE
Mensagem 
Na verdade não fica iluminado o tempo todo. A iluminação no período em que as lâmpadas ficam apagadas é muito fraca, sombra mesmo. De qualquer forma, posso diminuir conforme for necessário, mas até agora só deu pra estimular o musgo e isso eu queria logo, por isso a luz mais intensa e o CO2 pra saturar a atmosfera e pra acidificar a água do leito. Do jeito que a coisa vai, daqui a uma semana tá tudo verde. Temo por competição com as plantas quando germinarem, mas uma coisa de cada vez...

_________________
_________
Jairo Sena
Sláinte!


09.05.2010(Dom)23:13
Perfil

Registrado em: 17.03.2010(Qua)14:22
Mensagens: 260
Localização: Campinas - SP
Mensagem 
Sou novato ainda mas, se as pc´s precisam de solo pobre entao na teoria seria bom o musgo ficar verdinho e se desenvolver afinal ele (o musgo) vai aproveitar os nutrientes empobrecendo o solo e asism as pc´s passam a ter um solo mais apropriado.

quanto a iluminação a minha experiência se resume em aquario plantado onde o "ideal" seria 1w/litro, mas em terrario não vai existir a refração da agua, o que melhora a chegada a luz nas plantas entao esse calculo de 1w não serve para terrários talvez encontre algo no site www.aquahobby.com (era de aquarios) que possa falar melhor e com mais embasamento a esse respeito.

Estou montando um terrário tambem, mas a luz que ele vai receber será a natural através de uma janela, esse vai ser experiência, por enquanto já nasceram nele D. burmannii e Spatulata e o musgo tá brotando tambem (ele tem apenas 30 dias), mas é teste e vamos aguardar para ver os resultados bemmm mais para frente já que agora entra o inverno e a tendência pelo que andei lendo é as plantas cessarem o crescimento ou ficarem mais lentas e preguiçosas ^^, que venha logo a primavera, rerererere.

E penso em um projeto de led´s para ele, mas esse vai demorar mais que a primavera, auhasusahsushsah


10.05.2010(Seg)12:31
Perfil

Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43
Mensagens: 1271
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Rodgaba, O musgo crescendo é bom para as plantas, mas não para as sementes, pois ele pode competir com os seedlings, sufocando-os.

_________________
Imagem

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/


10.05.2010(Seg)13:12
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 18 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB