Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)14:25



Responder  [ 32 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
 Projeto de Bog +dúvidas 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 15.04.2010(Qui)22:38
Mensagens: 26
Localização: Hosp. de Clínicas - Curitiba
Mensagem Projeto de Bog +dúvidas
Pessoal, fiz um projeto de Bog numa jardineira aqui e quero saber o que voces acham:

Imagem

Camada superior de substrato, inferior de argila expandida, cano para entrada de água e outro para saída.

Estou com sementes de Dionaea muscipula e Drosera spp. na geladeira, estratificando.
Como conversei com uns foristas, meu objetivo é depois plantas em um espaço que eu tenho redondo, com diâmetro de 1m mais ou menos
e usar a seguinte disposição: no meio as sarras, por serem mais altas, e em volta espalhar droseras e dionaeas. Porém, como estou começando
agora no cultivo das pc's, primeiro preciso preocupar em estratificar, depois germinar de fato e por último transplantar pra esse bog. Tenho o privilégio de poder deixar as plantas em um local que elas peguem sol das 8h as 19h, sol direto, então elas vão crescer bem, creio eu.

Como a estratificação é demorada, pretendo comprar umas dionaeas pra me distrair nesse tempo né.

Mas, o objetivo principal do tópico. A estrutura tá ok? Embora o desenho seja tosco, feito no paint, dá pra entender que é uma jardineira com as coisas.
A proporção, 1/2 a 1/2? Ou seria muito menos argila? Gente, minha dúvida é porque, após ler os tópicos de produção de bogs só vejo o pessoal falando
"Forrei o fundo com argila expandida e adicionei o substrato em cima.", mas eu como leigo não sei as quantidades e não quero ficar desperdiçando sementes e
plantas. Embora não dê pra começar com o jardim do éden não quero começar com o jardim do pântano morto =|.

E gente, é difícil contactar o Marcos Ono? Só tenho contato dele pelo orkut, não sei outro jeito de falar com ele. E pelo orkut ele demora 2 dias pra responder
cada recado, fica difícil daí.

Ua!

_________________
ua = um abraço


20.04.2010(Ter)1:30
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 15.04.2010(Qui)22:38
Mensagens: 26
Localização: Hosp. de Clínicas - Curitiba
Mensagem 
Ah, esqueci de mencionar dos baldezinhos virados de ponta cabeça, como vi na montagem de alguns bogs gringos, eles servem pra ocupar um pouco do espaço e formarem bolsões de água. Tentei fazer a parede meio fraquinha pra demonstrar que tem furos nela pra água entrar e sair livremente.

_________________
ua = um abraço


20.04.2010(Ter)1:33
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 21.09.2009(Seg)18:41
Mensagens: 140
Localização: Campinas-SP
Mensagem 
É isso aí Soneca. O meu é igual a este, porém sem estes baldes virados de cabeça pra baixo.
Só diminua a quantidade de argila expandida e abaixe o furo de escoamento da água.

11 horas de sol direto ??? :shock:

_________________
bom cultivo!

Growlist / Wishlist


20.04.2010(Ter)11:42
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 13.02.2010(Sáb)22:21
Mensagens: 394
Localização: São Paulo, SP
Mensagem 
Foi-se o tempo que os novatos eram do tipo "Olá, comprei uma Dionaea (velha e feia) e não sei como cuidar dela, alguma dica?? por favor me ajudem não sei nada" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.... quer dizer, as vezes ainda aparecem alguns assim, mas tem cada vez menos, graças a Deus /reverencia

Soneca vc esta indo mto bem na busca de informações de cultivo, pra tao pouco tempo que entrou no mundo das carnivoras (ou esta entrando). Parabéns.

Ao bog... acho q a unica coisa que eu adicionaria aí é algum tipo de tela ou algo mais criativo, na ponta interna do cano de saida de água, pra impedir que fique saindo substrato dali junto com a água. não sei se ja pensou nisso mas seria bom por =P

PS:
Citação:
Embora não dê pra começar com o jardim do éden não quero começar com o jardim do pântano morto =|.


Eu ri! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


20.04.2010(Ter)11:50
Perfil ICQ

Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18
Mensagens: 298
Localização: são pedro rj
Mensagem 
Seria bom colocar uma tela (sombrite ou aquela tela verde contra mosquito, se bem que é tudo sombrite, só muda a cor) entre o substrato e a argila expandida.


20.04.2010(Ter)11:59
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 13.02.2010(Sáb)22:21
Mensagens: 394
Localização: São Paulo, SP
Mensagem 
é, também é uma boa ideia assim o substrato não vai se esvair pelo meio da argila, fazendo colapsar a superficie.


20.04.2010(Ter)12:10
Perfil ICQ
Avatar do usuário

Registrado em: 15.04.2010(Qui)22:38
Mensagens: 26
Localização: Hosp. de Clínicas - Curitiba
Mensagem 
Po, nem tinha pensado na tela no bocal interno do cano. Valeu, vou implementar essa idéia quando criar o bog.

Mauzao, você diz deixar mais substrato e menos argila então? E deixar ela menos encharcada, abaixando o cano de escoamento? Ok, algo do tipo:
1/5 argila, 4/5 de substrato, correto? E Mauzao, o local que eu tenho é no meio do terreno da minha casa... Se não pegar 11horas pega 10h, fácil.
Sou de uma cidade do interior, e vou plantar lá, não aqui em Curitiba. Daí minha casa não é rodeada por prédios, graças.

Belezinha, esse final de semana eu compro umas dionaeas só pra ir cultivando nesses meses de estratificação + germinação. Daí já ponho a prova se
meu bog vai ser eficiente ou não :D

Valeu

_________________
ua = um abraço


20.04.2010(Ter)12:14
Perfil

Registrado em: 17.03.2010(Qua)14:22
Mensagens: 260
Localização: Campinas - SP
Mensagem 
Fiz dois bog´s exatamente assim (esqueci do detalhe da tela na saida do cano, hj mesmo acerto isso), mas nos vasinhos que ficam de ponta cabeça eu fiz duas entradas em cada um deles (lados opstos, obvio) que é para agua circular ali, a argila ficou quase cobrindo os vasinhos, mas não cobriu totalmente e como substrato usei apenas sphagnum puro (comprei um super saco gigante R$ 9,00 no Ceasa em Campinas), em um deles coloquei as dionaeas e no outro ficaram as droseras (ainda estão no vaso semeadas em 06/04), amanha posso colocar algumas fotos do passo a passo caso você permita Soneca. A minha principal intenção era acabar com prato de agua embaixo das plantas evitando assim a Dengue (que por aqui tah nervosa , kkkk)


20.04.2010(Ter)12:31
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 15.04.2010(Qui)22:38
Mensagens: 26
Localização: Hosp. de Clínicas - Curitiba
Mensagem 
Claro rodgaba, faça isso!

Eu vou montar meu bog e primeiramente, transplantar as plantas que eu comprar em alguma floricultura por aqui, porque normalmente elas vêm (com o perdão da palavra) judiadas. Só depois que fizer a estratificação, germinação que vou colocar elas ali, daí já vou saber da eficácia do bog também. Poste sim rodgaba, qualquer auxílio é bem vindo.

_________________
ua = um abraço


20.04.2010(Ter)12:50
Perfil

Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43
Mensagens: 1271
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
)Gostei desse projeto, quanto tiver um vaso, argila, mais espaço(tô providenciando uma nova prateleira) e mais plantas (ou seja tudo :lol: ) posso fazer um. Só não entendí pra que são esses baldinhos virados.

_________________
Imagem

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/


20.04.2010(Ter)13:39
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 32 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB