Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)14:11



Responder  [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Terrários 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 17.08.2010(Ter)14:26
Mensagens: 21
Localização: CURITIBA, PR
Mensagem Terrários
Bons ventos...

estou começando agora e vou iniciar minhas experiências com terrários e estufas. Terrário eu montei o primeiro em 15/08/2010 (época nada propícia, em Curitiba está um frio dos diabos), mas como será dentro de casa, controlado, talvez tenha sorte. Montei o pequeno em um espaço de 0,30x0,35x0,50m, com uma pequena cascata (dá pra ver no vídeo abaixo) e plantas coletadas em SL do Purunã, PR (ainda não tem PC's, a montagem é para equilibrar o ambiente e ver como reage à umidade e iluminação), se equilibrar legal, pretendo colocar Dioneas e Utricularias, se alguém tiver alguma dica e/ou observação, será sempre bem vinda.

Imagem

vídeo: http://www.vimeo.com/14216170

O projeto é para um terrário maior 0,80x0,50x0,50m, neste pretendo fazer um belo substrato de sphagnum, areia e casca de côco e também com um sistema de cascata para manter a umidade sempre alta, ah, a iluminação que usarei nos 2 é 01 grolux acompanhada de maior quantidade de luz do dia, no maior usarei também um sistema de aquecimento, gostaria de saber qual a temperatura ideal para um mix de PC's (imagino algo em torno de 25ºC para o ano inteiro, mas não sei se é viável pela necessidade de "descanso" de algumas plantas, já vi no fórum dos portugas um cara que diz "forçar" as plantas a não descansar, não sei se é viável....
Já estou com a caixa de vidro pronta, logo estarei montando este terrário, assim que estiver pronto eu posto para que possam ver o resultado.


17.08.2010(Ter)15:51
Perfil

Registrado em: 15.07.2007(Dom)18:07
Mensagens: 688
Localização: Sinop - MT
Mensagem 
Olá...

Se as plantas não entrarem em dormencia, elas esgotam sua energia e logo morrem. Mesmo parecendo saudavel, é um perido natural delas(algumas). Não sei se tem como burlar esse periodo.

para a luz tem esse link:
http://www.karnivoras.com/articles/39/4 ... Carnivoras

Um terrario:
http://www.karnivoras.com/categories/Pl ... Terrarium/

A temperatura tem que ser de acordo com o tipo de planta que pretende cultivar.
Mas Droseras, Dioneas e Utricularias não tem muita frescura com temperatura acho que até uns 35° fica tranquilo pra elas(a confirmar com os veteranos), elas curtem mesmo é sol direto o dia inteiro. (essa info serve para as mais comuns)

Se vc tiver certinhos as especies que pretende cultivar fica bem mais facil saber uma boa dosagem de temperatura e etc...

acredito que não falei besteira nenhuma. pesso que alguem confirme o que eu falei.

falow... espero que ajude.

edit:
agora que vi o video. oque muda de cor?
é a camera ou a luz instalada?

ficou muito bom o terrario.

_________________
Imagem

J4ck_666: Jack Edson | Growlists & Wishlists


17.08.2010(Ter)16:40
Perfil

Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43
Mensagens: 1271
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
O terrário ficou muito bom... Acredito que para utricularias e dionaeas não seja necessário o controle de temperatura. Como disseram, o ideal para elas é a luz solar, mas se não puder dá-la para elas, as lâmpadas dão conta do recado, só não sei se essas lâmpadas que você falou, nessa proporção, servem, nunca fiz um terrário, então é melhor confirmar com o pessoal que já tenha feito.

Espero que tenha sucesso, se puder, posta fotos do desenvolvimento dele!

Abraço!

_________________
Imagem

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/


17.08.2010(Ter)20:17
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem 
Gostei muito do terrario Maurício, gostaria de fazer uma assim só para PCs e talvez umas bromelias tmb, mas por inquanto não dá :/
curti mesmo foi o video da beth boop kkk, os desenhos antigos tinham orquestras e cantores de alta categoria. Como pode, agora os desenhos atuais, o trilhazinhas mais furrebas que tem...

Parabéns, espero que o próximo terrarium você tasque umas carnivoras junto hehehe.

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


18.08.2010(Qua)1:47
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 26.11.2007(Seg)22:50
Mensagens: 81
Localização: Belo Horizonte/ MG
Mensagem 
Olá Maurício,
Acho que a sua idéia para o terrário está bem legal, essa idéia da cascata é uma boa para não manter a água parada, no terrário que montei a mais tempo para cultivar Dionaeas e Droseras (já foi destivado também) a água ficava parada, então eu tinha que colocar uma tela para evitar larvas de mosquitos.
Atente também para a ventilação, calor + umidade + luz solar => propicia muito o aparecimento de fungos.
Boa sorte com o projeto ai.


18.08.2010(Qua)8:06
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 17.08.2010(Ter)14:26
Mensagens: 21
Localização: CURITIBA, PR
Mensagem 
J4ck_666 escreveu:
Olá...

Se as plantas não entrarem em dormencia, elas esgotam sua energia e logo morrem. Mesmo parecendo saudavel, é um perido natural delas(algumas). Não sei se tem como burlar esse periodo.

para a luz tem esse link:
http://www.karnivoras.com/articles/39/4 ... Carnivoras

Um terrario:
http://www.karnivoras.com/categories/Pl ... Terrarium/

A temperatura tem que ser de acordo com o tipo de planta que pretende cultivar.
Mas Droseras, Dioneas e Utricularias não tem muita frescura com temperatura acho que até uns 35° fica tranquilo pra elas(a confirmar com os veteranos), elas curtem mesmo é sol direto o dia inteiro. (essa info serve para as mais comuns)

Se vc tiver certinhos as especies que pretende cultivar fica bem mais facil saber uma boa dosagem de temperatura e etc...

acredito que não falei besteira nenhuma. pesso que alguem confirme o que eu falei.

falow... espero que ajude.

edit:
agora que vi o video. oque muda de cor?
é a camera ou a luz instalada?

ficou muito bom o terrario.


Beleza,

valeu as dicas (aquele link sobre iluminação eu já tinha visto)
A luz muda acho que pela distancia de focagem (a minha maquininha tbém não ajuda muito), dependendo da distância pega mais a luz da grolux, eu acho...

Abraço...


18.08.2010(Qua)17:00
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 17.08.2010(Ter)14:26
Mensagens: 21
Localização: CURITIBA, PR
Mensagem 
Felipe_Pinho escreveu:
Gostei muito do terrario Maurício, gostaria de fazer uma assim só para PCs e talvez umas bromelias tmb, mas por inquanto não dá :/
curti mesmo foi o video da beth boop kkk, os desenhos antigos tinham orquestras e cantores de alta categoria. Como pode, agora os desenhos atuais, o trilhazinhas mais furrebas que tem...

Parabéns, espero que o próximo terrarium você tasque umas carnivoras junto hehehe.


Com certeza Felipe,

a ideia já era montar este terrário pequeno já com as PC's, mas como não consegui nenhuma ainda, montei com o que consegui ao dar uma volta em São Luiz do Purunã, já estou preparando o terrário grande, este vai ser exclusivo das PC's... assim que etiver pronto eu posto aqui (vou inclusive postar o passo a passo dele).

abraços...


18.08.2010(Qua)17:03
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 17.08.2010(Ter)14:26
Mensagens: 21
Localização: CURITIBA, PR
Mensagem 
Shinfay escreveu:
Olá Maurício,
Acho que a sua idéia para o terrário está bem legal, essa idéia da cascata é uma boa para não manter a água parada, no terrário que montei a mais tempo para cultivar Dionaeas e Droseras (já foi destivado também) a água ficava parada, então eu tinha que colocar uma tela para evitar larvas de mosquitos.
Atente também para a ventilação, calor + umidade + luz solar => propicia muito o aparecimento de fungos.
Boa sorte com o projeto ai.


Boas Shinfay...

água parada não dá, além do problema dos insetos, a água com sedimentos de substratos, se ficar parada muito tempo, começa a deteriorar e a ficar com mal cheiro, a não ser que a gente utilize plantas aquáticas para equilibrar (já tive aquários que não usavam nenhum tipo de aeração ou movimentação de água, conseguia o equilíbrio só com as plantas mesmo). mas para meu objetivo, que agora é terrário, não dá, tenho que usar equipamento. A boa notícia é que o preço das bombas submersas hoje em dia é muito em conta. lembro de quando começei com aquarismo eram uma fortuna, tinha que economizar por um bom tempo para conseguir comprar, hoje encontro boas bombas por R$ 15,00 fácil, fácil. E ainda gosto muito do efeito de cascata. espere pra ver como vai ficar meu terrário grande...


Abraço...


18.08.2010(Qua)17:13
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Legal! Eu vi o seu vídeo ontem à noite em casa (aqui no trabalho está tudo bloqueado).
Achei interessante a sua montagem! Acho que a umidade está realmente garantida com aquela mini-cascata!
Parabéns pelo trabalho!
[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


20.08.2010(Sex)8:28
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 06.06.2008(Sex)17:26
Mensagens: 663
Localização: Camocim-CE
Mensagem 
Ficou show de bola ,com certeza terá muida umidade alí dentro,muito bacana seu terrário.


20.08.2010(Sex)9:43
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB