Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)18:22



Responder  [ 10 mensagens ] 
 Projeto terrário 
Autor Mensagem

Registrado em: 28.09.2010(Ter)22:16
Mensagens: 21
Localização: Teresina
Mensagem Projeto terrário
Olá amigos do forum

Trago agora um terrário que acabei de montar e gostaria da opnião e sugestões.

primeiramente algumas dúvidas.

como meu terrário é pequeno nào tive com por aquelas lampadas fluorescentes de tubo, portanto optei por aquelas chamadas eletronicas, ( a vendedora me garantiu que tembém são fluorescentes).

caracteristicas da lampada 20W, 6500k, CRI 80%, branca luz do dia. Estou usando quatro delas. Será que está bom?

fotoperiodo: de 6:00 da manhã a 6:00 da noite, initerrupto

temperatura: a máxima que registrei foi de 34 Graus celsius (com as lámpadas ligadas) e a mínina 25 graus celsios (lampada desligada), mas a maior parte do tempo a temperatura é de 32 graus com a lampada ligada, e de 29 graus com a lampada desligada.

Umidade: essa é um misterio, o que estou observando é que a camada superficial da argila expandida seca rapidamente, mas a camada debaixo, deixo sempre sob a água.

no vasinho tem algumas sementes de dionaea muscipula e drosera burmannii

será que germina?

segue abaixo fotos

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


06.10.2010(Qua)16:18
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 06.06.2008(Sex)17:26
Mensagens: 663
Localização: Camocim-CE
Mensagem 
Cara não sei não mas tô achando muito quente para a germinação das suas sementes,e falta de umidade,talvez pelo aquecimento a agua está evaporando,essa é a minha opinião.


08.10.2010(Sex)19:56
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Olá Maks ! não tenho condições de opinar quanto ao terrário em si mas, em Teresina, você tem certeza de que precisa aumentar a temperatura para a germinação ? acho que seria necessário, apenas, aumentar a umidade - pelo menos é o que faço aqui no Rio de Janeiro. Cuidado para não assar as sementes (risos).
Grande abraço.

_________________
Eu acredito em SACI


09.10.2010(Sáb)4:16
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem 
é viu Maks vc deve comprar um termohigrometro para avaliar a situação da sua estufa... eu até ia falar para separar as lâmpadas mas elas já estão separadas... mas se ficar 34ºC acho que realmente vai cozinhar elas... sabendo-se que a grande maioria é de clima mais ameno. ...

Eu acho é que vc colocou muita lâmpada em pouco espaço... eu uso 3 lâmpadas de 48w e 4 grolux mas acredito que minha estufa seja bem maior que a sua... pela foto pelo menos parece que sim...

Ah se vc conseguir vc pode realizar um sonho meu, queria colocar um motor de geladeira para gelar ai dentro... não o motor né aquelas partes que todos sabem que gela. :D :D :D

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


14.10.2010(Qui)18:23
Perfil ICQ YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 06.06.2008(Sex)17:26
Mensagens: 663
Localização: Camocim-CE
Mensagem 
Citação:
Ah se vc conseguir vc pode realizar um sonho meu, queria colocar um motor de geladeira para gelar ai dentro... não o motor né aquelas partes que todos sabem que gela


É Bruno isso seria possivel,mas a conta de energia iria parar lá no alto,pois a estufa não teria o isolamento termico dentro dela ,aí a temperatura de fora afetaria a de dentro fazendo com que se gastasse mais energia para resfriar toda a estufa .


14.10.2010(Qui)18:40
Perfil

Registrado em: 28.09.2010(Ter)22:16
Mensagens: 21
Localização: Teresina
Mensagem 
blz, mas qual então seria a temperatura ideal,

como eu disse a máxima que registrei foi de 34 em um dia realmente quente, mas a maior parte do tempo a temperatura fica em torno de 32 graus. e a noite chega a 25. e o que vcs acham das condições de iluminação será que o que eu coloquei é o suficiente?

eu acho que posso alcança uma temperatura mais amena pondo mais coolers. E quanto a ideia do motor de geladeira talvez nào seja viável pelo custo de energia, por enquanto posso aumentar o número de coolers


15.10.2010(Sex)11:47
Perfil

Registrado em: 17.03.2010(Qua)14:22
Mensagens: 260
Localização: Campinas - SP
Mensagem 
acho que a temperatura está boa pelo menos o que li a respeito de semtnes de Nep o ideal é temperatura de 32 a 37 graus, talvez o que esteja faltando seja mais umidade em função do cooler tira-la pela parte superior (a umidade sobe)


15.10.2010(Sex)13:11
Perfil

Registrado em: 15.07.2007(Dom)18:07
Mensagens: 688
Localização: Sinop - MT
Mensagem 
Como o Rodrigo falou... As temp está boa demais... Aqui minha minimas são as suas maximas e aqui ja chegou a 42º (fiquei puto, mas sem danos nenhum) :shock:

Recomendo uma estrategia para o cooler, para não ter roubo de umidade... Talvez mirando para uma vasilha com agua, não sei se funciona.
Tem que pensar assim como funciona em um computador, fazer aquele tunel de vento pra não ficar lugares com calor acumulado.

falows...

_________________
Imagem

J4ck_666: Jack Edson | Growlists & Wishlists


15.10.2010(Sex)15:48
Perfil

Registrado em: 17.03.2010(Qua)14:22
Mensagens: 260
Localização: Campinas - SP
Mensagem 
Aproveitando a ideia do Jack talvez desse certo de colocasse um pote de agua diretamente embaixo do cooler quase que grudado nele, assim o pote serviria para troca de calor e talvez não retirasse tanta umidade do ambiente


15.10.2010(Sex)16:10
Perfil

Registrado em: 28.09.2010(Ter)22:16
Mensagens: 21
Localização: Teresina
Mensagem 
eu fiz essa experiencia com o pote, fiz o seguinte, furei dois buracos em cada lateral do pote, e fiz um buraco na tampa dele, e no espasso colei o cooler, então enchi o pote até a altura dos buracos laterais. o cooler então retirava o ar do ambiente e jogava em cima da superficie da agua, e saia pelos buracos laterais, mas percebi que dessa forma o ar circulava de maneira mais restrita, então estou adotando outro procedimento.

estou usando o próprio aquario como pote, ou seja, estou deixando toda a camada de argila quase que totalmente submersa, então o vento do cooler bate na água que esta embaixo, e dessa forma, penso eu, que está melhorando a umidade.

mas com essa medida estou preocupado com a possibilidade de aparecimento de mosquitos, já que não da pra eu está trocando a água constantemente, pois seria uma grande mão de obra.


16.10.2010(Sáb)1:09
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 10 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB