Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)18:54



Responder  [ 29 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Idéias e Sugestões para Estufa/Viveiro " fotos 5/11 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 29.05.2009(Sex)19:37
Mensagens: 128
Localização: Porto Alegre - RS
Mensagem 
Cara, boa parte das neps curtem luz indireta. Acho que um sombrite 50% está bom e não vai prejudicar tuas neps. Apesar das 4 horas diárias, se o local fica claro ao longo do dia, não terá problemas...

É até interessante tu fazer um esquema que deixe o sombrite "móvel", onde tu possa aumentar/diminuir a área ocupada, conforme necessidade. No verão o sol é implacável...

_________________
--
Felipe Chaves
GrowList/Wishlist
Flickr: Carnívoras e outras


04.11.2010(Qui)22:09
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Olá ! tente colocar umas fotos do local, para que possamos opinar melhor. Um detalhe: existem plantas que precisam de mais ou menos sol e umidade - digo isso porque é uma tentação montar uma estufa (sei por experiência própria) para todas as plantas mas, pelo menos no meu caso, não funcionou... tive de montar uma estufa para as Neps e bogs para as dionaeas, sarras e droseras...

_________________
Eu acredito em SACI


05.11.2010(Sex)6:18
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 22.10.2010(Sex)17:09
Mensagens: 30
Localização: Machado - Minas gerais
Mensagem 
falaaa galera ;D

minhass plantass chegarammmm..
muito bem embaladas, e umidas.. agradeço e recomendo compras com o Marcos Ono!

Dionae

Imagem

e a Nepenthes Alata ( se alguem souber o que é essa mancha na folha, ow se é algo normal pela viagem agradeço ;D )



Imagem


certo!.. voltando agora ao local do projeto..

as linha vermelha ao fundo, é a altura em que o filme plastico ficará. e os 2 pontos vermelhos de lado, até ondi vira a cobertura.. cerca de 2,5m



Imagem


e existe esse vao entre o muro, e a cubertura do viveiro ( onde está o " ? " ) agora a duvida.. tampo esse vão ow deixo como entrada de ar? ow uso sombrite para tampar ele ?



Imagem


05.11.2010(Sex)16:29
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Olá Marcelo ! você prestou atenção a dados como a umidade do local, a temperatura média no seu bairro e coisas assim ? seria conveniente montar a estufa próxima a um ponto de água, como uma torneira, para facilitar a irrigação que, se você realmente gostar, com certeza vai querer montar (experiência própria)... e lembre-se: há PCs que precisam de muito sol, outras de muito pouco... o mesmo quanto à umidade. Você já começou assim, as condições das neps e das dionaeas não podem ser as mesmas...

_________________
Eu acredito em SACI


05.11.2010(Sex)20:47
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 22.10.2010(Sex)17:09
Mensagens: 30
Localização: Machado - Minas gerais
Mensagem 
entendi francisco...

a uma torneira bem proxima aee.. porem eu uso agua de Mina pra irrigar as plantas, meu pai tras da roça pra min..

o local é bem úmido, tanto que o lodo cresce no chao, mesmo na epoca de inverno que não tem chuva..

Machado é uma cidade alta.. cerca de 1.000 metros altitude e com clima tropical de altitude ( amenuo ).

o viveiro, vai ser +/- assim: 2.5m cubertos e 2m de area aberta onde ocorre mais sol, para o cultivo das dioneas no caso.

minha maior duvida é em relação aquele pedaço entre o muro e a tela superior, se tampo ele ow deixo com entrada de ar.


05.11.2010(Sex)22:16
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Olá Marcelo ! acho que você pode deixar aberto o espaço, para ventilar melhor e, ainda, para que mais insetos entrem... se você perceber que as plantas estão sofrendo com alguma eventual falta de calor, você pensa em cobrir... mas, sinceramente, pela sua resposta, acho que isso não vai ocorrer. Sobre a água: mesmo que você não tenha como instalar perto de uma torneira, pense em montar algum sistema de abastecimento para a sua estufa, mesmo que seja com um tambor de água usado ou com uma pequena caixa d´água. É claro que você não precisa montar o sistema agora, mas acho que seria importante você reservar o local, em seu projeto... falo por experiência própria, com certeza quando a estufa funcionar, você vai querer montar um sistema de irrigação, e ter de mudar todas as plantas de lugar, como eu tive de fazer, é um saco... só mais uma coisa: como as plantas estão reagindo com a água que você está usando ? você tem como medir os índices de PH e de "dureza" de uma amostra de água ? desculpe pelo monte de perguntas, mas é curiosidade minha mesmo, tenho mania de saber como as PCs interagem com várias qualidades de água...
Dê uma olhada nos tópicos do item projetos, no forum, porque ali têm estufas de vários integrantes - a minha inclusive, desde o primeiro modelo até o último... risos... e já estou pensando em altera-la ! estufa é pior do que aquário... cria uma dependência terrível !
Grande abraço.

_________________
Eu acredito em SACI


06.11.2010(Sáb)5:44
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 22.10.2010(Sex)17:09
Mensagens: 30
Localização: Machado - Minas gerais
Mensagem 
Francisco,

entendo, grato pelas ajudas..
de inicio vou deixar aberto aquela " janelinha " mesmoo..

quanto a agua.. meu pai traz um galão de 20L a cada 2 dias aki pra casa, para o consumo..
então é soh arrumar um tamborzinho e pedir pra ele trazer tmb.. ;D

quanto o PH, posso estar coletando um amostra e levando no laboratório da Faculdade, e analisando..
já essa Dureza, disconheço esse termo auhuahauh

a Dionaea está reagindo estremamente bem..
essa é a quantidade de agua que está nela

Imagem

abriu quase todas as armadilhas com 1 dia após a viagem !

a Nepenthes está verdinha tambem..

gostaria de saber se posso aguar a Dionaea por cima, no substrato, ow só no potinho é o suficiente

abrss


06.11.2010(Sáb)6:53
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 22.10.2010(Sex)17:09
Mensagens: 30
Localização: Machado - Minas gerais
Mensagem 
Francisco Eduardo,

fiz o teste do PH da água de mina que estou usando nas plantas.

ph = 6.7

ta muito alcalino ou posso continuar usando ?
quanto a dureza, creio que deve ser baixa.. pois os solos da região sãoo muitooo pobres em Ca e Mg alguma concentração de oxidos de Fe.

as plantas estão desenvolvendo muito bem..
apenas a dionaea que teve duas armadilhas podres, porem está soltando mais duas..

e o projeto está quase pronto.. fiz a cobertura.. falta apenas instalar as partilheiras e a calha

grande abraço!


23.11.2010(Ter)11:06
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 23.04.2010(Sex)1:15
Mensagens: 154
Localização: Porto Velho - RO
Mensagem 
Marcelo Ferri escreveu:
Francisco Eduardo,

fiz o teste do PH da água de mina que estou usando nas plantas.

ph = 6.7

O pH tá muito alto. O pH ideal seria perto de 4 a 4,5.

Vamos aguardar a opinião do pessoal. :P

Abçs!


23.11.2010(Ter)22:30
Perfil
EM OBSERVAÇÃO
Avatar do usuário

Registrado em: 24.04.2010(Sáb)17:29
Mensagens: 330
Localização: Recife - PE
Mensagem 
as minhas ficam no sol direto umas 4 horas e tão lindas!

_________________
♂PLANTAS CARNIVORAS♂ Minha growlist(clique em qualquer lugar)


23.11.2010(Ter)22:58
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 29 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB