Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)10:57



Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Projeto Terrario 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 30.04.2010(Sex)14:31
Mensagens: 86
Localização: Franco da Rocha - SP
Mensagem Projeto Terrario
Bom Dia galera,

estou querendo montar um terrário e estou colentando o maximo de informações possiveis de prós, contras, limpeza cuidados e tals.

O terrário deve ficar parecido com esse da imagem
Imagem
Achei um bom vendeder de aquários, segue o link dele http://www.ecolifeaquarios.com.br, o rapaz é atencioso e faz as coisas na medida e como o produto é feito por encomenda a qualidade do trabalho e dos objetos e alta.

Seguinte, eu gostaria de por no terrario no momento inicial Dionaea e Droseras por serem mais fácies de criar o problema é não sei qual mistura exatamente utilizar, estava pensando em usar o musgo sphagnum, pó de xaxim, perlita e argila expandida(precisa de areia de rio tambem?), mas não sei se vai ficar bom, alguns sites recomendam turfa loira, mas não acho em lugar nenhum.
Outra coisa é a limpeza dele, uma hora ou outra vou ter que limpar e trocar os "solos" das plantas ai o medo é matar a planta.
Na hora de fazer as regas, alguem sabe como "fazer" agua destilada, para que nenhuma impureza mate as plantas??
Ja sei onde comprar a iluminação para elas e um termómetro digital, mas não sei a temperatura ideal para elas.
Gostaria de sugestões e dicas por favor.

_________________
O que o homem faz em vida ecoa pela eternidade...

____________
Augusto Silva


24.11.2010(Qua)9:17
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 06.11.2010(Sáb)9:17
Mensagens: 41
Localização: Campo Largo - PR
Mensagem 
Por ora vou opinar apenas na questão da água destilada:

Existe a venda em lojas especializadas em tratamento de água, e também no MercadoLivre, um produto capaz de fazer Osmose Inversa. O preço é meio salgado (na faixa de R$400,00), mas ao contrario dos Deionizadores utilizados pelos aquaristas, é virtualmente livre de custos posteriores, já que para nosso tipo de uso, a malha filtrante pode durar anos antes de ter que ser substituída. Se preferir, os Deionizadores tem custo menor, mas necessitam de uma espécie de resina, que tem que ser reposta a um certo intervalo de tempo.
Os dois chegam a um mesmo resultado: Água pura, com praticamente 0ppm de qualquer outra substância.


24.11.2010(Qua)12:09
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Acho que o fator principal do terrário é mesmo a iluminação. Em alguns tópicos aqui no fórum você pode encontrar dicas a esse respeito. Não lembro muito bem das características completas, mas alguns amigos cultivadores usavam duas lâmpadas luz-do-dia e uma grolux, a potência de cada lâmpada não recordo. Com essas lâmpadas e uma certa carga diária de iluminação as PC's ficavam lindas.

Sobre a troca de substrato não vejo muitos problemas. Geralmente ela deve ser feita a cada um ano. Você pode usar todos esses componentes que citou, eu dou preferência por musgo sphagnum e areia de rio bem lavada, mas como as vezes o vaso é grande e precisaria de muito substrato para enchê-lo eu completo o fundo com argila expandida, que também acaba ajudando no sistema de drenagem do mesmo. Você disse que pretende começar com Dionaea e Drosera, ótima escolha, pode até acrescentar uma Sarracenia como esse da foto possui. São PC's bem resistentes, que aguentam várias trocas de substrato, inclusive quando tem que ir pra dormência. É só realizar a retirada das plantas com cuidado.

Já sobre a água eu descordo totalmente do amigo acima, com todo respeito. Não acha que seja preciso gastar esse tanto de dinheiro só pra regar nossas plantas. Sempre usei água de torneira, no máximo água de chuva as vezes, e nunca tive nenhum problema. As PC's não são tão fragéis como a maioria pensa. Então acho que você poderia usar a água da torneira mesmo, se preferir, deixe ela descansar por uns dois dias antes de molhar o substrato. Você pode fazer a rega direto sobre a planta, elas não também não tem nenhum problema com isso.

Boa sorte com seu projeto e espero ter ajudado!


Abraços

_________________
Imagem


24.11.2010(Qua)14:35
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 06.11.2010(Sáb)9:17
Mensagens: 41
Localização: Campo Largo - PR
Mensagem 
Citação:
Acho que o fator principal do terrário é mesmo a iluminação. Em alguns tópicos aqui no fórum você pode encontrar dicas a esse respeito. Não lembro muito bem das características completas, mas alguns amigos cultivadores usavam duas lâmpadas luz-do-dia e uma grolux, a potência de cada lâmpada não recordo. Com essas lâmpadas e uma certa carga diária de iluminação as PC's ficavam lindas.

Se bem me recordo do que li em outros tópicos, são lâmpadas de 20W e a exposição sugerida pela maioria é de +-12 horas.


Citação:
Já sobre a água eu descordo totalmente do amigo acima, com todo respeito. Não acha que seja preciso gastar esse tanto de dinheiro só pra regar nossas plantas. Sempre usei água de torneira, no máximo água de chuva as vezes, e nunca tive nenhum problema. As PC's não são tão fragéis como a maioria pensa. Então acho que você poderia usar a água da torneira mesmo, se preferir, deixe ela descansar por uns dois dias antes de molhar o substrato. Você pode fazer a rega direto sobre a planta, elas não também não tem nenhum problema com isso.

Eu pessoalmente também só utilizo agua de chuva. Só citei os meios de obter agua pura, pois foi essa a pergunta feita. Só esqueci de mencionar que eu mesmo não uso desse artifício. 8-)


24.11.2010(Qua)18:14
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 01.11.2009(Dom)16:47
Mensagens: 141
Localização: Dourados - MS
Mensagem Olá
Você Já pensou em fazer assim:
http://i291.photobucket.com/albums/ll28 ... C03146.jpg

_________________
Imagem


24.11.2010(Qua)18:30
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Olá pessoas,

a primeira imagem parece uma montagem recém-feita pois a iluminação necessária para aquelas sarracenias
avermelhadas é incoerente com as dionaea e D. capensis tão verdes.

Coimo vivemos em um país tropical eu utilizaria um terrário somente se morasse em um apartamento sem varanda.

Caso você pretenda investir em um terrário sugiro os com abertura frontal, embora os que parecem aquáriis também
possam ficar bonitos

http://www.cpukforum.com/forum/index.ph ... opic=30278

_________________
Droseraholic!!!


24.11.2010(Qua)19:12
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 16.01.2009(Sex)22:12
Mensagens: 221
Localização: Curitiba (PR)
Mensagem 
Carlos Rohrbacher escreveu:
Caso você pretenda investir em um terrário sugiro os com abertura frontal, embora os que parecem aquáriis também
possam ficar bonitos

http://www.cpukforum.com/forum/index.ph ... opic=30278


Estou declaradamente babando.
Quero, quero, quero!

_________________
A red Dionaea is a state of mind.


24.11.2010(Qua)22:24
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Um fato que viabiliza a construção de terrários como esse do CPUK é a utilização das PC's nos vasos. Assim você não gasta uma grande quantidade de substrato, apenas musgo vivo. Já vi alguns jardins de PC's aonde era feito esse mesmo processo, facilita bastante.

Abraços

_________________
Imagem


24.11.2010(Qua)23:08
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.04.2010(Sex)14:31
Mensagens: 86
Localização: Franco da Rocha - SP
Mensagem 
Então no caso seria melhor não ter o vidro da frente é isso, achei muito bonito esse terrário da imagem bem elaborado, mas não vi nehum vaso nele

outra coisa isso ainda é um projeto eu ainda não comprei nada, estou estudando o meio mais eficiente para montagem e eu vou morar em um AP para ficar mais proximo do trabalho por isso o uso do terrário e outra coisa um terrario bem montado deixa o ambiente mais bonito e agradavel certo?

Outra dúvida, vocês acham que essa lampada da conta do recado GROLUX 15W - G13/T12 - 8.500ºK - 280 Lm - 450mm - SYLVANIA, acha necessário alguma lampada luz di dia??

_________________
O que o homem faz em vida ecoa pela eternidade...

____________
Augusto Silva


25.11.2010(Qui)8:15
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.04.2010(Sex)14:31
Mensagens: 86
Localização: Franco da Rocha - SP
Mensagem 
é galera não to achando as lampadas ideais para o terrário, encontri em um site a triste noticia que as Grolux não serão mais vendidas aqui no Brasil e não acho nenhuma "genérica", caso alguem saiba um site de ajuda plz

achei esse tipo de luz Sun Glo Neodymium, será que serve para a iluminação das PCs?? ele utilizar UVA
e achei essa tambem - Lâmpada Pl Boyu 18w Branca, e ai sera que elas suprem uma grolux??

_________________
O que o homem faz em vida ecoa pela eternidade...

____________
Augusto Silva


Editado pela última vez por rul3s0 em 30.11.2010(Ter)13:35, em um total de 2 vezes.



30.11.2010(Ter)10:39
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB