Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)23:07



Responder  [ 15 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Areia no prato 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 26.11.2010(Sex)17:43
Mensagens: 188
Localização: Dourados/ MS
Mensagem Areia no prato
Oi pessoal.
Fiquei muito surpreso qundo vi uma coisa esses dias. Larvas de mosquito da dengue nos pratos das pcs!!!!
Eu nunca tinha visto eles ao vivo e quando eu vi tomei um susto! Agora, todo dia olho nos pratinhos e troco a água uma vez a cada dois dias mais ou menos.
Venho aqui trazer uma dúvida. Eu poderia colocar areia nos pratos das pcs?
Sempre em folhetos e na TV falam pra fazer isso. Eu acho que não faria nenhum mal as pcs, certo?

_________________
"Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que te amam, Jesus"


26.01.2011(Qua)20:34
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Não tem nenhum problema não, Felipe. O bom mesmo é plantar as PC's no sistema de bog, não deixando os mosquitos da Dengue entrarem em contato com a água que a planta recebe. Além de areia, você pode colocar musgo também no pratinho!

Abraço

_________________
Imagem


26.01.2011(Qua)21:24
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 01.11.2009(Dom)16:47
Mensagens: 141
Localização: Dourados - MS
Mensagem 
Apesar dessa besteirada toda de susto por causa das larvinhas, lá vão as recomendações.

Só trocar a água não adianta. Passa uma buchinha, pois os ovinhos ficam grudados as vezes nos pratinhos e nascem mais larvas.
Recomenda-se jogar as larvas em um local de terra onde não haja água para que elas possam se desenvolver, como (esgotos, pias)...

Só.

_________________
Imagem


26.01.2011(Qua)22:01
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 28.09.2010(Ter)19:38
Mensagens: 244
Localização: Cascavel PR
Mensagem .
aqui em casa também aconteceu isso de eu encontrar um ninho de larvas de aedes aegypti
a partir daquele dia eu troco a agua todos os dias, lavo o pode grande que deixo minhas plantas, e passo um paninho em todos os vasinhos para não correr o risco de alguem ser picado.
e Deus me livre alguem morrer :(


26.01.2011(Qua)22:28
Perfil
Destaque

Registrado em: 02.07.2009(Qui)14:17
Mensagens: 221
Localização: Goiânia - Goiás - Brasil
Mensagem 
Fala povo!

Primeiro não creio que seja só uma "besteirada de susto". Acho que o susto está correto! dengue é uma doença séria e quem trabalha com área da saude e já teve dengue como eu tive, sabe o quão é perigoso e sério. Mas isso é asunto pra outro tópico.

Vou colocar aqui as soluções basicas pra mim:

Como já dita pelo Mauricio, bogs são bons pois mantem a água longe dos mosquitos.

Outra, é pra quem tem muitas plantas. Eu fiz uma pequena piscina, com a coluna de água mais alta e coloquei alguns peixes. Como esta piscina fica na estifa não tem tanto problema, mas se for ao ceu aberto , seria bom colocar uma tela para evitar passaros predando os peixinhos.

Imagem

Aqui em casa eu tenho alguns pratos com poucas plantas ao sol, nos quais fica impossibilitado a colocação de peixes, e não tenho como fazer bogs pra estas plantas. Como meu tempo andava corrido, comecei a usar "quimica pesada". Eu troco a agua uma vez por semana e adiciono diazinon, um organofosforado similar ao utilizado pelos agentes de saude contra larvas de mosquitos. Já faço o uso a quase um ano e não tive problemas com nenhum tipo de planta. Utilizo um pouco na agua do pratinho e não aparece larvas, e nos que tem larvas basta jogar e minutos depois já se nota a ação contra os mosquitos.

Ps. diazinon é produto tóxico, cuidado com o uso. Lave bem as mãos apos manusear, não respirar e evitar contato com pele e mucosas.


Grande abraço

_________________
__________________________________________________________

Minha Grow list!


26.01.2011(Qua)23:55
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Phvporto escreveu:
Apesar dessa besteirada toda de susto por causa das larvinhas, lá vão as recomendações.


Muito pelo contrário, a dúvida é importantíssima, já há sete casos de morte por dengue no país a serem confirmados,
é nosso dever para com a Sociedade manter o hobby sem prejudicar as pessoas. :?

Sobre o controle de larvas, faço limpeza das bandejas pois peixes produzem fezes e urina que eu não sei avaliar que impacto
teriam nas plantas, além do mais as minhas ficam em bandejas que considero muito pequenas e não seriam saudáveis para os peixes.
A solução do veneno na água parece bem prática quando se tem muitas plantas e não há muito tempo disponível. Já fiz isso também
mas atualmente as pererecas têm procriado nas bandejas.

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


27.01.2011(Qui)6:18
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 01.11.2009(Dom)16:47
Mensagens: 141
Localização: Dourados - MS
Mensagem 
Carlos Rohrbacher escreveu:
Phvporto escreveu:
Apesar dessa besteirada toda de susto por causa das larvinhas, lá vão as recomendações.

Já fiz isso também
mas atualmente as pererecas têm procriado nas bandejas.


kkkkkkkkkkkkkkkkk...Vai cultivar girinos agora!.kkk

O susto do Felipe não foi do tipo "Olha! Cheio de doenças aqui nos vasinhos, como posso tratar isso?" e sim do tipo "AAA, tem larva aqui! *Derramando a água*, sai porquera, sai porqueraaa!"

Por isso falei besteirada, vai por mim, eu conheço ele e sei o tipo de susto que ele levou, eu conheço ele há um tempão(mora na minha cidade).

Mas deixando isso de lado para não causar intrigas, Ele poderia sim por areia nos pratinhos, não?

_________________
Imagem


27.01.2011(Qui)9:28
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 26.11.2010(Sex)17:43
Mensagens: 188
Localização: Dourados/ MS
Mensagem 
Obrigado a todos. Agora tenho absoluta certeza que a areia nos pratos não faria nenhum mal as pcs.
E, Paulo, eu levei um susto por que tinha larvas sim. Mas o meu maior susto foi por causa da doença
E como eu já te disse: Você não sabe nada sobre mim!

_________________
"Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que te amam, Jesus"


27.01.2011(Qui)9:45
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Mais areia = menos água disponível.

Tem alguns modelos de vasos-anti-dengue na internet,
é uma forma de evitar a procriação de mosquitos.

_________________
Droseraholic!!!


27.01.2011(Qui)22:30
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 01.11.2009(Dom)16:47
Mensagens: 141
Localização: Dourados - MS
Mensagem 
Caso Resolvido: /delete

_________________
Imagem


28.01.2011(Sex)8:50
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 15 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB