Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)19:38



Responder  [ 4 mensagens ] 
 Projeto estufa de visitação 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem Projeto estufa de visitação
Bom amigos eu estou escrevendo um projeto de Plantas carnivoras principalmente Brasileiras e gostaria da ajuda de vocês para falarem se esta bom ou tenho que acrescentar alguma coisa. Ah aqui eu não coloquei em itálico mas no escrito original esta tudo em itálico o nome das espécies, e também existem parágrafos :D



Projeto estufa de plantas carnívoras principalmente Brasileiras para visitação de público

Northon Bruno de Oliveira

Introdução

As plantas carnívoras despertam curiosidade e fascínio em muitas pessoas, sendo que em alguns casos a imaginação das pessoas e a ficção vão muito além do que as plantas carnívoras são capazes de fazer, por exemplo comer carne moída, comer pessoas, animais vertebrados, sendo que a denominação correta para estas plantas seria plantas insetívoras, que são capazes de digerir de diversas formas somente insetos (salvo algumas raras que foram descritas digerindo alguns pequenos mamíferos e pequenas aves mesmo não sendo sua dieta principal ocorre acidentalmente), seja pelo ascideo (semelhante a um jarro) da Nepenthes contendo um suco digestivo, ou pelas armadilhas sensitivas da Dionaea (Vênus flytrap, armadilha voadora) capazes de aprisionar e digerir suas presas ou as Droseras, Pinguicula, Drosophyllum (endêmico de Portugal) capazes de agarrar os insetos através da muscilagem (uma espécie de cola grudenta onde os insetos não conseguem escapar) entre outras que são bem semelhantes.
Lembrando que estes gêneros de plantas vivem em lugares muito diferentes das plantas não carnívoras que nós conhecemos, que são solos pobres em matéria orgânica principalmente o nitrogênio e o fósforo que é essencial para desenvolvimento de todas as plantas, elas desenvolveram esta capacidade de obter estes elementos através da captura e digestão dos insetos.
Acredito que será de grande interesse do público em geral.


Projeto

Caso o projeto da estufa for aprovado pela instituição, para visitação aberta ao público, tentaremos usar ao máximo as plantas carnívoras brasileiras, as Droseras, tentando colocar todas as suas localizações, para que as pessoas tenham o conhecimento que no nosso país existem alguns exemplares deste gênero, sendo inclusive algumas endêmicas, e possivelmente algumas possam estar em processo de extinção pelo uso antrópico de áreas próximas à cachoeiras, mas não deixaremos de mostrar as demais espécies de plantas carnívoras quando possível (Nepenthes, Pinguicula, Sarracenia, Cephalotus, Drosophyllum, Byblis, Heliamphora, Darlingtonia, Cephalotus, Utricularia, Genlisea e Aldrovanda), levando em consideração de que algumas são de difícil cultivo serão descartadas, e as que são muito raras de encontrar será um privilégio termos como exemplar. Colocaremos plantas de fácil cultivo e as que se adaptem bem com ao nosso ambiente, como por exemplo a Dionaea muscipula, Nepenthes alata, Nepenthes anamensis, Drosera capensis, Drosera indica.
Como não sabemos a área destinada para a montagem da estufa, podemos fazer de várias formas: em uma bancada de 90cm de altura feita com bambu, para deixar um efeito de mais natural possível, para chamar mais atenção; ou então se for destinada uma área de canto podemos fazer uma espécie de cascata onde a água sobe através de uma bomba, na parte de baixo deixaremos um aquário com alguns peixes (que sobrevivem em lugares sujos); também podemos fazer alguns terrários usando aquários de médio porte, mantendo assim uma boa umidade que é necessária para as plantas carnívoras. A escolha da melhor forma dependerá do espaço liberado para a montagem, levando em consideração que a estufa poderá não ser somente de plantas carnívoras, devemos observar as demais para que uma não atrapalhe a visão da outra, por isso a escolha depende do local.


Materiais

Como substrato usaremos fibra de coco (no lugar do Xaxim pois está em extinção), vermiculita (evita a compactação do solo e retém umidade), musgo sphagnum (retém umidade e aumenta a acidez do solo), areia (se necessário), como suporte usaremos vasos ou bandejas de plastico ou aquário se for o caso. E não podendo esquecer da água que pode ser destilada ou da chuva se for necessário uma pulverização por cima ( no caso as nepenthes pois necessitam de umidade acima de 75%).

Custos

Dependerá da escolha do local.


Droseras Brasileiras Fiz uma listinha baseada na Growlist do Carlos Rohrbacher só para começo

Drosera tentaculata
Drosera ascendens
Drosera comunnis
Drosera bifolia (capillaris)
Drosera brevifolia
Drosera camporupestris
Drosera graminifolia
Drosera grantsaui
Drosera grãomongolensis
Drosera montana----------------Pico do Itacolomi
Drosera schwackei --------------Diamantina
Drosera tomentosa
Drosera sp. “shibata”----------- Serra do cipó


Esta eu não sei muito bem

Drosera amazônica --------------Amazônia


OBRIGADO PELA AJUDA

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


10.02.2011(Qui)14:17
Perfil ICQ YIM
Destaque

Registrado em: 02.07.2009(Qui)14:17
Mensagens: 221
Localização: Goiânia - Goiás - Brasil
Mensagem Re: Projeto estufa de visitação
Olá Bruno,

Muito legal a sua iniciativa! Está de parabéns com a idéia. Antes de palpitar gostaria de fazer algumas perguntas. Este projeto é pra que? Iniciação, estagio, ligado á algum projeto, extensão, etc?

Bem, vou dar algumas dicas sobre o projeto em si.

nesta passagem da introdução " Acredito que será de grande interesse do público em geral.". Cara, em projetos científicos não se usa em primeira pessoa. E eu particularmente não colocaria acredito, acreditamos ou algo que refere a minha opinião, seria melhor e mais enfático embasar com um é ou será de grande interesse do publico em geral e tentaria achar algum autor que justificasse isso , pra dar mais apoio.

Eu entendi a função da estufa. Mas acho que poderia ser mais claro e abrangente. Tipo quem é ou são os alvos? Somente o publico em geral ou teria como função também os profissionais da instituição de ensino? No caso do publico em geral, especifique como será a relação com publico e qual o motivo, educação ambiental, etc. Seria bom também abrir espaço pro pessoal da instituição de ensino,como a estufa será pra guardar material de coletas dos demais pesquisadores, ou mesmo outros pesquisadores poderão usar plantas ali encontradas pra estudos. Na minha universidade, o pessoal da biologia e da agronomia tem um orquidário e bromelario de plantas do cerrado. Ambas oriundas de doações e coletas científicas pra projetos e sempre um exemplar ou outro é depositado ali, e sempre que precisam de um material ( folhas, sementes etc) pra qualquer estudo sempre terão ali a disposição.

Enfatize bem os motivos e objetivos que você tem pra poder fazer este projeto.
Quando ao projeto ( materiais e método) creio que possa sim, já fazer um pequeno esboço e relação de materiais que vai utilizar, uma media de quantidade de plantas etc, se substrato, a bancada em sí e demais materiais e de preferência com uma previa cotação dos produtos, e colocar o que pode ser adquirido sem comprar, reutilizado do material que tens disponível.
Como não se sabe ainda do local da estufa, o que se pode fazer é ir a traz de quem seria o responsável por isso, ver possíveis locais pra implantar a estrutura e ai fazer em cima disso. Pois com certeza irão te pedir isso quando forem analisar. Já tenha em mãos varias possibilidades de estufa, dos materiais que pode reaproveitar e dos que tem que comprar já com a cotação.

As vezes se na tua instituição tiver uma estufa , orquidário etc, fica até mais fácil. Pode aproveitar o local e fazer somente uma bancada, e ai depois , com mais recursos, quem sabe ate montar um local só pras pcs.

E seria também interessante ter algumas pcs exóticas, pra demonstração para os visitantes, mas focar nas Brasileiras, que é o tema central, e quando focamos em coisas nacionais e regionais, os financiamentos geralmente saem com menos dificuldades.
Seria bom também, mas ai depende muito do tipo de projeto e do modelo que cada local precisa. Seria bom usar algumas referencias cientificas, de livros ou artigos.

Bem, essa é a minha opinião, espero que possa ter contribuindo, e sei que tem pessoas mais capacitadas que eu aqui, que logo logo te darão mais um embasamento, pois eu não trabalho com parte de educação ambiental e nem pesquisas com parte vegetal e biologia.

_________________
__________________________________________________________

Minha Grow list!


10.02.2011(Qui)17:00
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Projeto estufa de visitação
Está tarde e eu trabalho amanhã cedo, fds puxado também, leio com
atenção na próxima semana.

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


10.02.2011(Qui)23:05
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem Re: Projeto estufa de visitação
Obrigado Fabricio e Carlos, mas eu ainda não sei onde vou fazer este projeto, mas eu queria mandar para o pessoal la do Parque de Inhotim pois fui lá tentar um estágio mas não pude ser ecolhido pois estudo de manhã, mas conversei com a supervisora de lá e ela falou para eu mandar um projeto mais ou menos, ai eu me enpolguei e já até tenho as ideias de como posso montar, mas eu não foquei em nenhuma instituição pois posso mandar para várias inclusive a faculdade que pode renovar meu contrato por causa deste projetinho que eu só começei e pretendo fazer ele ficar muito bom para quem sabe alguem financiar.

Ah Fabricio a parte que você falou eu acrescentei depois que meu pai leu e pediu para eu fazer uma introdução do geral, mas eu já sei que tem que ser colocado em 3 poessoa do futuro, isso uma professora minha fala muito, mas eu nem percebi, ainda vou fazer umas modificações, e inclusive eu até tentei desenhar no Paint brush mas ficou pessimo, eu to achando que é melhor desenhar e depois escanear.

HAHAHA eu adoro quando me chamam de Bruno, vocês falam assim é porquê é dificil lembrar Northon ou é por causa do antivirus... :D :D :D

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


13.02.2011(Dom)21:05
Perfil ICQ YIM
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 4 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB