Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)14:17



Responder  [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Estufa do Fabricio - Borneo 1 
Autor Mensagem
Destaque

Registrado em: 02.07.2009(Qui)14:17
Mensagens: 221
Localização: Goiânia - Goiás - Brasil
Mensagem Estufa do Fabricio - Borneo 1
Fala povo!


Vou postar aqui as fotos da minha estufa, que fui montando aos poucos, e alguns comentários sobre a montagem.


Tamanho: C 2,80 mt. X L 2,30 mt X altura variando de 2,15 mt á 2,50 mt.
Material: madeiramento em Angelim vermelho, pregos, parafusos e plástico pra estufa de 150 micras.

Primeiro começo com a odisséia de comprar madeiras. Fui numa madeireira aqui perto, me disseram que cortariam a madeira pra mim, mas teria que pegar somente no outro dia, pois estavam com muito serviço. No outro dia fui e me enrolaram de novo, não estava pronto. No terceiro dia fui duas vezes e nada! Peguei meu dinheiro de volta, voltei pra casa e comecei a buscar pela lista outras madeireiras aqui próximo. Na sexta de manha fui em uma , um pouco longe daqui, e na sexta a tarde já estava pronto! Mas foi uma dor de cabeça isso! Mas deu certo!

A estrutura não é fincada ao chão, pode ser mudada de local a qualquer momento. Duas pessoas conseguem carregar alguns metros.
Por motivos de comodidade, o inicio, montagem das grades foi feito na garagem de casa, pois facilitava o uso de tomadas pra ligar a furadeira. Montada as grades laterais e parafusadas, foram levadas as peças ao lote que temos aqui 3lotes abaixa de nossa casa, é o fundo do armazém do meu pai. Nós temos algumas plantas, e algumas coisas do armazém guardadas, como caixas de refrigerantes antigas etc.
A montagem no lote foi realizada por comodidade em baixo da sombra de um pé de Pequi, (árvore nativa da região e que dá um fruto muito comum na culinária goiana), pois como durou semanas o trabalho, não quis ficar em baixo do sol, nesse calor de Goiás, e o sol poderia envergar a madeira, pois como viajei, ficou alguns dias parcialmente montada
Segue algumas fotos e comentários.

Iniciada montagem, madeiramento
Imagem
Imagem

Vista lateral Já com a cobertura plástica.
Imagem

Vista frontal sem a porta
Imagem

Detalhe da abertura superior , com tela branca, pra evitar entrar pássaros e indesejáveis e saída do calor.
Imagem

Colocando o plástico sobre a janelas superiores, serão cortados pra ter uma "saia" menor. As cortinas serão abertas ou fechadas de acordo com a temperatura.
Imagem

Levantando a cortinas de plástico pra visualização
Imagem

Após a finalização da cobertura plástica e janelas, a estufa foi movida alguns metros abaixo de onde foi montada, onde bate um pouco de sol, algumas horas por dia. A sombra do pequi ajuda a " controlar" a quantidade de sol.

Após um dia já no local definitivo, com umas das janelas fechadas e a outra semi aberta, e com um plástico como porta provisória... já se observa a condensação na estufa. A umidade ainda não está como eu queria, mas está alta. A temperatura está um pouco mais alta, mas é normal, mas não está muito quente, pelo menos quando entro lá, não sinto muito calor, mas em breve colocarei um termo-higrometro de mínima e máxima pra medir parâmetros.
Imagem
Imagem

Bem, como os gastos com a estufa, plantas e analgésicos para as mãos e costas heheh foram altos, por agora vou improvisar umas prateleiras, heheh, mas com o tempo vou colocar uma porta bacana, e depois fazer uma bancada de ripas, colocar uma lona no chão e encher com algo pra ajudar na manutenção da umidade, ainda estou estudando o custo beneficio de alguns materiais, mas sugestões são bem vindas hehe). Usando uma grande antiga e caixas de refrigerantes velhas.

Imagem

Foto final, no local definitivo, já pegando sol. O sol só pega na parte direita da estufa. Plantas de sol vão pra este lado. No lado esquerdo vão plantas de claridade e orquídeas.
Imagem

Se o sol ficar muito forte e o calor incontrolável, já pensei em uma solução, som brite 50% uns 45 cm acima da lona plástica. Mas ate o momento às janelas estão funcionando beleza! Coloca mão na frente das janelas e sinto o ar quente saindo.

Nesta estufa também vão algumas plantas aquáticas e palustres que coleciono, a vantagem que os potes e aquários, mesmo pras emersas, ficam uns 4 dedos de água, e colocarei alguns tambores e bacias com água pra peixes de águas quentes, que serão fontes de água pra aumentar a umidade do ar interno.


Custos médios:

Madeiramento : 150,00
Cobertura plástica: 62,00
Parafusos e porcas: 10,00
Pregos: 10,00
Brocas da furadeira pra repor as que quebrei rsrs 12,00
Plástico pra colocar na porta : 10,00
Dor de cabeça com a Madeireira: incalculável
Telefonemas pra madeireiras: ate agora incalculável


Foi muito gratificante fazer pessoalmente a própria estufa, estudar sobre construção de estufas foi legal!
Foi um serviço um pouco pesado, mas gostei de fazer pessoalmente, a cada parte que ia montando ia tendo idéias que foram melhorando o projeto original. Tinha dias que parecia que tinha tomando uma surra daquelas, e ia dormir 8 horas da noite, mas aliviei os pensamentos, a cabeça cheia de problemas do projeto do mestrado etc. Foi muito bom! O problema é que a mão está agora cheia de calor e bolhas hehe, principalmente por ter que tirar um pé de mamão velho, que estava no local que coloquei a estufa. Infelizmente tive que tirar pois estava velho, ameaçando cair e não produzindo mamões, e quando produzia eram pequenos e já apodreciam antes de amadurecer. Porém, aqui nada de joga fora! Meus avós maternos estão me ajudando a fazer um doce com o miolo do mamoeiro! Pra quem já comeu sabe como é BOM! rsrs


Bem fica ai o registro, duvidas e comentários serão muito bem vindos.


19.01.2010(Ter)21:45
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 19.10.2008(Dom)14:50
Mensagens: 510
Mensagem 
Que beleza fabricio,parabens.
Comecei a tentar fazer meu semi-paludario hehehehe
Boa sorte obrigado pelas dicas :D

_________________
EDUARDO <<<<<

http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak


19.01.2010(Ter)22:07
Perfil
Mensagem Estufa
Caracas conseguiu em, parabéns e boa sorte com a nova estufa e plantas...


19.01.2010(Ter)22:26
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Rapaz, que beleza. Os Nepentheiros desse forúm estão levando o cultivo cada vez mais a sério e isso é muito bom.

Você vai ver o resultado rapidinho, depois que eu montei a minha com canos de PVC todas as minhas Nepenthes jovens quase dobraram de tamanho. Para o material que você tem intenção de colocar no chão da estufa pra ajudar na umidade, a maioria indica argila expandida. Eu prefiro fibra de coco em chip, é fácil de comprar, o saco grande é mais barato que a argila e eu acho que ela retém a umidade por muito mais tempo.

Concordo plenamente com você, é muito gratificante você montar seus projetos e tals, mas você ainda vai ficar mais gratificado quando ver suas plantas belas e saudáveis. Você não tem nenhuma Nepenthes adulta ou grande? Se a gente morasse mais perto poderia te arrumar uns brotos consideráveis pra preenxer essa estufa ae rapidinho auhauhuhaa.

Toma cuidado com o sol mesmo, aqui várias espécies perderam algumas folhas por causa da luz excessiva. Pode colocar o sombrite por dentro da estufa também, fechando apenas o local das Nepenthes e deixando espaço para outras plantas com mais sol, fica mais prático.


Parabéns com o capricho e sucesso com as plantas!

Abraços


ps: Esse Pequizeiro da frutos? Hum, é uma delícia pequi com frango e arroz hein! ahuahuahu

_________________
Imagem


19.01.2010(Ter)22:43
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem 
Muito Bom, boa sorte com o cultivo na estufa.

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


19.01.2010(Ter)23:34
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Olá Fabrício,

gostei do projeto, em especial por você lembrar das aves, elas adoram revirar
vasos cheios de sphagnum.
Provavelmente essa será uma estufa cheia de kilies também, se morrer algum vai
para a nepenthes :lol:
Pensei que você poderia colocar alguns 'espeques' para fixar ela no chão, não sei como é o vento por aí.
Ah, você precisa colocar droseras, genliseas e utricularias nessa estufa urgentemente! :lol:

Até mais.

_________________
Droseraholic!!!


20.01.2010(Qua)8:23
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 01.04.2008(Ter)12:19
Mensagens: 571
Localização: Campina Grande-PB
Mensagem 
gostei da estufa, coloca depois mais fotos para mostrar o desenvolvimento das plantas, cuidado so para a temperatura não ficar muito alta.

_________________
Abraço.
Nivaldo Falcão


20.01.2010(Qua)8:34
Perfil
Destaque

Registrado em: 02.07.2009(Qui)14:17
Mensagens: 221
Localização: Goiânia - Goiás - Brasil
Mensagem 
Olá a todos!

Obrigado pelos elogios!

Mauricio,

sobre o material, eu pensei primeiro em uma lona de silo, pois o solo do lote é meio arenoso ( típico de cerrados) e seca um pouco rápido, principalmente na estação seca, isso pode ir aos poucos secando o chão da estufa. Pensei assim, escavar o chão da estufa uns 2 cm, forrar com a lona plástica dupla face de silos que é bem resistente, já vi criadores de peixes ornamentais fazendo piscinas pra criação de peixes com este material, resistente e barato. E ai colocar uns 4 cm de algum material, chips de coco é uma boa, tem duas fabricas aqui próximo, posso comprar no atacado uma boa quantia, pensei em 4 cm, pois os dois primeiros cm ficariam abaixo do nível, e estaria muito molhado, e dois cm acima do nível da água pra alem de ajudar a dispersar a umidade mais rápido, não melecar o pé hehe, e quem sabe colocar umas pedras de pirinopolis ou tijolos velhos no meio, fazendo tipo uma calçada. E o mais bacana, imagina o chão da estufa todo de chips de coco e alagado? caiu semente de qualquer coisa ali vai virar um matagal em baixo das prateleiras! hehehe Mas é algo mais pra frente... a mão e o bolso deram uma super sentida agora hehehe

Sobre o sol, estou monitorando, e observando as plantas, essa do sombrite por dentro eu já pensei, seria uma boa, mas tenho que ficar atento também a temperatura, se esquentar muito, tem que ir por fora... Mas tenho tempo pra testar ainda hehehe, mas se tudo der certo não vou precisar, ate o momento temperatura e umidade estão bem, e só uma parte da estufa pega sol direto, como mostrado na última foto, o lado esquerdo não pega sol, por causa do pequi. E falando em pequi, sim, este pé dá muito pequi, é uma arvora nativa, quando fizeram o loteamento a quase 40 anos atrás, deixarem ele, meu pai comprou o lote já tem um tempo com ele já adulto, e hoje é o nosso xodó, já deixamos de fazer casas de aluguel nele , pensando como vamos fazer sem tira-lo. Este ano a produção não foi muito boa, em todo o estado.

Olha, eu tenho três nepenthes adultas, e agora umas 13 mudinhas, fora umas que vou pegar do Luiz Costai aqui do fórum.. hehehe
Mas, ainda vai ter muito espaço... rsrs, querendo ajudar a preencher a Borneo 1 é só falar! hehehe


Carlos,

a estufa vai ter de tudo um pouco! De plantas carnívoras, orquídeas, plantas aquáticas e até peixes no inverno daqui hehehe. Eu realmente fiz a estufa pra evitar pássaros, borboletas (lagartas fazem estrago nas orquídeas e as aquáticas) e evitar dor de cabeça com larvas de mosquitos, e ai telei tudo! Mas tem passagens por baixo, pra formigas! rsrsrs
E digo o mesmo que falei pro Mauricio acima, querendo ajudar a preencher é só avisar que damos um jeitinho! hehe
Ah e depois me manda as fotos macro que você me falou que ia tirar, acho que já tenho uma idéia do problema! Manda-me as fotos que depois te mando email com as minhas suposições.

Nivaldo,
Quanto a questão da temperatura, eu estou providenciando um termo higrômetro, mas ate o momento as janelas superiores laterais, têm se mostrado úteis, só estou perdendo um pouco de umidade, mas ainda fica bastante úmido, mostrado pelas fotos da condensação da água no teto da estufa, e hoje cedo já vi em todas as laterais. Mas aquecendo de mais, tasco sombrite a abro mais as janelas.


Muito obrigado a todos! Em breve posto mais fotos do desenvolvimento da estufa e das plantas, e depois do doce que estou fazendo! hehehe

Abração


20.01.2010(Qua)10:26
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.11.2009(Seg)20:21
Mensagens: 398
Localização: MG, Ouro Branco, Brasil.
Mensagem 
Parabens Fabricio!! :lol: ficou muito boa tua estufa tambem pretento fazer ma mas um pouco menor! boa sorte!!

_________________
.


20.01.2010(Qua)10:33
Perfil YIM Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 21.09.2009(Seg)18:41
Mensagens: 140
Localização: Campinas-SP
Mensagem 
Show de bola mesmo.
Valeu por compartilhar.

_________________
bom cultivo!

Growlist / Wishlist


20.01.2010(Qua)16:21
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 23 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB