Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 18.04.2024(Qui)6:18



Responder  [ 42 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 Cultivo com Areia 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 22.05.2010(Sáb)13:41
Mensagens: 181
Localização: Brasilia - DF
Mensagem Cultivo com Areia
Olá pessoal eu assisti um video sobre botânica a algum tempo atrás e nele mostrava varias experiencias feitas com as plantas, crescimento, desenvolvimento, etc. E um deles me interessou muito, eles plantaram 2 pés de tomate, um em terra adubada e outro na areia comum, e depois de algumas semanas notou-se que o tomateiro da terra adubada tinha se desenvolvido melhor.
Enfim explica que a areia é um material que não apresenta muitos nutrientes, ai foi que eu pensei e tive uma ideia :idea: :idea: . Porque não utiliza-la no cultivo de Pcs :) :) .
Eu andei fazendo algumas pesquisas e descobri o seguinte: A areia é formada, principalmente pôr quartzo(SiO2), mas pode apresentar outros inumeros minerais (feldspato, mica, zircão, magnetita, ilmenita, mônazita, cassiterita, entre outros), o que cria um barreira para o cultivo nela já que o excesso de minerais pode queimar as raízes, entretanto descobri que a areia de rio contém muito pouco desses outros minerais, acho que a plantinha aguentaria facilmente.
Descobri também que a areia possui capacidade relativamente pequena de retenção de nutrientes no solo, que são lixiviados com facilidade. Possui poros bastante grandes permitindo que as raízes cresçam com facilidade e que haja mais oxigenação do substrato, mas isso faz com que a agua escoe mais rápidamente, o que pode ser resolvido com o famoso pratinho d'agua embaixo. :mrgreen: :mrgreen:
Bem no momento não fiz nenhum experimento em que se use somente areia como substrato :lol: :lol: , mas acrescentei porções desta nos meus vasos de Droseras, Sarracenias e Dionaea.
Em breve vou plantar algumas Droseras somente em areia do rio lavada para ver o que acontece.
Por favor opinem, deim sugestões e contém alguma experiencia relacionada. :D :D


18.07.2011(Seg)19:09
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 24.01.2011(Seg)10:56
Mensagens: 323
Localização: Boa Esperança- ES
Mensagem Re: Cultivo com Areia
Legal, quero saber o resultado desses testes... Seria legal se elas vivessem na areia pura, mas o problema é que iam precisar de mais insetos para obter energia..... :?

_________________
" -I grow carnivorous plants, bitch! "
Minha Growlist
Minha Galeria


18.07.2011(Seg)19:18
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 22.05.2010(Sáb)13:41
Mensagens: 181
Localização: Brasilia - DF
Mensagem Re: Cultivo com Areia
Igor_souza escreveu:
Legal, quero saber o resultado desses testes... Seria legal se elas vivessem na areia pura, mas o problema é que iam precisar de mais insetos para obter energia..... :?

Igor a "energia" é proveniente da fotossintese, o que o inseto digeridos fornecem são os compostos nitrogenados e fosfatos que são essenciais na sintese da molecula de clorofila.


18.07.2011(Seg)19:21
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 22.11.2010(Seg)11:24
Mensagens: 760
Localização: Americana-SP
Mensagem Re: Cultivo com Areia
Alguem já viu alguma pc, sendo cultivada pelo sistema de hidroponia? será q num da certo?

_________________
Minha Galeria

Minha Growlist

''Never Give Up''

Luiz Fernado Canova Augusto


18.07.2011(Seg)20:19
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 22.05.2010(Sáb)13:41
Mensagens: 181
Localização: Brasilia - DF
Mensagem Re: Cultivo com Areia
canovaaugusto escreveu:
Alguem já viu alguma pc, sendo cultivada pelo sistema de hidroponia? será q num da certo?

Concerteza não dá certo , porque o sistema de hidroponia é para dispersar os nutrientes pela água, logo a absorção é mais rápida, já que as Pcs tem certa "aversão" por estes nutrientes eu acho que não daria certo.


18.07.2011(Seg)21:08
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 22.11.2010(Seg)11:24
Mensagens: 760
Localização: Americana-SP
Mensagem Re: Cultivo com Areia
Entendi... Mas eu vi algo, faz tempo num site portugues, ele cultivavam neps assim... Vou tentar encontrar onde vi.. abs

_________________
Minha Galeria

Minha Growlist

''Never Give Up''

Luiz Fernado Canova Augusto


18.07.2011(Seg)22:18
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 22.05.2010(Sáb)13:41
Mensagens: 181
Localização: Brasilia - DF
Mensagem Re: Cultivo com Areia
Oi gente, só avisando que daqui alguns dias vou atualizar com as imagens do experimento proposto pela temática do tópico, espero que gostem e por favor não deixem de opinar.
No momento eu já tenho os ingredientes necessarios, porém vou ter que pegar a maquina fotografica emprestada de um amigo :lol: :lol: :lol:


19.07.2011(Ter)23:28
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem Re: Cultivo com Areia
Eu cultivo em areia de quartzo a muito tempo. Para mim é o ingrediente principal do meu cultivo de Pcs. Mas não é o unico, pois como é totalmente inerte em ph e componentes você tem que adicionar turfa, musgo ou sphagnum como 20% da composição do substrato. E é claro ter muita agua nova e renovada sempre disponivel para as plantas.

Imagem


Imagem


20.07.2011(Qua)0:03
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem Re: Cultivo com Areia
Na natureza, muitas PCs se desenvolvem em ambientes quase que totalmetne arenosos. Aqui no Brasil, nas restingas por exemplo, as Droseras e Utrics crescem em areia quase pura. Aqui no RN elas crescem sobre dunas de areia branca e pura, apenas com uma fina camada de matéria orgânica por cima.

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


20.07.2011(Qua)8:23
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem Re: Cultivo com Areia
hum eu também já pensei em colocar as pcs em um sitema Hidropônico canovaaugusto mas se for parar para pensar devemos usar agua destilada sem mineral algum, pensando assim teremos que mudar o reservatório de agua eu imagino que de 2 ou 3 dias pois neste tempo acredito que a agua vai absorvando nutrientes até mesmo do ar, sei lá, pode ser ou tb não né...

Mas se vc tiver disponibilidade de plantas e de material não custa nada tentar, se não der certo vc vai adaptando até ficar funcional...

Adoro ideias assim, eu começei montando uma estufa agora tenho a estufa indoor, e mais 2 estantes lotadas de plantas que inclusive tenho que postar no forum. :D :D

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


21.07.2011(Qui)11:40
Perfil ICQ YIM
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 42 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB