Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)11:50



Responder  [ 42 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 Cultivo com Areia 
Autor Mensagem
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Cultivo com Areia
Valeu Jadson,

agradeço pela tua participação no tópico, eu sou completamente leigo nesses
processos fisiológicos das plantas e tive acesso a algumas informações que não
devo esquecer tão cedo, em especial quanto aos tropismos.

Citação:
... que história é essa de que as PC's não precisam de nenhum nutriente para se desenvolver?


Bom, esse é o tipo da informação que surge em boato e se replica. As plantas
carnívoras claramente sobrevivem sem capturar presas. Outra premissa é que
os habitats tem minerais e outros compostos no solo e não faria sentido uma
planta que as milhares de anos de evolução busca nutrientes em animais vivos,
a um custo alto, não aproveitar o que tem disponível 'quase de graça' aos seus
pés. Ao que me parece algumas pessoas são muito apegadas a dicotomias:
tem nutriente ou não tem.
Não sabemos ao certo nem o que as plantas necessitam, o que temos como
informação mais confiável é que alguns substratos:

(a) mantém as plantas vivas;
(b) as plantas crescem em tamanho característico de suas espécies;
(c) florescem;
(d) frutificam ... ... eu acrescentaria ainda, para as não-anuais;
(e) sobrevivem após a frutificação.


Um substrato que cumpra esses requisitos me parece um bom substrato.
A questão da areia, repito a dicotomia, não é: areia ou não areia e sim o
quanto de 'areia' pode compor o vaso de uma planta de modo que ela se
desenvolva adequadamente
.

Um abraço.

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


05.12.2011(Seg)7:24
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: Cultivo com Areia
Agora sim, mas ninguém tentou fazer uma análise do substrato? Como uma análise de solo?
Está aí uma coisa que concerteza farei quando começar a trabalhar na minha estufa. Farei análises dos substratos mais comuns (ou a mistura deles) pra saber exatamente o que tem neles.
Assim que o fizer postarei aqui no fórum.
Precisamos de mais pesquisas com as PC's. Estou disposto a gastar um pouco de tempo e dinheiro pra conseguir fazer experimentos para nós que cultivamos PC's, mas preciso de incentivos (principalmente de idéias e se possível sementes ou mudas das PC's mais comuns/cultivadas pois na minha região praticamente ninguém produz em boa quantidade) e de outros foristas que possam estar repetindo os experimentos para testar sua veracidade.
Alguém se propõe?

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


05.12.2011(Seg)8:06
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 30.06.2011(Qui)18:36
Mensagens: 256
Localização: BH - Sete Lagoas / MG
Mensagem Re: Cultivo com Areia
Pois eh são coisas que as pessoas dizem e acabam agarradas na gente...e a nem vemos como a coisa sae sem a gente nem pensar no que tá dizendo...
Não sou da área como formação profissional e meu cultivo é apenas um hobby que tento hj fazê-lo autosustentável, já que o marido não libera mais a graninha para novos exemplares...rs
Tento buscar informações mas...não sou uma das mais estudiosas de fato...a coisa aqui acontece meio que na tentativa e erro....de vez em quando dá certo, e de vez em quando não...
Me desculpem a reprodução de coisas do censo comum....de fato sou leiga em muitos assuntos relacionados a propagação, manutenção e reprodução de nossas Pc's.
t+

_________________
Roberta
Apaixonada por Utricularias e iniciando o cultivo de Genliseas... obrigada Carlos R.!!!


Minha Grow e Wishlist
Minha Galeria
Imagem


05.12.2011(Seg)11:37
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: Cultivo com Areia
Olá Roberta,

Não sei se entendi bem, mas não é culpa sua ter informações desencontradas e concordo com o que você diz: as pessoas saem falando sobre assuntos que desconhecemos e tomamos essas informações como corretas. Infelizmente o mateiral nacional, ou mesmo traduzido para o pt/BR, é extremamente escasso ou inexistente, dificultando o aprendizado e desenvolvimento de melhores técnicas de cultivo... O que eu posso ajudar são conhecimentos adquiridos no meu curso técnico e recentemente nas aulas de agronomia que estou adaptando a realidade das PC's, de forma a amenizar essa falta de material explicativo.
E por mais que seja um hobby para a maioria, devemos tratar de forma mais correta possível de forma a maximizar os nossos cultivos pois seria o mesmo que ter uma PC 60% acreditando que ela está 100%.
Não sei de muito (e por vezes falo asneiras - me corrijam) mas o que eu acredito que é certo, e for do interesse dos foristas, posso ajudar sempre que possível. :D

Abraços a todos.

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


05.12.2011(Seg)12:32
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Cultivo com Areia
Jadson escreveu:
Agora sim, mas ninguém tentou fazer uma análise do substrato? Como uma análise de solo?


Eu coletei material para análise nos habitats, deve virar um artigo conjunto
com um pesquisador botânico 'de verdade' assim que conseguirmos decifrar o que os dados dizem. Ajudará no cultivo de plantas originárias do norte de MG.

Jadson escreveu:
Estou disposto a gastar um pouco de tempo e dinheiro pra conseguir fazer experimentos para nós que cultivamos PC's, mas preciso de incentivos (principalmente de idéias e se possível sementes ou mudas das PC's mais comuns/cultivadas pois na minha região praticamente ninguém produz em boa quantidade) e de outros foristas que possam estar repetindo os experimentos para testar sua veracidade.
Alguém se propõe?


Disponibilizo as sementes, envie uma mp para mim.

_________________
Droseraholic!!!


06.12.2011(Ter)16:00
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem Re: Cultivo com Areia
Jadson, esta sua duvida de que história é essa de que as PC's não precisam de nenhum nutriente para se desenvolver, é meia verdade... se formos pensar não existe um lugar sem nutriente nem que sejam em escalas minimas, as plantas carnivoras só não nescessitam de muitos nutrientes principalmente de N, P, K que são essenciais para desenvolvimento para as demais plantas, Por isso elas desenvolveram armadilhas para captura de insetos para compensar a falta de nutrientes do solo, obtendo assim o N P K da absorção dos insetos... O solo delas não é 100% sem nutrientes eles existem mas em baixissima escala... inclusive quando tive oportunidade de colocar NPK liquido em algumas D.capensis elas continuaram a crescer pois coloquei pouco fertilizante já as que coloquei muito elas morrerem, faça o teste você mesmo... Outra também muito interessante foi quando coloquei ração de peixes na D. capensis tinha uma ração que possuia macerado de conchas e crustaceos, contendo então a Quitina que é um composto base do exoesqueleto dos insetos, as plantas se enrolaram na ração, isso devido a quimica não ao movimento do inseto, já uma outra ração que não possuia A quitina mofou a armadilha e ela não sentiu os sinais quimicos...

Para você encontrar coisas falando sobre o habitat das PCS é só procurar um artigo e você verá que todos dizem que as plantas vivem em solo com baixa taxa de nutrientes e devido a isso elas desenvolveram as folhas armadilhas, mas nenhum diz que elas vivem sem nutrientes algum.

Outra na Hidroponia as raízes ficam em uma camara escura não ficam no claro, muita das vezes dentro de canos de PVC. e fora isso as raízes necessitam de aeração pois a raíz tambem respira.

No acho que exagerei, ah em breve vou fazer a caracterização de substrato do solo da D. tomentosa in habitat e eu acredito que lá tenha uma taxa de nutrientes mediana pois é um brejo e contem muitos sapos e cobras e diversos invertebrados...

Desculpe por falar tanto.

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


09.12.2011(Sex)8:36
Perfil ICQ YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 22.05.2010(Sáb)13:41
Mensagens: 181
Localização: Brasilia - DF
Mensagem Re: Cultivo com Areia
Olá pessoal, depois de muito tempo volto ao topíco e fiquei muito feliz pela discursão e troca de informações que criamos aqui. Bem queria contribuir com uma coisinha. A respeito de que as Pcs não precisam de nutrientes, mesmo que esteja errado, eu particularmente acredito que seja mentira e ainda mais, acredito que a falta de certos nutrientes fazem com que muitos interessados em Pcs não tenham sucesso no cultivo.
E explico o porque! Depois de ler todos os posts iniciei uma pesquisa a respeito da relação entre os minerais e o crescimento das plantas e encontrei algo bem interessante em um livro da Biblioteca Central da Universidade de Brasilia. O nome do Livro é Biologia:Vegetais da editora Positivo, ele é meio que um rascunho para adaptação para apostilas do positivo(tem uma linguagem mais academica) e nele tem um trecho na parte de Fisiologia vegetal(Absorção de sais minerais) que diz o seguinte:
"Os sais minerais são fundamentais para o desenvolvimento da planta. Estão presentes no solo e são absorvidos pelas raízes em solução aquosa, por meio dos pelos absorventes. São encontrados na forma iônica e classificados em macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes são aqueles que a planta necessita em maior quantidade. Entre eles estão: Nitrogenio(N), Fosforo(P), Potassio(K), Enxofre(S), Calcio(Ca), e Magnesio(Mg). Quando se unem com o carbono,oxigenio e hidrogenio, os macronutrientes constituem moleculas essenciais para as atividades metabolicas,pois formam as proteinas, os ácidos nucleicos, etc.
Entre os micronutrientes termos: Ferro(Fe), Cloro(Cl), Zinco(Zn), Manganes(Mn), Cobre(Cu), Molibdênio(Mo), Boro(B), etc."
Se voces pesquisarem as funcoes de alguns desses minerais nas plantas, vao ver que sao muito importantes. Logo eu acredito que a planta so necessite de alguns minerais em menor quantidade quando ela se alimenta com frequencia.
Deêm uma olhada: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nutri%C3%A ... de_plantas


19.12.2011(Seg)21:48
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: Cultivo com Areia
Levantei essa questão sobre a necessidade de nutrientes exatamente por essas informações Arthur (não exatamente da mesma fonte). Afinal até onde aprendi em 8 anos de ensino voltado a práticas agrícolas é que toda e qualquer planta necessita de nutrientes - o que difere é a quantidade. Esse mito de que as PC's "não precisam de nutrientes do substrato" deve ser da má interpretação da expressão de que as mesmas provém de solos pobres em nutrientes (como é o caso de solos tropicais extremamente intemperizados pela chuva e calor ou solos alagados onde há menor oxigenação) o que é diferente de solos isentos de nutrientes. Pelo que aprendi até agora com esses vegetais incríveis é que através da evolução elas compensaram a indisponibilidade principalmente de compostos de nitrogênio dos solos de seus habitats por uma dieta com base em aminoácidos vindos de insetos e outros animais. Porém, para não cair no empirismo, vou realizar alguns testes com diferentes substratos comumente utilizados no cultivo de PC's para saber os tipos e a quantidade de nutrientes que cada um possui. Assim sanar várias dúvidas minhas e (acredito) de dezenas de "não sei como nos chamamos" :mrgreen: . Vejo isso como um investimento pois pretendo "profissionalizar" o cultivo aqui na região mas não sem a ajuda de vocês.
Por isso peço ajuda aos foristas com mais experiência (ou os novatos com interesse) para ajudar-me a desenvolver técnicas mais práticas e viáveis para o cultivo de PC's.

Torçam para que dê certo :D .

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


20.12.2011(Ter)7:11
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.06.2011(Qui)21:36
Mensagens: 311
Localização: canoinhas - sc
Mensagem Re: Cultivo com Areia
postei um tópico um tempo atrás com um programa que vi na tv, onde charles darwin comprova que as carnívoras, pelo menos as espécies que ele testou, procuram nos insetos nitrogênio. o tópico se chama "programa tv escola". eu também acredito que existe uma grande diferença entre pouco nutriente e nada de nutriente.
até.


20.12.2011(Ter)7:23
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem Re: Cultivo com Areia
Pois é. Em campo podemos perceber claramente que a muitas das Droseras crescem em locais onde além da areia existe uma camada de matéria orgânica em decomposição, mesmo que fina.

Sempre achei um exagero algumas recomendações de "matéria orgânica zero" em substratos. Normalmente recomendam cortar até as folhas mortas da própria planta para não acumular os "venenosos e perigosíssimos" nutrientes. Às vezes até corto as folhas velhas, mas por pura estética. Sei que não fazem mal pois na natureza ninguém vai lá e corta. Elas crescem muitas vezes em verdadeiras moitas formadas por suas velhas folhas.

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


20.12.2011(Ter)10:27
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 42 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB