Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)22:03



Responder  [ 42 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5
 Cultivo com Areia 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem Re: Cultivo com Areia
Pessoal uma vez fiz um teste com D capensis "alba" que foi o seguinte... possuia muitas mudas delas mais ou menos com o mesmo tamanho, eram 5 se não me engano, peguei fertilizante liquido que uso nas plantas normais, um era enraizador e o outro era fertilizante completo com macro e micro nutrientes, certo ai eu coloquei 1 gota dele em um vaso 2 em outro 3, 4 e 5 em outro... e fui observando o que coloquei 5 gotas foi o primeiro a ficar preto e morrer depois o de 4 e 3 morreram depois de um tempinho maior... o que eu coloquei 1 e 2 gotas ainda estão vivos... Então conclui-se que as plantas não vivem COMPLETAMENTE sem nutrientes e sim com baixa taxa deles...

Façam vocês mesmos com outros tipos de plantas que tenham em grande quantidade e tirem as suas conclusões.

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


20.12.2011(Ter)10:33
Perfil ICQ YIM
Destaque

Registrado em: 02.07.2009(Qui)14:17
Mensagens: 221
Localização: Goiânia - Goiás - Brasil
Mensagem Re: Cultivo com Areia
Olá,

Eu tambem sou de acordo que as plantas podem sim precisar (ou tolerar) certa taxa de nutrientes. Alguem citou acima que leu que não pode deixar materia organica no substrato das pcs, mas o substrato mais utilizado é organico!

O que se tem que buscar é quais e a quantia de nutrientes que cada especie ou grupo permite ou tolera ( não sei qual o termo mais adequado). Um pequeno exemplo, se eu colocar um substrato 50% sphagnum e 50% dolomita ou outra pedra calcarea alcalina, grande maioria das droseras e ate DIONAEA morreriam ou ficariam extremamente prejudicadas (sim ja testei), mas algumas pinguiculas basofilicas vão extremamente bem, e até algumas acidofilicas , outras sucumbiram.....

A passagem acima mostra que cada especie tem uma taxa e uma nescessidade de nutrientes que outras. Algumas escpecies vivem em areia ( de diferentes composições), outras em alagados , outras em solo pobre, outras em solo com alta concentração de alguns minérios como em goias que tem muito aluminio, outras em materia organica morta ou viva ( caso do sphagnum).

_________________
__________________________________________________________

Minha Grow list!


20.12.2011(Ter)13:58
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 42 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB