Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)8:43



Responder  [ 42 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 Atualização de viveiro/estufa - Jadson 
Autor Mensagem
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Atualização de viveiro/estufa - Jadson
Olá Jadson,

sugiro aberturas para a circulação de ar, como janelas que possam ser abertas ou fechadas conforme a necessidade.

Bom trabalho!

_________________
Droseraholic!!!


22.03.2012(Qui)0:17
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: Atualização de viveiro/estufa - Jadson
Sim Carlos, já pensei nisso. Principalmente quando fiquei por 10 minutos lá dentro (é literalmente uma estufa /susto !). Mas não sei se foi a sensação térmica já que a água das bandeijas estava aumentando a UR do ar de dentro e a temperatura estava alta (acho que uns 28-30°C no chute). A porta vai ser somente de sombrite em primeira instância, e agora estamos entrando numa época mais fria (menos quente) aqui em São Mateus, por isso pretendo manter com poucas aberturas. Mas nas laterais o plástico não está vedado com o chão e nas extremidades existem folgas de uns 20cm no meio de forma a não deixar o ar muito parado.
Depois do inverno vou colocar pequenas "básculas" para aumentar a ventilação e também para controlar as temperaturas mais altas nos horários entre 10:00 e 15:00h.

Mas, ainda tá cedo pra isso... Tenho que aumentar mais minha coleção, principalmente de pcs brasileiras e nepenthes.

No mais é isso e no domingo que vem tem mais fotos!

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


22.03.2012(Qui)9:21
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Atualização de viveiro/estufa - Jadson
Olá Jadson,

a variação de temperatura é interessante, diria até que é desejável.
Na minha casa de plantas a 'frente' não tem plástico e os 'fundos'
tem metade da área aberta. Vale lembrar que as plantas estão em um local
de temperaturas bem mais amenas.

O maior problema é o período de geadas, mas mesmo assim a temperatura
é menos relevante que um bom sobrite.

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


22.03.2012(Qui)21:14
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: Atualização de viveiro/estufa - Jadson
Olá pessoal.

Graças a um tópico da nossa amiga Karina Longo, conheci o programa sketchup e consegui esboçar em 3D o esqueleto principal da minha estufa. Infelizmente não sou nem um pouco habilidoso e não me acostumei com algumas funções desse programa, mas é isso que eu quero fazer aqui.

Imagem

Imagem

Imagem

E aqui está a cobertura, feita com lona plástica trasparente (dessas de estufa mesmo), e com ripinhas que consegui de um prédio que estava sendo reformado (ai como é bom economizar em materiais :mrgreen: ).

Imagem

Imagem

As medidas são: 2.10m de altura nas laterais, 2.65m de altura no meio, 3.40m de largura, 5.30m de comprimento. As bancadas laterais possuem 60cm de largura e acompanham todo o comprimento da estufa, a bancada baixa do meio tem 80cm de largura e a de cima tem 40cm, as bancadas laterais e a mais baixa do meio, ficarão de 80 a 85cm de altura e a bancada mais alta do meio vai ficar com 1.40m do chão.

Vou fazer 2 janelas na parte direita para aumentar a circulação de ar e já encomendei 2 termohigrômetros (um externo e um interno) para ter um controle maior da umidade e temperatura de dentro da estufa.

Atrás da estufa fim um recanto provisório para as neps:

Imagem

Imagem
E recebem irrigação todo dia, de microaspersores (umas duas vezes).

Acho que é isso por hoje.

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


26.03.2012(Seg)18:14
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 22.08.2011(Seg)20:35
Mensagens: 686
Localização: chapecó-sc brasil
Mensagem Re: Atualização de viveiro/estufa - Jadson
você pode colocar uma maquina de nevoa (pode ser um umidificador) ai quando vc entra tem aquela neblina branca e espessa no chao que se move como agua cai nos ralos desce escadas eh muito massa eu vi na net uma estufa la na carolina do norte eu acho assim havia sarras no chao onde so dava para ver o bocal delas kkk

Fika a dika /psica

_________________
vinicius passou por aqui 8-)


26.03.2012(Seg)19:59
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Atualização de viveiro/estufa - Jadson
Olá Jadson,

agora tenho um idéia melhor sobre a tua casa de plantas, a bancada central é algo que eu
não havia entendido.Pelo que pude ver do terreno há grandes árvores em volta, o uso de plástico
ao invés de sombrite é uma boa escolha devido ao melhor aproveitamento de luminosidade.

O chão eu tenha usado como depósito e para algumas bromélias e orquídeas, talvez você possa fazer
algo parecido ... ... só cuidado para não 'entulhar' com materiais. :mrgreen:

Um abraço bom trabalho.

_________________
Droseraholic!!!


26.03.2012(Seg)22:08
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: Atualização de viveiro/estufa - Jadson
Carlos Rohrbacher escreveu:
Olá Jadson,

agora tenho um idéia melhor sobre a tua casa de plantas, a bancada central é algo que eu
não havia entendido
.Pelo que pude ver do terreno há grandes árvores em volta, o uso de plástico
ao invés de sombrite é uma boa escolha devido ao melhor aproveitamento de luminosidade.

O chão eu tenha usado como depósito e para algumas bromélias e orquídeas, talvez você possa fazer
algo parecido ... ... só cuidado para não 'entulhar' com materiais. :mrgreen:

Um abraço bom trabalho.


Pois é Carlos, não sou bom mesmo em descrever alguma coisa /confusedII . Quanto ao sombrite, vou manter metade da cobertura com uma tela de sombrite de 70-75% para evitar o horário mais quente e que não tem sombra das árvores em volta. E acredite, já estou com medo de não ter espaço o suficiente para ter todas as plantas que eu quero :mrgreen: . E felizmente tem uma barraquinha na frente da estufa para guardar os materiais (substrato, vasos, etc) então não ver perder espaço na estufa para guardar essas coisas.
O espaço inferior das bancadas vai abrigar outras plantas, mas não sei se opto por bromélias e orquídeas pois sou uma negação para/com o cultivo dessas... Pretendo usar para fazer mudas de flores diversas para custear o cultivo das pcs.

vinicius romancini escreveu:
você pode colocar uma maquina de nevoa (pode ser um umidificador) ai quando vc entra tem aquela neblina branca e espessa no chao que se move como agua cai nos ralos desce escadas eh muito massa eu vi na net uma estufa la na carolina do norte eu acho assim havia sarras no chao onde so dava para ver o bocal delas kkk

Fika a dika /psica


Já tive essa idéia mas a estufa não vai ser só minha, meu pai vai fazer mudas de alface que são muito sensíveis a ataque de fungos e a estufa com um umidificador desses deixaria o ambiente mais que propício para o crescimento deles nas raízes das mudinhas...

Abraços a todos.

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


27.03.2012(Ter)8:31
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Atualização de viveiro/estufa - Jadson
Jadson escreveu:
Quanto ao sombrite, vou manter metade da cobertura com uma tela de sombrite de 70-75% para evitar o horário mais quente e que não tem sombra das árvores em volta.


Sim, lembrei que você mora em um local com intensidade maior de raios solares.

Jadson escreveu:
O espaço inferior das bancadas vai abrigar outras plantas, mas não sei se opto por bromélias e orquídeas pois sou uma negação para/com o cultivo dessas... Pretendo usar para fazer mudas de flores diversas para custear o cultivo das pcs.


Eu tenho alguma paphiopedilum e phalaenopsis, não requerem muita luz ou cuidados. Bromélias tenho algumas vriesea que não poderia
deixar fora em função do frio no inverno e outras tillandsias grudadas nas paredes, são ótimas pois ocupam espaços que não seriam
usados para quaisquer outras plantas.

Na ocupação de espaço, sob o sombrite, talvez uma ou outra nep pendurada, que tal?

Um abraço e bom projeto. :mrgreen:

_________________
Droseraholic!!!


28.03.2012(Qua)11:39
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 22.08.2011(Seg)20:35
Mensagens: 686
Localização: chapecó-sc brasil
Mensagem Re: Atualização de viveiro/estufa - Jadson
Oi quando vc tiver uma P.gigantea cuida pro seu pai não se confundir e servir na mesa pinguicula temperada com vinagre pois elas se parecem muito com alface kkk :lol: to de brincadeira :lol:

Esta perfeita a sua estufa tenho umas boas dicas kkk. Vc pode colocar no chao argila expandida fica higienico e deixa o chao bem sequinho vc pode colocar pendurado nos cantos da estufa micro bromelias (barba de velho) e se tiver algum lugar que caiba vc pode cavar um buraquinho de 30 cm de lados e 13 cm de profundidade colocar areia no fundo mas so um pouco para o fundo ficar reto colocar uma lona preta de 3mm para cobrir o buraco encha de agua coloque uma colher de sopa rasa de terra preta e sphagnum (pode ser turfa em vez de terra) coloque vasos de sarracenia pistachina ou sarracenia purpuro e caso tenha medo de criar um foco da dengue coloque um betta macho ou melhor 4 bettas femeas (as femeas não brigam) ou melhor não siga minhas dicas eu viajo muito na maionalgakkk

Fika a dika /psica

_________________
vinicius passou por aqui 8-)


28.03.2012(Qua)14:21
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem Re: Atualização de viveiro/estufa - Jadson
hahahaha é sempre bom viajar na maionese... vai que dá certo... :roll: :roll:

Mas esta estufa vai ficar Show de mais da conta, queria ter tanto espaço assim :cry: ..

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


30.03.2012(Sex)9:07
Perfil ICQ YIM
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 42 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB