Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)6:34



Responder  [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Bog, quantidade de substrato 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 30.07.2007(Seg)23:05
Mensagens: 49
Localização: Aracruz-Fundão-Sta Teresa/ES
Mensagem Bog, quantidade de substrato
E aí pessoal! Feliz aqui, finalmente comprei as pcs, do Marcos Ono.
Foram:

Dionaea muscipula
Drosera adelae
D. binata
D. burmannii
“Red”
D. capensis
D. madagascariensis
D. intermedia
D. filiformis
Sarracenia leucophylla


São as mais básicas, de iniciantes mesmo, baratinhas rs
Vão chegar em casa talvez na quinta, ou sexta.

A dúvida pro tópico é algo que não consegui encontrar nos outros, sobre quantidade de substrato.
Pretendo usar vermiculita, areia de rio, cinasita e sphagnum, mas como 3 dos 4 vão ser comprados pela internet, tenho dúvidas sobre o quanto comprar de cada. Somente a areia eu já vou ter aqui.
Sobre esses componentes, a proporção seria de 1:1:1:1?

A vasilha em questão é uma bandeja branca, de 50x30x9,5cm (comp x larg x alt).
Não consigo ter uma noção boa de medidas. Será que 5L de cinasita, 5L de vermiculita, 600g de sphagnum mais o resto de areia seriam suficientes? Algum pra mais, outro pra menos? Se for pra sobrar um pouco não importa muito, porque principalmente a Sarra vai precisar de um vaso mais fundo lá pra frente, acredito eu. Vai ser bom já ter o material.

É isso... Qualquer ajuda, já agradeço :D


Editado pela última vez por rodrigomab em 11.04.2012(Qua)15:37, em um total de 1 vez.



11.04.2012(Qua)0:48
Perfil YIM Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem Re: Bog, quantidade de substrato
Rodrigo, aqui algumas dicas baseadas na minha experiência com bogs.


Tal variedade de materiais não é necessária, se foque em apenas um material e experimente com ele.

Vermiculita, submetida a alta umidade e sol com o tempo se decompõe e forma uma massa anaeróbica que não faz bem para as plantas. Eu ja sugeriria descartar ela de início.

Cinasita é mais util como dreno de vaso de plantas não carnívoras, ou talvez como material para preencher o fundo do bog para economizar outro material principal como substrato.

Areia é geralmente um substrato excelente para carnivoras mas algumas coisas devem ser observadas:

não pode ser areia de praia, pois esta geralmente é um material de ph mais basico. Areia das restingas, mais longe da beira da praia eu nunca experimentei mas acho que pode ser um substrato interessante, ja que varias espécies de carnivoras crescem nelas.

Areia de rio se não for branca, deve ser lavada VARIAS vezes para retirar resguicios de solo e terra vermelha.

Areia branca de rio é melhor mas deve também ser lavada varias vezes pelo mesmo motivo acima.

Areia de quartzo (de filtro de piscina) é um substrato excelente e pronto praticamente necessitando so algumas lavagens para tirar pequenos detritos. A desvantagem é que geralmente é mais caro.

sphagnum + Areia branca de rio ou de quartzo + pedrisco de granito ou de arenito é o melhor substrato para um bog pelo que ja experimentei. As proporções são

aproximadamente. 80-90% areia, 10-15% pedrisco de arenito ou granito e 5-10% de sphagnum, que deve ser unicamente colocado na superfície do bog em uma camada.

A areia serve de substrato, suporte e material que retém a umidade, os pedriscos ajudam na regulação quimica do sistema, liberando por sua decomposição elementos que as plantas necessitam (como o ferro, magnesio e alumínio) o sphagnum ajuda com a fixação de seedlings e também ajuda a regular o ph e a temperatura do substrato.

Essa bandeja que você deu as medidas, tem um tamanho bom para um bog, a unica ressalva que eu teria seria a altura dela: ficará um bog um pouco raso o que acarretará o perigo do sistema secar rapidamente durante alguma viagem de férias sua por exemplo.

São minhas sugestões para você.

Um abraço

Adilson


11.04.2012(Qua)11:33
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.07.2007(Seg)23:05
Mensagens: 49
Localização: Aracruz-Fundão-Sta Teresa/ES
Mensagem Re: Bog, quantidade de substrato
Obrigado Adilson, esclareceu muita coisa!

Citação:
Cinasita é mais util como dreno de vaso de plantas não carnívoras, ou talvez como material para preencher o fundo do bog para economizar outro material principal como substrato.

Era exatamente este o meu plano com a cinasita, servir como um "tapa buraco", só uma pequena camada por baixo, ou nem isso. Acho que não vai ser necessário, pela altura já ser pequena mesmo.

Citação:
Areia de rio se não for branca, deve ser lavada VARIAS vezes para retirar resguicios de solo e terra vermelha.

A areia vai ser coletada, peneirada, peneirada, enxaguada, fervida, fervida, enxaguada, peneirada... hehehe

Citação:
Essa bandeja que você deu as medidas, tem um tamanho bom para um bog, a unica ressalva que eu teria seria a altura dela: ficará um bog um pouco raso o que acarretará o perigo do sistema secar rapidamente durante alguma viagem de férias sua por exemplo.

Ela vai ficar aqui na república onde moro atualmente, então no caso de uma viagem longa (muito raro de acontecer), posso pedir à dona da casa que faça esse trabalho por mim. Ela gosta muito de plantas também.

Citação:
pedrisco de granito ou de arenito

Se refere àquela brita, utilizada em construções?


Aqui está o local e o recipiente:

Imagem

Essa cor branca vai ser ótima pra evitar o super aquecimento do substrato/água, ajudando a manter a umidade. Já deixei água dentro, no sol direto, e ela permaneceu fresca.
Falando em água, vou tentar sempre pegar destilada no laboratório, e quando não puder, utilizar a de torneira descansada.

A quantidade de sol direto vai ser de mais ou menos das 6:30h ao meio dia. Mesmo sendo aberta, não há risco de chuva, há uma proteção do telhado. Também não ocorre circulação forte de ar.



O Adilson já disse praticamente tudo, mas se alguém mais quiser colocar experiências próprias, é bem-vindo.


11.04.2012(Qua)12:15
Perfil YIM Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem Re: Bog, quantidade de substrato
Oi, Rodrigo

A brita se for de granito é otima. Mas tem brita de outros materiais, como ardosia, que é pessima. Se informe quando for adquirir.

Eu sugeriria ir em uma loja que vende pedras para acabamento de construção e perguntar o que eles tem lá de granito e arenito. Geralmente eles tem muito caco e pedaço de pedra descartado que geralmente até dão de graça.

A quantidade de sol esta muito boa, so que a ventilação tem que ser igualmente boa, pois as plantas não gostam de ar parado.

Fora isso é fazer o furo de drenagem a 2/3 de altura do fundo da bacia e preferencialmente completar a agua até entornar todos os dias.

Boa sorte e mantenha todo mundo atualizado do seu progresso.

Adilson


11.04.2012(Qua)12:59
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.05.2009(Ter)16:04
Mensagens: 534
Localização: Mogi Mirim - SP
Mensagem Re: Bog, quantidade de substrato
Olá rodrigomab.
Tenho um bog com proporções bem próximas ao seu.
Usei como substrato sphagnum seco e areia de rio lavada na proporção de 1 por 1. Nem usei camada de drenagem, nem nada. O furo de drenagem fica a uns 3 cm da borda superior, portanto grande parte do substrato fica sempre bem molhado. As plantas vão muito bem nessa forma de cultivo.

Segue uma foto:

Imagem

Espero que ajude.
Abraço, boa sorte e bom cultivo.

_________________
Léo Leonello


11.04.2012(Qua)15:53
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 30.07.2007(Seg)23:05
Mensagens: 49
Localização: Aracruz-Fundão-Sta Teresa/ES
Mensagem Re: Bog, quantidade de substrato
Léo, é exatamente isso que quero fazer. Tinha até essa imagem sua salva aqui no pc heheh

Quantas espécies têm nesse seu bog? Essa quantidade grande de droseras da mesma sp foi surgindo de modo natural?



Imagem

Desde o dia 10 que não atualizam o status... Ô ansiedade!!


12.04.2012(Qui)12:25
Perfil YIM Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.05.2009(Ter)16:04
Mensagens: 534
Localização: Mogi Mirim - SP
Mensagem Re: Bog, quantidade de substrato
Oi Rodrigo.
Há no mínimo 6 espécies de drosera e uma de utricularia compondo esse bog:
D capensis 'red' e 'alba'
D. dielsiana
D intermedia
D filiformis 'red'
D. sessilifolia
D. spatulata
Utricularia arenaira


As plantas estavam anteriormente em vasos e bog menores, então eu as retirei dos recipentes nemores e passei p/ esse maior já fomando pequenas colônias de várias espécies. Com o tempo, essas colônias foram naturalmente aumentando, as sementes foram caindo no bog e germinando.

_________________
Léo Leonello


12.04.2012(Qui)13:18
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 22.08.2011(Seg)20:35
Mensagens: 686
Localização: chapecó-sc brasil
Mensagem Re: Bog, quantidade de substrato
estou fazendo um bog de floreira de plastico de cor clara vou plantar sarras, dionaeas , droseras e utricularias tudo misturado e vou colocar um vaso vazio enterrado no substrato sem nada dentro entao ira formar um laguinho :mrgreen: onde colocarei U.gibba :lol:

_________________
vinicius passou por aqui 8-)


12.04.2012(Qui)18:24
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.07.2007(Seg)23:05
Mensagens: 49
Localização: Aracruz-Fundão-Sta Teresa/ES
Mensagem Re: Bog, quantidade de substrato
Muito bacana a variedade, Léo! Imagino que a Utric deve ser quase uma praguinha entre as droseras, em questão de crescimento. :)

Vinicius, é quase essa a ideia, de ter tudo misturado. Muito interessante a do laguinho... Se o recipiente aqui fosse maior e um pouco mais alto, até pensaria no caso de fazer o mesmo.

Aliás...
As plantas chegaram!!! Mas não estou em Fundão pra recebê-las :(
Vou ter que esperar até amanhã cedo... Haja paciência! hahahaha


13.04.2012(Sex)8:48
Perfil YIM Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 30.07.2007(Seg)23:05
Mensagens: 49
Localização: Aracruz-Fundão-Sta Teresa/ES
Mensagem Re: Bog, quantidade de substrato
Finalmente!

Abri a caixa com medo de estarem todas reviradas, fora do pote, mas tudo veio perfeito. O visual de algumas não está muito bom, principalmente pelo estresse da viagem, acredito.
Coletei a areia hoje, devo ter ficado umas 3 horas direto lavando. Entre a coleta e lavagem minha coluna ficou como a de um velhinho de 80 anos hehehehe

Agora chega de falar, vamos às fotos:

Como disse, tudo muito bem embalado e seguro. Recomendo a compra com o Sr. Ono.
Imagem

Imagem

Essa é a tal bandeja do tópico mais acima:
Imagem

Drosera binata
Imagem

Dionaea muscipula
Imagem

Drosera burmannii "Red"
Imagem

D. adelae
O que são essas folhinhas no vaso dela? Utriculária? Genlisea?
Imagem

D. intermedia
Imagem

D. madagascariensis
Imagem

D. filiformis
Imagem

D. capensis
Imagem

Para montar o bog, só falta chegar o Sphagnum. Pedi pelo ML. Nas floriculturas daqui, me olharam com cara de E.T. quando perguntei se tinham o musgo, nem faziam ideia do que era.

Abraço!


14.04.2012(Sáb)19:24
Perfil YIM Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB