Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 16.06.2024(Dom)0:47



Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 chapada da diamantina-BA (em busca da D. ps. bahia perdida) 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Adilson,

Citação:
SEU PAI? Um pai indo a campo com o filho e ainda achando D. tomentosa???


Mto legal, ne?


Citação:
humnnnn qual a diferença significativa entre U. blanchetii e U. laciniata?


não estou em casa pra consultar meu Taylor, mas uma caracteristica q lembro é tamanho, blanchetii sendo bem maior em geral. Outra é geografia: blanchetii na Bahia, laciniata em MG e GO. :) Ah, mas na Bahia tem tbm U.purpureocaerulea e é necessario cuidado pra não confundir esta com blanchetii. Quais as diferenças? Lembro apenas das sépalas, com margem lisa em purpureocaerulea e serrilhada em blanchetii.


Citação:
Eu não vi o habitat tipo de D. villosa na serra negra, mas que me lembre todos os habitats de ibitipoca onde eu a vi eram constantemente umidos mesmo no inverno. O Mais seco era um ao lado da lagoa seca, mas se você cavar o solo 1 cm a terra ja esta umida.


Estou tentando lembrar todos habitats q já vi e acho q D.ascendens, D.villosa e D.sp.Bahia sempre crescem emambientes eternamente úmidos (c/frequencia na beira de riachos). Mas as vezes achamos em locais q parecem secos, mas q recebem mta neblina - como no alto dos morros em Ibitipoca e na beira dos trilhos de trem em Paranapiacaba.


Abs,
Fernando


17.10.2010(Dom)12:27
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Registrado em: 09.12.2006(Sáb)16:39
Mensagens: 867
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
Samoied (Adilson Peres) escreveu:
Mas o que mais me chamou a atenção e deixou escandalizado foi isso que você disse:

"meu pai da um berro e me chama pois havia encontrado droseras tomentosa var tomentosa"

SEU PAI? Um pai indo a campo com o filho e ainda achando D. tomentosa??? O mundo vai acabar ! :lol: :lol: :lol:


na verdade trata-se de uma simbiose familiar huahuaha
como eu n tenho idade (se bem q esse ano ja faço 18) e muito menos dinheiro para viajar para habitats eu necessito q minha familia vá junto. Porem meu pai e minha mãe ja estão acostumado com fazenda e caminhadas ecológicas e acaba que os locais de meu interesse acabam sendo interessantes para eles tb, assim, todo ano viajamos para um desses lugares e de tanto me acompanharem acabaram se acostumando com as nomenclaturas e tudo mais (ainda mais meu pai q é pesquisador da fiocruz) :wink:
ah! tb ha meu irmão que n foi dessa vez mas quando foi conosco a serra do cipo descobriu aquela nova ocorrência de U. nephrophylla.

sobre a relação entre D. villosa e D. bahia ( eu no posso falar de D.ascendens por n ter visto nenhuma em habitat) ate mesmo as características q as diferenciam são poucas pois a bahia lembra uma villosa anã possuindo ate as vilosidades no peciolo huahhuah, e pelo q lembro as villosas em ibitipoca cresciam em habitats como o reportado por Jonathan, em pencas de sphagnum ou em meio a almofadas deste, o unico local mais diferenciado seria o comentado por Adilson, do lado da lagoa seca, onde cresciam naquelas pedras de arenito q retem muita umidade proveniente da neblina q cobre a região

_________________
Imagem


17.10.2010(Dom)13:51
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Ah, só agora consegui usar uma internet que preste ...

... belíssimas imagens guri!

As D. tomentosa var. tomentosa, U. flaccida e a U. blanchetti já teriam
valido a viagem mas fiquei boquiaberto com as D. sp. 'Bahia'.

Essas são bem mais verdes que as que o Jonathan mostrou no tópico dele,
tem alguma imagem que dê idéia do tamanho? Caneta Bic, mão, moeda?

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


17.10.2010(Dom)21:58
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 13 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB