Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 15.06.2024(Sáb)23:59



Responder  [ 28 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3
 Utricularia e D. brevifolia em Porto Alegre/RS (fotos pg. 2) 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
Bem, sei que existem várias corais, meu professor de zoologia disse que no RS a coral venenosa tem o ventre colorido como essa, e a não venenosa tem o ventre branco, mas isso não se aplica a outra regiões do país. Apesar de tudo ela não é tão perigosa, pois não da bote, mas é bom cuidar com o veneno dela.

E parabéns pelas utrics, sabia que deveria ter algumas por aí.


12.11.2010(Sex)13:23
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 29.05.2009(Sex)19:37
Mensagens: 128
Localização: Porto Alegre - RS
Mensagem 
Gui,

Cara, eu perdi um bom tempo pesquisando depois do susto, até para saber se era a falsa ou não. Pelo que eu vi, pra mim é a verdadeira, sim. Inclusive a padronagem dos anéis, fechados e não abertos, como da falsa, a cor e a cabeça... A falsa coral, imita o chocalho da cascavel e arma para simular o bote. Esta que vi, ficou bem tranquila. Enfim, falsa ou não: "quem tem, tem medo..." eeheheheh

Cristiano, fiquei encucado com a tua pergunta e fui atrás. Valeu à pena.

Quanto aos nomes, o que acham? Acertei? Passei longe?

Adilson, pra ti:

As utrics estavam nos barrancos, onde escorre água para umas calhas de drenagem. Ali forma um lodo brabo e lá estavam elas. Porém, achei poucas flores. Uma que outra haste e bem solta no lodo. Não vi folhas, nem nada do tipo.

Tenho que ir lá com tempo e a cam digital, hehehe.
Utricularia laxa - São Leopoldo/RS
habitat:
Imagem
Imagem

raízes:
Imagem
Imagem

flores:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Abraços,

_________________
--
Felipe Chaves
GrowList/Wishlist
Flickr: Carnívoras e outras


12.11.2010(Sex)15:39
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
É U.praelonga sim aquela grande amarela, parabens! As outras sao U.tricolor, U.laxa e D.brevifolia.

Parabens!
Fernando


13.11.2010(Sáb)11:43
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem 
U.praelonga eu não iria acertar nunca em Felipe kkkk
Cara parabéns pelas fotos e pelos achados... acho legal encontrar animais diferentes dos habituais da cidade, e temos que cuidar mesmo pois estamos no território deles... Aff no sitio do meu Tio quando vou dar uma volta, rola altos mortal carpado de costas quando dou de cara com uma conbra kkkk, tenque ficar ligeiro mesmo, e que linda esta Coral... estes tempos avisetei uma verde bem grande e grossa, mas não entendo nada de cobras e não soube identifica-la...

Que legal aquele passaro que você encontrou, me esqueci o nome. Eu não me lembro de ter visto ele ainda, na internet né, pois devo ter passado por ele váreas veses no mato kkkk

abraço

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


15.11.2010(Seg)17:44
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 02.04.2007(Seg)10:26
Mensagens: 79
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Mensagem 
Quanto a discução sobre a UNISINOS... eu estudei lá.... muitos anos... me formei... ia todos os dias... no laguinho da fumaça... na frente da biologia... vivia lá... era encarnadissimo em PCs... revirei tudo em sao leopoldo... e nunca achei nada... entao duvido muito que houvesse droseras na grama... 1 porque é terra vermelha lá... não tem musgo... nem é umido, ou qualquer especie de substrato aceitavel para PCs, 2 porque era o unico a perguntar sobre Pcs,,, era do direito, mas ia na biologia,.,, e ninguem sabia de nada.... 3 quem teria semeado?


01.12.2010(Qua)20:24
Perfil ICQ
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
Cristiano

Vi essas droseras na Unisinos em 1988. Lembro bem que estavam proximas a um lago, em um terreno umido com grama esparsa, e era proximo a area de biologia. As achei por indicação de uma pessoa que la estudava, justamente no departamento de biologia. Lembro de ter bastante delas por lá. Me ocorre que deviam ser. D. spatulata pois eram plantas que não tinham a aparencia mais lassa mais tipica de D. brevifolia ou capilaris. Mas não descarto a possibilidade de terem sido alguma dessas anteriores mais robustas.
Agora se as condições mudaram desde aquela epoca para ca isso eu ja não sei, pois deixei de morar em São Leopoldo em 1990.

MAs com relação a algumas de suas afirmações:

O que é substrato aceitavel para pcs?

1) Terra vermelha: D. montana, D. hirtella, D. communis, D. cayennensis, D. sp "corumba" G. filiformis U. subulata, U. triloba, dentre outras são plantas que ja vi vegetarem em Terra vermelha. Que inclusive seca durante algumas epocas do ano. Fora isso ja vi D. graomogolensis, D. graminifolia e D. hirtella vegetarem sobre rocha nua com niveis baixíssimos de umidade.
Conheço pouco de D. brevifolia e D. capillaris, mas pela minha vivencia vendo carnivoras em habitat, sei que terrenos pouco propicios, quando não mexidos constantemente por humanos, com um minimo de umidade, conseguem se estabilizar e ser um ambiente onde carnivoras, orquideas terrestres e outras familias interessantes começam a aparecer.

2) Musgos não são obrigatoriamente simpatricos com pcs, e a existencia deles no ambiente não é um pré requisito para o aparecimento de muitas espécies.


01.12.2010(Qua)23:22
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Sem fugir muito do assunto, já encontrei D. ascendens, D. montana e D. communis em 'terra vermelha'.
O interessante é que dessas espécies a única que não consegui manter com sucesso (mais de uma produção de sementes após
a planta ter sido coletada ou germinação e crescimento até produção de flores e sementes) foi a D. communis. Desconfio que
algumas populações precisem de 'algo a mais' para um desenvolvimento saudável.

Bom seria ter alguém que pudesse verificar esse local em S. Leopoldo, alguém tem conhecidos por lá,
por ex. no Departamento de Biologia?

Quando eu for novamente a algum habitat que tenha PCs em 'terra vermelha' pretendo coletar esse material para mandar para
análise de solo.

_________________
Droseraholic!!!


02.12.2010(Qui)8:36
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 02.04.2007(Seg)10:26
Mensagens: 79
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Mensagem 
Samoied, beleza cara... achei que estivesse falando da UNISINOS mais recentemente... Então... em 1988 deveria ser totalmente diferente ali a regiao do laguinho, que estava sempre em transformações... Quando falei que era pouco propicio, é porque ali, como está hoje... não tem como mesmo, mas como disse deveria ser outro habitat a anos atras,.,, eu entrei na UNISINOS em 2000.
Já quanto a terra vermelha, ter plantas carnivoras,,, é algo interessante para mim, porque não tinha essa informação, vou passar a olhar mais locais como "hot spots", valeu pelas informaçoes, tanto o adilson quanto o carlos.


06.12.2010(Seg)8:38
Perfil ICQ
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 28 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB