Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 16.06.2024(Dom)2:12



Responder  [ 14 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 Planta carnívora é encontrada em Sergipe 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Sim, ela é uma peste!! Mas mesmo se não fosse: JAMAIS alguem deveria se arriscar a disseminar uma espécie nao-nativa de planta, animal, fungo, bacteria, etc. sem um motivo muito bom e sem estudos prévios de impacto.

Abs,
Fernando


07.12.2010(Ter)23:29
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 06.11.2010(Sáb)9:17
Mensagens: 41
Localização: Campo Largo - PR
Mensagem 
Citação:
JAMAIS alguem deveria se arriscar a disseminar uma espécie não-nativa de planta, animal, fungo, bacteria, etc. sem um motivo muito bom e sem estudos prévios de impacto.


Eu vou ainda mais longe. Acho que estudo de impacto nenhum é capaz de garantir 100% de inalterabilidade do bioma no caso da inserção de uma espécie exótica.
Perguntei porque quando eu trabalhava em uma ONG em Curitiba, um dos nossos maiores problemas eram as árvores exóticas, as vezes plantadas até com boa intenção, mas que acabavam por mudar completamente a caracteristica de uma região, chegando nos casos mais graves a eliminar a mata nativa.


08.12.2010(Qua)6:35
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Fernando Rivadavia escreveu:
JAMAIS alguém deveria se arriscar a disseminar uma espécie não-nativa de planta, animal, fungo, bactéria e etc.


100% de acordo ... ... nada como o que já temos à disposição nos habitats.

_________________
Droseraholic!!!


08.12.2010(Qua)6:46
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Tbm acho mto arriscado. Mas não é pq algo é perigoso q vamos simplesmente desistir e deixar de tentar fazer - quando as vantagens em potencial sao grandes. Caso contrário não seríamos humanos! :) Cautela sim, radicalização cega não.

Acho q em certos casos de controle biológico pode até dar certo sim introduzir um controle da praga. Garantia 100% nunca vamos ter de nada, nem na ciência nem na religião. A diferença é q estudos científicos podem te dar uma probabilidade de acerto/certeza q vc nunca terá c/ nenhuma crença, achismo, chute, astrologia, etc.

Mas no caso esse nem é o assunto, e sim a introducao de uma espécie nao-nativa simplesmente por "curiosidade" ingênua - ou irresponsabilidade mesmo. No caso, a U.arenaria não esta sendo proposta como controle biológico, como alimento em plantações, como biocombustível, nem mesmo como planta decorativa de jardim (fora de vaso).


Abs,
Fernando


08.12.2010(Qua)15:50
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 14 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB