Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 16.06.2024(Dom)0:52



Responder  [ 23 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Itanhaém / Miracatu / Iguape - SP 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Parabens pessoal!!!!! :)

D.capillaris, quando presente, costuma formar grandes carpetes mesmo. E vcs acharam 4 populações, q demais!

A 1a Utric parece ser U.subulata. Na haste seca aparecem algumas nervuras nas sépalas, sugerindo talvez U.triloba, mas não acredito q seja não.

Já a 2a Utric tá mais complicada. não consigo ver se ela era aquática de verdade. Isto é, aquela parte verde q vemos sao os estolões simplesmente pousados sobre o solo úmido? Caso sim, diria q é U.gibba.

Mas me parece q aquilo está mais p/ uma terrestre crescendo semi-submersa, com estolões subterrâneos na lama, e q há folhas de verdade saindo dos estolões. Caso sim, pode ser U.subulata tbm. Mas só com hastes e flores dá pra ter certeza....

E kd fotos dos exploradores??? :)


Abs,
Fernando


P.S. Patrice: D.capillaris only grows in the hot & humid coastal plains of S & SE Brazil. Winters can get a little cold, especially in the southernmost part of its range (maybe down to 5-10C), but doesn't last very long.


15.08.2010(Dom)14:09
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 04.06.2010(Sex)8:49
Mensagens: 52
Mensagem 
[quote="Fernando Rivadavia"]

A 1a Utric parece ser U.subulata. Na haste seca aparecem algumas nervuras nas sépalas, sugerindo talvez U.triloba, mas não acredito q seja não.

Realmente acho que o mais provavel é subulata, triloba acho que veriamos folhas, e não tinha nenhuma....

Já a 2a Utric tá mais complicada. não consigo ver se ela era aquática de verdade. Isto é, aquela parte verde q vemos sao os estolões simplesmente pousados sobre o solo úmido? Caso sim, diria q é U.gibba.

Vou colocar fotos dela em aqua, mas tem foto de duas Localizações que achamos:
Peruíbe - SP
Imagem
Imagem

Miracatu - SP
Imagem
Imagem


Mas me parece q aquilo está mais p/ uma terrestre crescendo semi-submersa, com estolões subterrâneos na lama, e q há folhas de verdade saindo dos estolões. Caso sim, pode ser U.subulata tbm. Mas só com hastes e flores dá pra ter certeza....

E kd fotos dos exploradores??? :)

Se olhar na cachoeira aparece eu em uma e o andré Fabri na outra bem de longe... hehehehehehe

Abs,

_________________
www.carnivorasantos.com


15.08.2010(Dom)14:30
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
"CarnivoraSantos": Por processo de eliminação estou assumindo q vc é o Geraldo, certo? (Vc não assina teu nome nos posts...)

U.subulata e U.triloba sao praticamente idênticas, inclusive as folhas. A maneira mais fácil de separá-las é pelas sépalas.


As fotos q vc colocou no último post sao certamente de U.gibba, tanto de Peruíbe qto de Miracatu. Parabens, vcs encontraram as duas espécies de Utrics mais comuns do mundo! :)


Abs,
Fernando


15.08.2010(Dom)16:18
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 19.01.2008(Sáb)16:19
Mensagens: 942
Localização: Agudos-SP
Mensagem 
Ola

Obrigado pelos comentários.

vou sair mais a campo sim, porem não tenho condições de sair com muita freqüência. rsrsrs

Para mim encontrar as plantas é uma grande satisfação, mesmo que seja as plantas mais comuns do mundo.

abçs

_________________
André de Oliveira
[url]growlist[/url] / Galeria de foto


15.08.2010(Dom)20:41
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
As comuns sao apenas o começo. ;) Com o tempo vcs vao aprendendo os ambientes de cada espécie e criam olho p/ achar as plantas menos óbvias. não q no litoral tenham tantas espécies assim, mas as vezes tem a ver tbm com a época do ano.


Abs, Fernando


15.08.2010(Dom)20:45
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 13.02.2010(Sáb)22:21
Mensagens: 394
Localização: São Paulo, SP
Mensagem 
Fernando Rivadavia escreveu:
E kd fotos dos exploradores??? :)


Fernando, o Geraldo aparece quase sendo engolido pela água na ultima foto.... e eu apareço na penultima (na cachoeira também) um pouco abaixo do carro rsrsrs..... não da pra ver quase nada mas estamos ali =P. Dion não apareceu pois ele que estava fotografando tudo =/

Dion gostou muito de sua primeira expedição a campo. Na próxima vez acredito que ele ja terá desistido de tentar não pisar nas droseras huahauahau. Ta bom, eu tambem evito quando posso, dá dó mesmo sabendo que tem inumeras ali rsrsrs.

Foi muito divertido, e uma observação é que quando você SABE que tem alguma carnivora no pedaço fica muito mais facil achar mais. Depois que vi a primeira haste da subulata num cantinho, começamos a vê-la por todos os cantos =D

Abraços


15.08.2010(Dom)21:31
Perfil ICQ
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem 
Hum o Rique reparou a mesma coisa que eu... encontrei tb uma planta igual aquela na serra do cipó eu colhi ela e plantei mas ate hoje nada de nascer... pelo o que me falaram não lembro quem mas falou que era bem venenosa... pois as plantas que possuem o azul primário Geralmente é bem venenosa...

Eu achei tão linda ela queria muito que tivesse germinado as semntes... pois não existem muitas plantas azuis como esta na natureza, ou pelo menos eu não sei né...

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


15.08.2010(Dom)21:38
Perfil ICQ YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10
Mensagens: 1338
Localização: Sertãozinho-SP
Mensagem 
Fernando Rivadavia escreveu:


As fotos q vc colocou no último post sao certamente de U.gibba, tanto de Peruíbe qto de Miracatu. Parabens, vcs encontraram as duas espécies de Utrics mais comuns do mundo! :)

Abs,
Fernando


Olá Fernando,

aqui as U. gibba que tenho em cultivo são um pouco diferentes das mostradas ai na foto(e eu também tenho uma parecida com essa da foto-é aquela daqui de sertãozinho que já se falamos por MP-). A U. gibba daqui não tem esse estolão principal mais grosso, são sempres estolões fininhos onde já saem os utriculos e todo caso os utriculos também são maiores dessa espécie sem ID.
Talves essa espécie com estolões mais definidos não seja uma U. breviscapa?

Abraços, Bruno.

_________________
Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907


15.08.2010(Dom)22:25
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 13.02.2010(Sáb)22:21
Mensagens: 394
Localização: São Paulo, SP
Mensagem 
Bruno Garcia escreveu:
Fernando Rivadavia escreveu:


As fotos q vc colocou no último post sao certamente de U.gibba, tanto de Peruíbe qto de Miracatu. Parabens, vcs encontraram as duas espécies de Utrics mais comuns do mundo! :)

Abs,
Fernando


Olá Fernando,

aqui as U. gibba que tenho em cultivo são um pouco diferentes das mostradas ai na foto(e eu também tenho uma parecida com essa da foto-é aquela daqui de sertãozinho que já se falamos por MP-). A U. gibba daqui não tem esse estolão principal mais grosso, são sempres estolões fininhos onde já saem os utriculos e todo caso os utriculos também são maiores dessa espécie sem ID.
Talves essa espécie com estolões mais definidos não seja uma U. breviscapa ou até mesmo uma U. hydrocarpa?

Abraços, Bruno.


Noto a mesma coisa. Tanto que na hora q vimos esta, ainda comentei com o geraldo que provavelmente era a mesma espécie dessa que achamos em Sertãozinho. E de forma alguma ela me lembrou gibba. Os estolões sao bem mais grossos e o arcabolso da planta é bem definido, enquanto o da gibba não tem muita definição, você pega na mao e ela vira um bolo de estoloes fininhos.

Nem chuto a espécie, porque naquele dia eu e o Bruno olhamos fotos e mais fotos e ela parecia não se encaixar em nada kkkk. Mas ainda a que se aproximou mais foi de fato a breviscapa. Isso tomamos por base a lista das Utricularias que tem registro de ja terem sido encontradas no estado de SP, que o Fernando mandou.


15.08.2010(Dom)22:36
Perfil ICQ
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Pessoal, vamos acabar com os chutes. Lição de casa pra vcs: estudar e relatar aqui o q define U.gibba, U.hydrocarpa e U.breviscapa.

Aguardo respostas em breve!!
Fernando


16.08.2010(Seg)2:01
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 23 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB