Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 16.06.2024(Dom)1:36



Responder  [ 64 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
 Serra do Ibitipoca, Janeiro de 2009 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 10.12.2006(Dom)15:43
Mensagens: 268
Localização: Brasília
Mensagem 
E U. laciniata
Imagem

Até que chegamos a um dos lugares mais famosos do Parque, a Janela do Céu.
Imagem

Nas margens puder ver U. pubescens em floração pela primeira vez.
Imagem
Imagem

Continua...


19.08.2009(Qua)16:40
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44
Mensagens: 1863
Localização: Brasil
Mensagem 
Ah que dez!
As misteriosas parecem ascendens mesmo (pelo menos as nativas que já vi, que são reduzidas). Ia ser legal se pudéssemos ver inflorescencia pra comparar com montana e tomentosa pra ver se não é mesmo híbrido com villosa.

Todo mundo que vai a Ibitipoca vê flores de pubescens, to doido pra ir lá. Eu passo repetidas vezes na estrada de acesso ao parque, mas nunca pude entrar.

Fora as carnívoras eu adorei as grutas e matas.

Parabéns!

Abraços.

_________________
SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....


19.08.2009(Qua)18:24
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Mto legal Vitor!!! Que fotos lindas, que saudades...

Lembro que discutimos aquelas dróseras misteriosas quando vc as encontrou no século passado -- ou será q foi mais recentemente? ;) Anyway, pena q eram juvenis, sem inflorescência pra sabermos se é algum híbrido novo ou alguma semente de ascendens q grudou no meu sapato de alguma outra viagem... Alias, isso é assunto sério aqui nos USA e na ultima caminhada que fiz, todos pisaram numa bacia com agua sanitaria antes de começar a caminhada! As sementes não sao a maior preocupacao e sim fungos, bacterias, etc.


Abs, Fernando


19.08.2009(Qua)18:31
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
Esse caminho da lombada eu ja passei centenas de vezes e nunca vi essas coisas que parecem D. ascendens. não coletou nehuma pra herbario nem tirou fotos mais detalhadas delas, Vitor? Nunca vi D. ascendens em ibitipoca, mas uma coisa que o Fernando falou é verdade, eu ja estive em habitat de D. ascendens (Aiuruoca) e dias depois andei (por estes mesmos caminhos que o vitor passou) e acho que não lembro de ter colocado os tenis na agua sanitária XD XD XD.
Por enquanto eu voto no hibrido pois cansei de ver florações conjuntas de D. tomentosa e D. villosa lá na Lombada, para mim parece o mais provavel.

Excelentes fotos Vitor!


19.08.2009(Qua)19:40
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Pras sementes, só agua sanitaria não basta. Seria necessario lavar as botas p/ tirar barro de outros locais.

Uns anos atras um amigo acho (e coletou) um unica D.chrysolepis em Itacambira, onde eu nunca as vi nem antes nem depois deste episódio -- apesar de buscar como louco no local onde foi vista com ajuda de outros. Suspeito q foi alguma semente q eu levei do Cipó em anos anteriores....


Abs, Fernando


19.08.2009(Qua)19:50
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 14.03.2009(Sáb)20:26
Mensagens: 117
Localização: Curitiba-PR
Mensagem 
Vixi...voces andam introduzindo especies invasoras é? hehe
Eu tambem tô devendo um relato, mas o tempo ta curto . Confesso que estou com preguiça tambem 2zzz

Belas imagems!


20.08.2009(Qui)2:39
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Quantas PC's lindas. Essa turfeira de Sphagnum vermelho mais a Drosera villosa fizeram uma combinação perfeita. As misteriosas paracem D. ascendens mesmo. Parabéns pelo relato Vitor! Agora é só ficar na espera pela continuação...

Abraços

_________________
Imagem


20.08.2009(Qui)14:30
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Hello Vitor,

Belas fotos!

Bem interessantes essas plantinhas misteriosas.
Não acho que sejam ascendens, talvez um híbrido seja mais provável.

Falando em novos híbridos, estou só esperando o Nílber se empolgar e começar o relato da nossa última viagem pra mostrar uma novidade que descobri (ou será que não devo mostrar? :roll: )... :lol: :lol: :lol:

Nílber (e outros interessados), vamos marcar nossa viagem pra lá!
Eu devo ir com um amigo da USP (que está fazendo a flora de lá) na época de floração das villosas.


Abs,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


20.08.2009(Qui)15:06
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
Paulo

O Povo do Jardim Botanico do RJ não estava fazendo a flora de Ibitipoca já? (a parte de laelinae ficou com uns erros grosseiros até onde vi os levantamentos prévios deles)


20.08.2009(Qui)18:28
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44
Mensagens: 1863
Localização: Brasil
Mensagem 
Hibridos hibridos! Esses caras são do kct!

E o que vc anda escondendo aí da gente Paulo? Quero saber!
E quanto a viagem da USP, eu preciso dizer que pode contar com minha presença? Não né? :P :wink:
É so me avisar com umas duas semanas de antecedência pra eu começar a vender picolé na praça pra juntar a grana da viagem.
Só vendo mesmo essa ascendens esquisita.

Tem gente do JBRJ estudando lá sim. A Beatriz, uma aluna de lá, está "fazendo" as Lents, mas o Paulo disse que tem um amigo dele "fazendo" as dróseras.

Mais fotos Vitor!

_________________
SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....


20.08.2009(Qui)20:58
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 64 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB