Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 15.06.2024(Sáb)23:59



Responder  [ 23 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3
 Itanhaém / Miracatu / Iguape - SP 
Autor Mensagem

Registrado em: 15.07.2007(Dom)18:07
Mensagens: 688
Localização: Sinop - MT
Mensagem 
Belas plantas, lugares muito bonitos... Parabens pela expedição...

CarnivoraSantos
o que protege o carter é o peito de aço se não me engano...

falows...

_________________
Imagem

J4ck_666: Jack Edson | Growlists & Wishlists


16.08.2010(Seg)10:46
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 13.02.2010(Sáb)22:21
Mensagens: 394
Localização: São Paulo, SP
Mensagem 
Fernando Rivadavia escreveu:
Pessoal, vamos acabar com os chutes. Lição de casa pra vcs: estudar e relatar aqui o q define U.gibba, U.hydrocarpa e U.breviscapa.

Aguardo respostas em breve!!
Fernando


OK, vamos lá, vou começar com minha contribuição:

U. breviscapa, U. foliosa (tomei a liberdade de insluir esta no relatório), U gibba e U. hydrocarpa (não coloquei U. cucullata pq ela está muito fora de questão):

Pontos comuns:
-Florescem quase o ano todo
-Ocorrem em sistêmas lênticos
-Aquáticas flutuantes

Utricularia breviscapa: A característica mais notável são os flutuadores, ausentes nas outras espécies em questão. Os flutuadores são independentes dos estolões:
Imagem

Utricularia foliosa: Difere-se pela inflorescencia de até 40 cm que pode apresentar muitas flores. O estolão é achatado, mucilaginoso e muito desenvolvido (o que não se nota nas nossas plantas):
Imagem

Utricularia gibba: De tamanho pequeno a médio, costuma produzir grupos de hastes florais juntas, saindo de um mesmo ponto (segundo Taylor) e observo isso nas minhas aqui em casa. Estolões numerosos e muito ramificados, com 0,2-1mm de diâmetro, mas ainda segundo Taylor as vezes se apresentam mais grossos que isso. (pag. 577).
OBS: U gibba é listada no “National Pest Plant Accord” da Nova Zelandia, como praga, e é proibida a venda, propagação e distribuição dela por ser considerada praga rsrs. Tambem estao listadas U. livida, U. sandersonii, e U. arenaria. se esse acordo tambem for feito no Brasil excluam minha casa da lista pois aqui U. arenaria não se desenvolve nem com rituais xamânicos. Enquanto isso as Genlisea vão a todo vapor, vai entender rsrs).
Imagem

Utricularia hydrocarpa: Tem tamanho médiano, a florescencia emersa com cerca de 4 flores. Segundo algumas fontes informais, seria uma planta anual, alguém sabe confirmar isso? Acredito que possa viver como perene ou anual dependendo do habitat em questão. Possui estolões principais com poucos pontos de ramificação bem ramificados, como mostra a figura B da imagem:
Imagem

Referencias:

-The Genus Utricularia: A Taxonomic Monograph - (Peter Taylor - 1989)
-Ocorrência de espécies de Utricularia em sistemas lênticos (Estados de São Paulo e Minas Gerais). - (Pompêo, M. L. M. & Moschini-Carlos, V. 1997)


16.08.2010(Seg)14:21
Perfil ICQ
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Opa, boas imagens do litoral, as D. capillaris são bem simpáticas.
A propósito, elas elas estavam bem pequenas ...
... provavelmente seja a estação, parecem voltando do inverno. :shock:
Já encontrei lycopodium (segundo 'musgo') crescendo junto com D. communis
acima da serra (Joinville-SC), acho que ele é menos substrato que competidor.

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


27.08.2010(Sex)13:47
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 23 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB