Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 16.06.2024(Dom)2:05



Responder  [ 64 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
 Serra do Ibitipoca, Janeiro de 2009 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Nilber, ele tá falando do hibrido q nos vimos juntos no Cipó em maio, hehehe! Ta na hora de postarmos as fotos, ne??? Paulo, já q vc descobriu o hibrido, acho q vc tinha q começar.... ;)

Abs, Fernando


20.08.2009(Qui)23:53
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44
Mensagens: 1863
Localização: Brasil
Mensagem 
Ah claro. Tava pensando que era coisa de outra expedição dele.

Abraços.

_________________
SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....


21.08.2009(Sex)0:26
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Isso, Fernando!

Hahaha... em lembrar que descobri na minha viagem de abril, da qual ainda nem escrevi o relato... rsrsrs

Adilson - como disse o Nílber, meu amigo está fazendo Droseraceae de lá. Pode dexar que não vou deixá-lo escrever nenhuma besteira! rsrsrs

Nílber - pode deixar q assim que marcarmos vc estará avisado!


Mudando de assunto, mas nem tanto... lembro que o tipo (ou será um dos tipos?) de D. villosa era de Serra Negra. Não lembro agora... mas Serra Negra é outro nome de Ibitipoca ou é realmente a Serra NEgra q fica mais ou norte, perto de Diamantina?
Pq vi uma foto de um tipo depositado em Kew q parecia D. ascendens e q era dessa procedencia mas estava como D. villosa...
Enfim... Fernando, vc que viu o tipo... como é q é??? :lol:


Abs,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


22.08.2009(Sáb)21:48
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Olá Paulo,

Que amigo teu é esse que tá fazendo as dróseras de Ibitipoca?

Quanto a D.villosa, é confuso mesmo pois existem muitas Serras Negras. Mas o local onde St.Hilaire coletou o holótipo no início do século 19, até onde sei, fica ao SW de Ibitipoca, do outro lado do vale. Já dei umas voltas por lá, mas não consegui explorar direito. Achei algumas PCs, mas não D.villosa. Mas parece ser a mesma composição geológica, com mta areia.

Eu não lembro deste tipo q vc tá falando de Londres, vc tem foto? Eu vi holótipo e isótipo em Paris, além de uma outra coleta nao-especificada. Vejam as fotos:

Holótipo de D.villosa:
Imagem

Isótipo:
Imagem

E oura coleta do St.Hilaire:
Imagem


Pra quem não sabe a estória, quando eu fui a Ibitipoca pela 1a vez (1994?) eu só conhecia D.ascendens e na época todos a chamavam de D.villosa (desde que Diels as sinonimizou em 1906). E como eu tbm nunca havia visto os holótipos de ambas as espécies até então, levei um baita susto quando vi D.villosa achando q era uma espécie nova. Só quando fui a Paris em 1996/7 é que caiu a ficha e percebi quem eram as verdadeiras D.ascendens e D.villosa -- e comecei a fazer campanha para separá-las de novo. :)


Abs, Fernando


23.08.2009(Dom)2:59
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Hello Fernando,

As coletas dessa spp. depositadas em Kew e com foto são essas:
http://apps.kew.org/herbcat/getHomePage ... =home_page

Caso não funcione, procure por aqui:
http://apps.kew.org/herbcat/navigator.do

Corrigindo a história.
Uma das coletas é designada como tipo, mas é a do Rio, que foi colocada como lectótipo pela nossa amiga Tânia.

Lembrando o q é um lectotipo:
Citação:
Lectótipo - um, dentre vários síntipos, designado como o espécime-tipo de um táxon nominal do grupo da espécie. Essa designação é feita somente quando o autor original não designou um holótipo.
Síntipo - cada exemplar de uma série-tipo da qual não se designou holótipo. Antigamente os exemplares eram designados cótipos.

Fonte:http://www.conchasbrasil.org.br/materias/faq/faq3.asp


A coleta de Serra Negra é do Saint-Hilaire e, pelo que estou vendo agora, é apenas a planta invertida, cujas características morfológicas batem com o q chamamos de D. villosa. As demais, que são D. ascendens, são de outro coletor e, sabe-se lá pq, estão fixadas na mesma folha...


Meu amigo é aluno do Renato e está fazendo a flora como projeto de IC. Como tem bastante coisa já coletada de lá, ele não pretende coletar mais, mas nós vamos para lá pra ele conhecer as plantas pessoalmente. Mas com essa novidade, vou ter que sugerir que ele peça uma autorização de coleta, caso tenhamos alguma surpresa na viagem...


Abs,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


23.08.2009(Dom)16:21
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
Paulo.

A exicata do kew se você ver bem, esta la o nome de quem posteriormente reidentificou as plantas, e é claro é a amiga da nossa amiga Tânia que fez o trabalho lá da FNT com ela.........

A Serra Negra do Saint hillare hoje tem o nome de Rio Preto (ooohhh) e é uma cidadezinha uns 20 km ao sul de Lima Duarte praticamente encima da divisa com o RJ. Como o fernando falou, as montanhas de lá são quartziticas como Ibitippoca, e, pelas imagens que ja vi da região na net, a flora é muito semelhante também. Tenho planos de dar uma passada por lá e olhar com mais calma assim que possivel. Mas como seu amigo vai pra lá, então pq não aproveitam e dão uma andada pra tentar achar essas populações originais ?


23.08.2009(Dom)16:45
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Olá pessoal,

Paulo, mto estranha esta exsicata compostas de pelo menos duas coletas. A planta invertido parece ser mesmo D.villosa coletada por St.Hilaire, enqto q as rosetas mais densas abaixo parecem ser D.ascendens coletadas por W.J.Burchell.

Mas pq raios as mesmas foram parar na mesma folha de papel??? Pelo menos Kew reconhece naquele teu link que sao duas coletas, pois ha dois links p/ esta mesma exsicata com o nome destes dois coletores.

Agora esta estória da Tania designar a coleta de Glaziou do Rio como lectótipo não faz sentido nenhum!!! Why am I not surprised?? :) Para ser um lectótipo, teria q antes ter sido um dos sintipos coletados por St.Hilaire, caso ele não tivesse designado um holótipo -- o q ele fez, não!?!? Vai entender...

Adilson, mesmo se o Paulo estiver com carro não sei se é facil chegar perto de locais bons de coleta na Serra Negra/ Rio Preto... Se bem q eu posso ter ido pelos caminhos errados, só fui explorar uma vez. Seria bom descobrir algum guia bom, que conhecesse as trilhas subindo a serra...



Abs, Fernando


25.08.2009(Ter)3:42
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
Fernando, pelo que andei pesquisando, o lugar mais interessante para ir lá na região se chama serra do forno se não me engano, fica a 17 km da cidade por estrada de terra. La é onde vi fotos de rios encachoeirados, campos rupestres e coisas do genero que também existem em ibitipoca. Certamente alguém da região deve saber guiar pelas montanhas de lá, e, se ainda existirem alguém ja deve ter visto plantas compridinhas vermelhinhas e gosmentas em lugares onde brota agua encima do quartzito.


25.08.2009(Ter)17:44
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Voluntários para redescobrir o local tipo de Drosera villosa???? :)

Abs, Fernando


25.08.2009(Ter)18:10
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 27.12.2005(Ter)16:49
Mensagens: 561
Localização: Pontes e Lacerda - MT
Mensagem 
Olha eu juro que fiz o dever de casa e procurei aqui (busca) todos os termos que vocês falaram ai....

http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... ect%F3tipo

Mas ainda falta o isótipo e o cótipos.

Sem falar que quem não está acostumado com o assunto...fica meio que entendendo mais boiando um pouco.

Tem como vcs falarem em português arcaico ai??? Pois o assunto ta muito interessante...sério :wink:

abraços


25.08.2009(Ter)21:49
Perfil YIM
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 64 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB