Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 19.04.2024(Sex)11:53



Responder  [ 15 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Pico Paraná 30/06/2012 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem Pico Paraná 30/06/2012
Olá pessoal, venho relatar a minha primeira ída a este morro ou digamos, quase, pois não fui até o topo :oops:

Numa tarde de sexta feira, eu estava me preparando para ir tocar em uma festa a noite (sou DJ) e meu amigo resolvel me convidar para ir ao PP (Pico Paraná) logo no outro dia, as 10:00 da manhã. Eu voltei da festa as 6:30 da manhã, dormi mizeras horas e levantei 10:00 com meu amigo me ligando que estava passando para me pegar, arrumei as tralhas e fomos em 4 pessoas rumo a serra.
Chegando lá, um sofrimentos para sairmos do lugar, pois um dos integrantes nunca tinha subido uma serra assim antes, foi um para-para eterno, mas ele acabou aguentando o tranco até o final :mrgreen:

Aqui são algumas fotos dos morros. Detalhe, na primeira foto, os pínus já adutos no cume do morro. :(
Imagem
Imagem
Imagem
Esta proxima mostra eu e logo atraz o Pico Paraná. Adamos até esta parte onde tiramos fotos e não fomos á diante pois não tinhamos mais água e até lá era uma cansativa subida de 1H e pouco. Então deixamos para a proxima ída (quando levarei a minha camera para tirar as fotos :oops: ). Nesta foto eu enfatizei o tamanho das pessoas lá no cume do morro, parecem formigas na foto:
Imagem
Algo que achei muito intrigante foi que derepente pensei 'será que não existem lesmas nestes locais altos'. Sei lá o que me deu de pensar em lesmas, e não me deparo com duas lesmas minutos após eu ter pensado na possibilidade. Ainda por cima, coloridas, somente uma saiu na foto:
Imagem
Ná volta, havia uma decida com grampos de aço, tinha um pessoal muito lerdo que resolvemos esperar eles passarem para decermos. Valeu a pena, pois enquanto eu aguardava, avistei uma população de U. reniformis no barranco, com folhas minusculas e fiz uma pequena coleta.
Imagem
Logo após, o mais esperado. Chegar até a parte onde eu havia encontrado as D. ascendens na ída.
As plantas chegavam á no máximo 8cm de diâmetro. Tirando esta população, havia outra com várias plantas proximas umas das outras em um barranco reto, tinham no maximo 2,5cm as plantas e mais verdes, pois ficavam mais escondidas da luz solar.
Imagem
Imagem
Imagem
E para finalizar, eu com cara de desânimo, após terem acabado os habitates onde possivelmente eu encontraria PCs, logo a uns 100m dalí, havia um mini bog, uma nascente com muito sphagnum, capim típico do habitat das PCs e U. reniformis com folhas de até 6cm, não duvido muito que seja possivel encontrar U. praelonga (invisíveis aos meu olhos) naquele local, sem flores não fui capaz. Encontrei uma perereca pequena que tentei tirar fotos, mas ela foi mais rápida do que o clic da foto e escapuliu da minha mão para dentro da nascente.
Imagem

Pessoal, descupem me pelas poucas fotos, pouco detalhadas, mas eu saí correndo para esta aventura e não pude levar minha câmera.
Pretendo voltar lá na primavera e fazer o arrastão atraz de PCs, e chegar ao cume do Pico Paraná, acampar lá se possivel :o .
Meu amigo que veio me acompanhando atraz das PCs tirou mais algumas fotos comigo, preciso pegar as fotos com ele, e se houverem mais algumas intereçantes, atualizarei este tópico.

Espero que tenham gostado.

Um abraço.

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


04.07.2012(Qua)23:33
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Pico Paraná 30/06/2012
Olá Felipe,

é um lugar bem interessante, tenho que passar por ele um dia desses pois
não conheço o lado paranaense dos campos de altitude. A vegetação é parecida
com aquela do trecho em que nos perdemos da entrada para a trilha na subida
do Crista ('lageanas', 'bambú cará' e etc). Deve ter U. tricolor, U. tridentata,
U. praelonga e quem sabe outras droseras e talvez a esquiva G. aurea.
Não te esqueças de postar as outras imagens.

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


04.07.2012(Qua)23:50
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Pico Paraná 30/06/2012
Mto legal cara, parabens!!! Estas D ascendens são bem compactas, com pecíolos bem curtos, q interessante.

Volta sim na primavera q vc vai ver tudo com flor, inclusive as Utrics. E não esqueça as fotos! ;)


Abs,
Fernando


05.07.2012(Qui)0:44
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.05.2009(Ter)16:04
Mensagens: 534
Localização: Mogi Mirim - SP
Mensagem Re: Pico Paraná 30/06/2012
Bela expedição Felipe, realmente merece ser feita novamente com mais tempo disponível e preaparo. A área é ampla e deve ter muita coisa interessante.
Ficamos no aguardo!
Um grande abraço.

_________________
Léo Leonello


05.07.2012(Qui)10:05
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem Re: Pico Paraná 30/06/2012
Carlos, pensei o mesmo quando encontrei as droseras, o local tinha características idênticas com a parte onde haviamos encontrado as primeiras droseras no Quiriri. Haviam vários locais parecidos mas na maioria das partes, havia uma vegetação de moitas que faziam muita sombra, acho que isso atrapalhava as droseras de crescerem por lá, ou eu poço estar enganado, vai que elas crescem por ali e eu não reparei. Achei incrivel, pois haviam U. reniformis em locais mais secos mas não encontrei nada de U. tricolor, U. tridentata :roll:
Em volta do local onde acampamos, era o lugar, solo super umido, cheio de sphagnum, e canaletas por onde escorriam água. Somente encontrei uma U. reniformis atraz da barraca.
Pode deixar que colocarei outras fotos quando me passarem.

Fernando, pode deixar, quero só ver como estarão estas plantas em épocas de florasção :o

Leo, tem razão quanto ao preparo, demoramos muito para subir pois um dos integrantes era super lerdo, graças a isso tive tempo para me adiantar na trilha e ir procurando PCs enquanto ele não chegava kkkk.

Obrigado pessoal.
Um abraço.

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


05.07.2012(Qui)16:35
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Pico Paraná 30/06/2012
Felipe_Pinho escreveu:
... um dos integrantes era super lerdo ...


Mais lerdo que a gente, quase morremos no Crista ...
... deve ter subido o morro de maca. :lol:

_________________
Droseraholic!!!


05.07.2012(Qui)17:02
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 22.11.2010(Seg)11:24
Mensagens: 760
Localização: Americana-SP
Mensagem Re: Pico Paraná 30/06/2012
Um local maravilhoso, cheio de picos e paisagens fascinantes...

Concerteza deve ter muitas surpresas esperando para serem descobertas!

Mesmo assim, parabéns pelos achados!

Um abraço!

_________________
Minha Galeria

Minha Growlist

''Never Give Up''

Luiz Fernado Canova Augusto


05.07.2012(Qui)20:14
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem Re: Pico Paraná 30/06/2012
Carlos Rohrbacher escreveu:
Felipe_Pinho escreveu:
... um dos integrantes era super lerdo ...


Mais lerdo que a gente, quase morremos no Crista ...
... deve ter subido o morro de maca. :lol:


Depois que fiz o PP, percebi que o Crista é beeem mais puxado.
O PP tem menos subida, só no inicio que é mais sofrido.
Pensei várias vezes que precisariamos chamar reforço pra carregar o rapaz :lol:

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


06.07.2012(Sex)17:09
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: Pico Paraná 30/06/2012
Rapaz, que lugar bonito!!
Esse lugar promete, só não entendi porque não acharam mais droseras, ou utricularias ...
Que horas foram subir o Pico?
E que material levou ?


06.07.2012(Sex)21:38
Perfil YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem Re: Pico Paraná 30/06/2012
Nildo Rodrigues escreveu:
Rapaz, que lugar bonito!!
Esse lugar promete, só não entendi porque não acharam mais droseras, ou utricularias ...
Que horas foram subir o Pico?
E que material levou ?

Comaçamos a subir lá por 12:30. O grupo não era focado em procurar carnivoras. Pretendo ir na primavera para somente procurar PCs, e chegar ao cume do PP.

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


06.07.2012(Sex)23:21
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 15 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB