Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 18.04.2024(Qui)6:07



Responder  [ 34 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 Área de tabuleiro - Carnívoras na Paraíba 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 29.04.2010(Qui)10:12
Mensagens: 465
Localização: Guarabira, Paraíba
Mensagem Re: Área de tabuleiro - Carnívoras na Paraíba
Oi gente!
Cara, estou tento problemas com a internet desde ontem. Assim que postei as fotos fiquei sem conexão. O meu provedor só reestabeleceu tudo ainda pouco, por isso não respondi nada antes. Enfim...
Obrigado pelos comentários! /psica
Quanto às ids, ao meu ver, temos:
>>Utricularia: U. tricolor na foto1; U. subulata na foto 2; U. triloba(?) na foto 3 e U. nana nas fotos 4, 5 e 6.
>>Drosera e Genlisea: D. sessilifolia (variação mais comum por aqui) nas fotos 1, 2, 4 e 5; D. sessilifolia (variação um pouco diferente, com menos tricomas na face superior central da folha, com um formato mais oblongo e com um pecíolo mais largo e sem tricomas) na foto 3; D. sessilifolia (variação semiaquática, um tanto diferente por apresentar um pecíolo muito mais estreito que de costume) nas fotos 6 e 7; G. repens (linda, por sinal! :D ) nas fotos 5 e 8.
>>Nas coletas tem G. filiformis, mas pelo jeito esqueci de fotografá-la in habitat. :mrgreen:

Fernando, quanto à essas U. tricolor, creio que exista mais de uma variação por aqui. Vou tentar me lembrar de tirar mais fotos só delas e te mandar. Quanto à G. repens, é o primeiro registro dela aqui na PB (\o/).
O dia foi muito legal, mesmo. Quero ir da nascente desse riacho até o local onde ele deságua num rio bem maior. Conversando com um mateiro, não cheguei à uma conclusão certa mas creio que esse percurso seja de uns 5~6km. Acredito que eu deva fazê-lo em um dia. Estou com um problema com as coletas. Queria que elas conservassem mais a coloração, principalmente a genlisea. O que faço?

Valeu pela força, Gumboski, Léo, Nildo, Guiga e Canova!
Jadson, isso é área de restinga.

Abs! /psica

_________________
Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia


25.07.2012(Qua)0:50
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Área de tabuleiro - Carnívoras na Paraíba
Hello Caio,

Brigadão pelas confirmações e parabens pela descoberta surpreendente de G.repens!! Não duvido q existam mais variações de tricolor/amethystina, o Paulo Baleeiro vai querer fotos e herbários. Sobre os herbários, tem q secar rápido pra manter as cores. Eu uso papel toalha de cozinha mesmo, mas alguns usam papel manteiga.

Abs,
Fernando


25.07.2012(Qua)12:03
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 29.04.2010(Qui)10:12
Mensagens: 465
Localização: Guarabira, Paraíba
Mensagem Re: Área de tabuleiro - Carnívoras na Paraíba [+fotos]
Oi pessoal. Continuando o tópico...
Voltei hoje à área (e outras mais) e tive um dia para não tirar da memória, com surpresas e muitas coletas.
Bem, seguem as fotos:

Imagem1
Imagem2
Imagem3
Imagem4
Imagem5
Imagem6
Imagem7
Imagem8
Imagem9
Imagem10
Imagem11
Imagem12
Imagem13
Imagem14
Imagem15
Imagem16
Imagem17
Imagem18
Imagem19
Imagem20
Imagem21
Imagem22
Imagem23
Imagem24
Imagem25

Espero que tenham gostado! :D
No próximo sábado tem mais uma, dessa vez vou com o o Nivaldo Falcão e o Fabiano Pereira, ambos daqui do Fórum. Será em outra cidade. Vamos ver no que dá... 8-)

Abs! /psica

_________________
Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia


28.07.2012(Sáb)23:46
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Área de tabuleiro - Carnívoras na Paraíba
Aaaaaaargh!! Q incrivel cara!! não acredito q vc redescobriu D.communis finalmente na PB, parabens!!!!

Mas vamos devagar, uma por uma...

Primeiro, várias fotos de babar dos ambientes, q são perfeitos p/ PCs!

Logo depois as 1as PCs, vejo q vc achou mais G.repens - fantastico! Andei perguntando e pesquisando e essa parece ser mesmo a 1a vez q essa espécie é coletada a baixa altitude em região litorânea. Mto legal!!

Na última foto da G.repens submersa, tô vendo folhas compridinhas do q parece ser U.trichophylla.

Em seguida temos G.filiformis, q vc já havia visto por aí, mas q não deixa de ser algo fantástico tbm p/ um ambiente litorâneo.

Depois umas U.subulata grandonas e bonitonas, e outras magrinhas q parecem ser ela tbm?

Próxima tbm é mto interessante, mas eu sou péssimo p/ identificar esse grupo - e já passaram das 3 da manhã. :) Mas me parece ou U.cornuta, U.juncea ou U.adpressa. Olhe com um lupa, confira no Taylor, e nos diga depois. ;)

Depois vem a tal forma de U.tricolor/ amethystina q é comum no litoral no NE e N do Brasil. Plantinha mto peculiar, merece nome próprio...

Daí tem uma foto mostrando uma pequena florzinha lilas q talvez seja a tua maior descoberta até agora, junto com a G.repens: U.tenuissima!!! Tbm é a 1a vez q essa espécie RARÍSSIMA é vista no litoral, parabens!!! (talvez ela seja "rara" apenas pq é tao pequena e ninguem vê)

Em seguida tem uma foto onde não vejo nenhuma PC, e depois a D.communis, finalmente!

Cara, mto parabens pelas descobertas, adoraria poder ir explorar esta região com vc, acho q ainda deve ter mta PC legal escondida por ali! Aguardo novas viagens e novas fotos!! :)


Abs,
Fernando

P.S. Espero q tenha feito herbário de tudo!


29.07.2012(Dom)3:20
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 30.03.2011(Qua)20:07
Mensagens: 244
Localização: Concórdia do Pará - PA
Mensagem Re: Área de tabuleiro - Carnívoras na Paraíba
Grande contribuição, logo eu também vou fazer uma aventura que se auto intitulará Trail of carnivorous of Pará, pois aqui ate agora só vi uma pessoa que postou algo sobre utricularias aqui no meu estado.
Ate agora minhas Sarracenias estão crescendo bem e ficando cadaveis maiores.


29.07.2012(Dom)11:36
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.03.2011(Seg)18:05
Mensagens: 370
Localização: Rio Negrinho/SC
Mensagem Re: Área de tabuleiro - Carnívoras na Paraíba
Maravilha de imagens e espécies!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabéns, Caio! Muito sucesso em suas pesquisas!

Abraço


29.07.2012(Dom)11:40
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Área de tabuleiro - Carnívoras na Paraíba
Erik, aí no Pará tem mtas PCs, eu mesmo já postei tópicos sobre Utrics, Drosera e Genlisea daí. ;) (Não lembro se foi aqui ou no forum CPUK...)

Se precisar de ajuda, pode pedir!


Abs,
Fernando


29.07.2012(Dom)12:44
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 29.04.2010(Qui)10:12
Mensagens: 465
Localização: Guarabira, Paraíba
Mensagem Re: Área de tabuleiro - Carnívoras na Paraíba
Fernando Rivadavia escreveu:
Aaaaaaargh!! Q incrivel cara!! não acredito q vc redescobriu D.communis finalmente na PB, parabens!!!!
Pois é, Fernando! Finalmente cheguei ao objetivo! A danada deu trabalho, mas cada momento valeu a pena! /psica

Fernando Rivadavia escreveu:
Mas vamos devagar, uma por uma...

Primeiro, várias fotos de babar dos ambientes, q são perfeitos p/ PCs!
Cara, não dá pra upar todas as fotos dos lugares que passei. Porém, mesmo se desse, nada se compara à estar no local! É show!

Fernando Rivadavia escreveu:
Logo depois as 1as PCs, vejo q vc achou mais G.repens - fantastico! Andei perguntando e pesquisando e essa parece ser mesmo a 1a vez q essa espécie é coletada a baixa altitude em região litorânea. Mto legal!!

Na última foto da G.repens submersa, tô vendo folhas compridinhas do q parece ser U.trichophylla.
A primeira surpresa pra mim foi a descoberta. A surpresa seguinte foi que ela não está simplesmente por lá. Ela empesta o lugar! Tem aos montes, em tudo quanto é canto! Só perde pra U. subulata.

Fernando Rivadavia escreveu:
Em seguida temos G.filiformis, q vc já havia visto por aí, mas q não deixa de ser algo fantástico tbm p/ um ambiente litorâneo.
Já é conhecida minha. Mas, nessa área, existem poucas e ficam um pouco distante da trilha inicial. Acho que ela não gosta de ser vizinha da G. repens. Onde tem uma a outra não está!

Fernando Rivadavia escreveu:
Depois umas U.subulata grandonas e bonitonas, e outras magrinhas q parecem ser ela tbm?
Acredito que as magrinhas sejam U. pusilla. São bem pequenas!

Fernando Rivadavia escreveu:
Próxima tbm é mto interessante, mas eu sou péssimo p/ identificar esse grupo - e já passaram das 3 da manhã. :) Mas me parece ou U.cornuta, U.juncea ou U.adpressa. Olhe com um lupa, confira no Taylor, e nos diga depois. ;)
U. juncea.

Fernando Rivadavia escreveu:
Depois vem a tal forma de U.tricolor/ amethystina q é comum no litoral no NE e N do Brasil. Plantinha mto peculiar, merece nome próprio...
É, acho que está mais pra U. amethystina. Mas, ainda assim, é bem peculiar mesmo. Vamos batizar a bichinha! :D

Fernando Rivadavia escreveu:
Daí tem uma foto mostrando uma pequena florzinha lilas q talvez seja a tua maior descoberta até agora, junto com a G.repens: U.tenuissima!!! Tbm é a 1a vez q essa espécie RARÍSSIMA é vista no litoral, parabens!!! (talvez ela seja "rara" apenas pq é tao pequena e ninguem vê)
Cara, fico muito feliz por uma lado e triste por outro. Feliz porque encontrei essa raridade. É o primeiro registro no NE! /susto Mas, fico triste prq não consegui fazer herbário delas. Só encontrei dois exemplares. Coletei as duas, dei dois passos, olhei pras plantas e já estavam sem flor :( , não encontrei mais nenhuma. São absurdamente delicadas! Como faço, Fernando? Como vc fez herbário delas? Meu próximo objetivo a ser alcançado é coleta-las para herbário!

Fernando Rivadavia escreveu:
Em seguida tem uma foto onde não vejo nenhuma PC, e depois a D.communis, finalmente!
Osh!... Achei parecido com folha de utric. :roll:

Fernando Rivadavia escreveu:
Cara, mto parabens pelas descobertas, adoraria poder ir explorar esta região com vc, acho q ainda deve ter mta PC legal escondida por ali! Aguardo novas viagens e novas fotos!! :)


Abs,
Fernando
Estou aguardando vc por aqui pra explorarmos esse e outros lugares! /psica

Fernando Rivadavia escreveu:
P.S. Espero q tenha feito herbário de tudo!
Fiz herbário de (quase) tudo!

_________________
Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia


29.07.2012(Dom)15:38
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Área de tabuleiro - Carnívoras na Paraíba
Putz q pena a perdeu as flores de U.tenuissima! Mas não se preocupe, pois vc vai voltar e coletar mais! Só da próxima vez já taca na prensa imediatamente. ;)

Abs,
Fernando


P.S. Bom saber tbm q G.repens era tão comum. G.filiformis geralmente não cresce junto pois é anual, o habitat é diferente.


30.07.2012(Seg)21:51
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Área de tabuleiro - Carnívoras na Paraíba
Olá Caio,

incrível esse logal, grande variedade de espécies, dentre elas algumas que chamaram a minha atenção.
Essa forma de U.amethystina é muito linda com as folhas grandonas como U.tricolor. A genlisea com essa cor
também é muito legal. Das droseras tem essa difíceis de cultivo, as D. sessilifolia lembram as que vi no Maranhão,
a D. communis bem vermelhinha é espetacular.

Um adúvida, esse local fica a cerca de quantos Km do mar?

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


05.08.2012(Dom)17:38
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 34 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB