Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 24.04.2024(Qua)9:10



Responder  [ 9 mensagens ] 
 utriculária em chapada dos Gumarães-MT 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 13.07.2012(Sex)22:06
Mensagens: 250
Localização: Brasil
Mensagem utriculária em chapada dos Gumarães-MT
olha o que eu achei hoje numa cachoeira la em chapada, a 60 km de cuiabá :
Tudo isso graças ao fernando Rivadavia que me ajudou muito!!!
acho que é Utriculária Gibba !!! :D :D :D eu sei que essa espécie é muito comum mas foi minha primeira PC in habitat! :lol:
essa cachoeira que eu achei a utric é muito frequentada, vai muita gente lá, as utrics ficam bem perto das pessoas, tanto que até uma criança pode ir lá nas pedras onde eu achei as PCs, mas ninguem nota elas porque são muito pequenas e ninguem sabe o que é uma PC. :lol: Infelizmente eu fiz as malas com muita pressa e esqueci de pegar minha camera, então não fotografei o lugar que achei, mas tinham muitas utriculárias. :mrgreen:
no google a imagem da cachoeira que eu achei as PCs:
Imagem

eu não fiz esforço algum pra achar elas. estavam o tempo todo ali a 3 metros das pessoas.
as utrics estavam nessas paredes molhadas nas laterais da cachoeira, aos montes, mas nem todas estavam floridas, haviam centenas e centenas de folhinhas.
coletei 4 ( coletei poucas poucas né?) a população estava imensa, caso contrario nem coletaria:
1
Imagem

2
Imagem

3
Imagem

4
Imagem

pus elas num aquário pequenininho com tampa e saída de ar pra aumentar a umidade porque aqui nessa época do ano a umidade é de 15% de dia.
5
Imagem


Lá em chapada está muito seco também e muito mais quente do que o comum, já que lá geralmente é fresco e cuiabá sempre calor de torrar, mas as utrics não estão se importando com o calor que tem feito lá pelo visto, o que pode significar que talvez elas não se abalem muito com o calor de cuiabá, mas mesmo assim eu vou acostuma-las aos poucos as altas temperaturas.

tchau pessoal, caso tenham alguma dica ou critica podem falar.

tenho algumas perguntas:

1) se for mesmo U. Gibba devo deixa-las em um local com luz indireta ou com algum tempo de sol?

2) estou deixando-as com água alguns mm acima do substrato, assim como eu encontrei-as in habitat. está certo ou elas se comportam de maneira diferente em cultivo?

3)essa espécie é muito exigente quanto a umidade do ar? ou apenas muita umidade do solo é suficiente?

4) durante 3 dias da semana tem feito uns 40 graus aqui em cuiabá, nos outros dias tem feito uns 36 á 38 , e a noite tem feito uns 27 graus, elas aguentam temperaturas assim?
obrigado e tchau pessoal :D


07.09.2012(Sex)18:14
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: utriculária em chapada dos Gumarães-MT
Olá Vitor. Parabéns pelo achado.
E olhando as fotos das flores eu não acho que sejam de U. gibba. Mas enfim, tentando te ajudar:
vitordv escreveu:
tenho algumas perguntas:

1) se for mesmo U. Gibba devo deixa-las em um local com luz indireta ou com algum tempo de sol?
Eu cultivo elas dentro de uma bacia com água e só vou renovando o nível e a luz é quase direta, só tem um plástico (o da estufa) transparente entre a luz do sol e a utricularia.

2) estou deixando-as com água alguns mm acima do substrato, assim como eu encontrei-as in habitat. está certo ou elas se comportam de maneira diferente em cultivo?
Caso ela seja U. gibba ela irá precisar de água disponível o tempo todo, mas como eu disse ela não me parece ser ela e sim uma outra qualquer. Tente tirar uma foto mais nítida de frente da flor e de lado também.

3)essa espécie é muito exigente quanto a umidade do ar? ou apenas muita umidade do solo é suficiente?
Considerando que a U. gibba é aquática (ou semi aquática) você tem que se importar somente com a água do "substrato".

4) durante 3 dias da semana tem feito uns 40 graus aqui em cuiabá, nos outros dias tem feito uns 36 á 38 , e a noite tem feito uns 27 graus, elas aguentam temperaturas assim?
Na minha estufa as mais altas temperaturas chegaram a 45°C e as mais baixas em torno de 15°C e ainda assim a U. gibba tem florescido e crescido bastante.

obrigado e tchau pessoal :D


Abraços e boa sorte.

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


09.09.2012(Dom)10:24
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 29.04.2010(Qui)10:12
Mensagens: 465
Localização: Guarabira, Paraíba
Mensagem Re: utriculária em chapada dos Gumarães-MT
Oi Vitor,
Parabéns pelo achado. Cara, não dá pra ver que sp. de Utricularia é, mas creio que não seja U. gibba. Tira uma foto mais nítidas focalizando a corola da flor.

Abs.

_________________
Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia


09.09.2012(Dom)15:08
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 22.08.2011(Seg)20:35
Mensagens: 686
Localização: chapecó-sc brasil
Mensagem Re: utriculária em chapada dos Gumarães-MT
adoro utrics aquaticas :mrgreen: vc podia plantar ela direto no aqua mesmo com sphagnum e agua no nivel do substrato /psica

_________________
vinicius passou por aqui 8-)


09.09.2012(Dom)18:08
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: utriculária em chapada dos Gumarães-MT
Também gostaria de ver melhor essas flores, de imediato recomendo trocar o substrato,
lé onde elas estavam havia troca constante de água, quando esse substrato fica 'parado'
os efeitos da decomposição se acentuam e a planta pode morrer.

Caso volte ao local não esqueças de fotografar. /psica

_________________
Droseraholic!!!


10.09.2012(Seg)10:45
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: utriculária em chapada dos Gumarães-MT
Mto legal cara, parabens!!!! não dá pra ver direito, mas parece ser U.nigrescens.

Abs,
Fernando


22.09.2012(Sáb)21:07
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: utriculária em chapada dos Gumarães-MT
Fernando Rivadavia escreveu:
... parece ser U.nigrescens


Tudo agora é essa espécie. :mrgreen:

_________________
Droseraholic!!!


23.09.2012(Dom)23:09
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 02.11.2011(Qua)7:50
Mensagens: 56
Mensagem Re: utriculária em chapada dos Gumarães-MT
Legal!!!
Também acho que é U. nigrescens...


09.10.2012(Ter)20:39
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.06.2011(Qui)21:36
Mensagens: 311
Localização: canoinhas - sc
Mensagem Re: utriculária em chapada dos Gumarães-MT
boa vitor...


09.10.2012(Ter)22:33
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 9 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB