Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 26.04.2024(Sex)8:52



Responder  [ 25 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 mafra-sc 17/11/12 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.06.2011(Qui)21:36
Mensagens: 311
Localização: canoinhas - sc
Mensagem Re: mafra-sc 17/11/12
valeu gente....
rodrigo, não tive tempo de verificar a extensão deste achado, mas acredito que não esteja limitado àquele local. este barranco é bem mais extenso do que o que verifiquei além de existirem mais locais com características semelhantes em outros pontos desta mesma rodovia. já dei uma olhada no google earth e encontrei locais muito interessantes na região de timbó grande, santa cecília e lebon régis. aguardem novidades......
fernando, pelo que o carlos r. me ensinou (folhas verdes e miolo entre roxo e bordô) acredito que sejam mesmo d. viridis. as maiores tinham uns 6cm de diâmetro e me pareceram um tanto sofridas, quase sem mucilagem, embora estivessem em solo bastante úmido. esta é minha espécie brasileira preferida, acho elas lindíssimas e pretendo encontrar novos locais de ocorrência em minhas andanças.
passei por lá recentemente e encontrei pouquíssimas d. brevifolia vivas, mas a maioria secas e com muitas sementes. acredito que sejam anuais (não sei se é este o termo certo....).
aos entendidos, não consigo diferencia as utricularias que encontrei pela planta, digo, sem as flores.....
até mais.


16.12.2012(Dom)22:32
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: mafra-sc 17/11/12
Tuco,

D.communis crescendo em ambientes pouco ensolarados, sob gramíneas por exemplo (=feias), mtas vezes se parecem com D.viridis. Leia a descrição da espécie p/ mais detalhes.

Quanto a D.brevifolia, elas parecem mtas vezes perder as rosetas no inverno, mas as raízes sobrevivem sob o solo e rebrotam nessa época do ano com o início das chuvas. Apesar de apresentar esse padrao anual de morte/rebrotamento, mesmo assim sao perenes. Anuais de verdade morrem ao final da estacao de chuvas e as populacoes se mantem atraves de sementes.

Sobre as Utrics, U.tricolor é fácil de diferenciar de U.praelonga: a primeira tem folhas arredondadas e a 2a tem folhas longas e filiformes como as gramíneas com a qual frequentemente cresce.


Abs,
Fernando


16.12.2012(Dom)22:43
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 29.04.2010(Qui)10:12
Mensagens: 465
Localização: Guarabira, Paraíba
Mensagem Re: mafra-sc 17/11/12
Oi Tuco,
Que belo achado, hein! Ainda mais assim, pertinho de casa! :mrgreen:

Então, Fernando, quanto à essa diferenciação entre D. communis e D. viridis, na maioria dos casos pra mim não fica tão difícil distinguir as espécies. Contudo, acredito que nessas áreas não é difícil encontrar populações do híbrido entre estas. Digo isto porque nos Campos do Quiriri, por exemplo, encontramos populações que partilhavam de boa parte da morfologia das duas espécies, ou caracteres particulares entre os das espécies. Ex.: leve curvatura da haste floral na região proximal.

O que acha? /geek

Abs.

_________________
Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia


17.12.2012(Seg)16:09
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: mafra-sc 17/11/12
Hello Caio,

Eu já debati mto a possibilidade de hibridos entre estas espécies, ao encontrar plantas intermediárias. Mas na grande maioria das vezes estas intermediárias estavam em ambientes mais sombreados e provavelmente eram apenas D.communis menos saudáveis. quando crescendo em ambientes ensolarados, é fácil distinguir communis de viridis.

Abs,
Fernando


17.12.2012(Seg)23:16
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: mafra-sc 17/11/12
Descobriu qual tem haste curvada Caio?

_________________
Droseraholic!!!


18.12.2012(Ter)9:48
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.06.2011(Qui)21:36
Mensagens: 311
Localização: canoinhas - sc
Mensagem Re: mafra-sc 17/11/12
bom dia.
coletei algumas plantas naquele dia e estou cultivando a meia-sombra por enquanto. algumas delas estão ficando com as folhas e pecíolos bem avermelhados, outras somente os pecíolos. todas tem as folhas espatuladas e as hastes florais saem da base da planta na horizontal e depois assumem a posição vertical, ainda preciso verificar quais estão com as hastes. espero poder ver as flores abertas para postar as fotos aqui.
até mais.


19.12.2012(Qua)8:18
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.06.2011(Qui)21:36
Mensagens: 311
Localização: canoinhas - sc
Mensagem Re: mafra-sc 17/11/12
uma imagem vale mais que mil palavras.....

estas são as de mafra-sc que estou cultivando em casa.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

estas são de palmeira-pr

Imagem

estas são da serra do quirirí-sc.

Imagem

até mais.


19.12.2012(Qua)13:26
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: mafra-sc 17/11/12
Vixe, agora tô achando q são todas D.viridis, kkkkk!!!


19.12.2012(Qua)19:28
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 29.04.2010(Qui)10:12
Mensagens: 465
Localização: Guarabira, Paraíba
Mensagem 
Acredito que sejam todas D. viridis: curvatura leve na base do escapo + pecíolo "sem tricomas".


Carlos Rohrbacher escreveu:
Descobriu qual tem haste curvada Caio?

As duas, Carlos. Contudo, a D. communis possui uma curvatura bem mais acentuada em relação à D. viridis. Foi o que eu pressupunha lá no Quiriri, certo?
Pra entender melhor, uma imagem (1 = D. viridis; 2 = D. communis):
Imagem

Abs. /psica

_________________
Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia


19.12.2012(Qua)20:14
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: mafra-sc 17/11/12
Opa, mto cuidado, essa imagem tem um erro!!

Essa foi a imagem q INFELIZMENTE foi publicada junto com o artigo na CPN. Depois foi publicada a ERRATA abaixo:

Imagem

Jogo dos 2 erros, vamos ver quem acha primeiro! :)


Abs,
Fernando


19.12.2012(Qua)21:11
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 25 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB