Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)8:59



Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Serra das Sete Voltas 
Autor Mensagem
Destaque

Registrado em: 04.03.2006(Sáb)23:57
Mensagens: 70
Localização: Ribeirão Preto -SP
Mensagem Serra das Sete Voltas
Olá Pessoal.
Estive ausente por um longo período, mas finalmente entrei de férias.
Para comemorar o primeiro dia (dos poucos) de ócio, vou postar as fotos de minha última “expedição”. Um final de semana que aproveitei para “pescar” (entenda como coleta de ectoparasitas de peixes), praticar “birdwatching”, fotografar a natureza, e claro, procurar PCs.
O local escolhido foi o Rio Grande, em Minas Gerais, na região da Usina de Mascarenhas de Morais, também chamada de Represa de Peixoto.
Esta barragem bloqueia o Rio Grande entre os municípios de Ibiraci (terra natal de meus ascendentes) e Delfinópolis, uma região maravilhosa, conhecida como a Serra das Sete Voltas.
Conheço este local desde moleque, e foi nele que vi pela primeira vez um orvalhinho ou capim-visgo, como meu avô chamava os tapetes de Drosera abundantes na área.
Chega de lero-lero, e vamos às fotos:

Usina de Mascarenhas de Morais – Peixoto.
Imagem

Dia de Pescaria Científica.
Imagem

Eu e o Tucunaré-Azul (Cichla piquiti – uma das 9 espécies novas de tucunaré descritas por Kullander e Ferreira em 2006 – agora são 15 espécies reconhecidas para o gênero Cichla).
Imagem

Alguns Peixinhos. Piranha (Serrasalmus sp.) – O sangue é dela!!!
Imagem

Mandi-chorão (Pimelodus maculatus) – parece história de pescador, mas ele foi laçado pelo anzol.
Imagem

A surpresa!!!
Imagem

Um "raro" dourado (Salminus brasiliensis).
Imagem

Acho que tinha outros dourados na água, mas os cágados eram mais rápidos.
Imagem

Detalhe do cágado (Phrynops hilarii).
Imagem

Fim de tarde no Rio Grande.
Imagem

É hora dos “grandes” bagres!!! Barbado (Pinirampus pirinampu).
Imagem

Pelo menos grande o suficiente para pagar a promessa que fiz ao meu filho. Falei que pegaria um peixe do tamanho dele. Sorte que meu filho só tem dois anos ainda!!!
Imagem

Entre um peixe e outro, aproveitei para fotografar algumas aves.
Cabeça-seca (Mycteria americana).
Imagem

Biguá (Phalacrocorax brasilianus).
Imagem

Socó-grande (Ardea cocoi).
Imagem

Colheireiros (Platalea ajaja).
Imagem

No outro dia Subi a Serra das Sete Voltas e no caminho fotografei uma árvore retorcida, porque ela era legal. Em casa ampliei a foto e vi que havia um pássaro nela. Era um joão-bobo (Nystalus chacuru), pássaro muito bonito, que perdi a chance de fotografar em detalhes.
Imagem

A poucos meses um incêndio queimou toda a região, mas a vegetação já mostra sinais de recuperação.
Imagem

Sempre-viva (Eriocaulaceae).
Imagem

Vista da Serra das Sete Voltas.
Imagem

Vale do Rio Santo Antônio – Gurita.
Imagem

Queria fotografar duas cachoeiras cheias de PCs nesta área, mas a estrada estava interditada. Rio Santo Antônio com o nível de água elevado pelas chuvas da semana anterior a viagem.
Imagem

Leito rochoso do Rio Santo Antônio, onde é comum encontrar PCs nas margens, mas estava tudo debaixo d’água.
Imagem

Vista do lago formado pela Represa de Peixoto no alto da Serra.
Imagem

No caminho um acidente. Atropelei um gambá (Didelphis cf. albiventris) – acontece sempre comigo!!! Parei para examinar a vítima, pois uma vez atropelei uma fêmea com 3 filhotes no marsúpio. Salvei os filhotes e após crescidinhos, eles foram mantidos em semi-cativeiro e reintroduzidos em uma área natural.
Imagem

Mas e as PCs??? Comecei a busca em uma voçoroca próxima ao Ribeirão Bom Jesus.
Imagem

Local sombreado, mas com muitas Drosera tomentosa var. glabrata.
Imagem

Achei outras coisas interessantes neste local. Papo-de-peru (Aristolochia sp.).
Imagem

Falsa-coral (Oxirhopus guibei).
Imagem

Rã-manteiga (Leptodactylus ocellatus).
Imagem

E uma jóia. Sapo-flexa (Epipedobates flavopictus). Um dendrobatídeo raro nesta área.
Imagem

Detalhe da secreção tóxica na pele deste dendrobatídeo.
Imagem

Fui para outro ponto que reservava muitas surpresas.
Imagem

Um paredão íngreme repleto de PCs.
Imagem

Drosera tomentosa
Imagem

Algumas tão grandes que lembravam D. ascendens.
Imagem

Outras cresciam como epífitas.
Imagem

Drosera communis
Imagem

Estavam floridas e consegui algumas sementes.
Imagem

Acho que Drosera grantsaui.
Imagem

Utricularia subulata (exemplares minúsculos).
Imagem

Utricularia sp. (parecia U. hispida, mas não tina nenhuma flor aberta).
Imagem

Acho que Utricularia nigrescens.
Imagem

Outra foto “de ladinho”.
Imagem

Acho que Utricularia triloba.
Imagem

E para terminar: Genlisea sp.
Imagem

Detalhe da flor.
Imagem

A planta.
Imagem
Imagem
Imagem

É isso aí, Pessoal.
Um ótimo Natal e Feliz 2008!!!
Abraços,
Alex – ALAMelo.


23.12.2007(Dom)16:31
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 26.12.2005(Seg)14:08
Mensagens: 87
Localização: Itu - SP
Mensagem 
Fala ALAMelo!

Bem vindo novamente ao Fórum!
Já estive em Delfinópolis, MG e é realmente incrível, vale a pena conhecer.
Parabéns pela expedição, gostei muito das fotos.

[ ]

Até

PS: Coitado do gambá.

1rip

_________________
Imagem

www.biophotos.com.br


23.12.2007(Dom)18:06
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Nossa, nem sei por onde começar já que tem de tudo que eu mais gosto:

1) Cara, essa tartaruga é linda, os cágados daqui são mais "miméticos", ou seja, bem feiosos além de fedidos :lol:

2) Adoro peixes também, incrível encontrar esse dourado em águas "paradas" :shock:

3) Cobras, cobra!!! Adorei. :D

4) Drosera tomentosa var. glabrata... aí está algo que pretendo encontrar in habitat, enquanto isso vou cuidadndo daquela que você enviou, ela está com um brotamento bem grandinho. Também há vários seedlings, obrigado.

5) Sapos!!! Viva os sapos!!!

6) Drosera tomentosa crescendo em árvore, aí está algo que não se vê todo dia :shock:

7) Sim, é Drosera grantsaui, onde ela estava crescendo? Eu só as encontrei na sombra de barrancos hiper-úmidos 8-)

8 ) Como são as folhas da Utricularia triloba, como as da Utricularia subulata?

9) Genlisea violacea? :roll:

Bom... quase todas as fotos comentadas :lol:

Valeu por compartilhar as imagens, salvou o domingo :wink:

_________________
Droseraholic!!!


23.12.2007(Dom)22:19
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Cara, parabéns!!! Não só pelo tópico que está arrebentando!! Mas pelo enorme conhecimento biológico!!! heheh
É assim que eu quero ficar!!! Ser um naturalista!! Aos pouquinhos eu estou chegando lá....hehehehee...metido eu né!! :)

Abração

_________________
Imagem


23.12.2007(Dom)22:22
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
E ai Alex, qto tempo!

Muito legais as fotos, parabens! Eu rodei por esta região um ou dois anos atras, mas não achei D.tomentosa, D.grantsaui nem G.violacea. Parabens, Gostaria mto de saber que estrada era aquela do paredão, se possivel (me escreva: fe_riva@uol.com.br).

não dá pra ver direito se é D.grantsaui na tua foto, vc tem outras? Haviam mtas plantas ou só aquela? Legal q. vc achou D.tomentosa e G.violacea tao perto da divisa com SP. Seria legal encontrar do outro lado da divisa, pois acho que G.violacea não é coletada no estado ha mais de 100 anos e se me lembro bem D.tomentosa nunca foi vista por estas bandas.

Anyways, vou querer ver fotos das flores de G.violacea em cultivo, quando estiverem totalmente abertas, OK?

A U.nigrescens parece ser U.subulata ou U.triloba com formato de flor um pouco diferente apenas. U.nigrescens é uma U.pusilla grandona. A U.hispida é ela mesmo!

Adorei o sapo-flexa!!

Parabens, Fernando Rivadavia


24.12.2007(Seg)3:32
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Fala Alex,

Citação:
qto tempo!

2

Cara, que lugar legal!!!
Essas tomentosas gigantes e crescendo como epífitas são incríveis!!! Parabéns pelo achado!!!

Essa sua possível grantsaui é communis mesmo. Note que a base da haste floral é fortemente ascendente e que a prefoliação não é circinada.

Bela G. violacea! É bem diferente das que tenho em cultivo aqui (fotos já já)!


Belo dendrobatídeo!!! Nunca tive a sorte de encontrar um... :cry:

Abraços, um ótimo 2008 e vamos ver se combinamos outra viagem agora em jan/fev!!!

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


26.12.2007(Qua)8:35
Perfil
Destaque

Registrado em: 04.03.2006(Sáb)23:57
Mensagens: 70
Localização: Ribeirão Preto -SP
Mensagem 
Olá Biocarlão, Carlos, Cléo, Fernando, Paulo e demais amigos.

Biocarlão disse:

Citação:
Já estive em Delfinópolis, MG e é realmente incrível, vale a pena conhecer.

Para os amantes da natureza e das PCs, como nós, o lugar é o paraíso.

Citação:
PS: Coitado do gambá.

Felizmente não é uma espécie ameaçada.

Carlos disse:

Citação:
1) Cara, essa tartaruga é linda, os cágados daqui são mais "miméticos", ou seja, bem feiosos além de fedidos

A região ventral desta espécie é muito linda mesmo, principalmente nos jovens. O termo correto para a coloração críptica observada nos cágados é camuflagem, mas isso acaba sendo um charme. “Os feiosos são até bonitos de tão feios”. Eu nunca reparei o cheiro desagradável dos cágados, mesmo porque no fogo eles ficam muito cheirosos!!! Antes que alguém me apedreje, não matei nenhum cágado, esta foi uma experiência que tive em uma aldeia no Mato Grosso.

Citação:
2) Adoro peixes também, incrível encontrar esse dourado em águas "paradas"

Viva a ictiofilia!!! Este dourado foi pescador entre a barragem de Peixoto e o lago formado pela Usina de Estreito. É um trecho com cerca de 2km onde as espécies nativas concentram-se nas corredeiras, poços e remansos do leito original do Rio Grande. Esta área sempre reserva surpresas, como jaús e pintados de grande porte.

Citação:
3) Cobras, cobra!!! Adorei.

Eu prefiro encontrar as não-peçonhentas. Mas prefiro ainda mais não ser encontrado por elas.

Citação:
4) Drosera tomentosa var. glabrata... aí está algo que pretendo encontrar in habitat, enquanto isso vou cuidadndo daquela que você enviou, ela está com um brotamento bem grandinho. Também há vários seedlings, obrigado.

Que legal que a mudinha e as sementes sobreviveram à viagem.

Citação:
5) Sapos!!! Viva os sapos!!!

Carlos, Carlos... O que você anda fazendo com os sapos??? Acho que uma lambida no sapo-flexa é morte certa. Tome cuidado!!!

Citação:
6) Drosera tomentosa crescendo em árvore, aí está algo que não se vê todo dia

Novidade para mim também.

Citação:
7) Sim, é Drosera grantsaui, onde ela estava crescendo? Eu só as encontrei na sombra de barrancos hiper-úmidos

O Paulo definiu muito bem o exemplar da foto. É realmente D. communis. Mas explorei apenas uma pequena região, sendo possível a existência de outras espécies na área. O ambiente era bem similar ao descrito por você.

Citação:
8 ) Como são as folhas da Utricularia triloba, como as da Utricularia subulata?

Não reparei as folhas de U. triloba.

Citação:
9) Genlisea violacea?

Aqui fica a dúvida, pois, como o Paulo disse, a G. violacea que eu já vi em outras localidades (Caraça-MG e Planaltina-GO), era bem diferente. Fiquei na dúvida, principalmente por não encontrar nenhuma flor totalmente aberta. Achei as folhas mais robustas e menos numerosas em plantas adultas, além da haste floral sem pelos. A flor era bem pequena também, mas ela não estava aberta, como disse.

Cléo disse:

Citação:
É assim que eu quero ficar!!! Ser um naturalista!!

Também anseio ser um “bom” naturalista um dia. Ainda chego das expedições com muitas dúvidas, algumas que nem a ciência ainda consegue responder. É isso que me motiva a seguir adiante nesta maravilhosa profissão.

Fernando disse:

Citação:
Eu rodei por esta região um ou dois anos atras, mas não achei D.tomentosa, D.grantsaui nem G.violacea.

Drosera tomentosa está confirmada. Tem muita área legal para explorar nesta região, quem sabe não encontramos outras espécies.

Citação:
Gostaria mto de saber que estrada era aquela do paredão

Envio detalhes por email, mas fica o convite para uma expedição no local (convite estendido a todos os amigos do fórum).

Citação:
Legal q. vc achou D.tomentosa e G.violacea tao perto da divisa com SP. Seria legal encontrar do outro lado da divisa, pois acho que G.violacea não é coletada no estado ha mais de 100 anos e se me lembro bem D.tomentosa nunca foi vista por estas bandas.

Conheço um local em São Paulo, bem na divisa com Minas, que vale a pena uma investigação a fundo. Em 1995 encontrei Drosera e Utricularia na área. Voltei recentemente no local paracoletar a “famosa leguminosa pseudocarnívora”, mas não procurei por PCs no local. Abaixo link com fotos do local:
http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-920_s-0.html

Citação:
A U.nigrescens parece ser U.subulata ou U.triloba com formato de flor um pouco diferente apenas. U.nigrescens é uma U.pusilla grandona. A U.hispida é ela mesmo!

Obrigado pela identificação.

Paulo disse:

Citação:
Essas tomentosas gigantes e crescendo como epífitas são incríveis!!! Parabéns pelo achado!!!

Obrigado.

Citação:
Essa sua possível grantsaui é communis mesmo. Note que a base da haste floral é fortemente ascendente e que a prefoliação não é circinada.

Obrigado pela identificação e por remover a poeira dos meus glossários de botânica, que estavam a muito tempo encostados na estante. Tive que recorrer a eles para descobrir o que era circinada.

Citação:
Bela G. violacea! É bem diferente das que tenho em cultivo aqui (fotos já já)!

Paulo, o misterioso!!! Mas sempre acaba nos surpreendendo com suas maravilhosas fotos. Tenho minhas dúvidas sobre esta espécie, mas não conheço bem sua diagnose de G. violacea.

Citação:
Belo dendrobatídeo!!! Nunca tive a sorte de encontrar um...

Também só falta você conseguir enxergar tanta PC e os bichos ao mesmo tempo, com tão pouco tempo de prática. Vou iniciar meu doutorado em Zoologia pelo IB no meio do ano e talvez a gente se encontre com freqüência em Sampa, assim eu te dou umas dicas para encontrar a bicharada no campo!!!

Citação:
Abraços, um ótimo 2008 e vamos ver se combinamos outra viagem agora em jan/fev!!!

Você vai ficar em São Carlos no início de janeiro? Podemos marcar alguma saída neste período. A saída da Serra do Cipó é no final de janeiro, neste período eu já estou “labutando”.

Valeu Galera pelos comentários.
Abraços,
Alex Melo - ALAMelo


26.12.2007(Qua)22:00
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28
Mensagens: 1190
Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
Mensagem 
Opa!
Muito massa essas fotos!
adoro pescaria e aqui a minha região esses dourados são bastantes (se pode se dizer assim) comuns!
E essas aves??? que legal!! são maravilhosas!!!
Espero um dia sair numa expedição e voltar com tantas fotos legais como você!!!
Parabens
Abraços

_________________
Paulo Henrique Dias
Nem todo vento traz frieza e tempestade...
Canibal vegetariano devora planta carnívora
Minha Grow List


27.12.2007(Qui)0:23
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Olá Alex,

Hmmm, fiquei curioso sobre este local misterioso em SP com a leguminosa carnivora... Merece uma expedição! :) Pena que eu tô longe, mas quando vcs forem, please coletem herbários pra USP se possível! e mtas fotos pro forum, é claro! :):) Espero que encontrem D.tomentosa e G.violacea por lá!

Qto à G.violacea, ela se parece um pouco com a mini-G.violacea que conheço da Canastra. Será a mesma? E será que isto prova que ela é uma boa espécie afinal?? Please cuide bem dela em cultivo e mande fotos!!!

G.violacea é um pouco diferente em cada lugar mesmo, e algumas formas mais pro norte eu pretendo publicar como espécies diferentes (comecei recentemente a escrever isto, quem sabe ainda este ano...). Mas que estória é esta de G.violacea em Planaltina, GO???? Vc viu mesmo esta espécie por lá??? Tem fotos?? Caso seja ela mesmo, seria a 1a coleta p/ Goiás...

Abraços, Fernando Rivadavia


27.12.2007(Qui)7:00
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Fala Alex,

Citação:
Vou iniciar meu doutorado em Zoologia pelo IB no meio do ano e talvez a gente se encontre com freqüência em Sampa, assim eu te dou umas dicas para encontrar a bicharada no campo!!!

Opa! Que bom! Quem é o seu orientador?

Citação:
Você vai ficar em São Carlos no início de janeiro? Podemos marcar alguma saída neste período.

Estarei aqui sim. É só marcarmos a data! :wink:

As fotos de G. violacea saem daqui há pouco... ainda tenho que editar e tudo mais...

Abraço,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


27.12.2007(Qui)12:02
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB