Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 29.03.2024(Sex)5:00



Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Serra das Sete Voltas 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 06.01.2007(Sáb)13:35
Mensagens: 79
Localização: jundiaí
Mensagem 
Parabéns pelas fotos!
A próxima vez que for pra Serra da Canastra preciso fazer uma parada em Delfinópolis. Muto bonito o local!
Pirei nesse dendrobatídeo. Não vejo a hora de encontrar um.
abraços


27.12.2007(Qui)12:39
Perfil
Destaque

Registrado em: 04.03.2006(Sáb)23:57
Mensagens: 70
Localização: Ribeirão Preto -SP
Mensagem 
Olá Pessoal.

PHD Pereira disse:
Citação:
adoro pescaria e aqui a minha região esses dourados são bastantes (se pode se dizer assim) comuns!

Que bom saber que o Rio Doce ainda vive.

Citação:
E essas aves??? que legal!! são maravilhosas!!!

Lindas!!!

Citação:
Espero um dia sair numa expedição e voltar com tantas fotos legais como você!!!

A era difgital facilita muito a vida dos pseudofotógrafos e o ambiente ajudou bastante.

Fernando disse:
Citação:
Hmmm, fiquei curioso sobre este local misterioso em SP com a leguminosa carnivora... Merece uma expedição! Pena que eu tô longe, mas quando vcs forem, please coletem herbários pra USP se possível! e mtas fotos pro forum, é claro! Espero que encontrem D.tomentosa e G.violacea por lá!

Vou agitar uma saída para lá.

Citação:
Qto à G.violacea, ela se parece um pouco com a mini-G.violacea que conheço da Canastra. Será a mesma? E será que isto prova que ela é uma boa espécie afinal?? Please cuide bem dela em cultivo e mande fotos!!!

"Uma nova espécie - Genlisea microviolacea"

Citação:
G.violacea é um pouco diferente em cada lugar mesmo, e algumas formas mais pro norte eu pretendo publicar como espécies diferentes (comecei recentemente a escrever isto, quem sabe ainda este ano...). Mas que estória é esta de G.violacea em Planaltina, GO???? Vc viu mesmo esta espécie por lá??? Tem fotos?? Caso seja ela mesmo, seria a 1a coleta p/ Goiás...

Em 2004 eu participei de um levantamento de peixes entre os estados de Minas e Goias (incluindo uma parte do Distrito Federal). Vi muita PC próximo a Paracatu e Planaltina. Não fotografei as danadas, pois estava fotografando pro projeto. Câmera e filmes do Estado (sou muito certinho!!!). Lembro e tenho registrado em meu caderno de campo que tinha "genlisea roxa" na EE de Águas Emendadas, nas margens de algumas nascentes. Pra ser sincero não lembro direito de ter visto rosetas, apenas hastes florais robustas e flores bem distintas de Genlisea violacea. Talvez uma outra espécie, como Genlisea guianensis . Na época, toda "flor roxa" eu chamava de G. violacea (era a única espécie que conhecia).

Paulo disse:
Citação:
Quem é o seu orientador?

Marcelo Carvalho

Citação:
Estarei aqui sim. É só marcarmos a data!

Vou entrar em contato por MP.

Citação:
As fotos de G. violacea saem daqui há pouco... ainda tenho que editar e tudo mais...

Lindas plantas.

leo disse:
Citação:
A próxima vez que for pra Serra da Canastra preciso fazer uma parada em Delfinópolis. Muto bonito o local!
Pirei nesse dendrobatídeo. Não vejo a hora de encontrar um.

Vale a pena conhecer Delfinópolis sim, lugar cheio de surpresas. Agora ver um sapo-flexa é coisa rara.

Abraços,
Alex Melo - ALAMelo


28.12.2007(Sex)10:09
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Oi Alex,

É mais provavel que tenha sido G.guianensis mesmo. Vc já viu as fotos dela que tirei no sítio do Vítor em Cristalina? VC ainda tem anotado o local onde vc viu estas plantas??

Abraços, Fernando Rivadavia


28.12.2007(Sex)12:58
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Citação:
Citação:
Quem é o seu orientador?

Marcelo Carvalho

Acho que sei quem é! Ele deve ter dado aula pra minha turma na disciplina "Vertebrados".

Aguardo seu contato! :wink:

Abraços,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


28.12.2007(Sex)13:02
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28
Mensagens: 1190
Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
Mensagem 
ALAMelo escreveu:
Olá Pessoal.

PHD Pereira disse:
Citação:
adoro pescaria e aqui a minha região esses dourados são bastantes (se pode se dizer assim) comuns!

Que bom saber que o Rio Doce ainda vive.


Bem, aqui é a região aonde acontece o encontro entre o rio piracicaba e o rio doce, pelo menos aqui o esgoto é 100% tratado e as margens do rio são muito preservadas, e ainda tem a mata do Parque florestal do Rio Doce que eh uma região super ultra preservada pelas empresas da região!
Um dia ainda vou fazer uma expedição no Pq florestal do rio doce para catalogar as carnivoras de lá!
ainda bem que ainda existam empresas ambientalmente responsaveis!!!

Abraços

_________________
Paulo Henrique Dias
Nem todo vento traz frieza e tempestade...
Canibal vegetariano devora planta carnívora
Minha Grow List


28.12.2007(Sex)13:49
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Fala Alex,

desculpe a identificação equivocada, eu que nem sei o é "circinada",
aí está mais um termo para o dicionário do fórum.

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


28.12.2007(Sex)15:53
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Oi Alex,

Passei apenas uma vez pela região de Paracatu, há muitos anos. Lembro bem da IMENSA variedade de Urics que achei em buritizais beirando as estradas. Com certeza vi mtos ambientes propícios p/ G.guianensis, mas não vi a própria. Valeria muito a pena voltar por lá... O Vitor de Brasília ou o Rodolfo de Uberaba talvez estejam mais próximos... ;)

Abs, Fernando Rivadavia


28.12.2007(Sex)16:43
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Carlos Rohrbacher escreveu:
eu que nem sei o é "circinada", aí está mais um termo para o dicionário do fórum.


Termo acrescentado! :wink:

Abraços,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


29.12.2007(Sáb)10:56
Perfil
Destaque

Registrado em: 04.03.2006(Sáb)23:57
Mensagens: 70
Localização: Ribeirão Preto -SP
Mensagem 
Olá Pessoal.

Fernando disse:
Citação:
É mais provavel que tenha sido G.guianensis mesmo. Vc já viu as fotos dela que tirei no sítio do Vítor em Cristalina? VC ainda tem anotado o local onde vc viu estas plantas??

Olhando as fotos das plantas de Cristalina, acho muito provavel que seja mesmo G. guianensis. Devo ter coordenadas geográficas da área, mas na faculdade (agora só quando retornar de férias).

Citação:
Passei apenas uma vez pela região de Paracatu, há muitos anos. Lembro bem da IMENSA variedade de Urics que achei em buritizais beirando as estradas. Com certeza vi mtos ambientes propícios p/ G.guianensis, mas não vi a própria. Valeria muito a pena voltar por lá... O Vitor de Brasília ou o Rodolfo de Uberaba talvez estejam mais próximos... ;)

Coletei muitos peixes anuais (Rivulídeos) nestas várzeas, veredas e lagoas temporárias às margens da rodovia. Tem muita PC nestes locais também. Algumas cachoeiras na região também são ricas em espécies (lembro de Drosera hirtella, D. communis, utricularias de várias espécies).

Carlos disse:
Citação:
desculpe a identificação equivocada, eu que nem sei o é "circinada",
aí está mais um termo para o dicionário do fórum.

Não esquenta não, Carlos. Eu mesmo não consigo diferenciar uma Utricularia subulata das outras amarelas, e olha que eu já fui professor de Morfologia Vegetal.

PHD Pereira disse:
Citação:
Bem, aqui é a região aonde acontece o encontro entre o rio piracicaba e o rio doce, pelo menos aqui o esgoto é 100% tratado e as margens do rio são muito preservadas, e ainda tem a mata do Parque florestal do Rio Doce que eh uma região super ultra preservada pelas empresas da região!
Um dia ainda vou fazer uma expedição no Pq florestal do rio doce para catalogar as carnivoras de lá!
ainda bem que ainda existam empresas ambientalmente responsaveis!!!

Nossas leis ambientais são rígidas, mas a fiscalização e as penas simbólicas, o que compromete a qualidade ambiental nacional. Cabe a nós, como consumidores e cidadãos, fiscalizar (digo conhecer a conduta ambiental) e escolher aquelas empresas menos impactantes. Divulge estas empresas ambientalmente responsáveis, para que elas sejam valorizadas e seus concorrentes ambientalmente desonestos, sejam boicotados. Assim, quem sabe eles não buscam a adequação esperada para atender a uma clientela exigente e sobrevivam no mercado.
Falar isso é fácil, mas na maioria das vezes escolhemos nossos produtos de acordo com nosso poder aquisitivo, mas não desanimo, pois sou otimista ao extremo.
Quando explorar esta região, se possível, mostre fotos de outros seres que não apenas PCs. Nós (digo eu, pelo menos) agradecemos!!!

Abraços a todos,
Alex Melo - ALAMelo


29.12.2007(Sáb)18:23
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44
Mensagens: 1863
Localização: Brasil
Mensagem 
Oi ALAMelo!

Que beleza de pescaria! Que dourado hein!
Beleza de pássaros,
Beleza de anfíbios,
Beleza de pôr dol Sol

e.....

Beleza de Drosera em cima do tronco!!!!

Parabéns!

Abraços.

_________________
SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....


03.01.2008(Qui)15:07
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 22 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB