Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 29.04.2024(Seg)8:08



Responder  [ 10 mensagens ] 
 Brasilia - DF Dois pequenos habitats 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem Brasilia - DF Dois pequenos habitats
Pueblo. Este é o primeiro de uma série de 2 posts sobre Habitats aqui no DF.

Estes dois primeiros fui em aventura solo. O segundo vai ser o relato de um super habitat que visitei levado pelo Victor B.


O Primeiro habitat fica perto da entrada de Brasilia, em zona rural, proximo a reserva da Marinha, uma area de preservação enorme. Eu estava passando de carro para ir visitar um laboratório de reprodução in vitro e no meio do caminho vi um barranco na beira da estrada, que foi cavado a muitos anos atrás para fazer a estrada, e os entulhos jogados nas beiradas. A vegetação voltou a crescer por cima e a agua corre sem parar essa época. Mesmo passando de carro deu pra sentir que poderia ter carnivoras ali.

Imagem


Parei o carro e fui bisbilhotar.

Imagem

Rapidamente começei a ver pontinhos amarelos por entre as gramineas, pairando sobre as poças dágua.

Imagem

E, voilá, temos um lindo habitatzinho de Genlisea filiformis e Utricularia subulata.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As subulatas tinham uma excelente apresentação: flores grandes de labelo bem amplo, e inflorescencias bem altas.
As G. filiformis cresciam submersas

Imagem

Imagem

Imagem

Agua onde cresciam criava essa pelicula por cima, se não me engano é indicativo de presença de ferro no solo.

Imagem

Esse foi o primeiro habitat.

O Segundo fica na beira da floresta galeria no parque ecológico do riacho fundo. Apesar de bairros residenciais praticamente formarem um cinturão ao redor da area, ela ainda apresenta uma boa area de campos sujos de cerrado ainda relativamente preservados.

Imagem

A primeira PC que encontrei foi Drosera montana var. montana, crescendo em terreno arenoso MUITO seco e exposto ao sol. Sem brincadeira, o solo estava muito quente, nunca vi uma carnivora nacional exposta a um ambiente assim! Acho que elas devem achar que são Drosophillum lusitanicum. Mesmo assim estavam com hastes florais e gostando do mal trato.

Imagem

Imagem

Imagem

Uma foto do lugar onde as achei.

Imagem

Mais proximo da mata apareceram as primeiras nascentes e o solo começou a ficar encharcado. Em um pocinho de água eu encontrei estas Utricularia nana.

Imagem

Ao redor havia uma grande quantidade de D. communis, com hastes florais lindamente arqueadas e altas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

junto a elas, Mais D. montana var. montana.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Praticamente elas e as D. communis dividiam o mesmo espaço. Olhei o mais atentamente possivel, mas não achei nada que parecesse com um hibrido entre elas.

Imagem


Por fim achei crescendo jundo das carnivoras esta linda orquidea, tipica dos campos aqui da capital do Pais: Epistephium sclerophillum.

Imagem

Imagem

Bom por enquanto é só. Vou postar o mais breve possivel o outro relato.

Thanx para o Fernando Rivadavia pela identificação das plantas que eu estava com duvida.

Um abraço a todos

Adilson - DF


21.04.2008(Seg)2:46
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
Lindo registro Adilson, valeu mesmo.

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


21.04.2008(Seg)7:13
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Hello Adilson,

Parabens!!!! :) Depois de acostumar o olho, fica fácil achar PCs, não?? :)

D.m.var.montana é bastante resistente a seca mesmo. Imagina como estará este ambiente entre julho e setembro! Daí só vai sobrar as raízes dormentes dela.

Estranho é achar ela junto com D.communis e U.nana, que gostam de ambientes permenentemente úmidos. Nestes locais D.m.montana tende a crescer sem dormência. Ela é FLEX! :)

Já a tua "U.subulata".... O labelo amplo e o habitat com filme de "ferrugem" sobre a água é típico de outra espécie: U.triloba. Verifique as sépalas. Elas devem ter 3 nervuras verticais.

Abraços e parabens,
Fernando Rivadavia


P.S. Em breve eu tbm terei um relato. :) Acabo de voltar de uma expedição de ~1500m no weekend. Estou editando as fotos...


21.04.2008(Seg)11:58
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 14.04.2008(Seg)17:49
Mensagens: 303
Localização: Niterói, Rio de Janeiro
Mensagem 
Sou iniciante e fico espantado com a capacidade de vocês em encontrar as PCs na natureza :shock!!!!

Eu acho q naum coseguiria encontra-las no meio de todo esse "mato".

Att

Jonathan


21.04.2008(Seg)12:50
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
Fernando e Jonathan

Hahah eu desde pré adolescente treino meu olho pra achar plantas que gosto: Orquideas, gesneriaceae, Pcs dentre outras. Pra mim é facil ir no mato e focar pra achar aquilo que eu quero ver. Fora é claro, tem locais que tem muitos marcadores indicativos da presença de plantas, tais como agua corrente, vegetação associada, insolação, tipo de solo etc. Então não é tao dificil depois que você começa a ver o ambiente como um todo e não so se concentrar em achar a planta em si.

Realmente as D. montana devem evoluir pra virarem Drosophyllum lusitanicum hehehe eu não consegui ficar 5 mins embaixo do sol e na secura que elas aguentam!

As utricularia eram a subulata mesmo, pois eu conferi as estrias nas sepalas e elas não possuiam.

Fostes ver o que Fernando? Darlingtonia????


um abraço


Adilson


21.04.2008(Seg)13:04
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Olá pessoal,

Jonathan, no início não é fácil mesmo, é preico treinar o olho p/ os ambientes e p/ saber reconhecer as próprias plantas tbm. E vc está numa região mto boa p/ treinar o olho pois o litoral baiano está cheio de ambientes propícios, com mtas espécies de Drosera, Utricularia e Genlisea. Veja os tópicos abaixo:

http://www.cpukforum.com/forum/index.ph ... opic=26108
http://www.cpukforum.com/forum/index.ph ... opic=26127
http://www.cpukforum.com/forum/index.ph ... opic=26128

Portanto, não deixe de dar uma olhada nas restingas na próxima vez que for à praia! ;) E a região de Camaçari tbm é mto rica, com mto solo arenoso úmido. Sem falar é claro na Chapada Diamantina...

Adilson: eu vou insistir um pouco, hehehe! U.subulata as vezes tem labelo inferior amplo (4a foto) e as vezes cresce em ambientes com esta aparência oleosa, mas... isto é TÃO típico de U.triloba que fica difícil excluí-la. A 5a foto pode até ser U.subulata... Será que as duas cresciam juntas? Que bom que vai ser SUPER fácil voltar e verificar as sépalas de novo nos herbários que vc fez. CERTO??? :):) Hahaha, espero que sim! ;)

Abraços e brigadão mais uma vez,
Fernando Rivadavia


P.S. Adilson, não apenas Darlingtonia... :) E só direi mais uma coisa: A PRIMAVERA É LINDA!!!! :)


21.04.2008(Seg)14:36
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 10.12.2006(Dom)15:43
Mensagens: 268
Localização: Brasília
Mensagem 
E aí Adilson, que beleza hein?!
Muito legal esse habitat e as D. montana também! Acho que eu nunca vi essa espécie tão arrumadinha. Sempre que eu vejo, elas estão cheias de terra, secas, maltratadas mas essas aí estão lindas! Parabéns!
Aguardo ansiosamente pelo próximo tópico. ;)

Abraços,
Vitor B.

PS.: Poxa, Adilson! Vitor com "C" é sacanagem... rsrsrs


21.04.2008(Seg)14:40
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10
Mensagens: 1338
Localização: Sertãozinho-SP
Mensagem 
Lindas plantas!!! :D

Estou impressionado com a D. montana var. montana :shock:

_________________
Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907


21.04.2008(Seg)14:52
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Olá Adilson,

eu respondi aos comentários do tópico sobre U. reniformis e depois ví este aqui... incrível a variabilidade dos habitats das PCs!! :shock:

Lindas esa plantas que você encontrou, se não fossem algumas que estou cultivando diria que essas D. montana var. montana são as mais belas que já ví. :lol:

E as genliseas, utricularias, orquídea. Brasília me parece um lugar muito legal no que se trata dessas plantas, valeu por compartilhar com a gente :wink:

Fernando: Sem suspense... publica logo!!!

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


21.04.2008(Seg)17:15
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Boa Adilson!!! Tá arrebentando cara!!! To desesperado pra ir pra campo.....já nem lembro mais como é isso...:D

Um dia ainda vou conseguir distinguir montana de tomentosa...mas isso vai ter que ser com um cicerone em campo!!!! heheh
Só por fotos não consigo me convencer!!


Abração

_________________
Imagem


22.04.2008(Ter)23:28
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 10 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 26 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB