Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 29.04.2024(Seg)8:08



Responder  [ 28 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3
 Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro 
Autor Mensagem

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Fernando Rivadavia escreveu:
Cléo,

Só se vcs escalarem lá pro alto das montanhas e encontrarem alguma ambiente aberto e úmdo acima de ~500m de altitude. Aí sim poderão talvez encontrar D.ascendens, D.communis ou D.montana var.montana.

Abs, Fernando Rivadavia


Olá Fernando!!

O fato da floresta da tijuca ser na verdade uma floresta replantada, já que uns séculos atrás ali era local de fazendas de café, diminuiu as minhas esperanças de encontrar droseras lá em cima.

Essas espécies que citou é uma suposição ou de fato já as encontrou lá? Se puder me passa as coordenadas de onde encontrou que eu volto lá amanha mesmo! heheh

Abração

_________________
Imagem


09.05.2008(Sex)23:46
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
É verdade ! a floresta foi replantada ainda no II Império... será que veio alguma PC também ????


10.05.2008(Sáb)16:01
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Olá Cleo,

Estas droseras sao apenas suposição. Se houver ambiente aberto no alto das montanhas, é provavel que tenha por 2 motivos:

1.) Elas sao boas re-colonizadoras de ambientes perturbados. Basta ver quantas beiras de estrada e de ferrovias estão repletas de Drosera nos arreodres de SP. Alguns destes locais inclusive foram colonizados bem recentemente, como rodovia dos Imigrantes. Acho que o alto das montanhas na Tijuca já tiveram tempo suficiente...

2.) Se algum ponto destas montanhas não foi perturbado pelo desmatamente e pelo café, acho que seriam os picos (mais rochosos, com nascentes brejosas, de mais difícil acesso). Sem falar que não sofreriam tanto com erosao após desmatamento como as encostas mais abaixo. Portanto é provável que a vegetação lá em cima seja mais parecida com a original.

O fato de existirem U.nephrophylla e U.longifolia no corcovado mostra que nem tudo foi perdido com o desmatamente, ou que houve recolonização posterior...

Um local que recomendaria explorar é a pista de decolagem das asas-delta (praia do Pepino?). Estive lá no alto uma vez, mas não prestei atenção. Eu tava mto concentrado, a adrenalina tava disparada, pois eu fui p/ fazer um vôo duplo de asa delta, hehehe! Mto legal!! :)


Boa sorte!
Fernando Rivadavia


10.05.2008(Sáb)23:50
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Fernando Rivadavia escreveu:
Olá Cleo,

Estas droseras sao apenas suposição. Se houver ambiente aberto no alto das montanhas, é provavel que tenha por 2 motivos:

1.) Elas sao boas re-colonizadoras de ambientes perturbados. Basta ver quantas beiras de estrada e de ferrovias estão repletas de Drosera nos arreodres de SP. Alguns destes locais inclusive foram colonizados bem recentemente, como rodovia dos Imigrantes. Acho que o alto das montanhas na Tijuca já tiveram tempo suficiente...

2.) Se algum ponto destas montanhas não foi perturbado pelo desmatamente e pelo café, acho que seriam os picos (mais rochosos, com nascentes brejosas, de mais difícil acesso). Sem falar que não sofreriam tanto com erosao após desmatamento como as encostas mais abaixo. Portanto é provável que a vegetação lá em cima seja mais parecida com a original.

O fato de existirem U.nephrophylla e U.longifolia no corcovado mostra que nem tudo foi perdido com o desmatamente, ou que houve recolonização posterior...



Aee Fernando!!
Vou procurar com mais afinco na próxima ida a tijuca! Na verdade tem um ponto, na área B do parque, que é menos badalado e que estou namorando uma visita faz algum tempo.

Fernando Rivadavia escreveu:
Um local que recomendaria explorar é a pista de decolagem das asas-delta (praia do Pepino?). Estive lá no alto uma vez, mas não prestei atenção. Eu tava mto concentrado, a adrenalina tava disparada, pois eu fui p/ fazer um vôo duplo de asa delta, hehehe! Mto legal!! :)


uhauhauhauhahua

Po, e não aproveitou o voo para ver potenciais hotpoints para explorar depois??!!!!! :D :D :D

Abração

_________________
Imagem


11.05.2008(Dom)15:55
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 12.08.2007(Dom)16:07
Mensagens: 224
Localização: Rio de Janeiro - RJ / Além Paraíba - MG
Mensagem 
No prox final de semana combinei com um amigo de ir no morro da urca e acredito q ja tenha visto algo por lá...vou trazer fotos...


11.05.2008(Dom)20:02
Perfil

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
kato escreveu:
No prox final de semana combinei com um amigo de ir no morro da urca e acredito q ja tenha visto algo por lá...vou trazer fotos...


Promessa é dívida heim!!! hehehe

Boa sorte rapaz!

Abração

_________________
Imagem


15.05.2008(Qui)23:30
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 01.04.2008(Ter)12:19
Mensagens: 571
Localização: Campina Grande-PB
Mensagem 
pena que onde moro não tenha um lugar parecido.

_________________
Abraço.
Nivaldo Falcão


15.05.2008(Qui)23:53
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem Museu
Olá Nivaldo ! é aí em Campina Grande o Museu do Cangaço ?[/quote]


17.05.2008(Sáb)12:09
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 28 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 28 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB