Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 16.06.2024(Dom)4:08



Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Brasilia - DF park way 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem Brasilia - DF park way
Povo

Estas aqui são fotos de um habitat muito interessante numa area alagada no Setor Park way aqui de Brasília. Tal área é um pequeno parque ecológico que visa justamente preserver o ribeirão que por ali passa. Interessante notar que a area é cercada de casas, no meio de um dos bairros mais caros de Brasília. Espero que continue preservada e pouco mexida, pois pelo que vi, a vizinhança não da lá muita bola para o local, o que de certa forma ajuda com a preservação.


Imagem


Vista de parte do local


Um pouco mais longe dágua, mas mesmo assim numa area degradada que ficava levemente umida, encontrei varias D. montana, várias com flores abertas (segunda vez no ano que presencio floração de D. montana, em dois lugares diferentes). Eram em sua maioria plantas bem pequenas de cor bem acentuada, bem diferentes da forma que conheço lá da serra da mantiqueira:

Imagem

Imagem

Pequena colonia delas

Imagem

Imagem

Imagem

Se aproximando mais das areas alagadas, encontrei D. communis. Elas vegetavam embaixo de capim bem alto, quase que praticamente no escuro. Algumas populações ocorriam na beira dágua, com varios individuos inclusive crescendo dentro dágua, de uma maneria bem estiolada.

Imagem

Imagem

Imagem


No meio desse capinzal encima da turfa, em alguns lugares podiamos encontrar MUITA Genlisea repens crescendo junto a mais D. communis e varias especies de Eriocaulaceae, infelizmente nada com flor.

Imagem

Imagem

Imagem

Nos locais de agua corrente, é claro que apareceram Utrics aquáticas bem como também pude encontrar algumas G. repens tb crescendo de forma aquatica. Havia bastante U. gibba (que perdi as fotos), mas quem logo chamou a atenção foi U. cucullata que também ocorria em bastante quantidade (ainda que mais esparsa)

Imagem

Imagem


Essa utric aqui debaixo eu não sei o que é

Imagem

Também ocorria mais esparsamente por lá.

O que mais gostei de encontrar na verdade foi U. olivacea. Vi umas florezinhas minúsculas flutuando na agua e fiquei intrigado, quando vi, a planta por baixo tinha utriculos então me lembrei de fotos que havia visto. Realmente a planta é MINÚSCULA. Se não me engano é a segunda menor planta florífera do mundo (sendo a U.biovularioides a menor de todas)

Imagem

Imagem

Imagem

Detalhe da parte vegetativa

Imagem


Flora simpatrica:


Imagem

cambessedessia

Imagem
Imagem
Imagem

diversas Melastomataceae

Imagem

Malvaceae

Imagem

Flor de planta aquatica que ocorria junto com as Utricularias

Imagem

Imagem

Orchidaceae Epistephium sclerophyllum



Por enquanto é isto, em breve posto mais um relato de uma viagem que fiz agora em Julho.


Adilson


Editado pela última vez por Samoied (Adilson Peres) em 28.08.2009(Sex)18:30, em um total de 1 vez.



23.08.2009(Dom)17:25
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 19.10.2008(Dom)14:50
Mensagens: 510
Mensagem 
O que achei legal é que fica perto de casas e é muito acessivel.
Belas plantas pena que não pode coletar :D

_________________
EDUARDO <<<<<

http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak


23.08.2009(Dom)17:45
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10
Mensagens: 1338
Localização: Sertãozinho-SP
Mensagem 
Lindas!
Impressionate, dentro da cidade!!! Que lugar fastastico, as plantas muito saudaveis, e agora quie vi esse habtat acho que em um corguinho lá no rancho de Rifaina vou achar umas droseras com certeza!
No meu tópico de Rifainda vc falou que eu tinha olho bom Adilson e vc tem um super bom! Ver essas U. olivacea não deve ser facil!!!!
Outra coisa, a uns 3 km da minha casa tem um pasto com um brejo(agua parada) será que lá devo encontrar alguma planta carnivora? Amanhã hora que eu voltar da escola vou ir até esse brejo...
Parabéns Adilson pelo achado!

Abraços, Bruno

_________________
Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907


23.08.2009(Dom)21:13
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 06.06.2008(Sex)17:26
Mensagens: 663
Localização: Camocim-CE
Mensagem 
Muita bonita as flores,parabéns Adilson não esqueça de tirar mais fotos desse local pode ser que vc ache mais especies de droseras .


24.08.2009(Seg)11:05
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Que lugar fantástico Adilson. A Drosera e Utricularia que encontro aqui perto de casa também ficam em um local cercado pelas casas e indústrias. Tenho grande medo que elas sumam com o avanço humano. Essa D. montana é linda, podia ocorrer aqui também :roll:

Abraços e parabéns pelo relato!

_________________
Imagem


24.08.2009(Seg)16:33
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 14.03.2009(Sáb)20:26
Mensagens: 117
Localização: Curitiba-PR
Mensagem 
Belo achado!

Curioso que ja vi D. brevifolia crescendo da mesma forma que essas D.montana aqui no PR, sempre afastado da fonte principal de agua!

Essa U. cucullata é bem interessante!


26.08.2009(Qua)19:18
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Parabens Adilson!

E brigadao pelas fotos e relato! Só faltou dizer quando vc esteve nesse local (para sabermos quando estas plantas estavam flroescendo). Aliás, a tua Genlisea é G.repens. Mesmo sem flores é fácil identificar pois G.repens é perene e cresce na beira de riachos com frequencia, enqto G.filiformis é anual e prefere crescer junto com D.montana por exemplo. A Utric amarela não dá pra ver direito, mas me parece ser uma U.gibba com flor magrinha. Talvez U.pusilla?? Ela tava fiza no solo ou não?

Bruno, já vi PCs em pastos, mas mtas vezes elas não se dão bem com as vacas, hehehe! Mas Rifaina é uma área interessante p/ explorar sim. Só não sei nessa época do ano...

Anderson, D.brevifolia frequentemente ocupa ambientes parecidos com os de D.montana e como ela tbm mtas vezes morrem as rosetas no inverno e rebrotam das raízes no verão.


Abs, Fernando


26.08.2009(Qua)20:46
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
humnnnn se isso é repens então o que é isto:


Imagem

Imagem

Imagem

Uma genlisea muito pequena que cresce em lugares tipo

Imagem



E isto, que tem um tamnho intermediário entre a repens (grande) e esta de cima (minúscula)

Imagem

Imagem

Imagem


26.08.2009(Qua)21:18
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Hahaha, olha a pegadinha! :) Estas últimas sao todas G.filiformis, q é um pouco variável no tamanho (mas veja q as flores tem sempre o esporão com ponta gorda). Na época de chuvas elas as vezes ficam debaixo d'água mesmo, mas se vc voltar lá agora deve estar seco pra caramba. Vc deve ter tirado estas fotos no verão, né?

Abs, Fernando


26.08.2009(Qua)21:38
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Impressionante encontrar PCs em um lugar como esse, em pleno DF, e ainda por cima em uma área residencial ! agora, para mim, o maior mistério é vc ter encontrado as plantas, dado o seu tamanho e o local onde elas estão... vc sabia que elas poderiam estar ali ? ou vc as viu sem antes saber que poderia ser um habitat ?

_________________
Eu acredito em SACI


27.08.2009(Qui)16:19
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 20 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB