Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)17:10



Responder  [ 35 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 Serra do Caraça - parte 3 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Oi Léo,

Belas imagens!
Que incrível essa população de D. graminifolia! Bem maior do que as que me relataram para o Inficcionado e Canjerana (quem achou disse haver umas 10 plantas no máximo em cada população).
Quando você esteve lá? Janeiro/fevereiro?

A forma de G. violacea do Caraça é, sem dúvida, a mais bonita de todas! Como disse o Adilson, ela tem as flores mais arredondadas e cheias. A do Cipó é um pouco parecida, porém mais clara.


Abs,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


27.06.2010(Dom)20:15
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 06.01.2007(Sáb)13:35
Mensagens: 79
Localização: jundiaí
Mensagem 
Adilson escreveu:
Essas G. violacea do caraça tem uma forma muito bonita, são mais redondodas do que as de Ibitipoca e Aiuruoca

Você tem razão Adilson. A G.violacea de Ibitipoca é bem diferente dessa do Caraça. É bem visível a diferença no formato delas. E essas duas formas são diferentes da G.violacea que vi na Serra da Canastra. Muita variação e com disse o Fernando, possivelmente são espécies distintas.

Adilson escreveu:
Qual era o tamanho aproximado delas?

Eu não sei dizer o tamanho exato da D.graminifolia. Tem uma foto com a minha mão de escala pra ter uma ideia do tamanho dela.

Paulo, valeu pelos elogios.
Eu também acho essa G.violacea do Caraça como a mais bonita de todas.
Nossa, então a população de graminifolia tá fraca. Apesar de ter um bom numero ali, elas estão em um local bastante restrito. Fora essa população eu não vi mais sinal dessa espécie no Carapuça. Pelo menos nas trilhas não tem.
Eu fui lá em janeiro.

Abraço

_________________
http://www.flickr.com/photos/leonardo_desordi


27.06.2010(Dom)21:03
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Olá pessoal,

Leo, é triste dizer isso, mas vc não tem idéia de como eram ricos os campos rupestres lá no alto há 20 anos atrás... :( Com certeza foi uma chuva ácida ou algum poluente que matou tudo e causou os incêncios. Mas ao contrário do que dizem no Caraça, o incêndio foi consequencia da mortandade, e não causa!!

não sei dizer o qto as populações do Pico do Sol sofreram, pois subi poucas vezes esta montanha, mas sendo q estão mais próximas ainda da mineração... Idem pro Inficcionado, apesar de q lá eu pude ver sim o declínio e quase desaparecimento das populações de D.graminifolia (acho q vi apenas algumas plantinhas pequenas na última vez, se me lembro bem).

No Canjerana eu só fui uma vez e realmente não haviam mtas plantas pra começar, mas pelo menos este pico está mais longe das mineradoras e pode ser q ali não sofreram consequencias. Pensando bem, acho q tem outra mineradora entre o Canjerana e Ouro Preto... Mas possivelmente não seja tao poluidora?

Abs, Fernando


Editado pela última vez por Fernando Rivadavia em 25.09.2010(Sáb)5:45, em um total de 1 vez.



27.06.2010(Dom)21:16
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem 
é viu neste periodo eu fiz um trabalho interdiciplinar e o meu trabalho era fragmentação e perda de habitat principalmente por mineradoras... ai que eu vi como estas minas e as industrias em geral devastavam o meio ambiente jogando residuos contendo metais pesados que levavam a acidez do solo e existem alguns trabalhos tentando amenizar esta cituação usando silicatos e carbonatos e compostos a base de fosfato, que ate tinham um bom resultado formando precipitados e levando os ions H+ do solo aumentando o PH do solo deixando asssim um solo habitavel para as plantinhas...
E outra que tivemos ate uma discurssão em sala no ponto que eu falei que as mineradoras eram obrigadas por lei a reabilitar areas degradadas onde um professor disse que nem sempre isso é feito e eu concordei, mas eles nem sempre reabilitam a area tambem podem fazer outros tipos de projetos ambientais...

Mas o que todos nos queriamos na verdade era que a natureza continuasse preservada sem destruição, MAS como o mundo é CAPITALISTA e cada um quer passar por cima do outro tentando ficar RICO, o mundinho nosso vai se acabando e as espécie sumindo aos poucos devido a varios fatores, e o que eu achei mais prejudiciais e a fragmentação de habitat onde aos poucos as espécies vão sumindo porque vivem em áreas distantes que não permite a variabilidade genética e assim as espécies vão sumindo gradativamente.

Desculpem pelo tamanho do tópico mas eu gostei tanto de fazer este trabalho, e li tanta coisa sobre o assunto ai eu empolguei.

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


27.06.2010(Dom)23:36
Perfil ICQ YIM
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Isso Northon, é tudo culpa desses capitalistas, rsrsrs! não seria dos governos corruptos q ao invez de roubar nossos impostos deveriam estar usando este dinheiro pra fiscalizar & policiar, fazendo a sociedade funcionar de acordo com as regras? Afinal, se ninguém impoem as regras, quem vai seguir?

Abs,
Fernando


28.06.2010(Seg)3:09
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Olá leo,

estou aqui perplexo com as plantas, eu estava a pensar o que você encontraria lá pois o Fernando havia relatado
essa história das mineradoras em uma das discussões do fórum, se não me engano naquele que o Paulo, Nilber & CIA
visitaram os arredores da Serra do Cipó.

As orquídeas são belíssimas, creio que ficamos tão acostumado a ver as plantas de orquidários que por vezes aqueles
híbridos todos 'tiram a graça' das plantas 'reais' ... ... obrigado por me lembrar que as plantas mais belas permanecem lá,
no 'campo' e vale a pena visitá-las. Como gosto mais das 'plantas' (folhas, bulbos, como da Pleurothallis teres), que das
flores propriamente ditas gostei muito das tuas fotos, grande parte delas apresenta as plantas inteiras.

As geliseas são bem diferentes mesmo das que conheço 'de perto', quem olha aquele montinho de folhas não entende como
saiu uma haste daquele tamanho, parece que foram 'fincadas' no chão. :lol:

As D. graminifolia, que espetáculo, quando ví as imagens da plantas cheias de flores pensei em três 'coisas': (1) Ufa! Estão lá;
(2) Preciso ver isso de perto; (3) As minhas ainda vão demorar muito para ficar deste tamanho e; (4) Essas sementes todas
precisam ser espalhadas em outros locais no morro.

Não sei se é o mais correto, mas será que isso poderia ser feito para aumentar a quantidade de plantas no local?

Um abraço e obrigado pelas imagens.

Carlos.

_________________
Droseraholic!!!


28.06.2010(Seg)7:34
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Hello Carlos,

Se coincidir de estar lá na época de sementes, eu espalharia algumas sim, especialmente onde me lembro de ter visto plantas no passado. Mas ficaria preocupado de outras pessoas espalharem, pois podem não saber identificar bons habitats e as sementes seriam desperdiçadas.

Abs, Fernando


Editado pela última vez por Fernando Rivadavia em 28.06.2010(Seg)12:42, em um total de 1 vez.



28.06.2010(Seg)11:34
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Entendi, tarefa restrita a quem souber avaliar as condições ideais de germinação e crescimento das plantas. :wink:

_________________
Droseraholic!!!


28.06.2010(Seg)12:38
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2010(Sex)18:59
Mensagens: 865
Localização: Belo Horizonte - MG
Mensagem 
Exatamente, Fernando e Carlos! muitas pessoas bobas, como eu, jogariam as sementes nos arredores e provavelmente as desperdiçariam. Ah, e eu ficaria com umas também... Eu iria formar um batalhão delas!!!


Hase

_________________
Abraços,

Hase -> Eduardo
Growlist/Wishlist


28.06.2010(Seg)12:50
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Entao, para uma espécie q está CRITICAMENTE AMEAÇADA DE EXTINÇÃO como D.graminifolia, qq pequena ação destas pode resultar em desastre p/ a espécie. Tentar espalhar sementes é tão perigoso qto coletar sementes, pois pode resultar em desperdício de material genético vital para a sobrevivência a longo prazo.

E Hase, só p/ saber, D.graminifolia do Caraça é uma das espécies mais difícies de se cultivar, com certeza não é para amadores. Nas épocas de abundância da espécie nos anos 90, eu espalhei sementes nas maos de colecionadores mundo afora. Mas infelizmente nem na Europa conseguiram mantê-la viva e acredito exisitirem no máximo umas 5 pessoas cultivando esta planta hj em dia-- todos com um ou poucos exemplares.

Portanto, se alguém estiver no Caraça em época de sementes, peço que PLEASE não coletem nem sementes nem plantas. Nem tentem espalhar sementes em novos habitats. Temos q deixar a espécie se recuperar naturalmente!!!!


Abs,
Fernando


28.06.2010(Seg)13:10
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 35 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB