Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 16.04.2024(Ter)8:22



Responder  [ 35 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 Serra do Caraça - parte 3 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 06.01.2007(Sáb)13:35
Mensagens: 79
Localização: jundiaí
Mensagem 
Northon,
Valeu pelas informações. Essas atividades de mineradoras são um desastre para o meio ambiente. Na época de graduação eu fiz uma disciplina de "Impactos ambientais, EIA, Rima etc", e me lembro até hoje a professora falando que mineração é a uma das atividades que mais destroem o ambiente pois a recuperação dessas áreas é muito difícil, muitas vezes impossível. E realmente esse sistema capitalista é muito escroto, aliado a interesses de várias pessoas que fazem vistas grossas a tudo isso ainda piora a situação.


Citação:
as plantas mais belas permanecem lá,
no 'campo' e vale a pena visitá-las. Gostei muito das tuas fotos, grande parte delas apresenta as plantas inteiras.

Carlos, eu concordo plenamente com você. Eu gosto de cultivar orquídeas, mas nada se compara a vê-las no habitat natural. Eu também gosto da planta como um todo, com suas flores, folhas e especialmente o formato dos bulbos.

As Droseras graminifolia são um espetáculo. Quando as encontrei essa também foi minha sensação: "Ufa! Estão aqui!". Me senti um privilegiado ao encontrá-las.
E fiquei feliz também de ver algumas plântulas ao lado das adultas, portanto acho que elas estão lutando e aumentando em número por conta própria.

Obrigado a todos pelos elogios das fotos,
Abraços,
Léo

_________________
http://www.flickr.com/photos/leonardo_desordi


28.06.2010(Seg)22:40
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 26.12.2005(Seg)14:08
Mensagens: 87
Localização: Itu - SP
Mensagem 
Fala Leo!
Demais a foto do Lobo-guará! 5*’s
[ ]

_________________
Imagem

www.biophotos.com.br


10.07.2010(Sáb)21:32
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 06.01.2007(Sáb)13:35
Mensagens: 79
Localização: jundiaí
Mensagem 
Valeu Carlão.
Depois de uns dias você até se acostuma com o lobo guará fazendo um lanchinho.
Você ia adorar esse lugar.
Abs.

_________________
http://www.flickr.com/photos/leonardo_desordi


19.07.2010(Seg)20:26
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2010(Sex)18:59
Mensagens: 865
Localização: Belo Horizonte - MG
Mensagem 
O lobo guará fica tão perto assim das pessoas!?

_________________
Abraços,

Hase -> Eduardo
Growlist/Wishlist


20.07.2010(Ter)10:09
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 06.01.2007(Sáb)13:35
Mensagens: 79
Localização: jundiaí
Mensagem 
Oi Hase
O lobo-guará é um animal extremamente tímido, de difícil observação.
O caso do Caraça é uma exceção. Esses animais se acostumaram com a presença humana e todas as noites visitam o Santuário pois sabem que ali há comida disponível. Todos os lobos que visitam ali são da mesma família....pai, filho, neto e assim vai.
O interessante é que eles continuam com comportamento selvagem de caça e disputa de território.
Abs.
Léo.

_________________
http://www.flickr.com/photos/leonardo_desordi


24.09.2010(Sex)13:02
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
Ainda não tinha observado seu tópico, mas ficou realmente muito bom. Apesar de uma boa quantidade de D. graminifolia, nota-se a falta de algumas espécies que seriam comuns por aí. Uma pena para todos nós e tb para a flora Brasileira, Fernando que conhece muito bem essa região deve estar triste por esse fato. Mas mesmo assim, parabéns por seu relato e pelas maravilhosas fotos.

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


25.09.2010(Sáb)5:15
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Leo, esqueci de te perguntar se vc viu/ fotografou U.laciniata... e outra Utricularia roxa q parece com ela... Esta última é uma espécie nova de Utric q parece haver apenas no Caraça. Isto é, HAVIA... Pode ser q ela foi extinta devido aos problemas ambientais relatados no início deste tópico. Adorararia saber q ela ainda cresce por lá e q não serei forçado pela 1a vez a publicar uma espécie postumamente...

Abs,
Fernando


25.09.2010(Sáb)5:54
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 10.11.2008(Seg)16:12
Mensagens: 98
Localização: Paulinia/SP
Mensagem 
Reportagem de hoje da revista terra da gente:

Mineração ameaça Caraça: http://eptv.globo.com/terradagente/NOT, ... araca.aspx

Vamos ajudar a divulgar e assinar o abaixo-assinado!

Abraço,

_________________
Brunodb
growlist/wishlist

"A Diversidade biológica tem valor intrínseco, merecendo respeito independentemente
de seu valor para o homem ou potencial para uso humano" D4339


18.01.2011(Ter)16:29
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Fernando Rivadavia escreveu:

Valeu Bruno!! É isso aí galera, vamos todos participar do abaixo-assinado neste link:

http://www.santuariodocaraca.com.br/cul ... caramba.php

Além de assinar, eu ainda deixei a seguinte mensagem:

Há 20 anos eu subo os picos do Caraça e no final dos anos 90 observei a lenta degradação da vegetação no alto destes morros, cuja única explicação é poluição do ar e chuva ácida devido às mineradoras operando fora do parque, no lado leste da serra (algo similar ao que ocorreu com Paranapiacaba, devido a Cubatão na base da Serra)

No final dos anos 90 houve um incêndio enorme no Caraça, do qual as plantas no alto da serra nunca se recuperaram. Todos no Caraça (por ignorância ou cumplicidade c/as mineradoras q geram mta renda e empregos pros município vizinhos) culpavam o incêndio pela destruição.

Mas em primeiro lugar, plantas de campos rupestres deveriam se recuperar após incêndios.

E em segundo lugar, o incêndio só foi devastador pois a poluição já vinha há anos matando a vegetação no alto dos picos, criando material seco que apenas aguardava um raio cair no lugar certo.

Eu memso observei populações inteiras de orquídeas, bromélias, Velloziaceae, Drosera, Genlisea, Utricularia e outras desaparecerem no alto do Carapuça, Pico do Sol e Inficcionado. Temo até que algumas espécies tenham sido extintas, pois só existiam no Caraça.

Tristeza, muita tristeza, é o que eu sinto. Temos que tentar salvar o que sobrou.


A mensagem é do Fernando, estou postando porque os 'estrangeiros' estão temporariamente sem conseguir postar mensagens.

_________________
Droseraholic!!!


25.01.2011(Ter)12:11
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Testando, testando... Será q acesso dos "gringos" tá liberado de novo???

Abs,
Fernando

P.S. FUNCIONOU!!! Galera, voltei! :) Brigadao Carlos por postar a mensagem acima.


25.01.2011(Ter)14:31
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 35 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB