Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 23.04.2024(Ter)20:08



Responder  [ 35 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
 Serra do Caraça - parte 3 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 06.01.2007(Sáb)13:35
Mensagens: 79
Localização: jundiaí
Mensagem Serra do Caraça - parte 3
Olá a todos,
aqui vai a última leva de fotos do Caraça.
Mais algumas orquideas rupícolas interessantes que encontrei.

Pleurothallis teres. Essa espécie geralmente ocorre junto com as Laelias rupestres (ou Cattleyas).
Imagem
Imagem

Essa cresce nas Vellozias e é bem comum em Ibitipoca e no Caraça também.
Oncidium warmingii
Imagem
Imagem

E crescendo no mesmo ambiente da espécie acima, a belíssima Cattleya cinnabarina
Imagem
Imagem

O parque possui alguns picos que vale muito a pena subir pois tem muita coisa legal pra ver no caminho e lá em cima também.
Eu visitei o Pico do Carapuça que tem 1950m de altitude
O Pico é aquele mais alto na foto
Imagem

Vista na subida do pico
Imagem

E no caminho mais plantas interessantes

Epidendrum xantinum
Imagem

Esse Epidendrum com uma cor muito linda que eu nunca tinha visto e não sei a espécie
Imagem

_________________
http://www.flickr.com/photos/leonardo_desordi


26.06.2010(Sáb)20:31
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 06.01.2007(Sáb)13:35
Mensagens: 79
Localização: jundiaí
Mensagem 
Vista de cima do pico do Carapuça. A construção lá embaixo é o Santuário
Imagem
Imagem
Imagem

Lá em cima tinha Epidendrum saxatile, mais uma espécie que adora crescer nas Vellozias
Imagem

No caminho para o pico é possível ouvir muitas explosões das mineradoras que retiram ouro, ferro e outros minerais dessas serras mineiras.
E de cima do pico é possível ver o estrago que a VALE, Anglogold e outras empresas fazem nessa região
Imagem

No pico havia algumas partes bastante umidas com muitas Utricularias amarelas e Genliseas crescendo junto
Imagem
Imagem

Genlisea violacea
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

_________________
http://www.flickr.com/photos/leonardo_desordi


Editado pela última vez por leo em 26.06.2010(Sáb)20:42, em um total de 1 vez.



26.06.2010(Sáb)20:32
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 06.01.2007(Sáb)13:35
Mensagens: 79
Localização: jundiaí
Mensagem 
E na subida para o pico, a uns 1700m eu encontrei outra espécie muito interessante, que apesar de estar em um local bastante restrito, apresentava um bom número.

Drosera graminifolia
Imagem
Imagem
Imagem

Cresciam na beirada da trilha, em local bem umido
Havia algumas plântulas também
Imagem

Impressionante o tamanho dessa espécie
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Feliz após ter visto tanta coisa legal
Imagem

Termino meu relato com o símbolo do parque, o famoso Lobo-guará do Caraça
Imagem

Espero que tenham gostado
Abraço a todos.

_________________
http://www.flickr.com/photos/leonardo_desordi


26.06.2010(Sáb)20:33
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem 
Nossa Leo, meus parabéns, todas as fotos inclusive as dos outros posts estão de mais.
Curti muito aquele monte de Genliseas crescendo juntas a Drosera graminifolia nem se fala.
E as orquideas eu gostei de mais tambem, elas tem uma coloração magnifica, minha mãe adorou tambem.
Parabéns.

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


26.06.2010(Sáb)21:56
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Aaaah, que saudades do Caraça, 1o lugar onde vi PCs na natureza no Brasil em maio de 1990! Nossa, 20 anos já... :shock:

Leo, vc não tem idéia do qto estou feliz de ver G.violacea e especialmente D.graminifolia vivas sobre o Carapuça. Talvez eu te contei, mas no início dos anos 90 haviam carpetes de sphagnum laranja cobertos por D.graminifolia, U.reniformis e G.violacea -- e um pouco mais acima grandes quantidades de D.graminifolia beirando a trilha em solo arenoso.

Mas cada vez q eu ía (foram várias nos anos 90), havia menos sphagnum e menos D.graminifolia, U.reniformis e G.violacea. Até q uns 10 anos após minha 1a visita já não havia mais sphagnum e havia uma unica D.graminifolia adulta beirando a trilha (além de umas 5 plantas jovens mal-formadas). As Vellozias estavam tbm todas mortas, como orquídeas e outras.

Todos culpavam um grande incêndio um ano antes. Mas o incêndio ocorreu justamente pq as plantas estavam todas morrendo, caso contrario as plantas se recuperariam como sempre fazem após incêndios em campos rupestres.

No início não entendi o q estava acontecendo, mas finalmente percebi q essa degradação ambiental era culpa de algum tipo de poluição q estava subindo das mineradoras na base da serra (tipo o q ocorreu em Paranapiacaba por culpa de Cubatao). Apesar da aparente recuperação parcial de D.graminifolia, fico pensando qtas outras espécies podem ter sumido nesse desastre ambiental, e especialmente na perda de variabilidade genética.


Valeu pelso relatos fantásticos Leo!!
Fernando


Editado pela última vez por Fernando Rivadavia em 25.09.2010(Sáb)5:50, em um total de 1 vez.



27.06.2010(Dom)11:33
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
Excelente o relato Leo, e belíssimas imagens também.

Essas G. violacea do caraça tem uma forma muito bonita, são mais redondodas do que as de Ibitipoca e Aiuruoca. As D. graminifolia parecem ter uma forma diferente das que eu conheço de Botumirim - grão mogol, parecem ter mais folhas. Qual era o tamanho aproximado delas?

Valeu pelas fotos e espero ver mais viagens suas por ai!


Um abraço

Adilson


27.06.2010(Dom)11:51
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Adilson,

Citação:
Essas G. violacea do caraça tem uma forma muito bonita, são mais redondodas do que as de Ibitipoca e Aiuruoca.


Realmente sao bastante diferentes e possivelmente até espécies distintas (basta ver a posiçao de G.violacea Ibitipoca na filogenia q publiquei com o Andreas F. mes passado). Mas mesmo no Espinhaço, dá pra diferenciar G.violaceae do Caraça das de Diamantina/ Cipó e outros lugares.


Citação:
As D. graminifolia parecem ter uma forma diferente das que eu conheço de Botumirim - grão mogol, parecem ter mais folhas. Qual era o tamanho aproximado delas?


Ah, não sei se vc sabe q a D.graminifolia do Caraça é sim bastante diferente das q crescem de Diamantina até Grao Mogol. Saint-Hilaire publicou as 1as como D.graminifolia e as últimas como D.spiralis. Pelo menos subespécies distintas elas são.


Abs,
Fernando


27.06.2010(Dom)11:58
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem 
Fernando Rivadavia escreveu:
No início não entendi o q estava acontecendo, mas finalmente percebi q essa degradação ambiental era culpa de algum tipo de poluição q estava subindo das mineradoras na base da serra (tipo o q ocorreu em Paranapiacaba por culpa de Cubatao).


Nossa fico muito triste de saber estas coisas, é uma pena ter obras de seres humanos que não pensam nem um minimo pelos habitats que ocorrem aos redores.
Eu já não irei conhecer essa fartura de plantas que havia a 10 anos atraz por lá :?
mas creio que devem ter muitos morros menos famosos cheio de beleza tambem.

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


27.06.2010(Dom)12:42
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Hello Felipe,

O mais triste de tudo não é o q a mineradora fez, e sim o aparente "encobertamento" das causas por todos -- padres do Caraça inclusos. Negam ser culpa das mineradoras, talvez por serem elas a grande fonte local de empregos e impostos.

Infelizmente eu não sei o q houve extamente nos anos 90. Pq a coisa piorou tanto? E pq depois está se recuperando (aparentemente)? O q a mineradora fez de diferente nos anos 90 q causou este desastre? Ah, e vai saber como era nos anos 80? Ou antes? quando St.-Hilaire as coletou no início do séc.19? Vai q eu peguei o finalzinho, q antes eram bem mais abundantes? Nunca vi fotos desta população de D.graminifolia no Carapuça antes dos anos 90 e infelizmente eu tirei poucas fotos pois foi na era pré-digital e eu estava começando a aprender a tirar fotos (e não podia gastar mto, pois era mto caro tirar fotos!!).

Anyway, infelizmente tem mtas espécies de flora e fauna q só existem no Caraça, inclusive a forma tipo de D.graminifolia. Ela parece ocorrer apenas nos 4 picos mais altos do Caraça: Carapuça, Inficcionado, Pico do Sol e Canjerana.

Tem uma coleta sem data q parece ser da D.graminifolia "tipo" da Serra de Betim, sul de BH (Betim, Alto da Serra do Betim, s/d, Damazio 977 (OUPR)). Nunca explorei esta serra, mas sempre vejo ela sendo detonada por mineradoras toda vez q a atravesso, chegando em BH pela rod. Fernão Dias.

Entre o Caraça e a Serra de Betim tem algumas outras montanhas altas, inclusive a Serra da Piedade e o Pico do Itacolomi. não conheço coletas destas serras e eu mesmo não vi D.graminifolia por lá, mas não duvido q ocorresse nestes picos antes da explosao mineradora do Brasil colônia.


Abs,
Fernando


27.06.2010(Dom)14:09
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 06.01.2007(Sáb)13:35
Mensagens: 79
Localização: jundiaí
Mensagem 
Obrigado a todos pelos comentários.
Tentei mostrar um pouco do local, espero que tenha conseguido.
Bom, eu havia pedido umas dicas pro Fernando antes da viagem e ele me contou sobre o sumiço de algumas espécies no alto do pico e eu fiquei muito feliz ao encontrar Drosera graminifolia na trilha para o pico que visitei.
Porém tenho que confessar que fiquei um tanto decepcionado ao chegar no alto do pico, pois depois de toda a riqueza de plantas que vi nos campos rupestres das partes mais baixas do parque eu esperava muito mais lá em cima. Os picos não são muito visitados pois é uma subida um pouco puxada e eu imaginei que veria muito mais coisa, mas quando cheguei lá vi uma vegetação toda queimada, nada de drosera, uma orquidea aqui outra ali e só. Bem diferente de outras partes do parque e bem diferente do que eu esperava.
Se a vegetação de campo rupestre se recupera após queimadas o mesmo parece não estar acontecendo ali. O porquê eu não sei.
Muito triste pois tem muitas espécies endêmicas nessas serras.
Mas conheci uma família que visitou o Pico do Inficionado e um garoto me disse que viu carnívoras lá em cima e pela descrição é Drosera graminifolia.

abraços, Léo

_________________
http://www.flickr.com/photos/leonardo_desordi


27.06.2010(Dom)18:18
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 35 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB