Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 26.04.2024(Sex)2:57



Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 chapada da diamantina-BA (em busca da D. ps. bahia perdida) 
Autor Mensagem
Destaque

Registrado em: 09.12.2006(Sáb)16:39
Mensagens: 867
Localização: Niterói-RJ
Mensagem chapada da diamantina-BA (em busca da D. ps. bahia perdida)
demorei um bom tempo para vencer a preguiça e postar as fotos da viagem q fiz no meio de ano mas aqui estão elas e meu relatório de viagem.
todo ano nas ferias de julho eu viajo para um habitat de pcs, este ano decidimos chapada da diamantina e la fomos nos.
infelizmente a decisão foi encima da hora de irmos e n tive tempo de pegar dicas de onde se hospedar e procurar pcs logo nos ficamos na cidade mais conhecida que é Lençóis. Porem eu fui com incumbido da missão de coletar D, sp. bahia para o mestrado de Paulo
no primeiro dia fomos dar uma andada pelo rio, uma trilha perto da cidade q da para ir a pé da cidade, eu n encontrei absolutamente nada nos primeiros pontos do rio então eu fui subindo cada vez mais o rio, ate q num lugar bem acima (digo andei quilômetros!) encontrei droseras tomentosas e utricularias flaccida

Lençóis vista do rio
Imagem
uma cachoeira no caminha q a principio parecia um ótimo lugar n tinha nada nela
Imagem
a vista de um trecho bem mais acima
Imagem
quase desistindo, ao passar por essa parte do rio
Imagem
meu pai da um berro e me chama pois havia encontrado droseras tomentosa var tomentosa
Imagem
olha elas ai gente! :lol:
Imagem
Imagem
Imagem
entre as pedras do rio encontrei a utricularia flaccida
Imagem
Imagem
sphagnum vermelho
Imagem

no segundo dia acordamos mais dispostos e chamamos um guia para nos levar a cachoeira da fumaça
ja no caminho para a cachoeira encontramos U.blanchetti (porem na hora eu confundi com laciniata que em ibitipoca possui uma forma bem parecida e acabei nem coletando 1droga)
Imagem
mais a frente algumas D. tomentosas novamente
Imagem
vista da trilha
Imagem
vista geral
Imagem
Imagem
eu fiquei impressionado com o fato do lugar ser um habitat perfeito para as pcs, alta umidade do ar, solo perfeito e extremamente encharcado, agua abundante, sol forte de serra ou seja era o típico habitat q estamos acostumados a ver porem as pcs eram bem raras por la! pouca variedade e populações pequenas e distanciadas.

finalmente na cachoeira da fumaça
Imagem
Imagem
Imagem
no 3 dia fomos para o pico do pai inacio e para mucugezinho/poço do diabo e visitar umas grutas
onde achei apenas uma grande população de tomentosas
Imagem
Imagem
pai Inacio
Imagem
Imagem
Imagem
poço do diabo
Imagem
grilo, era bem agressivo
Imagem
orquídeas rupícolas
Imagem
Imagem
entrada da caverna
Imagem
Imagem
Imagem
me digam o que veem
Imagem
Imagem
ultimo dia fomos a caminho da cachoeira do sossego, la seria a minha ultima chance de encontrar a mítica D. sp. bahia
Imagem
Imagem
uma orquídea terrestre
Imagem
adiante mais utricularias flaccida
Imagem
Imagem
quase chegando na cachoeira entramos num ambiente de quenio, onde o ar era mais umido, bem interessante cheio de montes de sfagno
Imagem
eu ficava olhando para os paredões o tempo todo ate q vi algo q me chamou atenção
conseguem ver?
Imagem
e agora?
Imagem
o lugar era sombreado então a população era toda composta de plantas verdinhas mas era uma boa população mas estranhamente completamente isolada
Imagem
Imagem
foram coletadas varias folhas para eu então fazer mudas por leaf cutting e pode fornecer ao q Paulo havia me pedido.
a cachoeira
Imagem
Imagem
outra orquídea terrestre
Imagem
cogumelo!!!
Imagem
olha q curioso o acampamento dos mineradores quando ainda existia garimpo ( é a casa dos meus sonhos huahuah)
Imagem
ribeirão de cima
Imagem

_________________
Imagem


Editado pela última vez por Igor lins em 15.10.2010(Sex)21:50, em um total de 1 vez.



15.10.2010(Sex)21:02
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Demorou mas saiu! :lol:

Que lugar incrível é a Chapada Diamantina, não!? Eu estive lá em abril (devendo relato, eu sei, mas tame tantos pra fazer antes desse que vai demorar muito pelo visto... hehehe
Adorei essa caverna, vou colocar nos planos da próxima viagem pra lá.

Que incrível aquela primeira orquídea terrestre! :shock:
Vamos esperar pelo Adilson pra identificar...

Também passei pela Cachoeira da Fumaça e também fiquei surpreso por não achar quase nada por lá, talvez fique seco demais na época seca, sei lá... mas aquele 'buraco' onde cai a água é tão incrível que compensa a falta de PCs na região. Pelo visto você pegou uma época melhor para ver a cahoeira, ela realmente faz juz ao nome nas suas fotos, quando eu fui o volume de água era grande demais e não formava essa cortina de água parecida com fumaça.

E que bela população de Drosera sp. 'Bahia' você achou! E é mais uma população na sombra, o que reforça minha idéia de que essa espécie se especializou tanto em habitats constantemente úmidos que o que restou para ela foram as regiões escondidas e sombreadas onde a água escorre o ano todo, diferentemente de D. ascendens, D. villosa e D. graomogolensis que habitam solos que eventualmente secam que recebem mais luz. A população que vi em abril era assim e a que o Jonathan achou também.

Obrigado pelas fotos!


Abs,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


15.10.2010(Sex)21:22
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 29.06.2008(Dom)2:19
Mensagens: 167
Localização: Campinas, SP
Mensagem 
Nossa, muito legal!
parabéns pelas fotos, estão ótimas também
haha adorei o cogumelinho
até mai!


15.10.2010(Sex)21:56
Perfil

Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43
Mensagens: 1271
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Parabéns pelas fotos, gostei muito! As minhas preferidas foram as da cachoeira de fumaça, sphagnum vermelho, primeira orquídea vermelha e a população grande de D. tomentosa.

Abraço

_________________
Imagem

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/


15.10.2010(Sex)23:47
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 03.05.2009(Dom)16:30
Mensagens: 161
Localização: Goiania-Go
Mensagem 
Relato muito interessante e bonito Igor !
as droseras tomentosas e as sp. bahia são realmente expetaculares, as utricularias também estavam muito bonitas.
parabéns!
abraço,

_________________
Nepenthes fever !

Fotos de minhas plantas :
http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -5755.html

Minha growlist e wishlist :
http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... torder=asc


Editado pela última vez por favero jp em 10.04.2011(Dom)11:20, em um total de 1 vez.



16.10.2010(Sáb)11:44
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 06.06.2008(Sex)17:26
Mensagens: 663
Localização: Camocim-CE
Mensagem 
Lindo lugar,interessante como o fator luminosidade interfere na coloração das droseras sp. bahia.


16.10.2010(Sáb)12:15
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem 
Bonito mesmo o lugar mas o que eu mais gostei foi a do poço do Diabo muito interessante aquelas pedras em vários formatos...

Eu achei essa D. sp. bahia muito parecida com a D capensis "alba", principalmente as pequenas, lembra muito mas a capensis é Africana não é... quem sabe possa ser uma variação? mas também as flores devem ser diferentes?

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


16.10.2010(Sáb)15:37
Perfil ICQ YIM
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Parabens Igor!!!

Lindas fotos, boas lembranças... Realmente as PCs sao mais raras na Chap.Diamantina do q nas serras mineiras. E D.sp."Bahia" é especialmente rara...

A Cach. da Fumaça estava lindona, heim?? Paulo, não depende apenas do volume da água mas tbm da força dos ventos naquele canyon... Tem q ter mta sorte de pegar a cachoeira com volume grande e com ventos fortes pra dar aquele efeito espetacular.

Qto a D.sp.Bahia, é bom ver q ela ainda cresce por lá. Foi neste canyon q eu as vi pela 1a vez há quase 20 anos e foi uma das minhas 1as espécies novas - se bem q na época eu não sei se percebi q era algo novo, talvez achei q era "D.villosa".

quando as descobri, haviam 3 populações pequenas de D.sp. Bahia neste canyon. quando voltei em 2005, o rio estava mto cheio e só consegui chegar até a 1a população - mas esta já não existia, havia crescido mto mato onde antes existiam apenas umas poucas plantas.

Será q a 2a população sumiu tbm? Ou será q tava mais escondida? Anyway, tem mto mais na região de Catolés, mas o acesso é mais difícil...

Aliás, Paulo, cuidado com generalizações, ainda conhecemos mto pouco sobre esta planta: no alto do Morro do Barbado lembro delas crescendo em ambientes bem abertos junto com D.communis, D.tomentosa e G.uncinata...

Lembro tbm de ver D.ascendens crescendo em MG e PR em ambientes parecidos com estes vistos em Lençóis e Mucugê.


Abs,
Fernando


16.10.2010(Sáb)21:54
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
Excelentes fotos e relato. Bom ver dois relatos sobre a Sp. bahia assim um seguido do outro!

Mas o que mais me chamou a atenção e deixou escandalizado foi isso que você disse:

"meu pai da um berro e me chama pois havia encontrado droseras tomentosa var tomentosa"

SEU PAI? Um pai indo a campo com o filho e ainda achando D. tomentosa??? O mundo vai acabar ! :lol: :lol: :lol:

Fernando e Paulo:

humnnnn qual a diferença significativa entre U. blanchetii e U. laciniata?

Eu não vi o habitat tipo de D. villosa na serra negra, mas que me lembre todos os habitats de ibitipoca onde eu a vi eram constantemente umidos mesmo no inverno. O Mais seco era um ao lado da lagoa seca, mas se você cavar o solo 1 cm a terra ja esta umida.


17.10.2010(Dom)0:26
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.11.2009(Seg)20:21
Mensagens: 398
Localização: MG, Ouro Branco, Brasil.
Mensagem 
Muito bommm Igor!! Parabens! os lugares são realmente lindos e as plantas tambem, as Droseras tomentosas e a sp.bahia estão lindas, mesmo com a coloração mais verde é linda..Muito legal isso de ir em busca das carnivoras em familia haha,é otimo quando a familia dá apoio! abraços :)

_________________
.


17.10.2010(Dom)7:52
Perfil YIM Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 5 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB