Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 16.06.2024(Dom)2:31



Responder  [ 28 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Um lugar de minas - Julho 2010 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem Um lugar de minas - Julho 2010
Povo

Estive em 3 lugares em minas agora em Julho passado. Um deles é Grão mogol, local ja conhecido por possuir uma flora unica em diversas familias de plantas, inclusive de Carnívoras. Irei relatar minha viagem em dois topicos separados: Um para um destes dois lugares e o outro para o outro lugar e Grão Mogol.
Decidi não revelar onde ficam os outros "dois lugares" pois neles existem espécies raríssimas de Cactos e orquídeas. Diferente das Pcs, cactos e orquideas sofrem um pressão consideravel por coleta e destruição de habitats feitos por orquidófilos e cactófilos amadores bem como por vendedores e mateiros inescrupulosos. Revelar publicamente onde ficam tais habitats é coloca-los em risco. Por isso espero a compreensão de todos.

Vamos então ao relato de um desses dois lugares, onde Achei plantas absolutamente maravilhosas e uma espécie de Drosera muito interessante que ja conseguiu tirar o sono do Paulo e do Fernando :lol: :lol:


Algumas visões da região onde fica um desses lugares:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O Rio Jequitinhonha

Imagem

Mais uma visão dele ao fim da tarde.

As primeiras pcs que encontrei estavam em um desnivel onde brotava agua, o solo era bem umido e arenoso, com capim característico.

Imagem

Nele começaram a pipocar velhas conhecidas:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Genlisea violacea.


Imagem

Imagem

Uma interessante forma com o calcar com a extremidade inflada.

Imagem

Entre elas haviam pequenas plantulas de Drosera que pareciam ser D. tomentosa.

Imagem

Imagem

Algumas D. communis tb.

Mas o que mais havia por la era


Imagem

Imagem

Imagem

D. hirtella var. hirtella.

Imagem

Que estavam com suas características hastes curvadas e peludas.

Imagem

Imagem

Esse tinha a haste totalmente enrolada dando um nó, achei bastante estranho e divertido isso.

Imagem

No meio delas as vezes tinham plantas com hastes não curvadas. Seria a var. lutescens ou ainda talvez D. cayennensis?

Subindo as pedreiras que haviam em volta desse habitat pude achar varias não carnívoras muito interessantes:

Imagem

Uebelmannia pectinifera. Um dos mais belos e cobiçados cactos brasileiros

Imagem

Algumas bem grandes pra espécie

Imagem

Imagem

Outras com interessantes padrões deste "protetor solar" de cera que se forma sobre a epiderme do caule dependendo da intensidade solar que a planta é exposta. Essa ai de cima apelidei de "charlie Brown"

Imagem

alguém consegue ver a orquidea aqui?

Imagem

Constantia cristinae, uma micro orquidea rupícola.

Imagem

Cattleya rupestris.

Imagem

Clusias

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Eriocaulaceae

Imagem

Portulaca hirsutíssima

Imagem

Veyretia sp Orquidea.

Imagem

Seria uma Cattleya pantherina essa que encontrei habitando a parede de um bar da cidade? :lol: :lol: :lol:

Indo para ou outro ponto do mesmo município fui subir um flanco mais distante da serra

No Caminho achei varias plantas do meu genero de cactaceae preferido:

Imagem

Imagem

Discocactus placentiformis. O famoso Cabeça de frade / almofada de sogra heheh.

Imagem

Imagem

Passando por um riacho é claro que alguma pc deveria haver

Imagem

Utricularia subulata, que me pareceu ser a forma cleistogamica.

Continuando para chegar na serra, mais cactaceae

Imagem

cipocereus? arthrocereus?

Imagem

Imagem

Mais lindas Uebelmannia pectinifera

Imagem

Eis que chego no pé da serra. E la havia em um areial mais carnivoras:

Imagem

Imagem

Imagem

Mais genlisea violacea.

subindo a serra topo com mais uebelmannia

Imagem

La encima achei um pequeno riachinho que parecia ser perene. E nos seus lados em lugar mais sombreado e protegido havia mais carnivoras:

Imagem

Imagem

Drosera tomentosa var. tomentosa

Imagem

Genlisea violacea e utric. nana, sem flores.


De orquideas nessa serra achei coisas interessantes ainda que sem flores:

Imagem

Pseudolaelia aff. vellozicola. Uma orquidea especializada em viver sobre caules de vellozias.

Imagem

Encyclia seidelii

Imagem

Aqui ela não sabia se queria ser epífita ou rupicola

E uma grande raridade:

Imagem

Imagem

O único hibrido intergenérico de Encyclia que existe: Encycattleya intermedia. Hibrido entre Cattleya rupestris (mãe) e Encyclia seidelii (pai). So existe nessa região por onde passei e mesmo assim existem nos habitats uma quantidade bem pequena de plantas em area que não é area de preservação, então dai minha paranóia para manter o lugar em segredo.


Imagem

Visão de cima da serra.

Ao Descer a serra, proximo a um riacho intermitente, achei mais pcs:

Imagem

Imagem

D. tomentosa var tomentosa crescendo em condições mais secas.


Mas a grande surpresa e incognita da viagem eu me deparei proximo as tomentosa, crescendo em areia pura e seca na beirada de uma pedra:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Drosera sp ???????

A primeira vista parecia ser D. grãomogolensis, porque formava uma coluna perceptivel de folhas, tinha folhas com pecíolo curto, face abaxial pilosa, protofolhas bastante pilosas também. O problema é que eu estava a mais de 300km de distância da região de ocorrencia de D. grãomogolensis. Mas olhando mais de perto vi que as hastes florais eram absolutamente diferentes de D. grãomogolensis

Imagem

Imagem

Eram extremamente pilosas, com pelos de cor vermelho forte com uma textura e morfologia que na verdade não são encontradas em nehuma espécie conhecida do Complexo villosa.

Imagem

E olhando mais de perto ainda os pelos se mostraram não ser nem do tipo glandular simples (como em D. montana e D. grãomogolensis) e nem filamentosos (como em D. hirtella e D. tomentosa). São uma coisa esquisita que é uma espécie de glandular mais desenvolvido que parece um tentáculo rudimentar que cria uma textura bem unica na haste floral. Arrisco dizer que não tem nada parecido em nehuma outra drosera existente.

conversando com o Paulo e o Fernando, é possivel que essa planta possa se tratar ou de Algo novo ou de um velho, esquecido, renegado e desprezado Taxon de drosera que ninguém tinha posto os olhos novamente DESDE o tempo do Saint hillare. E se eu falar pra voces, voces nem acreditariam do que pode se tratar haahhaha. Mas vou deixar para revelar isso depois que o povo tiver mais certeza do que essa planta é.

Enquanto isso mais imagens dela, que é uma Drosera belíssima.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As flores dela eram grandes, com petalas bem redondas que mais pareciam flores de melastomataceae.

Imagem

Imagem

Ela possuia também raizes tuberosas, pois vegetava em areia praticamente seca uma boa parte do ano.

Imagem


Bom Por enquanto é isso. Aguardem proximo post com o resto da Viagem, inclusive com imagens BEM interessantes de D. grãomogolensis no habitat Tipo em Grão mogol.

Imagem

(Eu, junto a uns Coelocephalocereus purpureous no alto de outra serra)


09.08.2010(Seg)21:18
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 23.01.2010(Sáb)3:48
Mensagens: 104
Localização: Cayenne - French Guyana
Mensagem 
hello,

well, what can I say ? I have no words for this...... /reverencia /reverencia /reverencia /reverencia /reverencia /reverencia /reverencia /reverencia


09.08.2010(Seg)21:31
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43
Mensagens: 1271
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Que plantas lindas!!!!!!!!!! Pena não poder falar o lugar que elas estão... Mas estão incrivelmente belas!!!
Adorei essa drosera desconhecida... esses pelos diferentes na haste floral... essa cor... Muito interessante!
Parabéns!!! :D

_________________
Imagem

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/


09.08.2010(Seg)21:55
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18
Mensagens: 298
Localização: são pedro rj
Mensagem 
Realmente um espetáculo! Essa Drosera de raízes tuberosas é um grande achado. Será que é nova?


09.08.2010(Seg)22:21
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 14.04.2008(Seg)17:49
Mensagens: 303
Localização: Niterói, Rio de Janeiro
Mensagem 
E aí, Adilson, parabéns pla viagem e pelos achados! Já estava morrendo de ansiedade para ver esse tópico com mais detalhes da planta misteriosa XD. Elas parecem diferentes daquelas que me mostrou... são as mesmas ou aquelas estarão no próximo tópico? Essas aí realmente paracem bastante com as D. graomogolensis, só vi diferenças na haste floral mesmo ( quanta difrença! :shock: ), deixei alguma característica passar?

Abraços

_________________
Plantas Carnívoras: o Império verde contra-ataca.
GrowList


10.08.2010(Ter)11:41
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 10.11.2008(Seg)16:12
Mensagens: 98
Localização: Paulinia/SP
Mensagem 
Minas Gerais é um trem baum demais sô!!! :lol:

Maravilhoso!! Que lugares incríveis!! :shock:

Essa drosera é linda! Me lembra bastante a D. graomogolensis e D. schwackei poderia
ser um híbrido??

Aguardo ansiosamente pelos próximos relatos.

Abraço,

_________________
Brunodb
growlist/wishlist

"A Diversidade biológica tem valor intrínseco, merecendo respeito independentemente
de seu valor para o homem ou potencial para uso humano" D4339


10.08.2010(Ter)12:47
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.05.2009(Ter)16:04
Mensagens: 534
Localização: Mogi Mirim - SP
Mensagem 
Parabéns Adilson por mais um belíssimo trabalho.

Essa expedição é mais um presente ao nossos olhos.

Eu também, assim como vc, não divulgo o local de habitat de algumas plantas de nossa flora, pois nem todos
tem educação, consciência e moral preservacionista. Muitas plantas deixaram de existir em seu habitat pela ganância, ignorância e consumismo de alguns humanos pouco evoluidos.

Continue a nos presentear com suas belas fotos e informações.

Obrigado.

_________________
Léo Leonello


10.08.2010(Ter)14:52
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem 
Patrice escreveu:
hello,

well, what can I say ? I have no words for this...... /reverencia /reverencia /reverencia /reverencia /reverencia /reverencia /reverencia /reverencia


Me too :shock:

Que maravilha termos este pessoal que vai em busca das PCs e nos mostra sempre esta beleza de galeria de fotos e informações muito boas e legais sobre as diverças plantas que na região habitam.
Parabéns Adilson, sem palavras. :D

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


10.08.2010(Ter)16:37
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 15.07.2007(Dom)18:07
Mensagens: 688
Localização: Sinop - MT
Mensagem 
cara impressionante...
Eu já ia ficar feliz da vida se achasse uma U Gibba em habitat imagina se encontrasse tanta PCs assim... Ia ter um infarto... Que plantas lindas...

Como o Felipe disse ainda bem que tem vcs que compartilham essas belezas conosco...

abraços...

_________________
Imagem

J4ck_666: Jack Edson | Growlists & Wishlists


10.08.2010(Ter)16:50
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 18.06.2010(Sex)13:32
Mensagens: 142
Localização: Fortaleza/CE
Mensagem 
Muuuito legal.

_________________
old but gold


10.08.2010(Ter)18:36
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 28 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB