Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.05.2024(Ter)1:44



Responder  [ 9 mensagens ] 
 Carnívoras no Pampa Safari 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem Carnívoras no Pampa Safari
Olá pessoal, recentemente fui convidado a estagiar no Pampa Safári em Gravataí, ele é um dos maiores parques com animais selvagens soltos da America Latina, tem vários cervídeos, emas, avestruzes, emus, zebras, camelos e até antílopes, entre outros, e além disso tem PCs! O biólogo residente as identificou como D. brevifolia, eu fiquei meio na dúvida, preciso compará-las com minhas fotos, mas uma coisa é certa, elas são diferentes das D, capillaris e D. brevifolia de Nova Tramandaí, tem uma coloração menos avermelhada mesmo expostas a sol pleno, talvez o substrato esteja as influenciando.
Vou tirar umas fotos e posta-las logo.

Misturê
Imagem

Hipopotamo e capivaras juntos
Imagem

PS: Como o parque serve para a educação ambiental estava pensando e levar mais uma PC para lá e falar dela. Pensei em levar uma D. filiformis, só tenho um clone, por isso não haverá o risco dessas produzirem sementes e suplantarem as nativas, no máximo produzirão uns brotos laterais. O que acham?


01.09.2010(Qua)15:05
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Pois,

gostei dos bichos, especialmente das emas ... ... mas eu não introduziria PCs não-nativas por aí,
lembra do Jurassic Park? "A Natureza encontra um caminho" :shock:

Té.

_________________
Droseraholic!!!


01.09.2010(Qua)16:27
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36
Mensagens: 758
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Cristiano Marques escreveu:
...em levar uma D. filiformis, só tenho um clone, por isso não haverá o risco dessas produzirem sementes e suplantarem as nativas, no máximo produzirão uns brotos laterais. O que acham?


Agora complicou! :shock:
Minha d.filliformis deu sozinha sementes viáveis?!? Virou inclusive 'invasora' no vaso de uma d.sawtooth.

_________________
Imagem


01.09.2010(Qua)16:36
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
MarcielS escreveu:
Cristiano Marques escreveu:
...em levar uma D. filiformis, só tenho um clone, por isso não haverá o risco dessas produzirem sementes e suplantarem as nativas, no máximo produzirão uns brotos laterais. O que acham?


Agora complicou! :shock:
Minha d.filliformis deu sozinha sementes viáveis?!? Virou inclusive 'invasora' no vaso de uma d.sawtooth.


Pois, isso mesmo: ser um 'clone' não quer dizer 'infértil'.

_________________
Droseraholic!!!


01.09.2010(Qua)16:41
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Gente, de onde vcs tiraram essa idéia de q D.filiformis não sabe se auto-polinizar??? :)

D.filiformis, como mtas outras dróseras, não precisa de polinizacao cruzada com outro clone. Ela sozinha fará sementes.

Mas mesmo se não fizesse, PLEASE não saiam por aí plantando espécies nao-nativas!! Isso inclui espécies nativas, porém de outras regiões do Brasil. Os resultados podem ser desastrosos p/ o meio ambiente, pois uma vez q viram pragas, ninguem pode pará-las!

Portanto Cristiano, concentre-se em tirar fotos das PCs q vc achou no parque e mande pra nos. ;) Ah, e coloracao de folha não é uma boa caracteristica taxonomica. Veja bem o formato da folha e a haste floral dela, q vc terá tua resposta. Ou coloque logo fotos aqui, hehehe!

Ah, e parabens pelo teu estágio!

Abs,
Fernando


01.09.2010(Qua)21:25
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
Ok, nada de exóticas, por isso mesmo que eu perguntei a vocês, acreditava que a D. filiformis necessitava de uma outra planta para produzir semente, pelo menos por aqui nunca produziu.
As plantas estão gerando hastes florais, verei se são glandulares ou não.


02.09.2010(Qui)12:30
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)15:32
Mensagens: 792
Localização: Curitiba-PR
Mensagem 
Fernando Rivadavia escreveu:
Gente, de onde vcs tiraram essa idéia de q D.filiformis não sabe se auto-polinizar??? :)

D.filiformis, como mtas outras dróseras, não precisa de polinizacao cruzada com outro clone. Ela sozinha fará sementes.

Mas mesmo se não fizesse, PLEASE não saiam por aí plantando espécies não-nativas!! Isso inclui espécies nativas, porém de outras regiões do Brasil. Os resultados podem ser desastrosos p/ o meio ambiente, pois uma vez q viram pragas, ninguem pode pará-las!

Portanto Cristiano, concentre-se em tirar fotos das PCs q vc achou no parque e mande pra nos. ;) Ah, e coloracao de folha não é uma boa caracteristica taxonomica. Veja bem o formato da folha e a haste floral dela, q vc terá tua resposta. Ou coloque logo fotos aqui, hehehe!

Ah, e parabens pelo teu estágio!

Abs,
Fernando


Mesmo sem outra planta ela se reproduz e como tem animais ai e só um dar uma pisada nela e as folhas encostam no chão e vira leaf-cutting e aparece mais plantas. E elas não vivem para sempre se a reprodução sexuada..

_________________
__________________________________________________________________________________
Não me condene pela minha verdade. Pois isto será egoísmo.


02.09.2010(Qui)12:34
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
Analisando coloração (eu sei, não é um bom critério) mas principalmente a haste floral eu a identifiquei como D. breivifolia, além do mais, relatos dizem que ela tem flores brancas. Achei estranho só encontrar D. brevifolia sem a D. capillaris, geralmente a primeira se encontra em menor número que a segunda nas comunidades, pelo menos foi o que eu observei em Tramandaí e Ibiraquera.
Então aí vão as fotos:

Ao longe se vê uma área isolada, é lá que elas estão:

Imagem

Imagem

Haste floral
Imagem

Imagem

Imagem


06.09.2010(Seg)13:30
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Folha triangular, é D. brevifolia mesmo, parabéns pela descoberta! :wink:

_________________
Droseraholic!!!


06.09.2010(Seg)14:27
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 9 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB