Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 16.06.2024(Dom)3:20



Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Serra do Ouro Branco -M.G D.montana. in habitat. 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 30.11.2009(Seg)20:21
Mensagens: 398
Localização: MG, Ouro Branco, Brasil.
Mensagem Serra do Ouro Branco -M.G D.montana. in habitat.
Bom dia amigos, nesta sexta feira eu e o Lucas Víggiano, resolvemos dar uma subida aqui na serra 'Serra do Ouro Branco'' aqui na nossa cidade, porem subimos já era tarde, lá pelas 3 horas, por esse motivo subimos até metade da trilha apenas, e por isso encontramos apenas Droseras montana, que cresciam ao longo da trilha, em solo argiloso e ao mesmo tempo arenoso, lá também é possível encontrar outras espécies como algumas Utricularias como a U.neotioides, e Droseras como : D.tomentos var tomentosa, gablatra ,tomentosa var, gablatra.. Na próxima subida tentaremos encontra-las e ponho as fotos aqui, vamos as fotos desta subida, espero que gostem:

PS: Algumas plantas estavam bem debilitadas devido a ''queimadas'' que houveram no local a um tempo..

Fotos da paisagem:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Agora as plantas: ( avião muitas outras mas a maquina estava com memoria cheia e não fotografamos tudo..)

Imagem
Imagem

O estranho é que muitas delas cresciam em locais bem secos. Enquanto próximo as nascentes e regiões mais favoráveis não encontramos muitas.
Imagem
Imagem

Imagem

Mais a frente haviam paredões onde escorriam agua limpa das minas e nascentes, onde havia bastante sphagnum crescendo:
Imagem
Imagem

E por fim a imagem de uma Eriocaulaceae .
Imagem

Bom por enquanto é isso, peço desculpas pelos tamanhos das imagens . oops: ..Quando voltarmos lá postarei mais fotos e se caso encontramos outras espécies também ! abraço.

(desculpe-me pela qualidade das fotos)

_________________
.


Editado pela última vez por vitor meireles em 18.10.2010(Seg)21:39, em um total de 3 vezes.



17.10.2010(Dom)8:40
Perfil YIM Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
É uma pena ver um local tão bonito e tão debilitado. O solo parece estar bem pobre, as plantas sofreram muito; principalmente os peq. arbustos. Mesmo assim, D. tomentosa aparenta estar até bem. Outro pecado é vc ir a um local desses e levar a máquina com a memória cheia.......perdeu a oportunidade de captar muitas imagens que pode ser que não apareçam mais outra vez que estiver aí. Mesmo assim, valeu pelo esforço, parabéns.

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


17.10.2010(Dom)9:48
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.11.2009(Seg)20:21
Mensagens: 398
Localização: MG, Ouro Branco, Brasil.
Mensagem 
Ola Ivaldo..bom realmente em muitos lugares estava deploravel...a um tempoa atrazhuveram queimadas na serra..(isso da uma raiva...) essas queimadas destroem tudo, fico ''p'', com isso.. a maquina eu nem deu tempode esvasiar pois decidimos subir em cima da hora... a serra fica a cerca de 800 metros daqui de casa.. agora passrarei a ir mais,mas mesmo assim haviam lugares que não aprensentavam grandes perdas, agora com essa chuva que esta tendo aqui acredito que as plantas voltem mais fortes! haviam D.tomentosas mais saudaveis e bem bonitas até..mas não deu para fotografar..abraço.t+

ps:o solo de lá aocontrario é bem rico!! principalmente na parte com maais mata nas trilhas, lá é possivel ver inclusives grandes samambaiaçus...! as D.tomentosas que nos vimos estavam crescendo mais na beira da trilha em solo mais pobre mesmo.. ( acho que solo pobre é oq as carnivoras gostam né o-0)

_________________
.


17.10.2010(Dom)9:56
Perfil YIM Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Parabens Vitor! Legal pensar q vcs moram aí do lado e podem subir quando quiserem. Mas não dava pra apagar algumas das fotos velhas no cartao de memoria não? :)

não fique tao irritado c/ as queimadas, pois elas sao na verdade um elemento essencial de campos rupestres. As plantas precisam de fogo para manter o ambiente livre de mato e p/ a germinação de certas sementes.

Sobre tua Drosera, vc achou na verdade D.montana, q cresce em ambientes mais secos e q possui estas sépalas grandonas q vemos numa das fotos.


Abs,
Fernando


17.10.2010(Dom)12:15
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43
Mensagens: 1271
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Belas droseras, gostei da cor!
Deve ser legal morar tão perto de um habitat como esse! Sempre que for, não esquece da gete ˆˆ

Espero que da próxima vez consiga encontrar todas essas plantas que falou!

Abraço

_________________
Imagem

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/


17.10.2010(Dom)13:52
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 30.11.2009(Seg)20:21
Mensagens: 398
Localização: MG, Ouro Branco, Brasil.
Mensagem 
Olá.

Fernando: Obrigado! Realmente é muito bom morar perto de um habitat! interessante isso sobre as queimadas...faz sentido.. Realmente eu bobiei quanto a memoria da maquina , dei bobeira mesmo :? rs. Legal, vou mudar o nome para D.montana!! mas creio que tambem encontramos tomentosas..Assim que der subiremos de novo, mas subremos a serra toda em busca das outras e não darei bobeira com a maquina kk.
:wink:
Bruno: Obrigado, dá proxima tentaremos encontralas sim!! e tiraremos mais fotos..

t+

ps: seria otimo se um dia alguem ai que morasse aqui proximo ou pudesse, viesse aqui para montarmos uma espedição pela serra e pela região!! aqui de BH. dá uns 100 km, 1:30 de caro + ou_.

_________________
.


17.10.2010(Dom)14:31
Perfil YIM Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 01.10.2008(Qua)18:21
Mensagens: 205
Localização: Ouro Branco MG
Mensagem 
Haha... meu palpite de ser d. montana estava certo. foi muito bom subir a serra esta sexta. porem subimos tarde demais. depois do enem e dos vestibulares terei um tempo de sobra, e ai sim iremos procurar as outras espécies que já encontrei... e se sua maquina estiver com memória cheia eu vou deletar tudo seu fei...

_________________
Imagem


17.10.2010(Dom)20:12
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Oi Vitor,

Realmente deve ser muito legal morar assim tão perto de um lugar tão interessante e cheio de PCs! Aproveite bastante, vai que vcs acham alguma coisa diferente daquilo que já encontraram por aí antes! :shock:

Sobre a identificação, lembre do que disse lá no outro tópico, note que as folhas jovens dessas droseras das fotos quase não tem pelos (tricomas) na face inferior, uma das características que permitem uma fácil distinção entre essa espécie e D. tomentosa.


Abs,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


17.10.2010(Dom)20:56
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.11.2009(Seg)20:21
Mensagens: 398
Localização: MG, Ouro Branco, Brasil.
Mensagem 
Paulo Minatel escreveu:
Oi Vitor,

Realmente deve ser muito legal morar assim tão perto de um lugar tão interessante e cheio de PCs! Aproveite bastante, vai que vcs acham alguma coisa diferente daquilo que já encontraram por aí antes! :shock:

Sobre a identificação, lembre do que disse lá no outro tópico, note que as folhas jovens dessas droseras das fotos quase não tem pelos (tricomas) na face inferior, uma das características que permitem uma fácil distinção entre essa espécie e D. tomentosa.


Abs,


Olá, é Paulo o viggiano ja me falo que ja encontrou uma drosera por lá com a mesma forma ou pareciada com a D.spatulata...mas não tem foto ouidentificação...quem sabe encontramos ela!! dai postamos fots. A dica para identificação ajudoou muito! Eu irei analizar bastante as duas especies. abraço :wink: vlw.

_________________
.


17.10.2010(Dom)21:01
Perfil YIM Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 30.11.2009(Seg)20:21
Mensagens: 398
Localização: MG, Ouro Branco, Brasil.
Mensagem 
Viggiano escreveu:
Haha... meu palpite de ser d. montana estava certo. foi muito bom subir a serra esta sexta. porem subimos tarde demais. depois do enem e dos vestibulares terei um tempo de sobra, e ai sim iremos procurar as outras espécies que já encontrei... e se sua maquina estiver com memória cheia eu vou deletar tudo seu fei...


hahaha, eu irei com a maquina no jeito, póde deixa..kk

_________________
.


17.10.2010(Dom)21:04
Perfil YIM Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB