Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 29.03.2024(Sex)3:16



Responder  [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Utricularia em Sinop - MT 
Autor Mensagem

Registrado em: 15.07.2007(Dom)18:07
Mensagens: 688
Localização: Sinop - MT
Mensagem Utricularia em Sinop - MT
Olá pessoal...

Bom pela primeira vez vi PCs em habitat natural, fiquei muito feliz, pois não sabia que poderia encontrar PCs aqui em SInop ainda mais a 1km de casa.

Na verdade não fui a procura de PCs, fomos nessa chacara tomar um banho de rio e comer um cachorro quente, nheheheh.
A pedido do Geraldo aproveitei para procurar alguns killifish, sem sucesso pois a pauleira dos charcos não deixava eu peinerar a agua,
ai foi quando minha namorada falou "Jack achei platas carnivorass" heheheh na hora não acreditei, mas quando fui ver realmente eram... =D
Não andei muito pra saber se tinha mais plantas pois não fui preparado e tambem desacredito que possa ter outras espécies por ali,
mas essa ai parecia praga pois a uns 15m² que era o campo de visão se via elas...

Ai vai algumas fotos...

O local:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Alguns bichos que vimos por lá:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

heheheh, esse eu tenho duvida se queria ver ou não, mas seria interessante. (Pegada de onça)

A PC(Utricularia Subulata?):

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Um pouquinho da bagunça:

Imagem

E eu pra finalizar:


Imagem

Espero que gostem, e desculpem pelo tanto de foto para mostrar apenas uma PC...

Falows...

_________________
Imagem

J4ck_666: Jack Edson | Growlists & Wishlists


10.01.2011(Seg)2:15
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10
Mensagens: 1338
Localização: Sertãozinho-SP
Mensagem 
Olá Jack!

Parabéns cara e obrigado por compartilhar, na verdade, acho que são U. nervosa! Já que pelo livro do Taylor não há descrições de U. subulata aí em MT. Para ter certeza eu teria de ver uma foto do cálice da flor, que são bem diferentes nas espécies em questão.
Não se supreenda em achar utricularias por aí cara! Nesses lados são muitas, do tipo aquáticas principalmente, elas são as mais chatas de cultivar mas pelo menos ver em habitat é legal :lol: .
Vá procurando mais que com certeza irá achar outras coisas por aí sim.

Abraços, Bruno.

_________________
Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907


10.01.2011(Seg)10:26
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem 
Muito xou as fotos!

Quanto às pegadas, acho que são de anta

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


10.01.2011(Seg)11:37
Perfil

Registrado em: 12.12.2010(Dom)12:37
Mensagens: 4
Localização: Patrocinio - MG
Mensagem 
Não sabia que esta era uma urtriculária tb, na fazenda existem vaaarrriiiiaaasss delas nos brejos, Tínhamos uma fazenda perto de Ibiá, aqui em Minas que tinha uma que era mto loka, ela tinha o tamanho de uma mão fechada, de cor roxa e possui uma bolsa, quando me mostraram ela, abrimos uma das flores havia vários insetos dentro dela, mosquitos, moscas e até uma vespa, me lembro.
Nós vendemos a fazenda mais ainda quero ir la e tentar pegar uma delas, era na forma de trepadeira e ficavo do lado de um lago dentro de uma mata fechada...

_________________
Bom cultivo
Marcelo de Aguiar Pereira


10.01.2011(Seg)11:47
Perfil

Registrado em: 12.12.2010(Dom)12:37
Mensagens: 4
Localização: Patrocinio - MG
Mensagem 
Graco escreveu:
Muito xou as fotos!

Quanto às pegadas, acho que são de anta


eu tb estava achando isso, ou anta ou capivara

_________________
Bom cultivo
Marcelo de Aguiar Pereira


10.01.2011(Seg)11:48
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10
Mensagens: 1338
Localização: Sertãozinho-SP
Mensagem 
Olá Marcelo,

essa planta que você citou não é carnívora, mas é uma que sempre causa confusões com os mais novatos, Aristolochia sp.. :wink:

Abraços, Bruno.

_________________
Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907


10.01.2011(Seg)13:00
Perfil

Registrado em: 12.12.2010(Dom)12:37
Mensagens: 4
Localização: Patrocinio - MG
Mensagem 
Bruno Garcia escreveu:
Olá Marcelo,

essa planta que você citou não é carnívora, mas é uma que sempre causa confusões com os mais novatos, Aristolochia sp.. :wink:

Abraços, Bruno.


agora vi as fotos vi que é deste tipo que vc me disse mesmo, bom independente de não ser carnivora, era uma planta mto massa.

_________________
Bom cultivo
Marcelo de Aguiar Pereira


10.01.2011(Seg)14:14
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Oi Jack,

Belo achado!
Essa não é nem U. subulata nem U. nervosa, mas sim U. trichophylla, uma espécie incomum mas facilmente identificável pelo habitat (inundado), pelo formato das folhas (são grandes e divididas), pela haste mais grossa e verde e pelo esporão que não é reto como nas outras, mas curvado para cima.

Continue procurando que, com certeza, encontrará mais espécies por aí, principalmente aquáticas! :wink:


Citação:
Já que pelo livro do Taylor não há descrições de U. subulata aí em MT

Bruno, não fique restrito pelas descrições do Taylor! U. subulata potencialmente ocorre em qualquer lugar do Brasil, basta ter solo úmido e sol. Além disso, lembre-se que o livro é de 1989 e muita coisa foi descoberta desde então, o Fernando que o diga... hehehe

Abs,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


10.01.2011(Seg)17:39
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.11.2009(Seg)20:21
Mensagens: 398
Localização: MG, Ouro Branco, Brasil.
Mensagem 
Muito legal em Jak ! parabens, legal ter encontrado uma U.incomum como sua primeira carnivora in habitat hehehe.. aqui em O.branco eu custei achar Utricularias, mas depois de procurar bem na epoca certa na serra de ouro branco achei muita U.subulata, crescia em alagados junto a D.tomentosa.. isso foi recentemente, depois posto umas fotos.t+ abraços. :wink:

_________________
.


10.01.2011(Seg)20:47
Perfil YIM Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Parabens pela tua 1a carnivora cara!! :)

Realmente, esta é a U.trichophylla. Na verdade é uma das espécies mais comuns de Utric no cerrado. Basta achar um alagadinho c/ agua semi-corrente. Tem tbm em campos rupestres, amazonia e até em restinga ja vi.

Bruno, como o Paulo falou, o livro do Taylor tá bem incompleto qto a distribuição das espécies. Minha cópia do Taylor já tá toda rabiscada após quase 20 anos (comprei em 1991!). P/ quase todas as espécies brasileiras eu já tive q acrescentar pelo menos um estado na distribuição como aparece no livro.

Anyway, Jack, continue procurando q vc vai encontrar mtas PCs na tua região! Adorei tuas fotos e a população de U.trichophylla estava lindona.


Abs, Fernando


11.01.2011(Ter)1:41
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB