Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)8:39



Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Cristalina - Outubro de 2010 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem Cristalina - Outubro de 2010
Cristalina, distante 130 km de Brasilia é um lugar bastante interessante em termos de biodiversidade. Tirando a cidade que é horrorosa e que ja destruiu um bom pedaço da serra dos topázios com a mineração de Cristais, algumas areas preservadas ao redor da cidade tem bastante pcs e paisagens bonitas. Fiz essa pequena saida a campo acompanhado do Vitor Batista e do Bento Paschoal de Faria, amigos pcéfilos de longa data.

Mas vamos la. Aqui algumas lindas flores do Cerrado facilmente encontradas nos campos rupestres ao redor da cidade, no fim da seca e da primavera, quando uma boa parte da vegetação ja foi queimada. O Cerrado realmente é um paraíso de diversidade florística.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem

Imagem

Cyrtopodium eugenii

Imagem
Imagem

Cyrtopodium aff parviflorum

Imagem
Imagem
Imagem

Uma interessante apocynaceae com frutos bizarros e sementes grandes.


Imagem

Imagem


Cactaceae, Pilosocereus machrisii


Imagem

Arara Canindé.

Vamos as pcs


Em um riozinho pouco mexido nas cercanias das cidade achamos um barranco onde crescia bastante eriocaulaceae, xyridaceae, otimos indicativos de Pcs.

Imagem
Imagem
Imagem

Dai entremeadas entre essas plantas, bem protegidas encontramos:

Imagem

Imagem


Drosera grantsauii!

Imagem

Imagem

Imagem

Praticamente uma D. sp bahia em miniatura :lol:, com o caule alongado e a face inferior das folhas bastante pilosa como é comum no complexo Villosa.

Imagem

Imagem

Imagem

Uma planta linda e delicada, bastante distinta de D. communis que geralmente divide os mesmos habitats, lado a lado com ela.

Imagem

Havia também algumas poucas U. tricolor.

Depois nos encaminhamos para a Fazenda Montserrat, de propriedade do Avô do Vitor Batista, um lugar com uma imensa área de preservação onde ocorrem muitas Pcs.

Imagem


Imagem
Campos umidos e veredas com buritis, uma combinação tipica para atrair pcs!


Imagem

Elas não demoraram a aparecer


Imagem

Imagem

Imagem

Genlisea aurea. Uma planta que sempre associei com lugares altos e frios, ocorrendo a pouco mais de 1000 mts de altitude aqui perto de Brasília. :)

Imagem

Imagem

As tipicas rosetas grandes e gosmentas. Havia milhares delas por lá, o que me deixou muito feliz.

Fora a G. aurea, havia outra genlisea em flor lá:

Imagem

Imagem

G. repens. Tipica genlisea aquatica aqui do Centro oeste

Imagem

O mais interessante é que nadando no meio das repens, na fina lamina de agua por cima delas, havia uns Kiilifish

Imagem

Imagem

U. triloba

Imagem

Imagem

Imagem

Lindas e grandonas D. communis aquaticas.

Um pouco mais adiante, ja na beira de um riozinho, O Vitor me mostrou a "piscina das G. guianensis" onde o Fernando havia estado e tirado fotos fantásticas antes.

Imagem

Uma pena não termos estado la na epoca de floração delas. Mas voltarei lá para ver e documentar essa beleza também.

Imagem

Imagem

O Riozinho era emoldurado por um cenário lindíssimo. E é claro haviam mais pcs.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Muitas U. tricolor

Imagem

U. neottioides

Imagem

Imagem
U. gibba (na verdade numa pocinha mais afastada do Rio)

Imagem

Mais D. communis

E é claro, mais D. grantsauii

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem

Imagem


E é isso. foi um passeio bastante agradável que pretendo repetir em Breve, para poder ver não só as G. guianensis, mas varias espécies do complexo hirtella que so aparecem agora no começo do ano.

Um abraço a todos

Adilson


17.02.2011(Qui)23:39
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem Re: Cristalina - Outubro de 2010
Maravilha, Adilson. Suas fotos estão excelentes, a coloração das flores que você fotografou ficou excepcional. O cerrado é muito lindo e tem uma diversidade tremenda, as Utricularia nos confirmam. Obrigado por compartilhar conosco!

Abraço

_________________
Imagem


18.02.2011(Sex)0:04
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 14.04.2008(Seg)17:49
Mensagens: 303
Localização: Niterói, Rio de Janeiro
Mensagem Re: Cristalina - Outubro de 2010
Adilson, como sempre, um excelente relato, com belíssimas fotos. :D

Muito interessantes as enormes D. communis e as delicadas D. grantsaui...

Deve ser muito legal ir à campo com pessoas que tenham os mesmo interesses que você...

Abraço.

_________________
Plantas Carnívoras: o Império verde contra-ataca.
GrowList


19.02.2011(Sáb)20:28
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: Cristalina - Outubro de 2010
Eta maravilha hein...
Ainda verei carnivoras, em seu habitat...


20.02.2011(Dom)16:00
Perfil YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem Re: Cristalina - Outubro de 2010
Nossa muito lindas mesmo ... ... adorei a Drosera grantsaui.
Muito linda mesmo, fica ainda mais bonita no seu habitat natural :D

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


20.02.2011(Dom)20:54
Perfil ICQ YIM
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Cristalina - Outubro de 2010
Olá Adilson.

Vou comentar conforme vejo as imagens do teu relato:

130Km é praticamente no quintal de casa. Foi necessário veículo 4x4
ou o acesso é possível com carro comum?

D. grantsaui, bem lindas, com a vantagem de serem menos complicadas no cultivo
que as D. communis, aos poucos vou conseguindo bons resultados com elas embora
eu não tenha conseguido boas sementes na estufa.

U. tricolor costuma produzir flores em qualquer período do ano por aqui em campos de altitude.
No litoral só ví (pela internet) na primavera-verão. Como é aí no cerrado?

G. aurea, linda, cultivável ... G. repens, linda, incultivável.

killiefish – isso deve ter deixado alguns usuários do fórum babando (preciso citar nomes?)

U. triloba que não é U. subulata, essas são plantas difíceis de distinguir.

U. gibba, bem que eu ia perguntar se era no rio pois elas são facilmente ‘levadas’ pela
água. Só as vi em flor em lugares com pouca água, em grandes concentrações de plantas.

Acho que é isso, novamente obrigado pelo relato.

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


21.02.2011(Seg)9:26
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Cristalina - Outubro de 2010
Mto legal Adilson, q saudades de Cristalina!!! Aquela viagem c/ o Vitor quando descobrimos a piscina de G.guianensis (e G.pygmaea tuberosa no weekend anterior na Chap.Veadeiros) foi mto legal! Vale a pena voltar pra explorar melhor e tentar entender o complexo hirtella naquele local...

Adilson, o local mais baixo onde já vi G.aurea foi na Chap.Guimarães a uns 400m de altitude apenas,s e me lembro bem. E olha q ali é QUENTE pra caramba!!

Carlos, ali se chega de carro comum mesmo. Considerando a curta distância de Brasília, eu estaria indo pra lá direto se morasse em Brasília. Aliás, eu ia pirar se morasse em Brasília, c/ tanto local próximo p/ explorar... Idem em BH.


Abs, Fernando


22.02.2011(Ter)0:53
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem Re: Cristalina - Outubro de 2010
Povo, thanx pelos comentários.

Jonathan - Ir com gente que gosta é essencial para ninguém ficar te apressando XD.

Carlos - Sim, como disse o Fernando, e vendo mais os posts do Rodolfo, o acesso para os habitats em cristalina é bem tranquilo e facil. As grantsauii são algumas das Droseras brasileiras de cultivo mais facil que conheço. Vão bem em uma variada gama de condições por aqui. Mas vi que gostam de um tantinho de sombreamento pra ficarem 100% felizes, mas não morrem nem reclamam de ficar embaixo do solão. Aqui ja tive grantsauii florindo e dando bastante semente, e não precisei polinizar ao que me lembre. Eu acho que estou ja entendendo como as communis funcionam, carlos, tenho aqui a de Cristalina e a de Itacambira que estão indo bem, e até querendo lançar hastes. Vou depois entrar e mais detalhes do que observei em relação a elas em cultivo.

Aqui no cerrado as Tricolor você encontra em flor em qualquer epoca do ano, salvo no pior da seca-outubro-novembro. Mas em cultivo são impossíveis de fazer florir, parece que as hastes so vingam em um ambiente com uma quantidade absurda de umidade atmosférica.

Ahhaah Eu diria que G. aurea é incultivavel, todas as minhas morreram (inclusive as ultimas que você e o paulo mandaram.......) nem comento nada, vão bem um tempo e morrem de um dia pro outro, não sei o que acontece. Eu ja consegui tb manter G. repens por aqui um tempo, mas acho que iriam bem ai no sul num regime aquatico como as U. graminifolia.

Ahhaha o Geraldo ficou louco com o killie, disse que é provavel espécie nova. (segundo ele tem um monte de espécies novas ou recém descobertas, não nomeadas ao redor de Bsb)

A triloba você reconhece facil pelas venações por trás das sépalas, e todas que eu vi não chegam a ter os labelões gigantes que as vezes subulata tem.

Fernando - Eu vou em breve voltar a cristalina, pois quero ver a piscina das guianensis em flor e aquela vereda cheia de Hirtellas! Aguardem mais fuetas!

Adilson


24.02.2011(Qui)21:59
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 14.03.2009(Sáb)20:26
Mensagens: 117
Localização: Curitiba-PR
Mensagem Re: Cristalina - Outubro de 2010
Parabéns, são belas plantas!

Essas D. grantsaui e G. aurea parecem ser impossíveis de localizar aqui na minha região, já procurei em habitats bem propícios mas ate agora nada...

Alguém pode me informar qual a época de floraçao da G. aurea no PR?

Um abraço


05.03.2011(Sáb)18:52
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Cristalina - Outubro de 2010
Adilson: Tens que manter elas quase-submersas em água fria. :wink:

Anderson:

acho que é uma questão de sorte, eu encontrei G. aurea bem fora de onde
imaginava que cresceriam. Ao menos comparando com os habitats do sudeste.
Estavam ao lado de uma pedra bem longe do córrego mais próximo, a algumas dezenas de quilômetros do PR (Garuva, SC).

Ah, encontrei por ter visto hastes florais, é a melhor forma de encontrá-las,
depois vou ver nos meus back-ups para confirmar quando elas floresceram aqui
na casa dos meus pais, fica a 100 Km de Curitiba.

A D. grantsaui tens que procurar em barrancos, na face mais sombreada. Encontrei uma vez, no PR, em 2006.

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


06.03.2011(Dom)21:05
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB