Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 25.04.2024(Qui)18:50



Responder  [ 24 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Vale do Capão, Chapada Diamantina, fevereiro de 2011 
Autor Mensagem

Registrado em: 28.09.2010(Ter)19:38
Mensagens: 244
Localização: Cascavel PR
Mensagem Re: Vale do Capão, Chapada Diamantina, fevereiro de 2011
nossa quero um dia sair por ai viajando só pra procurar PCs
nunca vi nem uma PC em habitat natural
muito legal suas fotos Jonathan Ferreira parabéns


21.02.2011(Seg)18:53
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem Re: Vale do Capão, Chapada Diamantina, fevereiro de 2011
Oi Jonathan,


Belíssimo relato!
Estive na Cachoeira da Fumaça ano passado, é um lugar incrível mesmo!
Olha uma foto aí:
Imagem

Imagem

Parabéns pelos achados! Estão todos bem identificados, exceto pela primeira foto de U. flaccida, que mostra uma U. triloba. A suposta U. adpressa me parece uma U. trichophylla.
As folhas arredondadas e arroxeadas são de U. tricolor.
As flores de U. rostrata variam de cor de acordo com o ambiente.. mais sol = flores mais arroxeadas, sombra = flores mais claras...
E você achou Genlisea sp. 'Fumaça'!!!! Essa danadinha me deu um trabalho enorme Abril passado! Só achei na última hora!
Fez coletas para herbário?


É isso.
Parabéns pelas descobertas e pelas belas fotos! :wink:


Abraços,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


21.02.2011(Seg)23:39
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Vale do Capão, Chapada Diamantina, fevereiro de 2011
Lindas fotos Jonathan e parabens pelas descobertas!!!

1a vez q fui a Chapada foi em janeiro tbm (1993...), por isso vi mtas das mesmas plantas. Viajar com grupos é realmente mais seguro, mas logo desisti pro frustração de não poder me dedicar às PCs e passei a viajar quase sempre sozinho, ou as vezes com outros carnivorólogos, quando os encontrava. Bom mesmo é pegar guia local quando vc estiver sozinho.

Sobre as D.tomentosa, quase todas as plantas da CD sao var.tomentosa BEM peludas, mas de vez em quando eu via uma var.glabrata perdida, parecendo ser uma var.tomentosa mutante.

Tá difícil de ver esta U.adpressa, mas não tô achando q seja uma espécie deste grupo e sim alguma do grupo da subulata.

A U.flaccida na areia ta meio duvidosa tbm... O ambiente não é típico de U.flaccida, q prefere crescer na beira de cachoeiras e riachos. Ta me aprecendo mais U.triloba mesmo, ou U.subulata, q sao mais comuns em ambientes arenosos.

Quase todas as folhas arredondadas q vc encontrar na CD serão de alguma forma de U.tricolor. U.amethystina é bem mais rara.

U.rostrata é mesmo bastante comum na CD. não é incrivel q ninguém tenha percebido esta plantinha, apesar de tantos botânicos q exploraram esta região ao longo de séculos? Eu achei mtas populações já na minha primeira viagem pra lá em 92/93 e por isso mesmo eu passei anos achando q esta era U.parthenopipes, pois me recusava a aceitar q uma planta tao comum poderia ser uma espécie nova. Ah, na sombra elas ficam branquinhas e no sol mais roxas (haste floral inclusive).

A amarelinha após U.rostrata é U.subulata.

No início das chuvas ainda tem pouca U.blanchetii/ U.parthenopipes, mas mais adiante elas forram o chao da CD... Eu ainda não sei se é uma única espécie bem variável ou duas espécies com híbridos. A 1a e 3a flores branquinhas tão mais pra U.parthenopipes, enqto q a 2a e 4a mais roxas tão mais pra U.blanchetii.

Agora o grande achado da viagem é mesmo a G.sp."Fumaça" (q em breve terá nome próprio!), parabens!!!! Veja como o labelo inferior não fecha com o superior, como tem um buraquinho de entrada p/ o polinizador entrar na flor. Me escreva uma MP pra me dizer onde exatamente vc a achou, pois quero ver se foi no mesmo local q eu conheço.


>É bem possível que haja espécies raras nesses paredões úmidos... acho que terei que fazer um curso de rapel... rsrsrssrsrsrsrs

Eu penso isso toda vez q vou lá...


Abs e parabens,
Fernando


22.02.2011(Ter)1:37
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 14.04.2008(Seg)17:49
Mensagens: 303
Localização: Niterói, Rio de Janeiro
Mensagem Re: Vale do Capão, Chapada Diamantina, fevereiro de 2011
Fiz algumas correções no texto.

A Chapada é realmente lindo, só indo pessoalmente para ter noção da sua beleza... Que bom que vocês dois tiveram a oportunidade de conhece-la!

Paulo, não tive coragem de tirar uma foto naquela pedra rsrsrsrs. estava ventando muito... :mrgreen:

Não fiz coleta para herbário. o Vale do Capão estava cheio de turistas atraídos pelo festival de Jazz que ocorreu naquele fim de semana... Tinha mais de 300 pessoas só na Cachoeira da Fumaça, pegava mal...

Quais seriam as diferenças entre U. blanchetti e U.parthenopipes?

Fernando, obrigado pelas identificações. Estou pensando em fazer minha monografia sobre a flora de carnivoras da CD, de repente consiga uma parceria para explorar aqueles paredões... Seria excelente...


Abraço

_________________
Plantas Carnívoras: o Império verde contra-ataca.
GrowList


22.02.2011(Ter)21:20
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Vale do Capão, Chapada Diamantina, fevereiro de 2011
Só eu não estou vendo a foto do Paulo??


22.02.2011(Ter)22:02
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem Re: Vale do Capão, Chapada Diamantina, fevereiro de 2011
Corrigi o problema da foto e adicionei mais uma, pra mostrar o vento que tava fazendo naquele dia... :o

Vixe! 300 pessoas na Fumaça! Devia estar uma farofada só! kkk
Quando fui era baixissima temporada, tinha eu, o Andreas e mais meia dúzia de turistas...

Sobre as diferenças entre U. blanchetii e U. parthenopipes, o Taylor diz serem o tamanho da corola (um pouco menor em parth.), a cor da corola (inteira rosa em blanchetii e roxa e branca em parth.) e o tamanho e formato do cálcar/esporão (menor e menos agudo em parth.).
Eu vi muito pouco das duas na minha viagem, mas pra mim pareciam ser a mesma coisa com um pouco de variação na cor apenas...


Se precisar de ajuda ou literatura pra escrever o projeto de TCC, estamos aí!



Abraço,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


23.02.2011(Qua)18:11
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem Re: Vale do Capão, Chapada Diamantina, fevereiro de 2011
Boa Jonathan eu também estou a pensar nisso e a CD tambem fica na Cadeia do Espinhaço... podemos até trocar umas ideias, eu pretendo fazer da Serra do Cipó

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


23.02.2011(Qua)21:11
Perfil ICQ YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 30.01.2010(Sáb)0:45
Mensagens: 70
Localização: Salvador - Bahia
Mensagem Re: Vale do Capão, Chapada Diamantina, fevereiro de 2011
Fui ao vale do capão no começo do mês, é relamente um paraíso.
Quem sabe organizamos algo para juntar quem estiver aqui em ssa e irmos para lá.

Para servir de estímulo, tenho algumas fotos da viagem, quem quiser ver, estão no meu flickr, não vou colocar as fotos diretamente aqui porque não tem carnívoras nelas, então vai o link: http://www.flickr.com/photos/ryyck/sets/72157622708577474/
Tem umas fotos dde locais que não ficam no capão.

Abraço,
Ricardo Kuehn.


Editado pela última vez por ryyck em 24.02.2011(Qui)10:26, em um total de 2 vezes.



24.02.2011(Qui)0:44
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Vale do Capão, Chapada Diamantina, fevereiro de 2011
Todo mundo tira foto naquela mesma pedra, hahaha! Eis a minha da última viagem em 2005:

Imagem

Abs, Fernando


24.02.2011(Qui)3:30
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Vale do Capão, Chapada Diamantina, fevereiro de 2011
Vão gastar a pedra! :mrgreen:

Muito legal, vai para a lista de lugares a conhecer, em especial pelas
utricularias diminutas.

Té.

_________________
Droseraholic!!!


24.02.2011(Qui)7:28
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 24 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB