Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 19.04.2024(Sex)12:14



Responder  [ 14 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 3 Pinguicula na Austria 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 3 Pinguicula na Austria
Hello pessoal,

Há duas semanas estive na Bavaria visitando nosso colega carnivorólogo Andreas Fleischmann. Minha visita primaveril sem querer coincidiu com lindos dias ensolarados e c/a época de floração de algumas PCs nesta região da Europa. Aproveitando, ele me levou p/ ver um local na vizinha Austria onde ocorrem 3 espécies de Pinguicula. Não sei a q altitude subimos, mas era um alto passe nas montanhas, onde havia ainda alguns bolsões de neve q não haviam derretido. Paramos o carro no alto do passe, onde funciona uma estação de esqui no inverno, e saímos para andar. Eis a vista deste local:

Imagem

O Andreas achava q encontraríamos apenas P.alpina em flor, pois esta floresce mais cedo (parece q ela já forma o botão antes de entrar em dormência no outono, pra já poder florescer imediatamente quando sai da dormência na primavera). E de fato, começamos a encontrar dezenas, talvez centenas de P.alpina floridas! Vejam só qtas florzinhas brancas neste morro:

Imagem

Elas cresciam principalmente em solo brejoso entre gramíneas, mas tbm com musgos sobre pedras. Expostas ao sol, as rosetas ficavam meio avermelhadas.
Vejam q interessante a variação das manchas amarelas nas flores nas fotos abaixo:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Próximo a P.alpina, em locais menos alkalinos e mais ácidos, encontramos umas rosetas um pouco maiores e amareladas. Tbm era brejoso com gramíneas, mtas das rosetinhas amarelas estavam em locais beirando um riacho. Este era o ambiente:

Imagem

Demorou um pouco, mas começamos a achar algumas lindas flores roxas precoces. Supostamente estas deveriam ser P.vulgaris, mas o Andreas acha q algumas eram híbridos com P.leptoceras, q é mto parecida mas vive em ambientes alkalinos vizinhos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E eis aqui o Andreas com algumas destas plantas:

Imagem

Já voltando pro carro, após andar por todos os morros vizinhos, achando q não encontraríamos P.leptoceras com flor (por ser ainda mto cedo)... lá estavam elas, em barrancos na beira da estrada!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Que sorte e privilégio ver estas 3 espécies em flor!!

Abs,
Fernando

P.S. Em breve colocarei mais fotos de outras plantas em outros locais...


11.06.2011(Sáb)17:40
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 12.07.2010(Seg)21:52
Mensagens: 91
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Mensagem Re: 3 Pinguicula na Austria
Opa Fernando.
Ótimas fotos,
Viajou para lá para ver as plantas e passear, ou só de uma passada lá no meio de uma viagem?
Hehehehe..
Aguardando mais fotos, é interessante ver PCs fora dos vasos..hehe!
Abraço

_________________
Imagem"..Se procedo bem, eu me purifico.
Se procedo mal, eu mesmo sofro as consequências.."


11.06.2011(Sáb)19:24
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem Re: 3 Pinguicula na Austria
WUNDERBAR!!!

Essas pinguiculas escolheram umas paisagens bonitas para ficar olhando heim? Essas montanhas lindas!

AS P. alpina com essa macula de design fashion nos labelos é muito especial.

É estranho pensar em carnivoras (Especialmente Droseras) crescendo em ambientes alcalinos como os das terras mais baixas da Europa. No Mexico as pings tb crescem em solos alcalinos?

Aguardando mais relatos seus ai!

Adilson


11.06.2011(Sáb)20:23
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: 3 Pinguicula na Austria
Olá pessoal,

Foi uma viagem super de última hora, aproveitando umas milhas, sem planejamento nenhum. Tinha uns dias extras, então fui conhecer a coleção do Andreas e sentar com ele pra ver se conseguíamos adiantar vários artigos q estamos escrevendo juntos sobre PCs - aguardem q em breve teremos um montão de espécies novas brasileiras! ;)

Adilson, concordo, P.alpina é fashion total, kkkkk!!

Mto estranho mesmo ver PCs em ambientes alcalinos! Já estive duas vezes na região de Bonito no MS, onde a serra da Bodoquena(?) é toda de calcáreo. É incrível ver como todas as PCs SOMEM ao chegar perto de Bonito. Nem U.subulata tem!

Sobre o México, de todas as Pings q vi lá, não lembro de NENHUMA q crescia em solos ácidos, talvez com a única exceção sendo P.moranensis, q crescia as vezes em solo vulcânico basáltico - acho q isso é ácido, não? Mas lembro de vários locais onde esta crescia em barrancos úmidos com musgos, inclusive um com U.livida. Quem sabe alguns destes era ácido? Aliás, isso me lembra ambientes parecidos onde vi P.crenatiloba e U.hintonii... quem sabe estes tbm não eram ácidos? Mas se existiam, eram exceção. A regra p/ Pings no México é: ambientes calcáreos olhando pro norte.


Abs, Fernando


11.06.2011(Sáb)20:54
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: 3 Pinguicula na Austria
Ah, quase esqueci! A meta principal da viagem era Londres, onde eu passei um dia atipicamente quente e ensolarado visitando o fantástico Kew Gardens. Entre as várias estufas maravilhosas, tem um cantinho de plantas carnívoras bem legal. Veja se reconhece as 3 flores liláses do lado esquerdo? :)

Imagem

Olha só o tamanho destas Roridula!!

Imagem

E vc não vai acreditar, mas até eu me empolgo por nao-carnivoras de vez em quando... Minha 1a Wollemia nobilis!! :)

Imagem


Abs,
Fernando


11.06.2011(Sáb)21:17
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem Re: 3 Pinguicula na Austria
Aaaaahhhhhhhhhhhhhhhh!
Kew Gardens! :D :D :D
Muuuuito mais interessante que os Alpes... kkk
O sonho de todos os botânicos! :P

P. alpina é belíssima mesmo!
Adorei a "mácula de design fashion"! :lol:


Abs,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


11.06.2011(Sáb)21:38
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem Re: 3 Pinguicula na Austria
Viagem dos sonhos hein... a primeira paisagem é de mais, muito lindo mesmo, bem diferente do que vemos aqui no Brasil, mas não troco de país não, a paisagem pode ate ser bonita, mas a diversidade não :D :D :D :D

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


12.06.2011(Dom)13:55
Perfil ICQ YIM
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: 3 Pinguicula na Austria
Sem sombra de dúvida Northon!!! As espécies do hemisfério norte em geral são.... como dizer de jeito polido??.... um tédio em comparação com nossas PCs!! Kkkkkkkk!!


Abs,
Fernando


12.06.2011(Dom)14:10
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem Re: 3 Pinguicula na Austria
Tudo muito lindo! o Habitat e a estufa, que beleza :o
Vlw por compartilhar
abraço

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


12.06.2011(Dom)18:12
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: 3 Pinguicula na Austria
Parabéns pela viagem, nos troxe belas imagens..
Nossa.. Wollemia nobilis uma raridade não? é verdade que ai a pontos de venda dessa especie? Há areas reflorestadas com ela?
caramba, que viagem.. que imagens.. !


12.06.2011(Dom)19:33
Perfil YIM
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 14 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB