Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)23:40



Responder  [ 7 mensagens ] 
 PCs no sul da Alemanha 3 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem PCs no sul da Alemanha 3
Junto com o amigo Jan Schlauer, passei algumas horas afundando... quero dizer, conhecendo um grande brejo onde haviam várias espécies de PCs.

O ambiente é bem diferente de qq coisa q temos no Brasil. São vários bolsões brejosos entre florestas. Sphagnum cobre o chao e vc tem q tomar cuidado pra não pisar no q parecem ser "poças d'água" - pois são buracos profundos quase totalmente cobertos por carpetes de Sphagnum. e com água beeeem geladinha pra piorar! O importante é andar devagar ao chegar perto das "poças", testando o chao pra ver se não afunda. Mas tem horas q vc sente tudo balançando por baixo dos teus pés, é meio assutador, hahaha!

Vejam aqui algumas fotos dos ambientes:

Imagem

Imagem

O Jan:

Imagem

Umas D.rotundifolia (bem comuns, porém esparsas):

Imagem

Imagem

Já D.intermedia formava densas colônias nas partes mais úmidas, beirando os buracos, sobre os carpetes de Sphagnum:

Imagem

Imagem

Entre as semi-aquáticas D.intermedia, haviam 5 espécies de Utricularia aquáticas. Alguém consegue distinguir uma delas na foto abaixo?

Imagem

Ou quem sabe nesta foto abaixo (vejam q tem até uma florzinha amarela fora de foco perdida aí no meio):

Imagem

Deixa eu facilitar um pouco, aqui a Utric sozinha... bem, quase, ao lado da rã:

Imagem

São estes tufinhos verdes, as vezes avermelhados. Aqui está uma planta fora d'água, mostrando o estolão principal com folhinhas verdes e um estolão lateral com armadilhas, q cresce pra baixo como raízes:

Imagem

Na ponta velha do estolão dá até pra ver os restos do turião, q é o órgão de dormência, quando a planta se retrai num pequeno botão p/ sobreviver o inverno no fundo das poças, quando a superfície congela.

O estolão desta foto pode ser uma de 4 espécies, não vou lembrar qual agora pois são todas mto parecidas: U.minor, U.intermedia, U.stygia e U.ochroleuca. Como o nome diz, a U.minor é a menor, com flores amarelo-creme. A maior é U.intermedia, com flores de amarelo mais forte. Já U.stygia e U.ochroleuca sao intermediárias em tamanho e alguns dizem até q são de origem híbrida, com U.stygia sendo U.minor X U.intermedia, e U.ochroleuca sendo U.minor X U.stygia (sim, as vezes os híbridos saem diferentes quando troca-se quem é o doador do pólem e quem é o doador do óvulo).

Aqui vai uma foto do q eu acredito era U.minor:

Imagem

E agora uma do q eu acredito era U.stygia:

Imagem

E nesta foto acho q tem tanto U.minor como U.intermedia (a maior), e quem sabe até U.stygia:

Imagem

E finalmente U.ochroleuca, q crescia sozinha num local mais isolado do brejo:

Imagem

A 5a espécie é U.australis, q tbm tem flores amarelas, porém é um pouco maior do q as 4 anteriores. Infelizmente ela não estava florescendo:

Imagem

Havia tbm algumas poucas populações pequenas de D.anglica (a forma grandona), mas não encontramos. O Jan se ofereceu de continuar procurando, mas eu já tava pronto pra ir embora, kkkk! Era o final de um looongo dia, fazia um calor do caramba, sol forte, mosquitos de montão, carrapatos, e ainda por cima umas botas emprestadas q me machucavam os pés e me deixaram cheio de bolhas.

Fica pra outra viagem, D.anglica! ;)



Abs,
Fernando


P.S. E pra concluir, algumas fotos da coleção do Andreas. 1o, suas Genlisea e outras plantinhas mais delicadas q ficam dentro da casa dele:

Imagem

E aqui ele com sua estufa:

Imagem

Vistas por dentro:

Imagem

Imagem

Uma U.quelchii florida:

Imagem

Algumas plantinhas familiares brasileiras:

Imagem

Imagem

E por fim, como prometido, uma foto da recem publicada D.ultramafica (sorry, planta pequena, nada de espetacular...):

Imagem


Abs, Fernando


11.06.2011(Sáb)20:39
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem Re: PCs no suld a Alemanha 3
Oi, Fernando.

Lindos os habitats.

Ao que parece a tão menosprezada D. intermedia fica bem mais bonita e interessante quando cresce como aquatica, tipo nossas communis aquaticas daqui.

não é exatamente igual, mas aqui por Brasilia tem uns habitats parecidos, no sentido de serem charcos cheios de armadilhas onde você precisa ir se equilibrando nas ilhazinhas de vegetação pra não afundar (tipo o de G. guianensis que achei aqui dentro do DF)

Ao que parece o Andreas tem uma coleção bem boa de plantas.

A D. ultramafica é lindíssima, mesmo estando ainda sem a coluna de folhas das plantas velhas no habitat.

Farei umas propostas indecentes pro Andreas para quando ela dar flores e sementes lá com ele :lol: :lol: :lol:

Um abraço

Adilson


12.06.2011(Dom)12:18
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem Re: PCs no suld a Alemanha 3
Nossa bem interessante... adorei o brejo e a diversidade de plantas que possui nele... ontem eu fui na serra do cipó e encontrei um brejo bem parecido... mas não tinha tantas utriculárias, só tinham Droseras que acho ser a D montana vou postar as fotos mas não consigo usar o imageshark...

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


12.06.2011(Dom)13:48
Perfil ICQ YIM
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: PCs no sul da Alemanha 3
Northon, coloca as fotos ai cara!!!!!!!!!!!! Se não funciona este software, usa outro. :)

Fico aguardando (to morrendo de curiosidade!).... E já vou avisando q D.montana não gosta de crescer em brejos. ;)

Abs,
Fernando


12.06.2011(Dom)14:20
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem Re: PCs no sul da Alemanha 3
Belo passeio, gostei muito das fotos e das plantas, esta U.quelchii é muito bonita mesmo :shock:
Obrigado por compartilhar!

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


12.06.2011(Dom)18:09
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: PCs no sul da Alemanha 3
Bonito é pouco para qualificar esse local ai hein,
São realmente muito bonitas, vlw por ter compartilhado conosco! :D


12.06.2011(Dom)18:37
Perfil YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 19.07.2011(Ter)12:25
Mensagens: 76
Localização: São Paulo
Mensagem Re: PCs no sul da Alemanha 3
Encantadoras! amei a estufa !

_________________
Yuri Santos Pereira

Colecionador de Plantas Carnívoras


17.08.2011(Qua)19:32
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 7 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB