Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 29.03.2024(Sex)5:52



Responder  [ 33 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 Punaú - Rio Grande do Norte 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Punaú - Rio Grande do Norte
Northon,

É verdade q várias espécies de PCs são ótimas colonizadoras de ambientes degradados ou modificados, D.sessilifolia inclusive. Mas não entendi tua lógica. Pelo q vc está dizendo, tirando ela d ambiente natural ela deveria crescer melhor? Mas é justamente o contrário do q observamos: elas não crescem bem em cultivo.

E não misturemos as bolas. Uma coisa é uma espécie crescer bem em cultivo (ou não) e outra coisa completamente diferente é uma espécie ser boa de colonizar novos ambientes q sofreram alguma modificacao, tipo desmatamento.

Graco, é isso mesmo: o importante é saber identificar o ambiente e cada espécie. quando vc consegue isso, daí vc normalmente acha de montes. Eu ainda quebro a cabeça com mtas delas. mas algumas espécies eu já "entendo". ;)

Ah, uma tremenda dificuldade de encontrar PCs no nordeste sao as praias! Afinal, quem quer ficar andando, caçando PCs, quando vc está diante de praias tao fantasticas???? :) Confesso q sou culpado, rsrsrs!


Abs,
Fernando


03.08.2011(Qua)23:44
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem Re: Punaú - Rio Grande do Norte
Citação:
Ah, uma tremenda dificuldade de encontrar PCs no nordeste sao as praias! Afinal, quem quer ficar andando, caçando PCs, quando vc está diante de praias tao fantasticas???? :) Confesso q sou culpado, rsrsrs!


Hehehe. Ano passado levei o Glaudson para ver as PCs nativas em Punaú. Até demos uma voltinha procurando por elas mas não demorou muito pra estarmos sentados na beira da praia pedindo uns petiscos!

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


04.08.2011(Qui)8:21
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem Re: Punaú - Rio Grande do Norte
É Fernando acabei embolando... mas sempre que encontramos estão em locais degradados, mas eu viajei mesmo, no entanto que coletei algumas D montana de um local onde haviam muitas em um brejo, ai coloquei em casa em vasinhos e coloquei muita agua pois elas estavam em um brejo, e acabaram fiacndo feias ate cheguei a achar que estavam morrendo, mas estes dias eu fui olhar elas e estão brotando novamente... Fiquei muito feliz de ver os pontos de brotamento...

Ah fiz essa coleta porque sou louco com a D montana acho ela a segunda mais linda das droseras so perde para a D oreopodion e a roseana.


MAS o caso de ambiente degradado eu penso que se tem nossa mãozinha sempre será um ambiente degradado pois não é o natural foi este meu pensamento.

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


04.08.2011(Qui)11:45
Perfil ICQ YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: Punaú - Rio Grande do Norte
Fernando Rivadavia escreveu:
Citação:
Resumindo: O padrão que notei é de solo de retração de dunas e alagadiço, principalmente por águas paradas, de chuva, ou então nascentes. Parece não se afetar tanto com a degradação e pisoteio pois todas estavam em meio a trilhas de bugueiros ou de caminhada de gado. Do 3o ponto pra baixo (sul) encontrei vários locais com todas essas características mas nada de Droseras, apenas Utrics.


Mto interessante este comentário, pois em quase todos os lugares onde eu as vi, do Mato Grosso do Sul aos Llanos Venezuelanos, D.sessilifolia quase sempre crescia em locais meio degradados/pisoteados, especialmente com presença de algumas vacas e cavalos.

Há mtos anos suspeito q o tal ingrediente q falta p/ cultivarmos bem esta espécie é implesmente um pouco de.... B*STA animal!! :)


Abs,
Fernando



Olha isso tem até sentido.. olha o que achei em meus arquivos vegetais (Rsrs)

O esterco fermentado tem uma atividade ainda
não totalmente conhecida. Além dos minerais
propriamente ditos, ele é capaz de fornecer à
planta substâncias fitorreguladoras, tais como
ácido indol-acético, giberelinas, citoquininas,
além de vários outros aminoácidos que
melhoram a taxa e a eficiência da fotossíntese.


27.08.2011(Sáb)10:00
Perfil YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem Re: Punaú - Rio Grande do Norte
É viu Nildo, eu não acredito muito nisso não, pois o mato ja passou por todos os estomagos do ruminante acredito ser pouco provavel de restar alguma coisa.

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


27.08.2011(Sáb)10:42
Perfil ICQ YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: Punaú - Rio Grande do Norte
Testes seria uma boa com biofertilizantes então ?

Quando o esterco da
vaca cai no chão, ele não é absorvido diretamente pelas plantas. O que acontece é que este esterco é decomposto por diversos microrganismos e, junto com os minerais e rochas do solo, faz com que sejam liberados nutrientes para a planta. Esta planta, com a luz do sol, a água, o ar e os nutrientes do solo cresce e produz comida para os animais (vaca, ovelha, cabra, etc) e estes, por sua vez, podem alimentar outros animais. É um ciclo, como tantos outros na natureza. Na fermentação (resultando no biofertilizante) transformamos produtos que não poderiam ser comidos pelas plantas como produtos facilmente assimilados.

Estou procurando hospedar o book, para quem quer me enviar MP.
Não é nada especial, mas fala muito sobre composto orgânicos, e seus componentes, ensinando até a fazer esse biofertilizante. :wink:


27.08.2011(Sáb)17:56
Perfil YIM

Registrado em: 04.03.2012(Dom)17:58
Mensagens: 5
Localização: Recife, Pernambuco
Mensagem Re: Punaú - Rio Grande do Norte
Olá a todos, vi que a publicação é relativamente antiga. Mas me interessei pela área (Rio Grande do Norte). Pois eu e uns amigos desse Estado estamos estudando um pouco e coletando as Utricularia no Litoral Oriental do Rio Grande do Norte.

Estávamos até naquela coleta em Jenipabu, como o profº Jomar Jardim (viewtopic.php?f=27&t=8318).

O que achei interessante foi U. simulans em Punaú. Ainda não tínhamos o registro dessa espécie para o Estado :D


04.03.2012(Dom)19:01
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Punaú - Rio Grande do Norte
Opa, conte-nos mais sobre as explorações de vcs e mostre fotos! :)

Abs,
Fernando


04.03.2012(Dom)20:40
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 04.03.2012(Dom)17:58
Mensagens: 5
Localização: Recife, Pernambuco
Mensagem Re: Punaú - Rio Grande do Norte
Bom, tenho fotos de três Lentibulariaceae que coletei no Rio Grande do Norte com uns amigos do Herbário UFRN, no começo do mês passado. Foram coletadas no município de Macaíba. Todas encontradas na mesma poça hehe
Acabei me apaixonando pelas Utricularia!!! Pretendo cultivá-las!! :D
Não redimensionei as fotos porque vocês perderiam os detalhes das flores, que são muito pequenas.


Imagem


Imagem


Imagem


06.03.2012(Ter)20:02
Perfil

Registrado em: 04.03.2012(Dom)17:58
Mensagens: 5
Localização: Recife, Pernambuco
Mensagem Re: Punaú - Rio Grande do Norte
Nossa, mesmo assim as fotos ficaram pequenas /confused


06.03.2012(Ter)20:02
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 33 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB