Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 16.04.2024(Ter)15:54



Responder  [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Droseras, utricularias e genlisea na Serra do Quirirí-SC 
Autor Mensagem
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Droseras, utricularias e genlisea na Serra do Quirirí-SC
Olá pessoas,

no penúltimo final de semana (05 e 06 de novembro) retornei aos campos de altitude da Serra do Quirirí, em Garuva, Santa Catarina. Desta vez quem partilhou comigo essa experiência foi o Felipe, aqui no fórum com nickname de Felipe_Pinho.

A missão auto-atribuída foi de herborizar duas espécies que faltaram na visita ao local que fiz com o Fernando Rivadavia, em 2006. Na outra visita feita em 2009 com o Flavio Beilke não fizemos herbários, apenas procuramos e achamos a furtiva Genlisea aurea. Além da Genlisea aurea era necessário herborizar a Drosera montana var. montana, a qual eu havia encontrado na mesma serra, mas em outro município de nome Campo Alegre, vizinho a Garuva.
Somente dois dos quatro integrantes que participariam da expedição puderam ir até o local naquele final-de-semana, culpa das atribuições inesperadas de mestrado que o Flavio teve que cumprir. Bem na verdade iríamos a Rio do Sul (SC) verificar uma nova população de Drosera ascendens, mas devido à destruição ocorrida com as cheias naquela região resolvemos tentar algo mais próximo e planejar uma ida a Rio do Sul em outro momento.

Mesmo sob a desconfiança dos familiares de viajar para um lugar ermo com alguém que não se conhece pessoalmente, só pela internet (não tentem isso em casa crianças), o Felipe foi de Curitiba até a rodoviária de Garuva, onde nos encontramos e rumamos até o pé da serra. Após preencher as fichas que indicavam se precisaríamos de resgate (nome, número da placa do carro, data de retorno, ...) já era meio tarde, seriam ao menos 17 Km até parara para acampar, cerca de 13 Km de subida em meio à Floresta Atlântica em trilha com trechos bem ruins dada a inclinação e aos deslizamentos.

A primeira parada, de fato, para ver PCs foi em uma cachoeira que eu já conhecia de outras vezes (sexta fez que fui a essa serra) ... ... mesmo antes de saber que sobre as suas pedras crescia uma graciosa colônia de pequenas Utricularia reniformis.

Imagem
[img]imagem%20de%20U.%20reniformis%20da%20cachoeira[/img]

Nas três visitas a essa cachoeira, ao longo de cinco anos, verifiquei que as folhas de U. reniformis não mudaram muito de tamanho, menores que uma moeda de um centavo. Além de herbário coletei alguns 'spares' para verificar em cultivo se é de fato uma forma diminuta de U. reniformis que cresce a apenas 682 metros de altitude ou trata-se de uma outra questão, mais ambiental. Uma coleta que realizei em Campo Alegre anos antes manteve folhas pequenas, mas infelizmente não apareceram flores para comprovar que é uma forma pequena de U. reniformis, pode ser um indivíduo jovem desenvolvendo-se muito lentamente. A coleta feita pelo Adilson em Airuoca (MG) comprovou que existem plantas menores, com folhas 1/3 menores que a planta típica que vemos em cultivo U. reniformis 'small leaf' de Airuoca-MG.

Após mais algumas horas de caminhada, quando as bromélias já estavam crescendo a nossa volta e não sobre as nossas cabeças, vimos outras plantas carnívoras. Primeiro as Drosera ascendens com folhas novas de primavera e hastes florais a desenrolar.
Imagem

Também vimos Utricularia tridentada em cores próximas ao rosa, diferentes das plantas de cor mais próxima do violeta que eu havia visto naquela serra em anos anteriores. Talvez seja algo sazonal pois nunca havia subido essa serra em novembro. Na dúvida levei para cultivo para verificar se a cor é algo estável sob as mesmas condições de cultivo das outras ‘violeta’.

Imagem

_________________
Droseraholic!!!


13.11.2011(Dom)19:30
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Droseras, utricularias e genlisea na Serra do Quirirí-SC
Havia uma grande quantidade de flores de Utricularia reniformis. Nunca havia visto tantas folhas e flores. Em algumas oportunidades vi seis a dez hastes florais, nessa visita havia flores a cada dez passos, seguem algumas imagens.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Quando encontramos flores de U. reniformis em bromélia (2006) estavam em uma única espécie de Vriesea sp.
Imagem

Nesses dois dias encontramos Utricularia reniformis com flores crescendo também em outras duas espécies de bromélias.

Imagem
Imagem

_________________
Droseraholic!!!


13.11.2011(Dom)19:41
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Droseras, utricularias e genlisea na Serra do Quirirí-SC
Muitas, muitas Utricularia praelonga, iniciando floração nos locais mais secos, entre o capim de pontos mais altos.

Imagem

O que mais encontramos? A pequena Drosera communis, uma planta que no Quirirí é bem ‘incomunis’, uma única população com cerca de 30 indivíduos foi vista por nós dois, estavam com hastes florais ainda mais jovens que das Drosera ascendens. As plantas estavam praticamente dentro da trilha, em um ponto com acúmulo de água.

Imagem
Imagem
Imagem

Outra planta geralmente mais abundante foi a Utricularia subulata, só vi uma pequena haste floral seca no barranco próximo ao rio.

Imagem

Por falar em Drosera ascendens, algumas imagens delas, infelizmente sem flores abertas.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

_________________
Droseraholic!!!


13.11.2011(Dom)19:42
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Droseras, utricularias e genlisea na Serra do Quirirí-SC
Essa localidade de D. ascendens não tem folhas muito vermelhas, o que pude confirmar em cultivo que não é uma questão somente ambiental, a cor é muito próxima das plantas de Campos do Jordão-SP. As plantas que crescem sobre rochas eram mais vermelhas mas mantinham outra característica dessa população da serra que são as folhas estreitas e alongadas.

Seguem imagens de duas cores de Utricularia tridentada, em geral as de cores mais róseas estavam em locais mais secos enquanto as de cores mais violáceas vimos em locais mai úmidos. O tamanho das flores variou pouco. O tamanho do cálcar variou independentemente da cor das flores.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Após eu ter me perdido algumas vezes e levado o Felipe junto, paramos em um local para desmaiar de cansaço, no dia seguinte após o resgate de uma campista que apresentou desmaio após cólica intestinal.

Imagem
Imagem

No dia seguinte procuramos as Genlisea aurea onde eu e o Flávio B. as encontramos dois anos antes. O local havia mudado, havia mais vegetação, quando eu estava por desistir o Felipe me chamou para confirmar a identificação de algo que não era U. praelonga.

Imagem
Imagem
Imagem

As plantas desta vez estavam com flores abertas em maior quantidade e aparentemente estavam cerca de 15 metros distantes da população que eu e o Flavio B. vimos em 2009, isso porque não encontrei a população mais antiga. Estimo cerca de 30 indivíduos em uma área de cinco metros quadrados. Uma das plantas foi para herbário.

Missão genlisea cumprida, retornamos para que houvesse tempo para deixar o Felipe na rodoviária, após um ‘open day’ lá em S. Bento. Na volta (sempre ele) Felipe viu duas pequenas flores que parei para fotografar julgando serem D. ascendens, mas não, eram as famigeradas Drosera montana var. montana, cerca de 20 plantas em dois metros quadrados de mini-barranco de beira de trilha. O dia estava completo!

Imagem
Imagem

Lista das espécies encontradas:

Drosera ascendens
Drosera communis
Drosera montana var. montana

Genlisea aurea

Utricularia gibba
Utricularia praelonga
Utricularia reniformis
Utricularia subulata
Utricularia tridentata 'Rosa'
Utricularia tridentata 'Violeta'
Utricularia tricolor (provavelmente, não havia flores somente folhas robustas)

_________________
Droseraholic!!!


13.11.2011(Dom)19:45
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Droseras, utricularias e genlisea na Serra do Quirirí-SC
Ah, outras belas plantas da serra e alguns bichos:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Um abraço.

Carlos.

_________________
Droseraholic!!!


13.11.2011(Dom)19:48
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Registrado em: 29.05.2007(Ter)8:38
Mensagens: 26
Localização: Joinville-sc
Mensagem Re: Droseras, utricularias e genlisea na Serra do Quirirí-SC
Fala Carlos!

Parabéns pelos achados, pena não ter conseguido participar dessa expedição!

Gostei da pulseira do JEC (última foto)...haha

Abraço


13.11.2011(Dom)20:03
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: Droseras, utricularias e genlisea na Serra do Quirirí-SC
Uma expedição muito boa...
Encontrastes plantas belissimas muito desejadas em wish... :mrgreen:
P.S: sobre a G. aurea vc fez herbário para completar seus lugares de ocorrência ?


13.11.2011(Dom)20:20
Perfil YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2009(Qui)9:26
Mensagens: 31
Localização: malaga españa
Mensagem Re: Droseras, utricularias e genlisea na Serra do Quirirí-SC
Meu deus, não consigo acreditar que no seu pais, ha muitas plantas, acho que tambem ha ainda sem descobrir, parabens pela expediçao e sobe todo as fotos. a gente que não pode fazer viagems o expediçoes por voces podem viajar e conhecer habitats das belas plantas, e assim aprender mais cada vez.
fico feliz, como voces quando acharom a plantinhas essa emoçao de ter-las perto de voces.


um abraço

_________________
solo basta una semilla para crear un mundo
minha grownlist and wishlist


13.11.2011(Dom)20:31
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 30.06.2011(Qui)18:36
Mensagens: 256
Localização: BH - Sete Lagoas / MG
Mensagem Re: Droseras, utricularias e genlisea na Serra do Quirirí-SC
Qunat5 aplanta e quanta imagem bacana!!!
gente!!! como podem achar tantas coisas...vcs devem ter mais olhos que essa aranha!!! rs
parabens!! belo passeio e fotos!!
t+

_________________
Roberta
Apaixonada por Utricularias e iniciando o cultivo de Genliseas... obrigada Carlos R.!!!


Minha Grow e Wishlist
Minha Galeria
Imagem


13.11.2011(Dom)22:55
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.05.2009(Ter)16:04
Mensagens: 534
Localização: Mogi Mirim - SP
Mensagem Re: Droseras, utricularias e genlisea na Serra do Quirirí-SC
Carlos e Felipe, parabéns e muito obrigado por compartilhar conosco
as maravilhas da Serra do Quirirí.

Gostei demais de ver a fauma e flora do local, em especial a Utricularia reniformis, essa planta é linda e as variações de tamanho tornam ela ainda mais interessante.

Parece que o mês de novembro foi bastante propício à essa expedição.

Um grande abraço a vocês!

_________________
Léo Leonello


14.11.2011(Seg)8:42
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB