Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)1:08



Responder  [ 8 mensagens ] 
 Mineiros e Portelândia - Goiás jan 2012 
Autor Mensagem
Destaque

Registrado em: 02.07.2009(Qui)14:17
Mensagens: 221
Localização: Goiânia - Goiás - Brasil
Mensagem Mineiros e Portelândia - Goiás jan 2012
Caros amigos, venho postar algumas fotos de uma pequena viagem á fazenda de uns parentes situada entre o Município de Mineiros e Portelândia.

Faz muito tempo que não vou a esta fazenda, mas eu sabia da existência de pcs, pois das minhas ultimas visitas, vasculhei os brejos e veredas em busca de killifishes, e sempre nos biotopos destes peixes, existiam pcs.

É uma região próxima a mata ciliar do rio Verde, com muitas nascentes, e capim nativo. A região quase toda virou terra de cultivo de soja e cana, mas a minha parenta insiste em ter gado, e grande parte da região de brejos e mata ciliar está cercada evitando a entrada de gado, mas algumas áreas elas passam, mas como é brejo e atola fácil, ainda mais nesta época, quase não se observa gado nesta área.

A principio não observei muitas plantas, pois como as chuvas chegaram tarde, ainda não está muito úmido , e alguns locais que sempre alagam agora que está formando poças. Porém fui andando por áreas que a meu ver são intermitentes, pois tem buritis, e como se sabe, buritis vivem em regiões de brejo que não secam. Eu também percebi que as plantas maiores e com inicio de floração estão em locais intermitentes ( que não secam) e as mais novas, juvenis, em regiões que secam e agora está alagando.

Esta foto é da vista geral do biotopo de droseras e gelinseas e também de Rivulus sp. aff. vitattus ( hoje Melanorivulus vitattus).

Imagem

Trilha de possível tamanduá bandeira, muito comum na região e que forma alguns amontoados e clareiras no meio do capim nativo. Dá pra ter uma certa noção de onde estou pisando.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Vamos as plantas!

Achei varios amontoados ( não digo população pois estavam em uma grande area, mas só em alguns locais se avistava pcs)
Comparação com moeda de 25 centavos
Imagem

Alguns amontoados eram de cor bem mais clara, e alguns amontoados tinham plantas de cor mais clara e mais escura, descartando a possibilidade de ser algo relacionado a exposição ao sol ou algo ligado ao solo. Se alguém souber relacionar a diferença de cor, em plantas lado a lado me dá uma luz, pensei em espécies ou subespécies diferentes.

Droseras sp. aff. comunnis mais clara
Imagem

Imagem


Agora os amontoados ou aglomerados de plantas mais vermelhas:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Algumas se "afogando" hehe
Imagem

Poucas estavam com haste floral, mas não conseguiu achar uma única com flor aberta ou frutos.
Imagem


Andando com muito cuidado pra não amassar as plantas, vi um aglomerado bem colorido, mas observem no que eu foquei pra fotografar....hehe Observem a mucilagem nas folhas.
Se via exemplares como estes bem acima do nível da água, ao lado de droseras
Imagem

Se observava exemplares com a água bem rente a parte inferior das folhas ( as maiores e mais bonitas colônias) e também algumas colônias submersas e saindo do formato de roseta
Imagem


E uma de duas únicas flores encontradas:

Imagem


De pcs foi isso, sei que existe uma uticularia aquática, similar em termos de parte vegetativa a gibba, mas não sei se é a mesma, mas como as chuvas atrasaram, ainda não formou os lagos que elas aparecem sempre. Como não tive tempo de visitar tudo ( são mais de 3 km de mata ciliar e alagados ao longo da mata só na propriedade da família fora dos vizinhos) , mas creio que existam outras espécies de pcs, principalmente utricularias, pois a quantidade de alagados e brejos é enorme.


E de quebra umas fotos de orquídeas na beira do rio. Eu fiquei impressionado com a quantidade de orquídeas ( espécies e numero de indivíduos). Tem arvores do chão ate na copa lotada de orquídeas. Infelizmente todas já tinham passado da época de floração, que foi a mais ou menos um ou dois meses, estavam com hastes secas ou com frutos em formação. Mas um dia quero voltar lá na época de floração pra fotografar!

Um fato interessante, geralmente quando andava em matas eu olhava pra cima pra ver plantas, e às vezes pra baixo por causa de cobras, mas desta vez, a grande quantia de plantas estavam no chão e alguns amontoados ate dentro dos rios, como era inicio de estação chuvosa, as chuvas eram sempre fortes e quebraram muitos galhos. Resgatei muitas afogadas e pendurei em outras arvores mais afastadas do rio.

Imagem

encyclias
Imagem

epidendrum gigantesco
Imagem

oncidiuns tomando uma arvore inteira
Imagem

N id
Imagem

N id
Imagem


Observei mais um epidendrum menor e diferente, uma pleutothalis. Meu primo tem na porteira da casa ( que fica a 15 metros do inicio da mata) algumas ionopsis, mas estas não conseguiu observar no passeio de 20 min. pela mata e nem cattleya walkeriana que é muito abundante na região.

Bem, espero que tenham gostado, e espero que eu volte em abril, pra conseguir fotografar o auge das plantas, sempre vou em março ou abril vejo um numero abundante de plantas e todas em floração/frutificação.


Algumas considerações, principalmente para o Fernando Rivadavia

As droseras são Drosera comunnis mesmo? tanto as bem vermelhas como as mais claras? Eu vi algumas bem mais esverdeadas. Vi no site da USP que na região tem uma tal de comunnis achatada.

A gelinsea é a aurea?

Abraços

Fabricio

ps: aos pesquisadores, caso queiram, se eu voltar em março ou abril, desde que devidamente instruído, posso contribuir coletando plantas pra herbário para posterior identificação e classificação correta.

_________________
__________________________________________________________

Minha Grow list!


18.01.2012(Qua)16:45
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 22.11.2010(Seg)11:24
Mensagens: 760
Localização: Americana-SP
Mensagem Re: Mineiros e Portelândia - Goiás jan 2012
Pena muita parte dessas maravilhas estão se extinguindo. Adorei ao ver plantas tão saudáveis e vermelhinhas, outras se afogando... rs

Me parece ser D. comunnis, ou a D.communis "vermelha achatada" ou "flat red". A planta mais clara, Drosera viridis?

A gelinsea parece ser muito aurea, mas vamos deixar Fernando Rivadavia dar o xeque-mate...

Com essa extensão, compensa dar uma esticada a mais e vasculhar ainda mais estes biotipos tão especiais... Deve ter muita coisa boa por aí quando as chuvar derem as caras... Utricularias aquáticas anuais...

As orquideas estão maravilhosas, muito bom vê-las assim na natureza...

Muito Obrigado por compartilhar... Um grande abraço...

_________________
Minha Galeria

Minha Growlist

''Never Give Up''

Luiz Fernado Canova Augusto


18.01.2012(Qua)22:48
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 05.01.2012(Qui)9:50
Mensagens: 79
Localização: Cuiabá-MT
Mensagem Re: Mineiros e Portelândia - Goiás jan 2012
Fala ae Fabricio,

Não sei responder as perguntas, apenas registro minha felicidade pela sua riquíssima contribuição, e, digo, ainda, que conheço mais ou menos a belíssima região, na verdade, mais a de Alto Araguaia.

Certamente, tenho que, sem dúvidas, vale muito à pena conhecer e desbravar o Centro-Oeste !

Valeu, 8-) !
RBS.

_________________
-= GALERIA RBS ! =-
http://www.flickr.com/photos/rbscba/


19.01.2012(Qui)13:40
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem Re: Mineiros e Portelândia - Goiás jan 2012
Oi Fabricio,

Obrigado por compartilhar as fotos!

As Droseras são todas D. communis normais mesmo. Essa variação de cor, tamanho e forma de folha está dentro da enorme variação natural dessa espécie. O fato de plantas de cores diferentes ocorrerem lado a lado pode ser explicado por pequenas diferenças genéticas ou simplesmente por condições micro-ambentais.

Já as Genliseas são duas espécies diferentes.
A planta com roseta e folhas envoltas por mucilagem deve ser G. pygmaea.
Já a planta com folhas dispersas e submersas que você encontrou com flores é G. repens.

Espero que possa explorar mais a região, certamente tem várias outras espécies de PCs que você ode encontrar por aí! /psica


Um abraço,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


19.01.2012(Qui)17:05
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Mineiros e Portelândia - Goiás jan 2012
Belas imagens Fabrício!

Quando voltar nesse local, lembre de atualizar o tópico.
Se puder poste imagens dos killies de lá

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


21.01.2012(Sáb)16:22
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Mineiros e Portelândia - Goiás jan 2012
Hello pessoal,

Só tô vendo este tópico agora, brigadão pelo relato e parabens!!

O Paulo fala com mta autoridade sobre as variações de communis nesta região geral, pois ele mesmo já sofreu na pele estas confusões com sua descoberta anos atrás da D."incommunis" ao se deparar pela 1a vez com a enorme variação de communis em campo, kkkkk!!!

Sim, é tudo D.communis nas tuas fotos. Mesmo lado a lado, as vezes elas são bastante diferentes em cor simplesmente por causa de uma estar um pouco abaixo da outra, em local mais alagado. quando em depressoes, quase afogadas, D.communis tendem a ser mais esverdeadas. Mas se estiverem crescendo na base das touceiras de gramíneas, em ambiente menos encharcado entre as folhas mortas das gramíneas, D.communis é geralmente mais avermelhada.

Joga nessa receita differenças na illuminação solar sobre cada indivíduo (q num ambiente de gramíneas altas pode variar bastante), outras variações ecológicas e genéticas, e vc terá a grande variação observada em campo. PORÉM... em nenhum momento nego q existem sim enorme variações no complexo communis, como a "flat-red", q precisam ser estudadas melhor e q parecem ser boas espécies ou subespécies.

Tbm identificada pelo Gonela, a última planta é G.repens, com flores amarelas, haste lisa e folhas espalhadas em ambientes brejosos, semi-aquáticos, normalmente não formando rosetas como as outras espécies de Genlisea.

Já aquela rosetinha gosmenta... Sim, ela parece mto uma pequena G.aurea. Eu não duvido q esta espécie possa ser encontrada nesta região de Mineiros pois ocorre mais pro norte de GO, pro leste em MG e tbm pro oeste em MT. Mas eu já rodei bastante pelo sul de GO e ainda não vi G.aurea. Se estiver lá, deve ser rara pra caramba.

Já o complexo pygmaea inclui várias espécies q estamos tentando separar no momento (Paulo, eu e Andreas F.). Uma delas famosamente produz tubérculos e possui folhas gosmentas, mas esta ocorre em MG e no norte de GO, não a vi no sul de GO. Pode ser q vc tenha encontrado esta planta, mas pode ser tbm q vc tenha encontrado uma outra espécie mais comum na região de Mineiros...

Tem uma plantinha q eu vi pela 1a vez no sul de Goiás em... acho q 1999? Já a encontrei em vários outros lugares do centroeste desde então e até em Roraima e sul da Venezuela. É uma Utricularia, veja fotos aqui:

http://www.cpukforum.com/forum/index.ph ... ntii&st=20

Esta Utric eu chamei durante mtos anos de U.huntii, até q nosso colega Paulo Baleeiro percebeu q a verdadeira U.huntii era outra planta q achamos em Tocantins e q até então eu pensava ser uma espécie nova. Veja tópico sobre isso abaixo:

http://www.cpukforum.com/forum/index.ph ... ntry210520

Portanto essa planta de folhinhas gosmentas parece ser uma espécie nova. Ela já foi até incluida numa filogenia molecular de Utricularia do Richard Jobson como U.huntii e apareceu como parente próximo de U.tricolor e U.amethystina. Portanto, apesar de suas flores de cor creme, ela parece ser membro da seção Foliosa junto com tricolor/amethystina/tridentata. Mais um membro deste complexo verdadeiramente complicado! :)

Anyways, o formato da folha desta U.sp."gosmenta" é um pouco diferente da tua foto, q tá mais com cara de Genlisea mesmo. Mas fica o "heads up" p/ quando vc voltar lá...

A região de mineiros, como todo o sul de Goiás, é um hotspot de PCs, cheio de espécies raras e novas. Aliás, se vc tiver tempo na próxima viagem, eu posso sugerir uma "missão" importante: redescobrir a U.cochleata. Esta espécie foi descoberta em 2004 e publicada em 2009. Só é conhecida de uma única coleta de um único local no sul de Goiás: município de Serranópolis, km 30 da GO-184, Ponte de Pedra, cach. da Felicidade, crescendo com musgos sobre pedras na base da cachoeira. Há suspeitas de q essa descrição tenha sido acidentalment feita a partir de uma coleta misturada de duas espécies, por exemplo U.subulata e U.tricolor. Seria super importante alguem voltar a este local p/ poder confirmar se a espécie é boa mesmo, ou se foi um erro... Aceita esta missão?? :)

E quando vc voltar a essa região, seria ótimo se vc puder fazer herbários de todas as espécies! E tirar muitas fotos pra postar aqui no forum é claro! :)


Abs,
Fernando


29.01.2012(Dom)16:50
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Registrado em: 02.07.2009(Qui)14:17
Mensagens: 221
Localização: Goiânia - Goiás - Brasil
Mensagem Re: Mineiros e Portelândia - Goiás jan 2012
Paulo e Fernando,

Muito obrigado pela resposta!

Realmente a região é maravilhosa pra especies não se de plantas como de peixes! Cara é impressionante a infinidade de killifishes que encontram na região!

Sobre as plantas, eu estou querendo voltar na região em abril, nas minhas ferias, mas ai tem que ver se dá certo, pois a patroa tambem estará de ferias e ai se der certo passamos uma semana lá.

Sobre a gelinsea gosmenta, eu estou com um unico individuo desta em casa, e hoje eu vi que está formando haste, bem peluda, vou ver se amanha fotografo e posto pra vocês.

Fernando, eu tenho parentes em Serranopolis! Pode ser que na minah ida a mineiros, conssiga passar neste local. Faz assim, depois conversamos via mp, trocamos uma ideia e me passa o local.

Quanto a proxima visita, caso eu vá, pesquizarei o local com mais calma, andarei em varios locais tirarei muito mais fotos, e a questão do herbário, é só me ensinarem a fazer de forma correta, que eu coletando, o material para vocês é garantido.

Abração

_________________
__________________________________________________________

Minha Grow list!


30.01.2012(Seg)0:08
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Mineiros e Portelândia - Goiás jan 2012
fabriciopvet escreveu:
Sobre a gelinsea gosmenta, eu estou com um unico individuo desta em casa, e hoje eu vi que está formando haste, bem peluda, vou ver se amanha fotografo e posto pra vocês.


Opa, vc acaba de confirmar q é Genlisea mesmo então, legal! Manda fotos sim e please tire fotos das flores quando abrirem, OK?


Citação:
Fernando, eu tenho parentes em Serranopolis! Pode ser que na minah ida a mineiros, conssiga passar neste local. Faz assim, depois conversamos via mp, trocamos uma ideia e me passa o local.


O local é esse mesmo acima, de acordo com o paper, não deve ser difícil de achar.

Citação:
Quanto a proxima visita, caso eu vá, pesquizarei o local com mais calma, andarei em varios locais tirarei muito mais fotos, e a questão do herbário, é só me ensinarem a fazer de forma correta, que eu coletando, o material para vocês é garantido.


Tem um tópico sobre isso em algum lugar deste forum. P/estas plantas pequenas, basta usar papel toalha e colocar dentro de um caderninho de campo.


Abs,
Fernando


31.01.2012(Ter)12:28
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 8 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB