Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)19:14



Responder  [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Serra do Quirirí - SC (outono de 2012) 
Autor Mensagem
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Serra do Quirirí - SC (outono de 2012)
Olá pessoas.

Cultivar plantas carnívoras é uma atividade cativante pois nos leva a esquecer um pouco as agruras do dia-a-dia, possibilita multiplicar
a vida e aprender continuamente. Outro fator interessante é compartilhar o conhecimento, mesmo como leigo em botânica.
Conhecer as plantas no campo é um passo além nesse conhecimento pois permite que possamos melhorar o que fazemos com as
plantas que estão sob nossos cuidados, além da aventura em si. Nesse tópico vou descrever a última saída a campo que, espero,
ajude a tirar algumas dúvidas sobre as plantas carnívoras e seu ambiente.
A expedição não teve muito planejamento, após uns dois dias de trocas de mensagem eletrônicas Carlos Rohrbacher (eu),
Emerson Gumboski ('Homem Líquen' ou 'Homem Martelo') e Flavio Beilke ('Homem Tremor').
combinamos uma saída a campo para rever uma das paisagens mais belas do nosso estado: a Serra do Quirirí. Após alguns
contratempos
para que os colegas localizassem a minha casa (risos) rumamos para a Serra na expectativa de re-encontrar algumas
espécies que sabíamos que vegetavam nos campos de altitude (Drosera communis, Utricularia reniformis e Utricularia tricolor) e tentar
encontrar outras já localizadas no lado oposto da mesma serra (Genlisea aurea e Drosera ascendens, ver aqui).
Havia ainda a expectativa de encontrar algumas espécies que ocorrem ao sul do Paraná (a noroeste de onde iríamos) mas, 'misteriosamente',
ainda não foram encontradas em Santa Catarina (Genlisea repens, Drosera grantsaui e Drosera viridis).
Após 20 Km de rodovia e cerca de 40Km de estradas vicinais abandonamos um dos veículos para seguir com tração nas quatro rodas,
um pouco apertado mas bem melhor que seguir na caçamba saltitando diante do despenhadeiro sob o vento cortante de outono com
uma sensação térmica de cerca de zero grau.

A serra tem mais de 1.100 metros de altitude, com o pico com mais de 1.500 metros e é composta por campos de altitude com
afloramentos rochosos esparsos (com muito liquens, para quem gosta deles), entre os cumes dos morros existem aglomerados de
uma vegetação de maior porte, provavelmente porque é onde o vento é menos intenso.

Imagem

A primeira espécie foi encontrada em um local que, coincidentemente, era conhecido por mim, Emerson e Flavio:
a pequena e belíssima Drosera montana.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Essa espécie crescia em pontos altos da serra, tanto em barrancos erodidos como à sombra de grandes rochas e topos de morros,
as plantas vegetavam na face leste desses locais em solo turfoso-arenoso, pegando neblina pela manhã e final da tarde e sol durante
a tarde, com vento frio vindo do sul. Nos barrancos mais expostos a D. montana crescia sem a companhia de outras plantas carnívoras.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

_________________
Droseraholic!!!


04.05.2012(Sex)8:47
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Serra do Quirirí - SC (outono de 2012)
A única espécie encontrada com D. montana, em meio ao capim, foi a Utricularia tricolor.

Imagem

Nessa oportunidade encontramos algo bem raro, ao menos para mim, sementes de U. tricolor. /susto

Imagem
Imagem

Contudo, essa espécie era muito mais abundante em áreas permanentemente úmidas e com sombra, tendo a companhia
de Drosera communis, várias espécies de Eleocharis sp. e pequenos Paepalanthus sp.

Imagem
Imagem

_________________
Droseraholic!!!


04.05.2012(Sex)8:48
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Serra do Quirirí - SC (outono de 2012)
A cerca de quatro metros distante das margens dos rios, em locais um pouco mais altos e menos úmidos entre as gramíneas,
Xyris sp. e Eleocharis sp.: a bela e furtiva Utricularia praelonga. Achou?

Imagem

E agora?

Imagem

OK, vamos ao método mais comum de localização, as flores:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Vale o registro de que, mesmo naquele local distante, há ameaças importantes ao ecossistema. A mineração de caulim
(utilizado na indústria cerâmica, de medicamentos e na sua pasta de dentes) e as plantações de Pinus sp. Essa espécie
invasora é cultivada nas áreas do entorno da serra mas suas sementes são dispersadas pelo vento (ver coníferas do outro
lado do lago). Calculo que conseguimos eliminar ao menos uma dúzia de pínus e dar nossa contribuição paliativa a invasão
dos campos. Retirar pínus, em especial os que irão começar a se reproduzir, seria um bom motivo para retornar à serra.

Imagem
Imagem
Imagem

_________________
Droseraholic!!!


04.05.2012(Sex)8:49
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Serra do Quirirí - SC (outono de 2012)
Ah, antes que eu me esqueça, o Flavio e o Emerson encontraram a maioria das plantas, eu estava tão ocupado com as lentes
e outras tranqueiras (não riam) que só 'achei' o que estava (na sombra :lol: ) embaixo do meu nariz. Essas são novas para
essa parte da serra, Drosera ascendens com belas folhas, ao que parece elas ficam tão vigorosas entre o verão e o inverno
quanto na primavera. O período anterior ao inverno é quando se recobram da exaustiva produção de flores e sementes que ocorre
na primavera e verão.

Imagem
Imagem
Imagem

Após alguma desorientação minha, pudemos verificar que a pequena população de Utricularia reniformis que eu havia
coletado em 2006 ainda estava por lá. Tal como lá em casa elas permanecem com folhas pequenas e sem flores, até as plantas de
Airuoca-MG produziram flores mas esta ainda tem algum segredo a ser descoberto, precisarei revisitá-las.

Imagem
Imagem

Havia uma população de U. tricolor no mesmo local, na margem do rio com maior volume de água que encontramos.

Imagem

Também vale o registro da fauna …

Imagem

… não essa fauna exótica, a fauna local. Além dos carcarás, pica-paus e outras aves pequenas encontramos um camundongo pequeno
e veloz, uma cobra não identificada que estava ao sol (naquele frio), pele de outra cobra, além de fezes e trilhas de pequenos roedores
(provavelmente preás), também vimos fezes de algum carnívoro de pequeno porte (cachorro do mato?). A área na beirada de um dos
lagos havia sido pastada por animais de grande porte, provavelmente capivaras. Em outra oportunidade encontrei rastros e fezes desses
grandes roedores. Ah, haviam também girinos de anuros, insetos aquáticos e um espécie de peixe (Phalloceros caudimaculatus)

Imagem
Imagem
Imagem

_________________
Droseraholic!!!


04.05.2012(Sex)8:50
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Serra do Quirirí - SC (outono de 2012)
O capim alto na altura dos joelhos de um adulto em alguns pontos, cerca de 40cm altura, somado à inclinação do terreno propiciaram
considerável desafio aos pecéfilos com pouco condicionamento físico. Felizmente o esforço valeu uma nova população de Drosera ascendens
e Drosera communis.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Vejam como é fácil encontrar as droseras, coloquei uma seta para ajudar, pior só U. praelonga sem flores e as plantas que,
ou não estavam alí ou simplesmente não encontramos pelo tempo curto, locais não visitados (e) ou o acaso. /geek

Imagem

E chegamos o fim, agradeço aos amigos Emerson e Flavio pela companhia e espero que os demais entusiastas de plantas
carnívoras tenham gostado dessa breve viagem virtual.

Imagem
Imagem

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


04.05.2012(Sex)8:51
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.05.2009(Ter)16:04
Mensagens: 534
Localização: Mogi Mirim - SP
Mensagem Re: Serra do Quirirí - SC (outono de 2012)
Olá Carlos, sempre gostamos demais das expedições e seus relatos, com toda certeza colaboram em muito no conhecimento, preservação e cultivo.
Acho importante as observações a respeito das dificuldades de se localizar plantas no habitat.
Parabéns a você, ao Emerson e ao Flávio por mais essa contribuição.
Abraço a todos.

_________________
Léo Leonello


04.05.2012(Sex)10:01
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.03.2011(Seg)18:05
Mensagens: 370
Localização: Rio Negrinho/SC
Mensagem Re: Serra do Quirirí - SC (outono de 2012)
Iiiiiiiisso sim que é um relato totalmente excelente, hehe.
Tirando a parte que eu errei os caminhos da sua casa a expedição foi ótima!
É sempre bom ver as PC's em campo. Tentar entender um pouco mais sobre a disposição e como elas se estabelecem no ambiente, isso ajuda bastante nos cultivos. Desse modo que tenho conseguido manter D. ascendens e D. communis! Ambas aparentemente com necessidades diferentes de cultivo. D. ascendens mantenho com um nível de água relativamente baixo, enquanto que D. communis fica com nível de água mais elevado.
Eu agradeço muito a companhia sua e a do Flavio, bem como pela paciência para com minha 'necessidade' de coletas dos ditos liquens. /psica

Já estou pronto pra outra, chefe!
Bom, se me permite, vou contribuir com algumas imagens.
Grande abraço

Parece, mas nem sempre é tão facil achar as PC's. Flavio e Carlos coletando dados!
Imagem

Utricularia praelonga - consegui acertar o foco no amarelo, hehe
Imagem

Pra quem nunca viu Sphagnum na natureza =)
Imagem

A cadeia de montanhas!!!
Imagem

E pra fechar, claro, tinha que ter liquens, hehe, olha só como são simpáticos! Exemplares de Stereocaulon ramulosum
Imagem


04.05.2012(Sex)10:31
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.06.2011(Qui)21:36
Mensagens: 311
Localização: canoinhas - sc
Mensagem Re: Serra do Quirirí - SC (outono de 2012)
sacanagem...... não me convidaram :D
belíssimas fotos de uma parte deste estado tão rico em paisagens e climas tão diversos....


04.05.2012(Sex)11:21
Perfil
Destaque

Registrado em: 22.08.2010(Dom)22:38
Mensagens: 257
Localização: SP/Brasil
Mensagem Re: Serra do Quirirí - SC (outono de 2012)
Que viagem legal demais,obrigado por compatilhamento. /psica

_________________
FaceBook:OrquiStudio Wesley


04.05.2012(Sex)11:32
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 22.11.2010(Seg)11:24
Mensagens: 760
Localização: Americana-SP
Mensagem Re: Serra do Quirirí - SC (outono de 2012)
Acho incríveis estas expedições... Nos ajudam muito a conhecer, e conhecendo, preservamos!

Algum dia, espero ir a campo!

Parabéns aos amigos!

_________________
Minha Galeria

Minha Growlist

''Never Give Up''

Luiz Fernado Canova Augusto


04.05.2012(Sex)12:31
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB