Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)18:02



Responder  [ 72 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
 Dionaea muscipula 
Autor Mensagem
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Dionaea muscipula
Olá.

Utilizo a de filtro de piscina por ter granulometria uniforme, ser neutra e estéril.
A areia de construção vem com barro e precisa ser lavada. A procedência da
areia pode ser de local contaminado também, enfim. Caso use areia de
construção lave bem até a água sair transparente do balde.

Até mais.

_________________
Droseraholic!!!


21.10.2011(Sex)13:31
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 11.10.2011(Ter)20:14
Mensagens: 6
Localização: Guará-DF
Mensagem Re: Dionaea muscipula
Pessoal inventei(bom não sei se alguém tinha pensado isso antes) uma forma de deichar agua nos pratos, e ao mesmo tempo sem perigo de foco de dengue, e sultivando sphagnum! eu puis areia lavada e um pouco de sphagnum vivo em cima da areia depois puis água normalmente no prato! :mrgreen:


31.10.2011(Seg)19:55
Perfil YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 31.12.2010(Sex)17:46
Mensagens: 29
Localização: João Monlevade - MG - BR
Mensagem Re: Dionaea muscipula
Galera, dizem que é bom ter um pouco de carvão.
Qual carvão seria?
Onde colocar? Misturado no substrato ou no fundo?


18.12.2011(Dom)22:21
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Dionaea muscipula
Já utilizei carvão comum, de churrasco (pinus + eucalipto) com cephalotus
e nada de errado aconteceu. Utilizei também com sarracenias, mas me parece
que os vasos secam muito rapidamente, enfim, ainda estou avaliando se é uma
boa idéia. Com dionaea nuca experimentei, o que uso é sphagnum + areia.

_________________
Droseraholic!!!


19.12.2011(Seg)6:51
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 27.03.2012(Ter)23:13
Mensagens: 138
Localização: Caxias do Sul
Mensagem Re: Dionaea muscipula
Lendo o inicio do tópico fiquei com uma dúvida. Para fazer o leaf cutting na água, é só deixar a folha na água destilada? tenho que trocar a água? Serve para fazer o leaf uma folha seca?

_________________
Eu me comprometo a treinar meu corpo e meu espírito para a Paz


04.04.2012(Qua)22:04
Perfil YIM

Registrado em: 19.04.2012(Qui)15:03
Mensagens: 8
Localização: Buritis - RO
Mensagem Re: Dionaea muscipula
pra quem mora onde num pega GPS igual eu, existe algum substituto para o musgo? ouvi comentarios sobre fibra de coco. ela pode ser usada. quanto ao substrato ficar enxarcado, ele deve, as veses ou nunca pode fica enxarcado. tipo num to usando pratinho to usando um pote de margarina de 250g então deixa tipo 2 dedos de agua nele oq ta sobrando quase 2 dedos de substratos acima ainda, mais quando chove enche...


20.04.2012(Sex)23:01
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: Dionaea muscipula
MasterElias escreveu:
Lendo o inicio do tópico fiquei com uma dúvida. Para fazer o leaf cutting na água, é só deixar a folha na água destilada? É isso, de preferencia um pote fechado.. também da certo no substrato, enterrando uma parte da folha em musgo puro. Em droseras vc apenas apoiando as folhas no musgo já terá sucesso
tenho que trocar a água? não.. apenas no vaso caso vc coloque no musgo. Se for no pote fechado, não precisa.
Serve para fazer o leaf uma folha seca? não, de onde viria a brotação? Serve hastes e folhas apenas ainda verdes..


Abrç.


21.04.2012(Sáb)23:46
Perfil YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 27.03.2012(Ter)23:13
Mensagens: 138
Localização: Caxias do Sul
Mensagem Re: Dionaea muscipula
Obrigado Nildo, isso vai me ajudar bastante.

_________________
Eu me comprometo a treinar meu corpo e meu espírito para a Paz


22.04.2012(Dom)12:54
Perfil YIM
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Dionaea muscipula
Mais uma ficha de cultivo que desapareceu. /geek

_________________
Droseraholic!!!


28.02.2014(Sex)11:59
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 05.04.2014(Sáb)2:38
Mensagens: 75
Localização: Paranaguá-PR
Mensagem Re: Apresentar a Dionaea para meninos de 10-21 anos
RobertoR escreveu:
Olá pessoal, será que posso postar aqui?

Eu dei de presente uma Dionaea para dois meninos de 10 e 12 anos. Eu escrevi este texto para explicar como cuidar, poderiam me dizer se escrevi alguma bobagem e se devo acrescentar alguma coisa? Obrigadão!!

Olá!

Prazer, o meu nome é dionaea e sou uma planta carnívora da espécie Dionaea muscipula. Posso ficar com vocês?

Quem eu sou
A minha família veio dos Estados Unidos, onde somos chamadas "Venus flytrap" que significa "Venus caça-moscas". Lá nós moramos em planícies bem ensolaradas e muito úmidas, em terrenos bem pobres de nutrientes: tão pobres que aprendemos a comer insetos para nos sustentar.
Para viver feliz, eu gosto de imaginar que eu ainda esteja lá: assim, gosto de ficar num sol bem forte, mas com bastante umidade. Não gosto de adubo, aliás, posso morrer se a minha terra for muito rica de nutrientes. E gosto de comer insetos!

A minha comida
Quando um inseto caminhar por dentro das minhas armadilhas, eu o percebo quando ele tocar um dos pelinhos que tenho em cada folha. Aí, rapidamente fecho a armadilha e fico esperando. Se ele estiver se mexendo, eu sei por certo que ganhei comida (eba!!!) e que não peguei por erro uma coisa inanimada. Assim, fecho completamente a armadilha e como o meu almoço. Quando a armadilha abrir de novo em alguns dias, só o esqueleto do inseto vai sobrar.
Gosto de comer estas coisas (mas somente poucas vezes ao mês):
- presas vivas, ou vou achar que errei em fechar a armadilha e vou abri-la de novo em poucas horas;
-presas pequenas, ou vão me dar dor de barriga e a minha armadilha vai apodrecer;
-presas que não mordem (formigas, alguns lagartos podem escapar furando a armadilha).
-Gosto muito de pequenas moscas, mosquitinhos e traças.

...e a bebida!
Como eu sempre morei em terras pobres, eu não gosto de águas com muito cal. Gosto muito de água de chuva e, se for possível, a água destilada é a melhor para mim. Se for necessário, podem regar o meu potinho com água da torneira, mas só por alguns tempos.

Cuidados!
Se quiserem tocar uma armadilha para vê-la fechar, podem, mas por favor lembrem que eu canso muito para me movimentar. Cada uma das minhas armadilhas só consegue fechar-se algumas vezes, depois trava e não abre (ou não fecha) nunca mais.
Se eu achar que tem algum problema com uma folha, eu consigo reciclar os nutrientes dela! A folha vai ficar preta e seca a partir da ponta, e quando estiver completamente preta, aí terminei a reciclagem e podem cortá-la se quiserem.
Se eu comer alguma presa muito grande ou gordurosa, a minha folha pode apodrecer. Se aparecer mofo ou a armadilha ficar toda aguada, preta e mole, aí podem cortar a armadilha para evitar que o mofo passe para a raiz.
No verão, se eu tiver bastante luz, as minhas armadilhas ficarão bem vermelhas. No outono, ou até no verão se eu não tiver muita luz, as folhas serão mais compridas, as armadilhas verdes e pequenas. Eu gosto de frio no inverno, porque lá no meu pântano a temperatura fica abaixo de 10°C, e assim eu posso dormir e descansar um pouco esperando a primavera.
Se acharem que estou com insetos parasitas, podem encher o vaso de água. Eu consigo sobreviver abaixo da água por 24 horas ou até um pouco mais... enquanto os meus parasitas não podem!

Bom, escrevi muito... acho que agora estou com fome!


Muito boa a sua analogia Roberto! :D
Gostei muito... É muito esclarecedora também! /geek
Parabéns! /psica

Um carnívoro abraço... e ótimo fim de semana!

_________________
Nicetto
Paranaguá/PR


05.04.2014(Sáb)13:18
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 72 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 4, 5, 6, 7, 8  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB